por David Cloud
O texto que se segue é parte do Dicionário Bíblico do Crente(BELIEVER'S BIBLE DICTIONARY). Este volume, produto de quarenta anos de estudos, é baseado na Bíblia King James e é escrito de uma perspectiva Dispensacionalista, Batista. Os estudos são completos, práticos, devocionais, e projetados para serem usados por pregadores, professores e para os pais cuja educação formal dos filhos é feita no lar (homeschoolers).
A palavra alma tem vários significados nas
Escrituras (cada palavra
da Bíblia deve ser definida pelo seu contexto). Às vezes, a alma se refere à vida biológica em geral.
Neste sentido, a alma palavra hebraica traduzida (nephesh) é usada [também] para animais (Gên. 1:
20-24).
Mas os animais nunca são definidos como possuindo uma alma, como o homem tem
uma alma. Às vezes alma refere-se a
todo o homem (Gênesis
2:7; Lev.17:12). Muitas vezes, porém, refere-se à parte imaterial do homem que existe para além da morte.
A ALMA É A
PARTE IMATERIAL DO HOMEM QUE EXISTE APÓS A MORTE.
Exemplos no Velho Testamento da alma como uma
parte imaterial do homem são vistos em Gen. 35:18 e em I Reis 17:21-22:
· Em Ge. 35:18, a alma de Raquel partiu quando ela morreu.
· Em 1 Reis. 17: 21-22, a alma do menino partiu quando ele morreu e
voltou quando ele foi ressuscitado dentre os mortos.
No Novo Testamento, a palavra “alma” é também usada para descrever uma parte
espiritual do homem, distinta do seu corpo (Mt. 10:28; 1 Ts 5:23; Re. 6: 9.).
AS
CARACTERÍSTICAS DA ALMA.
A alma:
· pensa (Gênesis 49:6);
· ela pode pecar (Le. 4:2);
· ela pode amar a Deus e guardar os seus mandamentos (Deut. 6:5;
10:12; 11:13);
· ela pode meditar sobre as Palavras de Deus (Deut. 11:18.); ela
pode amar um amigo (1 Sm. 18: 1-3);
· ela pode confiar em Deus (Sl. 57: 1; 63: 1);
· ela pode ser castigada com jejum (Sl. 69:10).
A alma esta particularmente associada com sentimentos e desejos do homem. A
alma pode estar com fome (Is 29:8);
[Nota: Embora
na ACF apareça “e a sua alma tem sede”, na King James Bible de
1611 a frase foi traduzida “and his soul hath apetite”, que
atende melhor à palavra hebraica “shaqaq”, que tem sentido de “ter
apetite, ter fome”.]
Pode
experimentar:
· o amor romântico e a amizade (Gên. 34:3; 1 Sa. 18:1-3);
· pode ser desencorajada por causa da dificuldade (Nu 21:4.).
A alma pode
se:
· “angustiar” (Gen. 42:21);
· “secar” (Nu 11:6;
· “afligir” (Juizes 10:16; Jó 30:25);
[Nota.: Na
King James Bible de 1611, em ambos os casos deste item, as palavras hebraicas “qatsar” (Juízes 10:16) e “agam” (Jó 30:25) foram
traduzidas para “grieved” – afligir,
sofrer. Diferentemente de “tsarah” (Gênesis 42:21), do ponto
anterior, que foi
traduzida para “anguish” - angústia.]
· “abatida” (Ps. 43:5).
A alma pode:
· “cobiçar” (Deut. 12:15)
[Nota.: Na
King James Bible de 1611, a frase foi traduzida “thy soul lusteth after”,
onde apresenta a palavra hebraica “'avvah” no sentido de cobiçar, num nível de luxúria.]
· “desejar” (Deut.12:20);
· e ter “sede de Deus” (Sal. 42:2).
QUAL É A
DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO?
A “alma” é
usada em estreita associação com o “espírito”. Jó estava angustiado em espírito
e alma (Jó 7:11)
[Nota.: As
palavras hebraicas usadas são “ruwach” – espírito, e “nephesh”,
indicando que mesmo aqui no Velho Testamento já há uma distinção clara entre os
dois].
Assim, embora em alguns casos a “alma” possa ser usada como um sinônimo para o
“espírito”, contudo o NT
faz uma distinção clara entre os dois. O Novo Testamento afirma que o
homem tem tanto uma alma quanto um espírito (1 Tess. 5:23), e que a alma pode
ser dividida a partir do espírito (Ele. 4:12). Esta distinção é apresentada em
Hebreus 4:12, onde o espírito
pode ser concebido como estando “dentro” da alma, assim como a medula está
dentro das articulações ou dos ossos. A
alma é a “parte externa” do homem interior, imaterial.
[Nota: Os dicotomistas, que defendem que “alma” e “espírito” são sinônimos
e representam ambos uma única parte do homem, precisam invalidar diretamente as
afirmações de separação e de diferença existente e explícitas nas passagens do
Novo Testamento, principalmente em I Tess. 5:23 e Hebreus 4:12, dando-lhes um
outro sentido que não o literal. Quem se rebela a ponto de buscar invalidar um
único versículo da Bíblia, se torna culpado de tentar invalidá-la por
inteiro!].
Como vimos, a alma é a parte do homem que se relaciona com o mundo. Ele cobiça,
tem fome, amores, alegrias, medos, tristezas. É emocional e é afetada pelo
ambiente e, portanto, instável. O espírito do homem também é afetado pelas
emoções (2 Cor. 2:13), mas o
espírito do homem é a parte mais profunda do homem; isso é o que
comunga com Deus. O espírito é o lugar onde o Senhor habita no crente e onde
Ele comunga conosco (Romanos 8:16;. 1 Cor. 6:17; 2 Tim. 4:22). É com o espírito
que buscamos a Deus (Is. 26: 9). É pelo espírito que nós esquadrinhamos o
coração (Sal. 77:6). O espírito é a lâmpada do Senhor que procura todas as
partes internas, o que incluiria o coração e a alma (Pr. 20:27). O espírito é a
fonte do ser do homem.
“Podemos
usar a ilustração de três círculos concêntricos: O círculo externo refere-se ao
nosso corpo. Nosso corpo é a nossa parte exterior que contém os nossos cinco
sentidos com os quais contatam todas as coisas da esfera física e material. O
círculo do meio refere-se à nossa alma. Nossa alma é a nossa parte interna
contendo a nossa mente, emoção e vontade com que entramos em contato com todas
as coisas do reino psicológico. O círculo interno se refere ao nosso espírito.
Nosso espírito é a nossa parte mais íntima com a qual entramos em contato com
Deus e comprovam todas as coisas do reino espiritual.” (Tom Smith, Qual
é a diferença entre a alma e o espírito do homem? - em holdingtotruth.com).
Há duas importantes aplicações para este ensinamento:
Em primeiro lugar, Deus quer que o homem ande no espírito de tal forma que o
espírito desse homem, em rendição ao Espírito de Deus, controle sua alma e seu
corpo. O coração e a alma afetam o espírito (Prov. 15:13), mas o espírito deve
controlar o coração e a alma. (Veja Sal. 42:5; Prov. 23:19). Considere o
exemplo do louvor de Maria (Luc. 1:46-47.). Pode-se dizer que o espírito de
alegria em Maria moveu sua alma a louvar a Deus. “Maria viveu e atuou em seu
espírito, que dirigiu sua alma” (Qual é a diferença entre a Alma e do
Espírito? - Bíblias para
a América, 02 de fevereiro de 2014).
Em segundo lugar, a
Palavra de Deus pode cortar o ser do homem, por meio da turbulência da alma,
para trazer a paz pela Sua presença no espírito (2 Ti. 4:22).
PARECE TAMBÉM
QUE A ALMA E O ESPÍRITO APONTAM PARA UMA DIFERENÇA IMPORTANTE ENTRE O CORPO
NATURAL E O CORPO DA RESSURREIÇÃO.
O corpo natural é em grande parte da alma, enquanto o corpo da ressurreição é
espiritual (1 Cor. 15:45). Isto significa que o corpo da ressurreição é
totalmente orientado para o espírito.
O corpo natural tem um espírito dentro da alma, mas o espírito é muitas vezes
esmagado por e controlado pela alma.
O corpo da ressurreição será orientado de uma forma completamente diferente, de
modo a ser completamente dominado pelo reino espiritual.
Tradução e adaptação de texto divulgado pelo The Way of Life Literature em 21
de Outubro de 2015. As “Notas”
em vermelho são observações minhas, pessoais, durante o estudo e tradução do
texto.
Pr. Miguel Ângelo L Maciel
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente
por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão
das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras
das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT
(Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo
link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ AntropologiaEHamartologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/
)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.