É Bíblica A Distinção Entre Clérigos E Leigos?

[e Devem Batistas Tolerar Colarinho Clerical?]


https://www.gotquestions.org/Portugues/clerigos-e-leigos.html


Pergunta: "É bíblica a distinção entre clérigos e leigos?"

Resposta:
As palavras [e conceitos de] clérigos e leigos não aparecem na Bíblia [particularmente, no Novo Testamento. Não aparecem nem de longe, em nenhum lugar]. Estes são termos comumente usados hoje em dia para se referir à "pessoas que falam a partir do púlpito" versus "pessoas que ouvem, sentados nos bancos.” Embora os crentes tenham diferentes chamados e dons (Romanos 12:6), todos eles são servos [iguais quanto valor] do Senhor (Romanos 14:4).
Rm 12:6 Então, tendo [nós] diferentes dons segundo a graça, aquela nos havendo sido confiada: Se [é] profecia , [profetize]  [ele] segundo a proporção de a Fé ;  LTT
Rm 14:4
Quem és *tu*, que [estás] julgando  o escravo- da- casa alheio? Para o seu próprio Senhor (Dono- Controlador) ele está em pé ou cai. Será, porém, firmado, porque poderoso é Deus para o fazer firme.  LTT



Paulo se considerava um "irmão" e "conservo" [companheiro servo, do mesmo nível] de Tíquico (Colossenses 4:7. Ele não foi um pastor de igreja https://www.gotquestions.org/Tychicus-in-the-Bible.html ). O mesmo era verdade para Paulo e Epafras (Colossenses 1:7. Ele não foi um pastor de igreja). Paulo chamava Epafrodito de seu "irmão, cooperador e companheiro de lutas" (Filipenses 2:25. Ele não foi um pastor de igreja https://www.gotquestions.org/Epaphroditus-in-the-Bible.html ). Paulo e Timóteo chamavam a si mesmos de "servos" da igreja de Corinto (2 Coríntios 4:5. Ele não foi um pastor de nenhuma igreja. Só depois ele recebeu de Pedro a autoridade de ser seu porta-voz e pôr ordem nos cultos e indicar pastores e diáconos https://bible.org/seriespage/who-were-timothy-and-titus ). Pedro enxergava Silas como seu "irmão fiel" (1 Pedro 5:12. Ele não foi um pastor de igreja http://biblehub.com/topical/s/silas.htm ). Os apóstolos nunca falavam em termos de "nós" e "eles", no contexto de servir a Cristo. Eles consideravam-se companheiros [colegas iguais, de mesmo nível] de trabalho com TODOS os crentes na igreja.
Cl 4:7 As coisas concernente a mim, todas [elas], vos fará saber Tíquico, o irmão amado e fiel serviçal e companheiro- escravo em [o] Senhor (Jesus),, LTT
Cl 1:7
Como também aprendestes (o evangelho) proveniente- de- junto- de Epafras, nosso amado companheiro- escravo (do mesmo Dono) (o qual é, em vosso benefício, um fiel serviçal de o Cristo), LTT
Fp 2:25
Mas (, enquanto isso,) necessário julguei vos enviar Epafrodito, meu irmão e trabalhador- companheiro e soldado- companheiro, mas vosso mensageiro- enviado e prestador- de- serviço das minhas necessidades, LTT
2Co 4:5
Porque não a nós mesmos estamos proclamando, mas a [o] Cristo Jesus, [o] Senhor; e nós mesmos [somos] escravos vossos por causa de (o nosso amor a) Jesus. LTT
1Pe 5:12
Através de Silvano (para convosco o fiel irmão, como [o] considero), através de poucas [palavras vos] escrevi (agora), exortando e testificando esta  ser [a] verdadeira graça de Deus, para dentro da qual (depois de havendo entrado ) vos tendes firmado de pé.  LTT



A distinção entre "ministério profissional" e "ministério leigo" surgiu quando as igrejas pararam de convocar líderes de suas próprias congregações e começaram a "chamá-los" ["importá-los"] de outros lugares. Durante pelo menos o primeiro século da história das igrejas [locais, claro], a maioria delas reconhecia a mão de Deus colocada sobre seus próprios membros [membros da própria igreja local], qualificando e chamando-os para papéis de liderança. Quase todas as referências do Novo Testamento para a liderança da igreja local, seja "pastor", "ancião" ou "bispo", revelam ser esse o caso. Para um exemplo, compare 1 Timóteo 3:1-7 e 5:17-20 com Atos 20:17-38. Tito 1:5-9 é outro exemplo.
1Tm 3:1-7  1 Fiel [é] esta Palavra : se algum- varão a[o] ofício- de- pastor- superintendente  anela- chegar, uma excelente obra intensamente- deseja;  2 É necessário, pois, o pastor- superintendente  irrepreensível ser, [ser] de uma- [] esposa [o] marido, [ser] vigilante, sóbrio- autocontrolado- abstêmio, de decorosos costumes , hospitaleiro , apto para ensinar,  3 Não permanecendo- junto- a- suco- de- uva, não [ser] espancador, não [ser cobiçoso-] de- não- honrosos- ganhos, mas (, sim,) [ser] benigno , não contencioso, não amante de dinheiro,  4 À sua própria casa- família bem superintendendo- cuidando, filhos tendo [os quais] [estejam] em sujeição com toda a respeitabilidade, 5 (Se, porém, algum- varão não tem sabido à sua própria casa- família superintender- cuidar, como d[a] assembleia  de Deus tomará conta?),  6 Não [ser] um neófito [na fé], a fim de que não [suceda que], havendo ele sido inflado- pela- fumaça- (que- sobe-) do- orgulho, para dentro d[a mesma] condenação caia, aquela do Diabo; 7 É necessário, porém, *ele* também ter um bom testemunho proveniente- de- junto- daqueles [que estão] de fora, a fim de que não caia para dentro de vitupério  e [para dentro do] laço do Diabo.  LTT
At 20:17-38
 17 E [Paulo], provenientes- de- junto- de Mileto havendo enviado (emissários) para dentro de Éfeso, chamou- para- si os presbíteros  daquela assembleia .  18 E, logo que (tais presbíteros) chegaram até ele, (Paulo) lhes disse: "*Vós* [bem] sabeis, desde o primeiro dia em que pus os pés para dentro da Ásia, a maneira como, no meio de vós, estive eu em todo [esse] tempo; 19 Servindo a o Senhor (Jesus) com toda [a] humildade, e muitas lágrimas, e provações (aquelas havendo-me sobrevindo dentro das maquinações (para emboscada) dos judeus); 20 Como nada, daquilo sendo proveitoso, deixei de vos anunciar e vos ensinar, publicamente e de casa em casa ,  21 Plenamente testificando, tanto aos judeus como aos (gentios de fala dos) gregos , o arrependimento para dentro de Deus, e a fé para dentro do nosso Senhor Jesus Cristo.  22 E, agora, eis que *eu*, tendo sido acorrentado no [meu] espírito , estou- indo para dentro de Jerusalém, não tendo eu sabido as coisas que nela me acontecerão,  23 Exceto que o Espírito, o Santo, em cada cidade plenamente [me] testifica, dizendo que correntes- de- aprisionamento e aflições permanecem- esperando [por] mim (em Jerusalém). 24 Mas de nenhuma [dessas] coisas eu faço caso, nem em nada tenho a minha vida por preciosa para mim mesmo, de modo a completar eu a minha carreira com alegria, e o encargo- de- servir que recebi proveniente- de- ao- lado- de o Senhor Jesus, para plenamente testemunhar [d]o evangelho (as boas novas) da graça de Deus. 25 E, agora, eis que *eu* sei que vós todos (entre os quais passei- através pregando o reinar de Deus) não mais vereis o meu rosto. 26 Portanto, solenemente vos protesto, neste dia [de hoje], que limpo [estou] eu para longe do sangue de todos (vós), 27 Porque nunca deixei de vos anunciar todo o propósito- decreto de Deus. 28 Olhai- cuidai, pois, por vós mesmos e por todo o rebanho no meio do qual o Espírito, o Santo, vos constituiu pastores- superintendentes , para apascentar[des]  a assembleia  de Deus, a qual Ele resgatou por- operação- de o Seu próprio sangue.  29 Porque *eu* tenho sabido isto: que, depois [da] minha partida, entrarão lobos cruéis para o meio de vós, não poupando o rebanho; 30 E que, de entre o vosso, vosso mesmos, se levantarão varões falando [coisas] tendo sido distorcidas, para atraír[em] os discípulos em- seguimento- a si- mesmos. 31 Portanto, vigiai vós, lembrando-vos de que, durante três anos, noite e dia eu não cessei, com lágrimas admoestando a cada um [de vós]. 32 E agora entrego-vos, ó irmãos, a Deus e à Palavra da Sua graça; o Qual (Deus) [está] sendo poderoso para [vos] sobre-edificar e vos dar herança entre todos aqueles (já) tendo sido santificados. 33 [A] prata, ou [o] ouro, ou [as] vestes, de nenhum homem cobicei eu. 34 Sim, vós mesmos sabeis que, para o que era necessário a mim e àqueles estando comigo, serviram estas (minhas) mãos. 35 [Em] todas [estas] coisas mostrei eu a vós que, assim trabalhando, [nos] é necessário sustentar (com as mãos) aqueles [que estão] sendo fracos, e recordar as palavras de o Senhor Jesus, as quais Ele mesmo disse: 'Muito mais bem-aventurada coisa é dar do que receber'." 36 E (Paulo), estas coisas havendo dito [e] havendo dobrado os seus joelhos, orou juntamente- com todos eles. 37 E houve um grande pranto de todos. E eles, lançando-se sobre o pescoço de Paulo, muito- e- ternamente- beijavam a ele, 38 Entristecendo-se muito, principalmente por causa da palavra que ele tinha dito, que não mais estão para o seu rosto ver. E eles o supriam- e- acompanhavam até ao navio.  LTT
Tt 1:5-9
 5 Por esta causa te deixei em Creta: a fim de que, àquelas [coisas] (que ainda estão) faltando, pusesses em boa ordem; bem como estabelecesses, em cada cidade, presbíteros , do- modo- como *eu* [] te ordenei:  6 Se algum- varão é irrepreensível, de uma [] esposa [o] marido , filhos tendo [que sejam] crentes- fiéis ((filhos) não (passíveis de estar) sob acusação de dissolução, nem insubordinados).  7 Porque é necessário o pastor- superintendente  irrepreensível ser como escravo- despenseiro- distribuidor - da- casa de Deus, não [ser] soberbo- agradador- de- si- mesmo, nem [ser] iracundo, nem colado- ao- lado- de- suco- de- uva , nem [ser] espancador, nem [cobiçoso- de-] não- honrosos- ganhos-;  8 Mas [ser] hospitaleiro , amigo- dos- [homens-] bons , sóbrio- autocontrolado, justo, santo, autocontrolado- moderado (em tudo) ,  9 Apegando-[se] (conforme (tem recebido) a (sã) doutrinação) à fiel Palavra , a fim de que poderoso seja ele, tanto para exortar dentro de a sã doutrina, como para, àqueles [que estão] contradizendo, convencer (do erro)- reprovar.  LTT



Aos poucos as coisas foram mudando, até que, em algumas partes do mundo cristão, os ministros "profissionais" [formados em seminários credenciados e abençoados pela grande convenção nacional dominando sobre igrejas do país] de tempo integral começaram a ser identificados como os representantes da "Igreja" [a sacrossanta organização universal ou, pelo menos, nacional, ditadora sobre as igrejas locais], enquanto que os "não profissionais" eram vistos como [meros, inferiores] aderentes ou frequentadores, em vez de companheiros servos de Jesus Cristo. Foi dessa mentalidade que cresceu o sistema hierárquico no qual a distância entre o clero e os leigos aumentou.

Passagens bíblicas como os capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios, uma grande parte do livro de Efésios, e o capítulo 12 de Romanos, devem ser mantidas em mente. Todas estas passagens enfatizam a verdadeira fraternidade de todos os crentes em Jesus Cristo e a humildade que todos precisam demonstrar ao exercitarem dons e ofícios espirituais para abençoar uns aos outros.
1Co 12:11-12,22,25; Ef 4:1-6; Rm 12:3-5
1Co 12:11-12  11 [Quanto a] todas estas coisas, porém, efetivamente- opera o um [] e o mesmo Espírito (Santo), repartindo particularmente a cada um homem  assim- como Ele (mesmo) Se determina.  12 Porque, exatamente- como o corpo um [] (corpo) é, mas muitos membros tem, e todos os membros daquele um [] corpo, sendo muitos, são (pertencentes a) um [] corpo, assim também [é] o Cristo. LTT

1Co 12:22 Pelo contrário, muito mais, os membros do corpo parecendo mais fracos ser, necessários são; LTT

1Co 12:25 A fim de que não haja divisão  no corpo, mas, com o mesmo [cuidado], todos anseieM em benefício de (cada um de todos) os outros membros.  LTT

Ef 4:1-6  1 Rogo-vos, pois, *eu*, o prisioneiro- acorrentado  em [o] Senhor (Jesus), andar[de vós] de modo digno do chamamento com que fostes chamados,  2 Com toda [a] humildade e mansidão, com longanimidade, suportando cada um (de vós) a (cada um de todos) os outros (irmãos), em amor, 3 Diligentemente esforçando[-vos] para guardar a unidade de o Espírito no ligamento d[a] paz. 4 [] um [] corpo  e um [] Espírito (Santo), como também fostes chamados em uma [] esperança do vosso chamamento;  5 Um [] Senhor, uma [] fé, uma [] submersão; 6 Um [] Deus e Pai de todos, o Qual [é] sobre todos, e [é] através de todos, e [está] em todos vós. LTT

Rm 12:3-5  3 Porque ordeno (em virtude da graça (de Deus), aquela havendo sido dada a mim), a todo aquele estando entre vós, não ter [ele] pensamentos elevados [sobre si mesmo], acima do que é necessário pensar; mas pensar com o propósito do ser- sóbrio- auto- controlado , uma vez que, a cada homem (salvo), Deus distribuiu [a] (mesma) apropriada- porção d[a] fé.  4 Porque, assim como em um [] corpo muitos membros temos, mas todos os membros não a mesma função têm, 5 Assim- também nós, os muitos, um [] corpo  somos em [o] Cristo, mas, individualmente, cada um (de nós) em- relação- a (cada um de todos) os outros (irmãos) [somos] membros.  LTT





Got Questions



*************************************



A distinção entre clérigos e leigos não é bíblica, mas de fato é ANTI-bíblica [frontalmente contrária à Bíblia], levando a igreja a se afastar dos ensinamentos da Escritura.

Paulo diz à igreja [local] "
27Porque tantos (dentre vós) quantos para dentro de [o] Cristo fostes submersos, de [o] Cristo [] vos revestistes. 28[Nisto] não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há macho nem fêmea. Porque, todos vós, um [] (novo homem) sois em Cristo Jesus." Gal 3: 27-28. E novamente para os Colossenses: "Onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo [ou] livre; mas o tudo, e em todos , [é o] Cristo." Col 3:11. Para a igreja em Roma [escreveu]: "Porquanto não há diferença entre o judeu e [o] grego: porque o mesmo Senhor (Jesus)  de todos [está] (Ele) sendo rico para com todos aqueles [que] O [estão] invocando." Rom 10:12.

O ponto central dessas escrituras é muitas vezes ignorado a favor de se concentrar em raça ou etnia ou gênero, em vez de [se concentrar] [no fato que Paulo está repreendendo] a prática de pessoas se dividirem em classes uma acima da outra, uma espécie de ordenação em classes, ou castas [dominando uma sobre as outras]. Isto é o que Paulo está pregando a fim de impedir o contínuo, persistente e costumeiro processo de pessoas dominarem ditatorialmente sobre outras pessoas.

O orgulho é o motivo disso, o culpado. A igreja está infectada com uma variedade de problemas pessoais, os pecados que se prolongam muito depois do arrependimento e do novo nascimento, mas nenhum deles rouba o ministério do poder espiritual do jeito que essa vil depravação [divisão em classes, umas superiores a outras] faz.

A humildade, [que é] talvez a menos flamejante ou colorida [característica da verdadeira] profissão de fé, é o poder que encoraja e estimula a verdade, o evangelho de Jesus Cristo. Paulo disse aos romanos que "
... não me envergonho do evangelho (as boas novas) de o Cristo, pois [isto] (o evangelho) é [o] poder de Deus para dentro da salvação de todo aquele [que está] crendo : primeiramente do judeu, [e] também do grego." Rom 1:16 ".
Notemos [e sigamos os passos da maravilhosa] humildade de Cristo, a Sua boa nova [o Evangelho] é "
Contudo, a Si mesmo fez de nenhuma reputação , perfil  de escravo havendo Ele tomado (sobre Si), n[a] semelhança  de homens havendo Ele Se tornado;  8 E, (depois de) em [Sua] figura  havendo Ele sido achado como um homem, humilhou a Si mesmo, havendo Ele Se tornado submisso- obediente até a morte, mesmo morte de cruz. "Fp 2:7-8.

Lc 14:11 Porque todo aquele [que está] exaltando a si mesmo será humilhado, e aquele humilhando a si mesmo será exaltado." LTT

Mt 23:12 E, quem quer que exaltar a si mesmo, será humilhado; e, quem quer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.  LTT

Lc 18:14 Digo-vos que desceu este (o publicano) tendo sido declarado justificado para- dentro- da sua casa, ao invés daquele outro (o fariseu); porque qualquer que [está] exaltando a si mesmo será humilhado, e aquele que [está] humilhando a si mesmo será exaltado."  LTT

Lucas 14:11 Mateus 23:12 Lucas 18:14.

Essas palavras de verdade que mudam vidas são grandemente ignoradas pela igreja, e este é o ponto fraco que precisa ser combatido e evitado. Não, não deve haver grandes EU's versus pequenos VÓS's na família do Senhor, porque na verdade, a distinção não existe.

Danny Hickman


**************************************************


Devem Pastores Batistas Usar [ou Tolerar] Colarinho Clerical?



Católicos Romanistas tentam justificar muitos de seus graves erros procurando e deturpando algumas coisas do Velho Testamento.

Uma delas é a divisão deles em duas classes: a dos clérigos, infinitamente superiores, e a dos reles leigos, infinitamente inferiores. Esta terrível heresia já foi destruída com os versos acima. Quem for nascido de novo não deve herdar essa heresia.

Outra delas é associarem seus pastores (padres) aos sacerdotes, esquecendo que todo crente salvo, nascido do novo, é sacerdote e rei. Ap 1:6
E [que] nos fez reis e sacerdotes para Deus (a saber, [para o] Pai Seu). A Ele  [sejam] a glória e o poder para os séculos dos séculos. Amém.

Mais outra deles é decretarem que determinadas roupas, inclusive o colarinho clerical, é de uso exclusivo de clérigos, e serve para diferenciá-los de todos os reles leigos. Esquecem que a Bíblia ensina que somos todos iguais em valor, nenhum crente é superior a outro, não há classe dominante e classe dominada. Tudo isso já foi provado acima.

Um último fato a considerar: Jesus, o Deus eterno, altíssimo, santo e puro, Rei dos reis, sem princípio de dias, o Deus criador de todas as coisas, usava vestimentas tão iguais às de todo mundo, que foi preciso que Judas o identificasse através de um beijo. Se o Cristo fosse o único a usar colarinho clerical ou qualquer outro tipo de vestimenta ou adereço, bastaria Judas contar isso aos soldados e à turba que o acompanhava com varapaus, e todos identificariam Jesus imediatamente.

Nós, que cremos em cada uma e todas palavras da Bíblia, por isso depositamos toda nossa fé somente no Cristo e o recebemos como nosso Salvador, Senhor-Dono-Controlador, e Deus eterno, não precisamos e não devemos usar NENHUM símbolo (símbolos são coisas de católicos e das denominações derivadas do catolicismo): nem cruzona acima do prédio, nem cruz atrás do púlpito, nem cruzinha no nosso corpo ou vestimenta. Nem cruz com corpo em cima dela, nem cruz vazia. Nem credo, nem confissão denominacional. Nem peixe (ictus), nem pomba voando. Nem Alfa-Ômega entrelaçados nem triquetas, nem triângulo equilátero.


Jo 4:23
Mas vem [a] hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; porque, em verdade, o Pai [aos] tais procura, àqueles [que] (assim) O [estão] adorando.

("em espírito" implica que a adoração não tem absolutamente nenhum símbolo/ meio/ auxílio material. Tudo isso são coisas de católicos. Devemos evitar até mesmo a aparência com o mal)

É tudo uma questão de cada um ver a si mesmo como menor e como SERVO de todos os outros. O bonito é cada crente da igreja amar e respeitar o seu pastor, procurar sua orientação, ouvir seu ensino, etc. (sempre conferindo contra a Bíblia, como os Bereanos), mas o pastor clamar bem alto "eu sou apenas SERVO de vocês (em segundo plano a o ser de Deus). Não quero nem aceito nenhum sinal exterior que possa ser visto por alguns, talvez, como me diferenciando de vocês. Somos todos iguais, somos todos servos iguais, do mesmo Deus!!!"



Hélio de Menezes Silva. Nov. 2017.



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.