Corpo, Alma e Espírito


Agora, quando ilustramos as coisas sobre as quais vamos falar, você entende que estamos aceitando a Bíblia como a autoridade final para todas as regras de fé e prática. Quando dizemos, “a Bíblia é a autoridade final em todas as matérias de fé e prática”, não estamos confinando-a às regras religiosas. Quero dizer, algumas vezes os irmãos nos acham errados. Quando eu digo que a Bíblia é a autoridade em todos as regras de fé e prática, quero dizer, sem apologia, que eu creio que a Bíblia é capaz de corrigir qualquer doutor, advogado, cirurgião, cientista, físico, bispo ou matemático que já tenha existido. Não colocamos a Bíblia em qualquer terceiro ou quarto lugar onde ela tenha o exato controle sobre uma área limitada. Julgamos os esportes pela Bíblia. Julgamos a arte pela Bíblia. Julgamos a música pela Bíblia. A Bíblia é a autoridade final em todos os assuntos de fé e prática. 

Tudo bem, na 1 Tessalonicenses 5:23-24 (e você pode imaginar que se alguém pode comprar uma Bíblia, ele poderia ter descoberto isto há anos), você sabe o que é um homem. Nesta passagem Paulo diz: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, seja, plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de no Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também  o fará”.

Agora olhemos cuidadosamente esta passagem. Se ela não concordar com o que dizem os psiquiatras, então podemos desconsiderar o que eles dizem. Conforme este verso, o homem tem um corpo, uma alma e um espírito. Você vê isto? Os versos dizem que um ser humano tem um corpo, uma alma e um espírito. Se isso é  correto – e não tenho sobre isso a menor dúvida – então o homem tem uma natureza tríplice. Ele é feito de corpo, alma e espírito. Se isso é verdade, você já verificou em que confusão estamos metidos? Se isso é verdade, significa que no Edifício das Nações Unidas em Nova Iorque, temos uma porção de homens sentados para falar sobre os problemas da humanidade e sobre como corrigir os homens, sem sequer saber o que é o homem. O que seria mais lastimável do que um médico, com três graus de doutorado, sentado num consultório, cobrando das pessoas cem dólares por hora, para falar dos problemas delas, sem saber sequer o que é o homem? Você é corpo, alma e espírito. Daí porque a Bíblia diz que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27). Quando o homem foi formado, Deus o fez “...do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7). O homem tem um corpo. O homem tem uma alma. O homem tem um espírito. Deus tem um corpo – Jesus Cristo. Deus tem uma alma, Deus o Pai, Deus tem um espírito – o Espírito Santo. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e, assim, tem uma natureza tríplice.

Qualquer coisa na terra pode ser dividida em “três partes” antes de ser considerada. Se vocês querem ver a que extensão vai chegar, vejam o tempo, o espaço e a matéria. Quero dizer que a energia é alguma coisa fora da matéria que foi transformada ou abandonada em força. Há exatamente três coisas por aí – tempo, espaço e matéria. Você divide o tempo em passado, presente e futuro – três coisas. Você divide o espaço e obtém comprimento, largura e profundidade – três coisas. Sempre se chega a três em cada exemplo. Existe a atmosfera, a ionosfera e a estratosfera. Fora estas existe a exosfera. De um lado do Atlântico temos a América do Norte, a América Central e a América do Sul. Do outro lado do Atlântico temos a Europa, a África e a Ásia. As pessoa vêm de três estratos – mongoloide, negroide e “caucasóide”. O mesmo acontece com a música, com a arte, com a cor e com tudo o mais. Uma família é formada de homem, mulher e filhos. A Bíblia foi escrita em Hebraico e Aramaico, no Velho Testamento e Grego no Novo Testamento. No Velho Testamento nós temos a Lei, os escritos e os profetas. No Novo Testamento temos os evangelhos, os Atos dos Apóstolos e as epístolas. Você sabia que parte da Bíblia está em falta? Há um Velho Testamento, há um Novo Testamento. Onde está a parte que falta na Palavra de Deus? Ela está no céu! Jesus Cristo é a Palavra de Deus.

Então, o homem tem um corpo, alma e espírito. Em Grego, estas palavras seriam soma, psique e pneuma. Em Hebraico elas aparecem como basar, nephesh e ruach. Você não precisa saber Grego e Hebraico para saber que estas coisas são diferentes. Você tem como saber que elas são diferentes? Elas são pronunciadas de modo diferente. Não são as mesmas em Hebraico, nem no Grego e nem no Inglês. Desse modo, vocês sabem que elas não são as mesmas.

Vocês percebem que agora mesmo estou falando para pessoas, que têm estado vivas por dez, vinte, trinta ou quarenta anos, e nem sequer sabem o que são? Vocês sabem o que é o seu corpo mas não sabem o que é a sua alma. Aposto que vocês nem sequer sabiam localizar a sua alma se tivessem de fazê-lo. Nem sequer sabem o que é o seu espírito. Não é estranho? Como vocês podem entender que um americano pode vir de seis anos de escola primária, três anos de escola secundária e quatro anos de faculdade sem saber o que ele é? Que desgraça é para um homem crescer e viver nesta terra, morrer e nunca saber o que ele é! Davi diz no Salmo 8:4: “Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?” Ele  queria saber o que o homem é. O homem é corpo, alma e espírito.

Que acham vocês dessas coisas? O que são elas? Bem, olhem primeiro para o seu espírito. João 3:8 diz: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. Agora vejam isto. O verso diz que o espírito é como o vento. Vocês viram? “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

Agora notem que a Bíblia é um livro texto acurado e científico. Ouve-se o povo falar: “Bem, a Bíblia não é um livro texto em ciência, mas onde quer que ela fale de ciência ela fala de exatidão”. É verdade. Essa matéria é algo em que pecam alguns pregadores. A Bíblia é um livro texto exato sobre ciência e existência. Não há outros livros científicos. Há livros científicos que tratam de certos atributos sobre a ciência física que podem ou não ser verdadeiros, mas é disso que estamos tratando. Do que estamos tratando aqui é da verdade absoluta.

Ezequiel 37:9 e 14 diz: “E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. ...E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR”. Notem que Deus está dizendo para Ezequiel profetizar aos quatro ventos e dizer aos quatro ventos para vir soprar sobre os ossos. Assim, ele profetiza ao vento. Então, como se interpreta isso? Vejam o verso 14: “...E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR , disse isto, e o fiz, diz o SENHOR”. Viram isso? O espírito  é como o vento.

É claro que se vocês não conhecem a Bíblia não podem imaginar isso. Vejam a palavra grega pneuma. O que é pneumonia? É um problema com o ar. Um pneumático é um mecanismo conduzido por ar comprimido. Vêem? Quero dizer que a Bíblia é um livro texto científico e que os demais não passam de tolices.

Muito bem, o homem tem um espírito em si. Agora todos neste mundo têm o mesmo espírito. A Bíblia diz: “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus” (1Coríntios 2:11)

Todos têm o mesmo espírito – o  espírito do homem. Todo o animal tem o mesmo espírito  - o espírito de animal. Eclesiastes 3:21 diz: “Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?”. Então há quatro espíritos – há o Espírito de Deus, que é o Espírito Santo. Há o espírito  do mal – o espírito  imundo. Há o espírito  do homem – o espírito  humano. Há o espírito  do animal – espírito  animal. O que é isso? Esta é a única declaração científica já feita até hoje sobre o assunto. Você está perdendo o seu tempo com a National Geographic. Eles não sabem o que acabei de dizer. Você perderá seu tempo na Sociedade Médica Americana. Eles sabem menos sobre o que são do que um morcego voando de costas. Há quatro espíritos na terra. O homem tem espírito humano, e seu espírito  é como o vento.

Agora, escutem. Se vocês ainda não nasceram de novo, vocês têm um espírito  dentro de vocês – o espírito  humano, mas ele está morto. Como vocês sabem disso? Lendo João 3:5-7 “...Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”. Viram? Então um homem não salvo é um morto. Ele tem uma alma viva, mas tem um espírito  morto. Como você sabe que ele está morto. A Bíblia diz em Efésios 2:1: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados”. Assim o homem não salvo está morto. Um homem não salvo tem uma alma viva, mas ele tem um espírito morto.

E o que acontece com a alma de vocês? Com que ela se parece? R.B.Thieme, lá em Houston, no Texas, diz: “Não esqueçam. A alma está localizada no crânio”. Não esqueçam: ela não está localizada no crânio. Se há um lugar em que ela não está localizada é nesse lugar. Vejamos Lucas 16:23-24: “E no inferno, ergueu  os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama”.  Vocês sabem onde ele está? Ele está no inferno. Vocês viram o que a passagem diz? “E no inferno, ergueu  os olhos, estando em tormentos e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio”. Uma alma tem olhos. ...e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua. Uma alma tem língua. Está claro? (As pessoas gastam tanto tempo com isto, não é mesmo?) Os antigos gregos pensavam que a alma era algo como uma ervilha, bola de golfe, bola de croquete, presa em algum local do seu corpo e quando você falecia, ela pulava fora pela sua boca ou pela parte traseira de sua cabeça. Na Bíblia a alma tem o contorno de um corpo. Como vocês podem saber disto?

Vamos, enquanto está quente. [Você está] Aqui hoje, amanhã partiu. Vocês não vão ter esse Livro por perto para sempre. Seria melhor descobrir o que ele diz. Vocês não vão entendê-lo na escola. É melhor entendê-lo enquanto podem. Vocês não vão entendê-lo numa faculdade cristã, pois lá ninguém o consulta em tempo algum. “Andem exatamente nesta linha, senhoras e cavalheiros, o grande show está exatamente aqui dentro. Não vai custar-lhes coisa alguma, além do seu tempo”.

Apocalipse 6:9 diz: “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas...”. Vocês podem ver. Os versos 10-11 dizem: “E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram”. Viram isso? “Vestiduras brancas”. Uma alma pode usar vestidura. Se uma alma entrasse em seu quarto agora mesmo, vestida, e você lhe tirasse a roupa, não poderia ver coisa alguma por baixo. Chamam isso de “fantasma”. Daí porque “Gaspar, o Fantasminha Camarada” usa sempre uma veste de linho branco, porque  “E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos”  (Apocalipse 19:8). Então, quando desenham um fantasma, eles o vestem com uma roupa branca.

Agora essa alma tem a figura de um corpo. Vamos ilustrar isto. Considerem a bola de futebol. A parte externa é de couro e dentro dela há uma câmara de ar feita de borracha. Essa câmara de ar interna é desenhada para ter a forma de uma bola. A câmara de ar interna representa sua alma. Quando você enche a bola ela se torna uma bola de futebol, mas com três partes separados. Vocês viram isso? Deus tem uma alma, um corpo e um espírito. O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Agora pegue essa bola de futebol. Sabem o que é um homem não salvo? É um pneu furado. Está sentado lá (e tenho de dizer-lhes isto. Sei que o faço sem o menor constrangimento), mas vocês sabem que alguns de vocês são apenas cadáveres? Que coisa para se dizer, pessoal! Mas aposto que o pastor da Primeira Igreja Batista jamais disse isto à sua congregação. Aposto que vocês iriam por toda todos os cultos de capela da Faculdade Cristã de Pensacola durante muito tempo sem jamais ouvir isto. Mesmo que lhe dissessem, seria assim. “E assim, se vocês não nasceram de novo, são cadáveres”. NÃO! Você é um cadáver! Se não são salvos é porque não nasceram de novo. E se não são salvos nem nasceram de novo, uma parte de vocês está morta. Sabem o que Cristo disse? Ele disse: “Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus (Lucas 9:60). Vocês são pneus vazios. Podem comer, dormir, beber, reproduzir-se, cuidar da família, mas estão mortos. “Vocês precisam nascer de novo” (João 3:7).

Muito bem, isto é apenas a introdução. Agora vamos começar.

Peguem suas Bíblias e vamos a Gênesis 2 e vejamos como vocês tiveram início. Agora vocês entendem que quando vamos a Gênesis 2, estamos lendo uma narrativa histórica e científica da criação do homem. Vocês sabem que  “Darwin disse...”. Todo o tipo de pessoas tem todo o tipo de problemas. Alguém disse: “Bem este último avanço indica...” ou “estes cientistas disseram...” Nem todas as bobagens já estão formuladas.

Recentemente, um desses companheiros disse: “Bem, espero que a política exterior do Reagan seja melhor do que a sua política sobre a evolução, pois ele teve dúvidas sobre a evolução e a evolução é um fato”. Se a evolução é um fato, você não é o tio do macaco, você é o neto de um macaco. Evolução, um fato! Ora o que esses tolos pensam a respeito das coisas? Que elas estão evoluindo? Elas estão regredindo. Que provar isso? Compre um carro. Não vejo como um homem que dirige um carro velho pode crer em evolução. Jamais pude entender.

Agora voltemos a Gênesis 2:7. Deus faz  o homem e o faz do pó da terra. Este é o corpo. Ele lhe soprou o sopro da vida e isto é o espírito. O  homem tornou-se alma vivente. O Senhor disse no verso 18: E disse o SENHOR Deus: Não é bom, que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. E Deus fez a mulher. Quando ele a trouxe para Adão, no verso 23, Adão falou: “Esta é o osso dos meus ossos e carne da minha carne...” e o sangue? Não há sangue. Aqueles dois seres, o que quer que fossem no princípio, eram carne e ossos. Um colega disse: “Isso foi apenas um acidente. Ele poderia  ter dito carne e sangue”. Não. Onde Deus quer dizer “carne e sangue”, Ele diz “carne e sangue”. Por  exemplo, vamos a 1 Coríntios 15. Se o Espírito Santo quer que um escritor diga “carne e sangue”, ele dirá “carne e sangue”. Vá até lá. Não confie em minha palavra. Leia a passagem. Digo-lhe que chegará o dia, neste país, em que, quando um pregador citar um verso, será melhor você olhar esse verso, e de ambos os lados, também. Na 1 Coríntios 15:49-50, Paulo está falando sobre o arrebatamento. O verso 50 diz: E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus....  Certo? Então, tudo bem. Carne e ossos formam uma combinação. Carne e sangue formam outra combinação. Vocês dizem: você está exagerando a diferença. Eu? Vamos a Lucas 24. Vamos ver se estou cortando o deck perto demais. Vocês sabem, por que o reino não pode vir à terra até Cristo voltar? A razão é que carne e sangue não podem herdá-lo. Existe algo errado. Com o sangue. Entendeu? Há algo errado com o sangue de vocês e com o sangue de seus pais. Amém? O contexto de Lucas 24 é Jesus Cristo ressurreto. Quando ele ressurge dos mortos, vejam o que Ele diz aos seus discípulos em Lucas 24:39: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos...”. O que? Sem sangue? Ele não tem mais uma gota de sangue. Aí você pergunta: “para onde foi o sangue dele?” Ele o derramou na cruz. Quando aquele centurião perfurou o seu lado, a última gota veio da cavidade do seu coração. Não lhe restou sangue algum. Ele ficou reduzido a carne e ossos apenas.

Sabem o que significa isso? Significa que se Cristo é o último Adão, então o primeiro Adão não tinha sangue algum nele. Que nova doutrina é esta? É a doutrina conhecida como a arcaica elizabetana doutrina da Bíblia King James. É também conhecida como “melhor nos manuscritos originais”.

Tudo bem. O que quer que Adão fosse quando criado, ele não tinha sangue algum nele. Ele devia ter um sistema circulatório. Eu quero dizer que ele poderia comer e permanecer vivo. Ele deve ter tido alguma espécie de sistema circulatório. De que tipo? Bem, vocês poderiam supor (não tenho certeza agora do que vou dizer, mas acho que estou realmente próximo). Além do mais, se um Rei fez um homem e esse homem foi criação direta desse Rei, pode-se dizer que ele tinha “sangue azul”. Acho que esta é a expressão. Quero dizer  que se vocês ainda são 85% de água e visto como Cristo disse: Vinde após mim,  eu vos farei pescadores de homens, a chance é de que fosse um sistema circulatório de água. Vocês perguntam: “onde você conseguiu isso?” Consegui em dois lugares. O primeiro milagre público de Moisés no Velho Testamento foi transformar água em sangue. Sabem qual foi o primeiro milagre no Novo Testamento? Vejam em João 2: transformar a água em vinho. Esse vinho é um tipo [simbólico] de quê? É um tipo [simbólico] do sangue. Tanto é um tipo [simbólico] de sangue que a mãe de Jesus disse:eles não têm mais vinho”. “E disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo, ainda não é chegada a minha hora(João 2:4). Vocês já leram 1 João 5:8, onde ele diz que a água: o espírito, e a água e o sangue, concordam?  Notaram como certos editores confundem o verso antes deste, que fala: Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. Vejam como estão sempre fazendo confusão, aí, não é mesmo?

Muito bem, qualquer que tenha sido aquele corpo, ele tinha um sistema circulatório e era carne e ossos, mas sem sangue. Até que um dia, alguém apareceu no Jardim do Éden, provavelmente alguém com 33 anos e meio de idade e do sexo masculino (embora Moisés tenha sabido por revelação que era algo mais) e falou para a mulher: É assim que Deus disse? Está nos originais? Então ela disse: “Deus disse” e citou o Senhor erroneamente. Ela disse:  “que não devemos tocar no fruto”. Ele disse: “um pouquinho só não lhe fará mal”. Ele colocou uns dois na boca para mostrar que não fariam mal e então ela apanhou o fruto. O que quer que aquela coisa fosse mexeu com os líquidos do seu corpo. Ela [estendeu a mão e] o alcançou e colocou na boca. E ele [o fruto] afetou o seu sistema circulatório. Suponho que era uma espécie de sangue. Deixou os lábios dela vermelhos. Daí porque, vocês, senhoras, usam batom em seus lábios. Um animal de caça, quando apanha a sua presa, tem garras frontais vermelhas [de sangue] e escondem essas garras vermelhas. Então, as senhoras pintam de vermelho as unhas das mãos e dos pés. De qualquer modo, ela pegou o fruto e o comeu e, quando o fez, algo errado aconteceu dentro dela.

Agora, agradeçam a sua alma, existe apenas uma árvore naquele Livro que tinha o “fruto proibido”. É em Números 6. Essa árvore é a videira. Há somente uma árvore proibida no jardim “a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2:17)). Há somente uma árvore que causou problemas ao velho Noé, depois que saiu da arca: a videira. Tenham cuidado com essa videira. Sabem o que ela tipifica? Tipifica o sangue. Vocês sabiam que existe apenas uma coisa que é proibida de se comer antes do Velho Testamento, durante o Velho Testamento e depois do Velho Testamento? Vocês não podem comer sangue (Atos 15:20, no Novo Testamento; Levítico 17:12, no Velho Testamento (sob a Lei); Gênesis 9:4 (antes da Lei). Três vezes lhe é dito: “Não coma sangue” – especialmente na manhã de domingo [Comentário de Hélio: isto se refere ao vinho da missa e de quem crê na transubstanciação]! Sabem porque algumas pessoas falam tanto em “pecado original?” É porque sempre o cometem nas manhãs de domingo.  A primeira mulher tomou algo, pôs na boca o que não deveria ter posto e desorganizou o sangue dela. Você duvida que ela desorganizou o seu sangue? Digam-me, senhoras, não existe algo errado com o seu sangue desde então? É bom pensar no assunto, não é?

Isso desorganizou o sangue de Adão. Quando isso aconteceu, sabem o que aconteceu ao velho Adão? Ele morreu interiormente. A partir daquele dia, Adão tinha um corpo vivo, uma alma viva, mas um espírito  morto. A partir daquele tempo, não há um só homem na Bíblia que tenha “nascido de novo”, até a morte e ressurreição de Jesus. Quando Jesus Cristo se apresenta, um homem pode nascer de novo. Não há novo nascimento no Velho Testamento. Nem um só. Abraão foi salvo pela graça através da fé – sem novo nascimento. Davi foi salvo pela graça através da fé – sem novo nascimento.

No Velho Testamento, vocês encontram salvação antes da Lei, pela graça através da fé e sob a Lei, pela fé através das obras, mas nem um só caso de novo nascimento em parte alguma,  dentro dela. Sabem por que? Adão perdeu a imagem. Peguem suas Bíblias e vamos a Gênesis 5 e notem que cada homem nascido depois de Adão não é nascido à imagem e semelhança de Deus – ele é nascido à imagem de Adão.

(Agora, eu já lhes disse que estávamos indo entrar no Livro e isto é uma espécie de peso para alguns de vocês. É a má companhia que vocês estão conservando. Vocês não costumam tomar um livro e sentar com o mesmo aberto no regaço e checar as coisas. Vocês costumam sentar com a luz apagada e o tubo bobo [o televisor] por cima, queimando seus olhos).

 Muito bem. Vejam Gênesis 5:1-3. A Bíblia diz: Este é o livro da geração de Adão e Adão gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem...”. Agora leia. Veja o verso cuidadosamente. O rapaz não tem mais a semelhança de Deus. Ele tem a semelhança de Adão. Ele não tem um corpo vivo, uma alma viva e um espírito  vivo como Deus tem. Ele tem um espírito  morto. As pessoas dizem: “O homem é feito à imagem de Deus”. Não, o homem não é feito à imagem e semelhança de Deus até nascer de novo. Quando ele nasce de novo a Bíblia diz que ele é renovado em conhecimento:  “E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (Colossenses 3:10).

Muito bem. Vamos agora pegar Abraão. O que é Abraão? Bem, ele é morto em delitos e pecados como qualquer outro [homem] no Velho Testamento. Não entendo como podem esses professores de Bíblia se erguer e olhar de frente para um auditório e dizer-lhe que as pessoas do Velho Testamento eram salvas “do mesmo modo como as do Novo Testamento”. Ora, o cara que ensina isto sabe que nem mesmo vão para o mesmo lugar! No Velho Testamento os santos não iam para o céu quando faleciam. Eles iam para o seio de Abraão. Como pode um sujeito se erguer e dizer: “no Velho Testamento eles eram salvos esperando pela cruz. No Novo Testamento eles são salvos olhando para trás, para a cruz e assim são todos...”. Como se pode dizer algo assim? Eles nem sequer vão para o mesmo lugar.

Agora, tomemos Calvino. Acho que o pobre e velho João Calvino cometeu um dos piores erros possíveis a um homem, quando disse que um homem não podia confiar [crer] em Cristo, até nascer de novo. João Calvino ensinou que quando um homem é salvo, o Espírito Santo  entra nesse sujeito e primeiro o regenera. Em seguida, quando o homem foi regenerado, ele se arrependeu e recebeu Cristo. Isso é chamado graça irresistível. O Espírito Santo se apodera do sujeito e o faz desejar. Sabem como se chama isso? Chama-se depravação total. O sujeito está morto em seus delitos e pecados, de modo que não pode receber Cristo. Este é o ensino de João Calvino. Este é o ensino de cada Batista Primitivo [uma denominação]e dos Batistas Ortodoxos [outra denominação]. A maior parte dos hiperdispensacionalistas se esforça arduamente dessa maneira. Sabem o que é esse ensino? O ensino é que se estou “morto em delitos e pecados”, sou um bom morto e nada posso fazer e portanto, não posso receber Cristo até ser ressurgido e nascido de novo. E assim por diante. Agora, deixem-me perguntar-lhes: “se estou morto em meus delitos e pecados e não posso receber a Cristo, será que posso rejeitá-Lo?” Por que não [isto é, por que não querem me deixar fazer esta pergunta]? Se  o que eles dizem é assim, [então] como vocês podem ir para o inferno por algo pelo que que não são responsáveis, se não podem ir para o céu pelo que não são responsáveis? João Calvino não era um estudioso nem um erudito da Bíblia. Como o grupo Mayflower disse: “Ele foi uma luz brilhante e preciosa em seu tempo”. É isso aí. Para o tempo de João Calvino, ele fez uma porção de bem, ajudou uma porção de gente, porém ele não era um profundo estudioso da Bíblia e nem um erudito. Notem em Êxodo 35. Estou no Velho Testamento. Estou sob a Lei. Estou nos dias de Moisés. Estou num tempo em que  não há novo nascimento e ninguém é nascido de novo. Ninguém é “ressurreto pelo Espírito Santo”. Gostaria que vocês checassem os versos 10,21,22 e 25. Leiam-nos. Agora vocês vêem nessas passagens o que acontece? Essas pessoas estão fazendo o que Deus lhes ordena. Estão obedecendo ao Senhor. Agora, olhe cuidadosamente a passagem e note que o Espírito Santo  não toca nem uma delas. Nem uma só é incitada pelo Senhor. Elas se incitam a si mesmas! Os seus próprios corações as incitam. São os corações das pessoas que jamais nasceram de novo – pecadoras não regeneradas. Elas fazem o que Deus lhes ordena fazer. A idéia exata é a de vocês se sentarem ali e [eu] dizer que não podem receber Jesus. Vocês podem. Claro que podem!

Muito bem, então vem Abraão e no tempo em que ele aparece, o Senhor o chama certa noite e diz: “O que você vê lá em cima?” Abraão diz: “Vejo uma porção de estrelas”. O senhor diz: “Vou lhe dar tantos filhos como essas estrelas”. Abraão diz: “Eu creio”. O Senhor diz: “Você crê?” Abraão responde: “Sim, eu creio”. O Senhor diz: “Você não quer uma espécie de chuva para servir de prova disto, ou algo assim?” Abraão falou: “Não, se o Senhor falou, eu creio”. O Senhor diz: “Olhe, veja aqui, homem velho, você tem quase cem anos de idade. Você sabe disso não sabe?” Abraão disse: “Se o Senhor diz assim, eu sou”. O Senhor disse: “Você tem saúde? Abraão replica: “Bem se o Senhor o diz, eu creio”. Então o Senhor disse: “Vou lhe dizer aqui. Se você for aquele silvícola [Comentário de Hélio: acho que o tradutor se enganou, mas não tenho o original de Ruckman par checar] e for até longe e puser a sua fé em mim, desse modo eu vou lhe dar minha justificação”. Então Deus deu sua justiça a Abraão.

Certo dia o Senhor me levou para o alto de um monte e me mandou olhar para cima. “O que vês?” Eu disse: “parece-me ver um judeu morto”. Ele disse: “Bem, o que ele está fazendo?” Eu disse: “Não sei. Parece  que Ele está morrendo por mim”. O Senhor disse: “Muito bem, confie nisto e eu o levarei para o céu”. Eu  respondi: “Ok, eu creio”. O Senhor perguntou: “Bem, vou lhe dizer o que. Se você for para aquele campo e puser a sua fé em mim, vou lhe dar a minha justificação. Recebi-a. Recebi-a! Você tem a sua justificação por si mesmo [por seu próprio esforço e boas obras]? Vou dizer-lhe o que. Se você [mesmo] conseguiu a sua [justificação], pode guardá-la. Eu a recebi de alguém mais.

Ele disse a Abraão: “Vou dar-lhe minha justiça”. Abraão creu em Deus e foi justificado (Romanos 4:3 e Gênesis 15:6). O Senhor disse mais a Abraão em Gênesis 17: “Agora pegue o cutelo”. Abraão disse: “para que?” O Senhor disse: “Você vai se cortar onde dói mais”. Abraão disse: “porque devo cortar a mim mesmo?” O Senhor disse: “Bem, sem derramamento de sangue não há remissão de pecados e você tem de se cortar no local exato porque o problema é com a sua semente” [Comentário de Hélio: trata-se da circuncisão]. Abraão disse: “O que há de errado com a minha semente?” O Senhor disse: “Sua semente não é boa”. É isso, sua semente não é boa. O problema é com a sua semente. Vocês sabem o que Simão Pedro disse? Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor(1 Pedro 1:23-24). Vocês sabem porque eu morro? Meu pai morreu. Sabem porque meu pai morreu? Porque  o pai dele morreu. Sabem porque eles morreram? Porque os pais deles morreram. Vocês sabem o que há de errado conosco? Existe algo errado com a nossa semente. Vocês não entendem? Suponhamos que eu tivesse uma sala cheia de médicos e advogados. Você acha que eu deveria ficar menos cuidadoso? Vocês vão cair mortos. Vocês vão bater as botas. Vão botar vocês na cova com uma pá, exatamente como eu. Não me interessa o que um bando de médicos, advogados e cientistas pensam. Vá para a cova, filho, e o enterre no meio da sujeira. Quero dizer que toda a carne é como a erva. Existe algo errado com a semente.

O Senhor diz [a Abraão]: “Corte a si mesmo”. Então ele se corta. Por que ele o faz? Bem, porque lá atrás no Velho Testamento, Deus não podia dar um novo nascimento ao homem. Escutem, se Abraão nasceu de novo, ele era espiritualmente circuncidado. A razão para ele usar uma faca e fazer o corte foi que ele não era espiritualmente circuncidado. Não havia nascido de novo. Ninguém no Velho Testamento nasceu de novo. Vamos a Colossenses 2 (bem, dentro de um minuto voltarei á essência da coisa). Agora você está no Novo Testamento e já não mais sob a Lei. Estão do outro lado do Calvário. No lado do Calvário onde Cristo já havia morrido, sido sepultado e ressuscitado. Agora quero olhar para a diferença lá. Vejam Colossenses 2:11,13. Veja o que aconteceu quando vocês foram salvos. O verso 11 diz: No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo. O verso 13 diz:  E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas. Agora vejam esta parte do verso 11: A circuncisão feita não por mão... Amém? E “retirando”. O que? “O corpo do pecado da carne pelo poder de Deus.” Isto Ele chamou de “operação”. Não existe coisa alguma como a Bíblia King James para esclarecer o jovem Dr. Kildare ou o que quer que fosse o nome dele. Muito bem, então Ele disse: “Corte-se a si mesmo porque algum dia vou realizar em você uma circuncisão espiritual que agora não posso realizar ainda. Por que ainda não? A semente não é boa. Você precisa ter a semente correta”. Vocês sabem o que Deus disse à serpente no Éden em Gênesis 3? Ele falou de “semente” que a semente da mulher lhe esmagaria a cabeça! Foi isso que ele disse ao diabo.

Muito bem. Depois vem Jesus Cristo. Ele morre na cruz pelos pecados de vocês. É sepultado. Permanece no túmulo por três dias e três noites. No terceiro dia ressurge dos mortos. Aqui vem a vida eterna. A vida eterna vem, atravessa o Calvário, atravessa a tumba e chega com a Ressurreição. Algo acontece, contudo não sei o que é. Sei apenas que quando ele estava pendurado na cruz, falou: “...Deus meu, Deus meu por que me desamparaste? (Mateus 27:46). Houve um intermezo. Não sei como é possível haver um intermezo na “vida eterna” e esta continue sendo eterna, a não ser que uma parte Dele fosse eterna e outra não fosse. Sei de uma coisa. Quando Ele ficou fora da vida eterna, naqueles poucos momentos, naquelas três horas, Ele esteve na morte eterna. Quando Ele diz: “Deus meu, Deus meu,” etc. Ele é igual a alguém que está no inferno. Um homem no inferno diz: “tenho sede” (João 19:28; Lucas 16:24). Sei uma coisa. Sei que quando cessou a vida eterna, alguma coisa aconteceu no Calvário, onde o Filho de Deus provou a morte eterna. Quando Ele chegou ao final daquela cruz, Ele disse: Está consumado (João 19:30).

Muito bem. Ele  desce à sepultura. Depois se levanta do túmulo: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim(Apocalipse 22:13).  Ele ressuscitou. Para onde Ele foi? Foi direto ao lugar de onde viera. Ele veio da vida eterna e foi para a vida eterna. O princípio e o fim – essa é a vida eterna. É a vida que existia antes da fundação do mundo e Jesus Cristo disse em sua oração de intercessão: Pai, aqueles que me deste, quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo (João 17:24). A vida eterna vem através do Calvário.

Agora, desejo subir ao Novo Testamento, neste lado do Calvário e olhar um homem para ver como ele se comporta. A semente escolhida da raça de Israel se apresentou. O sacrifício perfeito foi realizado. Escutem! Tenham cuidado com qualquer um que tente arrebatá-lo para o outro lado do Calvário. O irmão Weldon Jones passou anos no México ganhando aquele povo para Cristo e pode dizer-lhes, quando desejarem conversar com ele, que o problema com aquelas pessoas no México é muito simples. Elas estão sempre tentando levá-lo de volta ao outro lado do Calvário porque lá existe um sacerdócio, e deste lado da cruz não existe qualquer sacerdócio. Elas estão tentando levá-lo para o outro lado da cruz. “Bem, espero estar salvo, suponho estar salvo, acho que estou salvo...” Vocês dizem isto porque lá atrás ainda não estava completada a redenção. Agora está completa. Agora “tudo está consumado”. Vocês não vão me levar de volta para o outro lado do Calvário. Lá é onde eu estava antes de ser salvo.

Qual o melhor exemplo que conheço? Bem, o melhor exemplo sou eu mesmo. O melhor que se tem a fazer é dar um testemunho pessoal. Muito bem. Aqui estou eu. Certo dia recebi Jesus como meu Salvador. O que aconteceu? O Espírito Santo veio habitar em mim e quando veio, trouxe com ele uma faca: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes...(Hebreus 4:12-a). Ele andou dentro de mim e cortou a minha alma, separando-a do meu corpo. Aí vocês dizem: “Jamais ouvimos isto”. No hospital eles tem um laser e estão começando a aprender a cortar a carne sem danificar a pele. Estão horrivelmente atrasados! Com mais de mil e novecentos anos de atraso (quero dizer, vez por outra eles aprendiam isso na Bíblia King James, mas nem sempre). Muito bem. Por dentro eu sou cortado à parte deste corpo em que estou agora mesmo. Dentro de mim existe uma alma vivente que é cortada à parte e não mais se junta à carne. Vocês dizem: “De onde você tirou isso?” Tirei de Romanos 7:1-4, a ilustração de um homem separando-se da esposa. Vocês vêem? Se o marido não mais se encontra ali, a esposa já não está presa ao mesmo. Daí porque essa passagem está ali.

Muito bem. Jesus Cristo é enterrado e depois ressuscita. Confio [creio] Nele. O que acontece? O Espírito Santo entra em mim. A  primeira coisa que Ele faz é uma operação espiritual. Vamos ilustrar. Vejam uma bandeja de gelo. Ela tem cubos de gelo. Você pega a bandeja e tenta quebrar os cubos e retirá-los da bandeja. A água escorre pelo assoalho e você fere os seus dedos. Contudo, se você pegar  essa bandeja e colocá-la sob a torneira e derramar água sobre ela, quando você puxar, segurar ou mexer a bandeja, os cubos ainda lá estarão, mas cada um destes vai se separar facilmente da própria bandeja.

Os cubos estão livres.

Agora, ainda estou na bandeja, vêem? Existe a bandeja (o corpo), mas não estou mais ligado ao mesmo. Vocês perguntam: “Como sabe disso?” Vou mostrar-lhes como. Vamos a Levítico (nada existe como a Bíblia para esclarecer uma educação universitária). Agora, no Velho Testamento, a alma de um homem é ligada à sua carne. Então, se um homem subisse para tocar piano, sua alma tocaria o piano. Como se sabe disso? Vejamos Levítico 22:11 e em seguida o verso 6. Viram como a alma é usada aí? É usada como pessoa. O verso 6 diz: A alma que tocar será imunda até à tarde, e não comerá das coisas santas, mas banhará a sua carne em água. Vocês viram? Agora a minha alma não pode tocar piano. Meu corpo pode fazê-lo, mas a alma não. E sabem por que? Porque ela  está liberada da carne. No Velho Testamento quando um homem tocava algo, sua alma tocava. Daí porque necessitavam da purificação. Daí porque aquelas pessoas no Velho Testamento  jamais souberam, de um dia para outro, se estavam ou não estavam salvas. Elas eram contaminadas sempre que tocavam em algo errado.

Agora vocês que são salvos, conseguem entender a liberdade que têm? Você é livre! Paulo diz: ...Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor” (Gálatas 5:13), quando vocês são salvos, vocês já não tocam a coisa quando a tocam com a carne.

Muito bem. Agora já confiamos em Cristo. O que acontece? O Espírito Santo entra em mim e separa minha alma da carne. Depois, o que acontece? Ele regenera o meu espírito o que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espírito. Visto como o Espírito Santo está dentro de mim e do Senhor, então estou no Senhor e o Senhor está em mim. Não abro a boca, engulo a hóstia e digo: “Agora eu o tenho. Vejo você no próximo domingo”. Vejam, eu confio em Cristo, Ele entra em meu corpo. Meu corpo é o templo do Espírito Santo. Ele ficará dentro de mim até que o inferno congele e eu estou Nele. Escutem, se estou Nele e Ele em mim e Ele é a vida eterna, então eu tenho a vida eterna. Ele está em mim e eu estou Nele. A Bíblia diz: Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;  E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade (Colossenses 2:9-10). Porque você acha que sou um personagem afortunado? Estou aqui de pé, sei onde estive antes, o que estou fazendo aqui e para onde vou. Rapazes, como é que se fica “orientado”? Alguns de vocês desejam ter uma vida “com significado?”. Que tal esta? Não seria uma bênção conhecer cada lugar em que vocês estiveram , o que estão fazendo aqui e para onde vão? “Onde vocês estiveram?” Lá atrás em Gênesis e antes de Gênesis com a glória que Deus deu a Cristo antes da fundação do mundo. Para onde vocês vão? Eu estou indo além de Apocalipse 22 – Nova Jerusalém. Sei onde estou. Sei para onde vou. Vocês sabem para onde vão?  Aposto que alguns não sabem.

Estou Nele – o que mais? Se estou Nele sou uma parte de sua morte. Sou uma parte do seu sepultamento. Sou uma parte de sua ressurreição. E tenho três partes. Deve haver três delas. Então, falando praticamente, onde estou? Praticamente estou morrendo uma lenta e dolorosa morte. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2:20), isto é, praticamente dia a dia. Onde estou no que diz respeito a Deus? Estou no túmulo. Estou sepultado. Estou desativado e o Senhor não tem mais que se preocupar com Peter Ruckman. Ele está morto! Quando batizamos as pessoas no batistério, sabem o que isso representa? O quadro de uma pessoa morrendo. Um homem sepultado no batismo mostra a sua morte. Assim, no que diz respeito a Deus, quando lido com o  corpo, o que faço? Colho o que semeio. Não se pode fugir do pecado, mas no que diz respeito aos pecados, eles são cometidos por um cadáver contra um cadáver. Os cristãos estão mortos e sepultados. Sabem o que está errado com uma porção deles? Estão sempre desenterrando o cadáver e cometendo asneiras com ele. A terceira parte de nossa vida é a vida espiritual. Espiritualmente, estou ressuscitado com Cristo. Todo cristão tem três vidas.

Vamos a Efésios e lhes mostrarei algo. Sabem, o problema com uma porção de cristãos é que continuam desenterrando o velho cadáver defunto ou voltando atrás e se deitando com ele no túmulo. Ouvi o Dr. Bob Jones Sr. dizer, certa vez, que o tempo inteiro que vocês perdem para servir a si mesmos demonstra que não passam de cadáveres ambulantes. Vocês gostariam de ser cadáveres ambulantes? (é algo em que pensar). Quando somos salvos, todo o tempo gasto conosco é gasto correndo atrás de um defunto. Amém? Vocês estão mortos e sua vida está oculta com Cristo em Deus. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Efésios 5:14). Agora vejam: isto foi escrito para um não salvo? Vejam Efésios 5:13 e examinem o que está ali: “Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe”. Isto não foi escrito para um não salvo. Efésios 5:14 “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”  foi escrito para os salvos. Alguns cristãos gastam todo o seu tempo com um cadáver.

Certa vez, nos anos 1890, quando costumavam usar antigos coveiros, um deles cavou uma sepultura. Ao terminar o serviço, ele escorregou e caiu dentro dela, quase quebrando o pescoço. Tentou agarrar-se à terra e não conseguiu. Ficou ali, dentro de um buraco de oito pés de profundidade, sem a mínima chance de sair. Teria de passar a noite ali e ficou esperando que o cortejo fúnebre chegasse na manhã seguinte, a fim de retirá-lo dali. Fazia frio lá dentro e ele ficou andando para a frente e para trás, dentro daquela cova de oito pés tentando aquecer-se. Pulava e se esmurrava. Vez por outra ele dizia: “Brrumm! Brrumm! Como está frio aqui dentro. Um velho bêbado veio andando pelo cemitério cerca de meia noite e na escuridão ouviu: “Brumm como está frio aqui dentro! O bêbado foi se aproximando. Olhou para dentro da cova e falou: “Ora, não é de admirar que você esteja com frio, você atirou fora toda a terra que estava em cima de você”. Vocês sabem porque alguns cristãos sentem frio? Porque retiram toda a terra de cima deles. Esse é o problema. Estão tentando levantar aquele cadáver.

Vocês sabiam que todo cristão é um zumbi? Vejam, um homem não salvo tem um corpo vivo, uma alma viva, mas um espírito morto. O cristão tem um espírito vivo, uma alma viva, mas um corpo morto. Estão vendo isso? O seu corpo é um cadáver. Vocês sabem que todos os seus problemas provêm da carne? Vejam o que diz a Bíblia em Romanos 6:11: Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor Um homem morto não pode ter desejos. Como vocês arranjam problemas se estão mortos? Lá no cemitério ninguém tem problemas com os banhos mistos e coisa nenhuma. As pessoas no cemitério não se preocupam mais com maquilagem, camisetas, cabelos compridos, com coisa alguma. Estão todas mortas. Não é esse o problema de vocês? As pessoas dizem: “Ele é o seu pior inimigo”. Cada um de vocês é o pior inimigo de si mesmo. Já viram aquele demônio que aparece em seu espelho [você mesmo]? Se vocês pudessem livrar-se dele, todos os seus problemas estariam resolvidos.

Logo que fui salvo fechei um olho e contemplei o meu nariz. Fiquei surpreso com o que vi. Podem achar que estou louco, mas estou muito bem. Não posso explicar isso a vocês. Lembro-me do primeiro banho de  chuveiro que tomei depois que fui salvo. Tendo Deus como testemunha, ao entrar debaixo do chuveiro e começar a me ensaboar minha pele despida, ao olhar para ela senti-me um perfeito estranho. Pensei: “Que coisa fraca e subnutrida!” Jamais havia pensado assim antes, mas agora pensava. Quando olhei para o meu nariz, sabem o que vi? O velho homem. Vi você, seu demônio! Sabem o que eu tinha agora dentro de mim? Tinha um novo homem dentro do meu corpo e certamente não era este corpo carnal.

Este corpo carnal é que me dá problema. Eu digo: “Cale a boca!” Ele diz: “Tenho de fazer isso!” Eu digo: “Não, não tem”. Ele diz: “Tenho”. Eu digo: “Não, não tem”. Ele diz: “Eu preciso”. Eu digo: “Não precisa. Cale a boca e fique quieto”. Ele diz: “Olhe para mim, estou tão nervoso. preciso fazê-lo”. Eu digo: “Você está morto”. Ele diz: “Não estou morto. Olhe para mim. Estou me movendo”. Eu digo: “Você está morto. A Bíblia diz que você está morto e se ela diz que você está morto é porque está morto”. Ele diz: “Se estou morto, como é que você está falando comigo”?

Esse é o grande problema, hem, irmãos! É a carne. E a carne – cinza [voltam] às cinzas e pó ao pó. Vocês precisavam ver as pessoas num SPA. Precisavam vê-las cuidando da carne. Alguns desses indivíduos que lá estão, ficam mais tempo se olhando no espelho do que malhando. Já os vi: “Mister América” ou “Miss Universo”. Vocês sabem o que vai acontecer com esses tipos qualquer dia desses? Vão ficar debaixo do chão cobertos de terra com os vermes devorando-os – “Mister Verme”. Eles fazem o mesmo com as mulheres. Esses concursos de “Miss Universo” e “Miss América”, agora são de “Miss Verme”. Saibam que a Bíblia afirma que toda a carne é como a erva... (1 Pedro 1:24-a). Sua carne é o demônio que lhe causa todos os problemas. Quando se é salvo tem-se um corpo morto e um espírito vivo. Vocês sabem o que vocês são? São zumbis ambulantes. São mortos vivos. Vocês sabiam por que causam tanto medo a alguns dos seus amigos? Imaginem se um defunto aparecesse repentinamente, amanhã à noite, e tocasse o ombro de vocês. Também ficariam espantados, não é?

 Tenho certeza de que já conhecem a narrativa daquele funeral daquele homem de cor, quando aquela viúva ia à frente chorando. Ela ia dizendo: “George, George, fale comigo”. Alguém na parte dos fundos do edifício, ouviu-a e disse: “Se ele falar com ela, aquela janela é minha para [para fugir por ela]”.

Estou salvo há mais de 30 anos. Sabem de uma coisa? Há pessoas nesta cidade que ainda não sabem o que aconteceu. Quando ando pela rua, elas vão para o outro lado. Não sabem o que aconteceu. Ainda não entenderam a coisa. Rapazes, se eu tivesse virado um psicopata, na certa já saberiam há muito tempo. Já vai para 43 anos. A última vez em que me viram no Clube Coral, no Diamond Horseshoe, no Town Tump ou no Peppermint Lounge, tocando bateria numa banda de dança, com meu capacete para diminuir o som, uma garrafa de cerveja e um casco quebrado de coca para o caso das coisas engrossarem (isso acontece ali algumas vezes). Em  um minuto eu era daquele jeito e no minuto seguinte já estava rodando pela cidade em meu carro com um coelhão em cima do mesmo, convocando as crianças para a Escola Bíblica de Férias. Eu ia dizendo: “Vamos, crianças, entrem no carro comigo e o coelho.” Ninguém conseguia acreditar.  Sabem o que aconteceu? Agora sou um novo homem!  Algo aconteceu. “Algo novo me foi acrescentado”. Há um médico na cidade que ainda guarda em sua gaveta cerca de oito cartas que lhe enviei em 1949 e que até hoje não foi salvo. Vez por outra ele lê as cartas e fica tentando entender. Ele não pode entender que se você é salvo é um morto vivo ambulante.

Em Greenville, Carolina do Sul, li esta narrativa. (Deve ter acontecido há uns 30 anos atrás). Um carro funeral ia da Geórgia para Atlanta. Havia dois motoristas, um branco e um negro. Eles deveriam entregar um cadáver numa funerária de Atlanta. Eles levavam aqueles carros funerais através da Great Smokey (a rodovia Skyline). Eles foram até lá se revezando, um dormia enquanto o outro dirigia. Ao Norte de Ashville, em alguma parte, alguém estava na estrada pedindo carona (o negro estava dormindo e o branco dirigindo). O sujeito branco teve pena. Havia uma tempestade e ele falou: “cara, você pode entrar na parte de trás, mas há um cadáver lá, um cadáver”. O carona todo molhado, sacudiu-se e  falou: “ora, isso não faz qualquer diferença para mim”. Em seguida, ele entrou na parte traseira do carro. Já estavam chegando a Hendersonville e atravessando curvas fechadas para descer até Greenville,  e era umas duas horas da manhã quando iam começar a descida, no meio da noite, o sujeito branco despertou o negro e disse: “é sua vez de dirigir”. Então foi dormir e o negro começou a dirigir sem saber que havia um carona lá atrás. Depois de dirigir naquelas curvas fechadas, o carona que estava atrás quis um cigarro. Ele bateu no vidro que separava o motorista da parte de trás do carro. O negro olhou ao redor e para baixo. O moço de trás bateu novamente no vidro e o negro manteve os olhos na estrada, apavorado e suando como um cavalo. O cara de trás puxou a porta de vidro, abriu-a e tocou-lhe no ombro, dizendo: “cara, ainda falta muito para chegar a Hendersonville?” Screech! O negro pisou o freio e saiu correndo do carro fúnebre e ninguém conseguiu encontrá-lo nos próximos três dias. 

Muito bem. Vamos voltar ao assunto. Suponhamos que eu esteja conversando com uma pessoa não salva. Quem não é salvo não está “em Cristo”. Não possui vida eterna. Pode ter uma religião, mas nenhuma religião pode conduzir a Cristo. Pode ter sido batizado nas águas, mas o batismo não leva a Cristo. Ele ainda conserva a imagem de Adão. Ainda está morto. Precisa nascer de novo.

Noto que o termo “nascido de novo caiu em descrédito” atualmente. Quando Flint, Carter e outros dessa turma professam ser “nascidos de novo”, as pessoas se perguntam o que isso significa. Bem, não estou falando desse tipo de novo nascimento. Estou falando do Espírito Santo entrando em vocês, separando-os da carne e adotando-os na família de Deus, redimindo-os, pagando o preço do sangue, aplicando o sangue às suas almas, salvando-as, regenerando seus espíritos e colocando-os no corpo de Cristo. Não estou falando de viagens com drogas ou coisas semelhantes.

Agora, tomemos um sujeito não salvo. O que lhe acontece? “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12); “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho, não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:36); “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre   os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”.(Efésios 2:1-3). Se vocês não são salvos, estão numa condição terrível. Eu não poderia descrevê-la de tão negra que é. Segundo a Bíblia, vocês estão perdidos, destruídos inacabados, sem esperança e sem Deus, fora de Cristo, fora da irmandade de Israel. Sozinhos no mundo, sem as promessas de Deus, mortos, mortos em seus delitos e pecados.

Já viram. Um sujeito diz: “Não sinto isso”. Ora, você não precisa saber que tem câncer para morrer em conseqüência deste. O que tem a fazer é cair morto. Você não precisa sentir um aneurisma – até que ele o mate.

Então quando morre um indivíduo não salvo, o que lhe acontecerá? Não tenho certeza absoluta de tudo o que vou falar agora mesmo. Mas vou dar-lhes as Escrituras. Peguem suas Bíblias e vão até João 3 e Salmo 22. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado (João 3:14). Quando Cristo morreu na cruz, você sabe com que Ele se assemelhava? Ele se assemelhava à serpente – aquela que complicou a semente lá em Gênesis. Vocês vêem que o problema está na “semente”. Creio que a “semente” parece algo como um verme. Quando me lembro corretamente da minha biologia. O Salmo 22:6 mostra Cristo na cruz: Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo”. Agora vocês sabem que é Cristo ao observar o verso 1. Se ainda tiverem dúvida de que se trata de Cristo na cruz, vejam os versos 14,15 e 18. Este Salmo se refere a Cristo. “Sou um verme”. A serpente pertence à categoria dos répteis.

Algo está errado. Vamos a Marcos 9:48: Onde o seu verme não morre, e o fogo nunca se apaga. “Seu verme” é um pronome possessivo. Não é o verme mas o seu verme (Rapaz! As pessoas falam sobre o grego e sobre o assunto. Vocês deveriam ver qual a palavra grega para isso. É a palavra para verme vermelho. É vermelho.  Vamos a Apocalipse 9:7-11. Em Apocalipse 9 o abismo sem fronteira se abre e algo emerge do mesmo. Dali sai a fumaça e locustas saem. Os versos 7-11 descrevem o que emerge do abismo. O que quer que apareça são mutações. São monstros. Vejam a descrição – como a face de um homem, cabelo de mulher, dente de leão e cauda como escorpiões. Essas coisas são monstros. São mutações. Não são humanos, o que quer que sejam. São pessoas numa espécie de decomposição ou algo semelhante. Alguém na passagem tem mexido no código genético. Agora, vocês sabem o que Darwin disse? Ele disse que não começou e vai decair [Comentário de Hélio: acho que o tradutor se enganou, mas não tenho o original de Ruckman par checar]. Como a descrição do abismo. Ele disse que começou lá em baixo e evoluiu. Darwin disse uma vez que você foi uma ameba e depois tornou-se um pequeno protozoário ou hidra. Logo, em breve vocês se tornaram um peixe e depois se arrastaram para a terra. Começaram a ter pés, ergueram-se e sua cauda caiu. Logo a seguir, se transformaram em homens. Alguém disse: “Charlie, de onde você tirou isso?” Darwin disse: “Bem, você tem órgãos com esses vestígios. Vocês têm essas glândulas no peito masculino sem qualquer necessidade. Vocês têm lóbulos nos ouvidos para propósitos sem serventia. Vocês tem apêndice e amígdalas [tonsilas?] que já não usam. São remanescentes do que vocês foram na forma animal. O que vocês fazem provém dos animais e vai melhorando sempre e sempre. Essas coisas que foram deixadas em vocês são do que vocês costumavam ser, quando animais”. Certa vez tive um pensamento horripilante. Pensei comigo mesmo: “e se essas coisas fossem proféticas?  E  se essas coisas são aquilo em que você vai se transformar?”  Pensem nisso.

Agora, sabem de uma coisa? Quando Cristo vier, vocês sabem a que nós – pessoas salvas – nos assemelharemos quando ele vier? Seremos semelhantes a Ele. Amém? Cristo disse: Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer o desejo de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque  não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (João 8:44).  Se falho em minha suposição (estou apenas conjeturando agora), no julgamento do Trono Branco, quando um homem perde a sua alma, ele assume a forma de seu pai. Sabem quem é o seu pai? O seu pai é a grande serpente vermelha (Apocalipse 12 e Gênesis 3). Ele voltaria a isso.

Se isso for verdade, vocês sabem o que é o inferno? O inferno é uma enorme pilha de vermes vermelhos se arrastando uns sobre os outros, num lago de fogo. Vocês sempre amaram a carne. Não foi? Será apenas carne sobre carne e a Bíblia diz: E sairão e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne (Isaías 66:24). Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?(Mateus 16:26). Você sabe o que é uma alma. É o contorno de um corpo. Jamais foi outra coisa. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma  tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois, confirmada pelos que a ouviram (Hebreus 2:3). Vocês sabem o que significa “perecer”? Vocês perdem suas almas, o contorno dos seus corpos. Você quer perecer? O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se (2 Pedro 3:9). Não negligenciem a salvação de suas almas, por mais nem um minuto. Nem mais um segundo. Sejam salvos agora! 




Corrigido em 29/01/01


Autor: Peter Ruckman
Tradutor: desconhecido



O vídeo deste sermão pode ser visto em Body, Soul and Spirit - A Chalk Talk Message by Dr. Peter Ruckman, e o livro pode ser comprado em Amazon.com: Body Soul and Spirit: Books: Dr Peter S Ruckman



Hélio de M.S. concorda com a linha principal desse estudo (tricotomia, necessidade de salvação), mas não necessária e irrestritamente com cada palavra e modo de dizê-la (neste e noutros escritos do autor).


 



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ AntropologiaEHamartologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )