Respostas a "Contradi‡äes na B¡blia" Parte 1/10: Gn 1 a Gn 49 Dave Woetzel Se isto ‚ o melhor que Zathras pode fazer, ele pode pegar um velho livro centen rio em alto criticismo. Pelo menos esses argumentos contra a inspira‡Æo possuem alguma profundidade. As supostas contradi‡äes apontadas por Zathras sÆo muito f ceis de responder. [RECORTE] Gn 1:3-5 No primeiro dia, criou Deus a luz, entÆo separou a luz e as trevas. Gn 1:14-19 O sol (que separa a noite e o dia) nÆo foi criado at‚ o quarto dia. E da¡? Deus ‚ luz e Ele ser  a luz do c‚u muito tempo depois do sol ter desaparecido (Ap 21:23). Obviamente Ele pode ter criado um fluxo de luz antes Dele ter criado o sol. Dr. Russel Humphrey?s sugeriu uma intrigante explana‡Æo da luz de Deus iniciada no primeiro dia. Ela ‚ detalhada em sua teoria da cosmologia White Hole (buraco branco). Gn 1:11-12, 26-27 As  rvores foram criadas antes do homem ser criado. Gn 2:4-9 O homem foi criado antes das  rvores serem criadas. Gn 2:8-9 nÆo descreve a cria‡Æo das  rvores e sim a cria‡Æo do Jardim do den para AdÆo viver nele. Nele Deus plantou muitas  rvores, entre elas a  rvore do conhecimento do bem e do mal e a  rvore da vida. Gn 1:20-21, 26-27 Os p ssaros foram criados antes do homem ser criado. Gn 2:7,19 O homem foi criado antes dos p ssaros serem criados. Gn 2:19 nÆo descreve a cria‡Æo dos p ssaros (que sa¡ram dos mares). Melhor, Deus fez cada tipo de criatura diretamente do solo antes de AdÆo, que pode nome -los. Isto foi um segundo ato criativo que familiarizou AdÆo com todos os tipos de animais sobre os quais ele reinaria. [H‚lio faz a observa‡Æo de que Gn 2:19 nÆo diz que o SENHOR Deus CRIOU nenhum animal naquele instante: apenas diz que os *TROUXE* at‚ AdÆo, e pode ter trazido somente um exemplar de cada esp‚cie, ao inv‚s de todos os exemplares de uma delas]. Gn 1:24-27 Os animais foram criados antes do homem ser criado. Gn 2:7, 19 O homem foi criado antes dos animais serem criados. Veja acima. Gn 1:26-27 O home e a mulher foram criados ao mesmo tempo. Gn 2:7, 21-22 O homem foi criado primeiro, a mulher algum tempo depois. Gn 1:26-27 nÆo fala que eles foram feitos exatamente ao mesmo tempo, somente que ambos foram feitos. Gn 1:28 Deus encoraja a reprodu‡Æo. Lv 12:1-8 Deus requer ritos de purifica‡Æo seguido ao nascimento de uma crian‡a, portanto, na realidade, faz do nascimento de uma crian‡a um pecado. (Nota: O per¡odo para purifica‡Æo seguido ao nascimento de uma filha ‚ o dobro em rela‡Æo a um filho). Disparate. Zathras nÆo pode distinguir entre realizar uma limpeza cerimonial e pecar? Eu fa‡o meu filho lavar suas mÆos depois de brincar em uma caixa de areia. Isto faz ele ser desobediente? Uma mulher com fluxo de sangue ‚ tamb‚m chamada impura, somente alguns cap¡tulos depois. Isto faz ela ser pecadora? Gn 1:31 Deus estava contente com sua cria‡Æo. Gn 6:5-6 Deus nÆo est  satisfeito com sua cria‡Æo. (Nota: Que Deus poderia estar descontente ‚ inconsistente com o conceito de onisciˆncia). Deus estava contente de dar ao homem liberdade de escolha. Ele nÆo estava satisfeito do homem usar isso para rebeldia. Gn 2:4, 4:26, 12:8, 22:14-16, 26:25 Deus j  era conhecido como ?o Senhor? (Jahveh ou Jehovah) muito antes do tempo de Mois‚s. Ex 6:2-3 Deus foi pela primeira vez conhecido como ?o Senhor? (Jahveh ou Jehovah) no tempo da EscravidÆo Eg¡pcia, durante a vida de Mois‚s. Mois‚s escreveu Gˆnesis [mais de 2450 anos da cria‡Æo] e usou o nome de Deus como foi revelado a ele [a Mois‚s, pela primeira vez em toda Hist¢ria]. Gn 2:17 AdÆo morreu no mesmo dia em que comeu o fruto proibido. Gn 5:5 AdÆo viveu 930 anos. Existe a morte f¡sica (a separa‡Æo da alma do corpo) e a morte espiritual (a separa‡Æo da alma de Deus). Em um senso f¡sico, AdÆo INICIOU sua morte naquele dia. Em um senso espiritual, que Deus consistentemente usa depois (veja Ef 2:1 e Jo 8:51) AdÆo morreu imediatamente; isto ‚, seu pecado o separou do Criador no instante que ele comeu o fruto. Gn 2:15-17, 3:4-6  errado querer diferenciar entre o bem e o mal. Hb 5:13-14  imaturo nÆo saber diferenciar o bem do mal. Sua interpreta‡Æo de Gˆnesis 2 ‚ totalmente deturpada. O pecado deles [AdÆo e Eva foi desobediˆncia (fazer o mal) nÆo procurar conhecer algo. Gn 4:4-5 Deus prefere a oferta de Abel e rejeita a de Caim. 2 Cr 19:7, At 10:34, Rm 2:11 Deus mostra imparcialidade. Ele trata todos igualmente. DEUS de FATO trata a todos de igual modo. Aqueles que oferecem sacrif¡cios inapropriados (como Caim) sÆo rejeitados. Se Abel tivesse oferecido um sacrif¡cio sem sangue, ele tamb‚m teria sido rejeitado. Gn 4:9 Deus pergunta a Caim onde estava seu irmÆo Abel. Pv15:3, Jr 16:17, 23:24-25, Hb 4:13 Deus ‚ onipresente. Ele vˆ tudo. Nada escapa de sua vista. Deus d  a Caim a chance de se redimir.  pelo mesmo motivo que eu PERGUNTO a meu filho mais novo se ele pegou um biscoito que eu vi ele roubou. Gn 4:15, Dt 32:4, Is 34:8 Deus ‚ vingativo. Ex 15:3, Is 42:13, Hb 12:29 Deus ‚ um guerreiro. Deus ‚ um consumidor de fogo. Ex 20:5, 34:14, Dt 4:24, 5:9, 6:15, 29:20, 32:21 Deus ‚ ciumento. Lv 26:7-8, Nm 31:17-18, Dt 20:16-17, Js 10:40, Jz 14:19, Ez 9:5-7 O Esp¡rito de Deus ‚ (algumas vezes) assassino e matador. Nm 25:3-4, Dt 6:15, 9:7-8, 29:20, 32:21, Sl 7:11, 78:49. Jr 4:8, 17:4, 32:30-31, Sf 2:2 Deus ‚ zangado. Sua ira ‚ algumas vezes intensa. 2Sm 22:7-9 (KJV ? ACF) ?invoquei ao Senhor; ? ouviu Ele a minha voz; ? A Terra se abalou e tremeu, ? porque Ele se irou. Subiu fuma‡a de Suas narinas, e da sua boca um fogo devorador; carväes se incendeiam dele.? Ez 6:12, Na 1:2, 6 Deus ‚ ciumento e furioso. Ele reserva sua ira para, e realiza a vingan‡a em seus inimigos. ?? quem persistir  diante do ardor de sua ira? A sua c¢lera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas.? 2 Co 13:11, 14, 1 Jo 4:8, 16 Deus ‚ amor. Gl 5:22-23 ?Mas o fruto do Esp¡rito ‚: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f‚, mansidÆo, temperan‡a. Contra estas coisas nÆo h  lei.? Deus odeia o pecado e o mal, e Deus ama a bondade. EntÆo qual o problema? Sua santidade significa que Ele executa uma justa penalidade pelo pecado. O amor de Deus provˆ um meio de perdÆo em Cristo para todos que quiserem se beneficiar de tal perdÆo [com a condi‡Æo de crerem nele e o receberem]. NÆo existe contradi‡Æo aqui. Gn 4:16 Caim saiu da presen‡a do Senhor. Jr 23: 23-14 Um homem nÆo pode se esconder de Deus. Deus preenche os c‚us e a Terra. Deus assumiu uma forma [portanto, vis¡vel] para falar com Caim (da mesma maneira que com Mois‚s no arbusto ardente ou com AbraÆo em sua tenda). Caim foi embora de seu encontro com Deus. Gn 6:4 Existiam Nefilins (gigantes) antes do Dil£vio. Gn 7:21 Todas as criaturas [seres humanos] que nÆo No‚ e seu clÆ foram aniquiladas pelo Dil£vio. Nm 13:33 Existiam Nefilins depois do Dil£vio. Alguns descendentes de AdÆo eram gigantes. Alguns descendentes de No‚ eram gigantes. Alguns gigantes tˆm vivido na hist¢ria recente. E da¡? Gn 6:6, Ex 32:14, Nm 14:20, 1Sm 15:35, 2Sm 24:16 Deus muda seu pensar. Nm 23: 19-20, Is 15:29, Tg 1:17 Deus nunca muda seu pensar. Deus [isto ‚, sua essˆncia, seu ser, sua natureza e atributos] nunca muda. Suas a‡äes em nossa dire‡Æo mudam em resposta …s NOSSAS mudan‡as (tanto quanto o sol muda quando eu coloco cortinas ou lentes em minhas janelas). Gn 6:19-22, 7:8-9, 7:14-16 Dois de cada tipo [de animais] eram pegos, e eram colocados a bordo da Arca de No‚. Gn 7:2-5 Sete pares de alguns tipos [de animais] eram pegos (e eram colocados) a bordo da Arca. Zathras realmente se atrapalha todo (pisa na bola) desta vez. Se sete de *alguns* sÆo tomados, entÆo isto inclui o fato de dois de *cada* SÇO tomados. NÆo existe contradi‡Æo. A contradi‡Æo requereria que dois de algum tipo NÇO fossem tomados! [quem tem 7 reais no bolso tamb‚m tem 2 reais] Gn 7:1 No‚ era justo. J¢ 1:1,8, J¢ 2:3 J¢ era justo. Lc 1:6 Zacarias e Isabel eram justos. Tg 5:16 Alguns homens sÆo justos, (aqueles que fazem suas ora‡äes efetivas). 1Jo 3:6-9 CristÆo sÆo tornados justos (ou nÆo sÆo verdadeiros CristÆos). Rm 3:10, 3:23, 1Jo 1:8-10 Ningu‚m foi ou ‚ justo. Esta pelo menos uma razo vel obje‡Æo ? muitas vezes j  refutada, por‚m razo vel. Deus ‚ totalmente, completa e impecavelmente justo. Ele sozinho ‚ perfeitamente santo. Quando um homem ‚ descrito como ?justo,? ‚ sempre de uma forma comparativa (ou seja, J¢ 2:3 ?E disse o Senhor a Satan s: Observaste o meu servo J¢? Porque ningu‚m h  na terra semelhante a ele, homem ¡ntegro e reto, temente … Deus e que se desvia do mal, e que ainda ret‚m a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa). O homem somente pode tornar-se inocente diante do tribunal do Todo Poderoso se tiver crido para ser perdoado atrav‚s do sangue de Cristo. Gn 7:7 No‚ e seu clÆ entram na Arca. Gn 7:13 Eles entram na Arca (de novo?). Ora vamos! No verso 13 a B¡blia est  repetindo a narrativa do evento, agora com um outro esquema espec¡fico de data‡Æo na vida de No‚. Gn 11:7-9 Deus semeia disc¢rdia. Pv 6:16-19 Deus odeia quem semeia disc¢rdia. Deus nÆo semeia disc¢rdia (contenda). Ele confundiu as l¡nguas. A prop¢sito, existem v rias coisas que deus faz que Ele pro¡be o homem de fazer. E da¡? Isto ‚ simplesmente justo. Gn 11:9 Em Babel, o Senhor confundiu a l¡ngua de todo mundo. 1Co 14:33 Paulo disse que Deus nÆo ‚ autor de confusÆo. Isto foi tirado fora de contexto. Deus nÆo ‚ autor de confusÆo NA IGREJA. [e entre os seus salvos fi‚is, mas pode p“r seus inimigos em confusÆo]. Gn 11:12 Arfaxade foi o pai de Sel . Lc 3:35-36 CainÆ foi o pai de Sel  [Sal ]. Arfaxade foi o av“ de Sel . CainÆ foi exclu¡do de Gˆnesis. H  a possibilidade de que tenha sido propositalmente da genealogia. Enquanto isto parece incomum, existem alguns reis exclu¡dos em Mt 1:8. Parece tamb‚m que na tradi‡Æo Judaica, a designa‡Æo ?filho? ‚ algumas vezes bastante flex¡vel. Existem m£ltiplas situa‡äes nas escrituras onde o neto ‚ chamado de filho ou um genro ‚ chamado de filho. [ A solu‡Æo ‚ simples: ARFAXADE, atrav‚s de seu filho CAINÇ, gerou seu neto SELµ (ou Sal ). Dizer que um av“ "gerou" seu neto era usual.] Gn 11:16 Ter  tinha 70 anos quando seu filho AbrÆo nasceu. Gn 11:32 Ter  tinha 205 anos quando morreu (fazendo AbrÆo com 135 anos neste tempo). Gn 12:4, At 7:4 AbrÆo tinha 75 anos quando saiu de HarÆ. Isto foi depois da morte de Ter . Assim, Ter  nÆo poderia ter mais de 145 anos quando morreu; ou AbrÆo tinha somente 75 anos depois dele ter vivido 135 anos. Este ‚ um ponto que Zathras pode estar sendo sincero e honesto em sua reclama‡Æo, uma vez que a B¡blia pode parecer contradit¢ria superficialmente. Contudo, Ter  pode ter COME€ADO a ter filhos na idade de 70 anos (seguindo o padrÆo geneal¢gico em que os anos sem filhos eram mencionados primeiro) e AbrÆo deve ter nascido depois quando Ter  tinha 130 anos. Isto nÆo ‚ absurdo uma vez que AbrÆo pr¢prio produziu filhos despois disto [dessa idade]. (Gn 17:17 indica que ele era dez anos mais velho de Sara. Gn 23:1 diz que Sara morreu com 127 anos. Gn 25:1-2 fala-nos que AbraÆo ainda continuou a produzir filhos com sua esposa subsequente anos depois.) Al‚m disso, o irmÆo de AbraÆo casou, teve L¢, e morreu TODOS antes de AbrÆo casar. EntÆo o irmÆo de AbrÆo, HarÆ, poderia ser MUITO MAIS velho. Gn 12:7, 17:1, 18:1, 26:2, 32:30, Ex 3:16, 6:2-3, 24:9-11, 33:11, Nm 12:7-8, 14:14, J¢ 42:5, Am 7:7-8, 9:1 Deus ‚ visto. Ex 33:20, Jo 1:18, 1Jo 4:12 Deus nÆo ‚ visto. Ningu‚m pode ver a face de Deus e viver. Ningu‚m viu Deus.  uma coisa maravilhosa que estes versos resolvem nossa confusÆo eles mesmos! Ningu‚m viu Deus em toda sua gl¢ria. Em Òxodo, Deus ocultou Mois‚s de ver sua face. Isaias, JoÆo e outros viram uma visÆo de Deus. Deus tomou uma forma (como um arbusto ardente, para Mois‚s, ou como um redemoinho para J¢) antes de conversar com o homem. Gn 10:5, 20, 31 Existiam muitas l¡nguas antes da Torre de Babel. Gn 11:1 Existia somente uma l¡ngua antes da Torre de Babel. Genesis 10 ‚ uma genealogia que cobre s‚culos. Ela engloba um per¡odo antes de Babel quando existia somente uma l¡ngua (descrita no cap¡tulo 11) ela continua bem depois de Babel detalhando a divisÆo das l¡nguas como resultado de Babel. [ou seja, esta parte do cap¡tulo 11 est  contido no 10] GN 15:9, Ex 20:24, 29:10-42, 1-7, 38, Nm 20:1-29, 40 Deus detalha as ofertas sacrificiais. Jr 7:21-22 Deus fala que nunca fez tal coisa. O contexto em Jeremias 7:21-22 est  discutindo as primeiras prioridades de Deus. Note a frase ?no dia em que os tirei da terra do Egito.? Isto foi ANTES da entrega da lei. De fato em Òxodo 19:1-8, muito pouco antes da entrega da lei e do sistema sacrificial, Deus de novo focaliza a primeira prioridade a obediˆncia.  essencialmente a mesma mensagem do Salmo 40:6-8. Deus obviamente poderia mandar eles oferecerem sacrif¡cios, por‚m Ele enfatiza o ponto de que O PRIMEIRO FOCO era a atitude do cora‡Æo. [Ou seja o que estava no cora‡Æo de quem oferecia os sacrif¡cios] Gn 16:15, 21:1-3, Gl 4:22 AbraÆo teve dois filhos, Ismael e Isaac. Hb 11:17 AbraÆo teve somente um filho. A passagem de Hebreus est  sendo amputada na metade para for‡ar uma contradi‡Æo. ?Pela f‚ ofereceu AbraÆo a Isaque, quando foi provado; sim aquele que recebera as promessas ofereceu seu unigˆnito? Gn 17:1, 35:11, 1Cr 29:11-12, Lc 1:37, Deus ‚ onipotente. Nada ‚ imposs¡vel com (ou para) Deus. Jz 1:19 E estava o SENHOR com Jud , e despovoou as montanhas; por‚m nÆo expulsou aos moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro. O que esta suposi‡Æo significa? Se Zathras est  reclamando que Deus nÆo deu a eles a vit¢ria facilmente sobre os carros de ferro, ‚ rid¡culo. O verso nÆo diz que Deus lutou ao lado de Jud , somente que estava ?com ele.? Deus sempre delega poderes a n¢s para termos vit¢ria em certas  reas e deixa outras  reas com cont¡nuos desafios que ainda persistirÆo, para n¢s trabalharmos nelas (2Co 12:8-9). Isto ensina humildade, dependˆncia, etc. Gn 17:7, 10-11 A alian‡a da circuncisÆo ‚ para ser eterna. Gl 6:15 Ela nÆo tem consequˆncia. Vocˆ est  comparando longevidade de uma alian‡a com sua potˆncia (ma‡Æs e laranjas). CircuncisÆo ‚ uma alian‡a eterna [para os Israelitas]. Por‚m e sem valor para retirar o pecado. Ela nunca salvou ningu‚m. Gn 17:8 Deus promete a AbraÆo a terra de CanaÆ como uma ?possessÆo eterna.? Gn 25:8, At 7:2-5, Hb 11:13 AbraÆo morre com a promessa nÆo cumprida. AbraÆo tinha em possessÆo grande parte de CanaÆ quando morreu. Por‚m vocˆ perde o ponto chave do verso. A promessa seria cumprida em AbraÆo E sua semente. Uma das mais maravilhosas e totalmente cumpridas profecias ‚ o renascimento da na‡Æo de Israel em sua terra natal ancestral. Gn 17:15-16, 20:11-12, 22:17 AbrÆo e sua meia irmÆ, Sara¡, casaram-se e receberam as bˆn‡Æos de Deus. Lv 20:17, Dt 27:20-23 Incesto ‚ errado. E da¡? Pessoas boas podem errar. Al‚m disso, a lei citada nÆo foi dada senÆo muito tempo depois da morte de AbraÆo. Gn 18:20-21 Deus decide ?descer? para ver o que estava acontecendo. [em Sodoma] Pv 15:3, Jr 16:17, 23:24-25, Hb 4:13 Deus ‚ onipresente. Ele vˆ tudo. Nada escapa de sua vista. Deus desceu para checar Sodoma para dar a AbraÆo a chance de interceder por ela, e demonstrar a maldade dos Sodomitas; nÆo devido Ele estar impossibilitado de chec -la olhando desde o c‚u. Gn 19:30-38 Enquanto estava bˆbado, as duas filhas de L¢ ?deitaram-se com ele,? engravidaram e deram … luz os seus descendentes. 2Pe 2:7 L¢ era ?justo? e ?correto.? Lembrem-se que sempre que a palavra ?justo? ‚ usado em rela‡Æo a homens, ‚ de forma comparativa. Pessoas boas nÆo sÆo sempre perfeitas. Se sua éNICA falha cometida em toda sua vida fosse ter ficado bˆbado algumas noites, eu poderia dizer que vocˆ era muito justo. Gn 22:1-12, Dt 8:2 Deus tenta (testa) AbraÆo e Mois‚s. Jz 2:22 Deus mesmo diz que Ele nÆo testa (tenta). 1Co 10:13 Paulo diz que Deus controla a extensÆo de nossas tenta‡äes. Tg 1:13 Deus nÆo testa (tenta) ningu‚m. Note Hebreus 11:17. A melhor tradu‡Æo do grego ?peirazo? ‚ provado? (ou experimentado, testado). Deus nos examina de modo semelhante ao de um professor mestre ? para demonstrar a nossa f‚ (ou falta dela) e para nos amadurecer. Tiago usa ?peirazo? nesse sentido no in¡cio do cap¡tulo (Tiago 1:2-3). H  uma [palavra] grega muito diferente usada no vers¡culo 13. ?Peirasmos? significa ?uma solicita‡Æo para fazer o mal.? Ela ‚ baseada em nossos desejos ou sedu‡äes satƒnicas. Gn 27:28 ?Assim, pois, te dˆ Deus do orvalho dos c‚us, e das gorduras da terra, e abundƒncia de trigo e mosto.? Dt 7:13 ?E amar-te- , e aben‡oar-te- , e te far  multiplicar; e aben‡oar  o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grÆo, e o teu mosto, ?? Sl 104:15 ?E o vinho que alegra o cora‡Æo do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pÆo que fortalece o cora‡Æo do homem.? Jr 13:12 ?Portanto, dize-lhes esta palavra: Assim diz o Senhor Deus e Israel: Todo o odre se encher  de vinho; e dir-te-Æo: Por ventura nÆo sabemos n¢s muito bem que todo odre se encher  de vinho?? Jo 2:1-11 De acordo com o autor de JoÆo, o primeiro milagre de Jesus foi transformar  gua em vinho. Rm 14:21  bom se refrear de tomar vinho. De novo vocˆ [Zathras] cria uma contradi‡Æo distorcendo a senten‡a. O ponto aqui nÆo ‚ que tem algo errado em comer certos alimentos ou beber vinho. O problema ‚ fazer isso desnecessariamente de forma a ofender um irmÆo cristÆo. [Nota do tradutor: discordo completamente quanto ao beber vinho. Ver http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/Cinzentas/CrentesNenhumAlcoolOficiaisNenhumaGlutonaria-Helio.htm] Gn 35:10 Deus disse que Jac¢ nÆo seria mais chamado Jac¢; a partir dali seu nome seria Israel. Gn 46:2 Mesmo depois disso, Deus mesmo usava o nome Jac¢. A tradi‡Æo oriental de mudar nomes significava um marco na vida de algu‚m. Era uma mudan‡a oficial. O ponto NÇO era que Deus nÆo proibiu as pessoas de chamarem ele de Jac¢ (de fato ele ‚ chamado de Jac¢ novamente quatro verso depois); ou melhor a ideia era que ele nÆo deveria ser CONHECIDO como ?enganador? (Jac¢) mas como ?lutando com Deus? (Israel). Gn 36:11 Os filhos de Elifaz foram TemÆ, Omar, Zef“, GaetÆ e Qenaz. Gn 36: 15-16 TemÆ, Omar, Zef“ e Qenaz. 1Cr 1:35-36 TemÆ, Omar, Zefi, GaetÆ, Quenaz, Timna e Amaleque. Tome um tempo para ler a passagem cuidadosamente e vocˆ poder  responder seu pr¢prio questionamento. Gn 36:12 adiciona Amaleque (nascido de uma concubina) para a lista iniciada no verso 11. Vocˆ pode claramente reencontrar GaetÆ e Amaleque em Gn 36:16. Depois em passagem posterior (talvez adotado com um filho) Timna ‚ adicionado com um pr¡ncipe (Gn 36:40). Portanto Gn 36 combina com Cr“nicas perfeitamente. Gn 49:2-28 Os pais das 12 tribos de Israel sÆo: R£bem, SimeÆo, Levi, Jud , Zebulom, Issacar, DÆ, Gade, Aser, Naftali, Jos‚ e Benjamim. Ap 7:4-8 (Deixa de fora a tribo de DÆ, por‚m adiciona Manass‚s.) Isto nÆo ‚ uma contradi‡Æo.  uma troca. Alguns tem postulado que essa troca ‚ devido a idolatria ter come‡ado pela tribo de DÆ que eventualmente causou o ju¡zo de Israel e sua ida para o cativeiro. Continua ? Fonte: http://www.genesispark.com/essays/contradictions/answered/ Texto: Dave Woetzel. Tradu‡Æo: Cristiano Quaresma da Silva. P gina | 11