2Tim 3:16: "Toda Escritura É inspirada por Deus e ..."
ou
"Toda Escritura,
SE inspirada por Deus, É ..." ?


Hélio de Menezes Silva


16 Toda- e- cada Escritura é [1] dada- por- assopro- de- Deus [2] e proveitosa para doutrinação, para reprovação, para correição, para paternal- instrução- até- por- castigos (aquela (paternal- instrução- até- por- castigos) que é em justiça),

17 A fim que o homem de Deus seja perfeito, (já) tendo sido perfeitamente equipado para toda a boa obra. (LTT)



[1] 2Tm 3:16 "Graphe nunca é usado na Bíblia para nenhuma outra [coisa que foi] escrita, exceto as Sagradas Escrituras.
[Ademais,] a posição dos dois adjetivos gregos (theopneustos kai ophelimus) proíbe que se possa tomar um como um modificador e o outro como um predicado. Ou seja, [impossibilita o entendimento/ tradução] 'toda escritura soprada por Deus TAMBÉM é proveitosa.'   Os adjetivos [estão tão próximos e] são tão intimamente ligadas que, uma vez que um deles é predicado, o outro também tem de o ser." (JFB)     

"Portanto, temos que aderir à tradução 'Toda a Escritura É inspirada por Deus e proveitosa para doutrinação, para a reprovação ...'
" Jack Moorman http://www.thekingjamesbiblefellowship.com/the-principles-of-bible-preservation.html.

"De modo nenhum se pode se ignorar/ jogar no lixo a conjunção "e" ("kai") e entender e traduzir como " 'Toda a Escritura {*} inspirada por Deus é proveitosa para doutrinação ...' " {* isto equivale a inserir, aqui, o pensamento [SE É QUE REALMENTE FOI]} http://www.satsonline.org/userfiles/Smith_GrammaticalExpositionOf2Tim3.16-17.pdf.

[2] 2Tm 3:16 "DADA- POR- ASSOPRO- DE- DEUS" ou "assoprada- por- Deus" ou "INSPIRADA- POR- DEUS": "2315 theopneustos" significa que toda e cada letra de toda e cada palavra das Escrituras foi assoprada por Deus para dentro da mente do escritor (respeitando seu vocabulário e estilo), e foi por Deus perfeitamente protegida ao ser escrita por ele e ao ser copiada através dos séculos. Repetimos:
Cópias e traduções 100% fiéis (de manuscritos 100% fiéis) são tão ESCRITURAS, são tão INFALÍVEIS, são tão DIVINAMENTE- INSPIRADAS letra por letra, quanto os manuscritos originais, saídos das mãos de Moisés até João!



Hélio de Menezes Silva

 


 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.