Como Memorizar Grandes Capítulos da Bíblia com Facilidade

por Pastor Steven L. Anderson





Há três métodos básicos que vão revolucionar o modo como você memoriza a Bíblia.

O primeiro método que descobri foi o contido neste link que explica como [usar seu tempo perdido e] reter o que você memorizou: You can memorize the New Testament in 5 years. (“Você pode memorizar o Novo Testamento em 5 anos” [A idéia básica é utilizar o tempo que você está desperdiçando a cada dia, quando você espera em fila (de ônibus, elevador, banco, dentista, etc.), ou está fazendo algo com as mãos e sua mente está ociosa (comendo, tomando banho, escovando dentes, caminhando, sendo passageiro num carro, etc.)]. Eu não endosso o resto de tal site.

[Hélio pediu e sua esposa, Valdenira, traduziu algumas partes do link supra-referido:

Como Memorizar as Escrituras
 

1. Selecione A Versão Particular que você deseja memorizar [Ninguém que fica mudando traduções jamais memorizará quase nada. Em Português, somente a ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB) é fiel tradução do TR e somente ela é aceitável. A ARC antiga, da IBB, também era aceitável]. Use exclusivamente ela quando ensinando a partir da Bíblia. Use a mesma cópia [o objeto físico, em papel] da Bíblia para que seus versículos estejam sempre no mesmo lugar na página.

2. Procure Alguém Para Memorizar Com Você - seu cônjuge, um pregador, ou algum outro amigo. É melhor sempre quando duas pessoas memorizam, pois recitam uma à outra, em tempos previamente fixados. Duas pessoas podem manter alvos mais facilmente, pois cada um estimula o outro a se manter em dia na programação.
 
3. Memorize Poucos Versículos A Cada Dia. Primeiro, leia o capítulo muito rapidamente, sem parar [somente para ter uma idéia geral do mesmo]. Depois,  escolha certas passagens para cada dia da semana. Carregue um Novo Testamento de bolso. Memorize [mesmo] durante pequenos espaços de tempo.
 
4. Estude Cada Capítulo Na Semana Que Você O Memoriza. Procure o significado de algumas palavras ou frases difíceis. Entenda cada idéia dentro do contexto de seus versículo, capítulo e livro.
 
5. Visualize os Benefícios que uma memorização do Novo Testamento fará tornando-o eficaz como um professor da Palavra de Deus. Sempre conserve em mente cada um desses benefícios.


 

Como Se Lembrar Do Que Você Tem Memorizado
 

1. Aproveite o "Tempo Ocioso". Recite para você mesmo o que você já tem aprendido, sempre que estiver andando, de pé, esperando em escritórios, dirigindo [exercitando-se em casa], etc. A maioria das pessoas têm uma hora ou mais de tal tempo, a cada dia. [!]

2. Uma vez que o capítulo tenha sido memorizado, Recite Este Capítulo Para Você Mesmo Uma Vez Ao Dia, na semana seguinte; então, uma vez por semana o mês seguinte; então uma vez ao mês pelo resto de sua vida. (Veja a Tabela Para A Leitura Mensal Do Novo Testamento.)

3. Uma vez que o capítulo tenha sido memorizado, Escreva [o número de] Este Capítulo E Cheque-o Com Exatidão uma vez por semana pelo mês seguinte; então uma vez por ano pelo tempo que você achar necessário para manter a sua exatidão. (Isto totaliza um capítulo ao dia, de segunda a sexta, através de todo o ano.)

4. [Hélio acrescentou: prepare um mp3-player com os versos do mês, e ouça-o nos momentos em que ouviria música: sempre que andando, de pé, esperando em escritórios, dirigindo, exercitando-se em casa, etc.]

5. [Hélio acrescentou: você mesmo crie músicas (tipo marcha militar, não música carnal, sincopada) para os versículos, e os ouça e memorize e cante. Lembre que é centenas de vezes mais fácil memorizar música do que prosa]


 

Quanto tempo Isto Tomará?
 

 Isto depende da sua habilidade de memorização. No entanto, mesmo se você não tiver uma mente fotográfica, se você for inteligente bastante (por exemplo, tendo-se graduado do colégio), se você usar o seu "tempo ocioso" sabiamente, a memorização do Novo Testamento não tomaria mais do que uma hora por dia. Você pode pensar de um melhor ou mais vantajoso uso de seu tempo de estudo?


 

Benefícios Derivados De Memorização das Escrituras:
 

(1) Melhor conhecimento e compreensão das Escrituras.
(2) Enriquecimento pessoal e orientação de Deus.
(3) Fé potencialmente aumentada.
(4) Habilidade aperfeiçoada para superar tentações.
(5) Maior habilidade para servir ensinando, aconselhando, contestando o erro, exortando, etc.



*Se você pode memorizar de 4 a 6 versículos a cada dia e lembrá-los, então você pode memorizar o Novo Testamento em cinco anos.

]

 


O Segundo método é o método da repetição secreta. Isto envolve cantar os versos mentalmente enquanto realize suas tarefas diárias. Isto é chamado de método da “repetição secreta” porque ninguém à sua volta percebe que você está citando os versículos da Bíblia [para aquele dia].

O terceiro método é a variante-Anderson do método da “repetição secreta”, [esta variante consiste em] quebrar capítulos e versículos em partes muito pequenas que me permitam memorizá-los mesmo quando minha mente está muito ocupada com outras coisas. Não se exige muito esforço mental para citar frases muito pequenas, e se essas pequenas frases são citadas centenas de vezes, juntá-las em capítulo, mais tarde, é muito fácil.

Aqui está um exemplo:

Se eu estiver memorizando Atos 5:42, posso quebrá-lo da seguinte forma:

1) E diariamente no templo..... E diariamente no templo..... (repetir em torno de 100 vezes)

2)....e em cada casa..., ....e em cada casa..., (repetir em torno de 100 vezes)

3)...eles não paravam de ensinar e pregar..., ...eles não paravam de ensinar e pregar..., (repetir em torno de 100 vezes)

4)...ensinar e pregar sobre Jesus Cristo..., ...ensinar e pregar sobre Jesus Cristo...(repetir em torno de 100 vezes)
Observe a sobreposição das partes 3 e 4. Isto é muito útil.
 

 
Neste ritmo, eu teria o versículo memorizado em 8 minutos. Pode parecer um tempo longo, mas lembre-se, isto pode ser facilmente feito enquanto você realiza suas tarefas diárias. Se você pode manter esse índice durante até 4 horas, você terá memorizado 30 versículos! [Lembre que] 29 versículos é o tamanho médio de um capítulo do Novo Testamento.

Um dia gasto memorizando versículo dessa forma (use cartões 3 polegadas x 5 polegadas, isto é, 7,5 x 12,3 cm), e também citando capítulos que você já aprendeu, é como investir um dia inteiro lendo a Bíblia, exceto pelo fato de que você não usa quase nenhum tempo de sua agenda.

Meditar sobre a palavra de Deus dia e noite revolucionará seu processo de ganhar-almas, o seu conhecimento da Bíblia, a sua pregação, o seu andar junto a Deus, etc. !

Aqui estão algumas das promessas de Deus associadas com a memorização – meditação:

Josué 1:8 Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

Salmo 1:2-3 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como a árvore plantada junto a correntes de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

João 15:7 Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.



De 15/04/05 a 15/09/05 eu memorizei 70 capítulos no Novo Testamento e os guardei todos [os mantive na minha memória]. Meu objetivo é memorizar todo o Novo Testamento dentro dos próximos dois anos (260 capítulos).

Ao que seja do meu conhecimento, ninguém nunca memorizou toda a Bíblia, mas eu gostaria de consegui-lo até o final da minha vida. Este é realmente um objetivo muito realista, dados os métodos listados acima.

Verifique outros métodos de memorização, quadros, etc.






Traduzido por Jeanne Rangel, 2006.
(a tabela foi traduzida posteriormente, por Valdenira N.M. Silva)
 



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )