Respostas a "Contradições na Bíblia", Parte 10/10, Jo 13:36 a Ap 9:4


Dave Woetzel

Acusações: http://www.genesispark.com/essays/contradictions/zathras/
Respostas:
http://www.genesispark.com/essays/contradictions/answered/ (Dave Woetzel)


Jo 13:36 Pedro pergunta a Jesus para onde Ele está indo.
Jo 14: 5 Tomé faz a mesma [pergunta].
Jo 16: 5 Jesus diz que nenhum deles lhe perguntou aonde Ele está indo.

A pergunta de Pedro foi há algum tempo antes [da de Tomé]. Tomé não pergunta aonde Jesus vai, mas declara que não sabe aonde Cristo está indo. Jesus sem dúvida fez a declaração que começa o versículo 16:5: "
E agora vou para aquele que me enviou; ..." e Ele esperava que eles imediatamente lhe perguntassem [qual, exatamente, era a localização para a qual Ele iria?]. Como ninguém o fez (todos estavam tristes e em silêncio), Ele perguntou: "... e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?" Não é uma afirmação, como você [Zathras] diz. É uma pergunta que Jesus faz, já que ninguém respondeu à declaração dEle.

Jo 17:12 Jesus não perdeu nenhum de Seus discípulos, a não ser Judas.
Jo 18:9 Jesus não perdeu nenhum [discípulo], ponto final.

Provavelmente, João 6:37-40 [
(37 Tudo aquilo que Me dá  o Pai, até Mim virá; e que aquele que [está] vindo até Mim, de maneira nenhuma Eu o lance fora ... "] é a palavra de Jesus a que João está se referindo em 18:9. O dito não se refere a "Seus discípulos", mas a todos aqueles que o Pai lhe deu (que são aqueles que [Deus já chamou e que, então, já] creram em Cristo [Deus dá ao Filho as pessoas que já creram e foram salvas]).

Jo 17:12 Menciona um "filho da perdição" como aparecendo na Escritura (ou seja, no VT). "...
nenhum homem proveniente- de- dentro- deles se fez perecer (exceto o filho da perdição, a fim de que a Escritura fosse cumprida ).]
(Nota: não há "filho da perdição" mencionado no VT).

Cristo nunca diz que o nome "filho da perdição" aparece no VT. Ele ensina que as Escrituras foram cumpridas em que [aquele a quem Cristo chama de] "o filho da perdição" se fez perder. Veja Sl 41:9, Sl 109 8, e Acts 1:20.

Jo 18:37 Jesus veio para dentro do mundo para dar testemunho à verdade.
Rm 1:18-20 A verdade sempre foi evidente.

Duas verdades são entendidas por cada homem, de acordo com Rm 1. Primeiro, Deus coloca uma impressão digital moral na consciência do homem. Em segundo lugar, a natureza de Deus é revelada em Sua criação. Estas duas [verdades] não são a soma total da verdade. Cristo veio tanto para revelar [ainda] mais [verdades], como para dar testemunho e confirmação a essas verdades básicas.

João 20:9 Jesus cita uma declaração que Ele diz que aparece na Escritura (o que significa [que aparece] no VT).
(Nenhuma afirmação desse tipo é encontrada no VT.)

Obtenha os fatos corretos [, Zathras] ! Jesus nem sequer está presente neste evento [Jo 20:9 "
(Porque eles ainda não tinham compreendido a Escritura: que é necessário Ele ressuscitar para- fora- de- entre [os] mortos.)." Quem está dizendo essas palavras é o Espírito Santo, não Jesus]. Não há citação [reprodução de palavras], há apenas uma alusão [uma explicação, não necessariamente usando as mesmas palavras] a uma Escritura que menciona a ressurreição (Salmo 16:10 Pois não deixarás a Minha alma no inferno , nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção.).

Jo 20:22 Na Sua primeira aparição, após a ressurreição, diante dos discípulos reunidos, Jesus lhes dá o Espírito Santo.
Atos 1:3-5, Atos 2:1-4 O Espírito Santo foi recebido muito mais tarde (no [dia de] Pentecostes).

Através de todo o VT e mesmo no NT até Pentecostes, o Espírito Santo vinha e saia [de cada crente]. O ponto principal de Pentecostes foi esta mudança [Ele passou a vir e permanecer no crente, para sempre]. De fato, Cristo prometeu isso aos discípulos em João 14:16-18. [ 16
E *Eu* rogarei a o Pai, e outro  Consolador- Ajudador  Ele vos dará (a fim de que permaneça Ele convosco para o sempre), ...]

Jo 21:25 O mundo provavelmente não poderia conter os livros se tudo o que Jesus fez [e disse] fosse registrado.
Atos 1:1 O autor de Atos já escreveu sobre tudo o que Jesus começou a fazer.

Vamos! [Esta foi demais, Zathras!] Agora você está realmente fabricando argumentos ridículos! Atos 1:1 não diz que Lucas registrou TUDO [toda e cada menor coisinha em detalhes] o que Jesus fez [e todas e cada palavra que pronunciou]; ao contrário, Lucas escreveu um livro [tocando em alguns pontos] sobre tudo [não necessariamente registrando tudo] o que Jesus começou a fazer e ensinar. Em outras palavras, Lucas descreveu o início da era cristã [todos os principais fatos, ações e palavras até ao final do ministério, até a crucificação]. Agora [em Atos] Lucas estava preparado para descrever os eventos subsequentes.

Atos 5:19, 12:6-11 Os discípulos participam de uma fuga tornada possível por um anjo [que lhes abriu as portas da prisão onde estavam].
Atos 5:40-42 Os discípulos desobedecem ao Concílio e continuam a ensinar e pregar Jesus.
Rm 13:1-4, 1Pe 2: 13-15 Obedecermos às leis dos homens (isto é, ao governo) é a vontade de Deus.
Atos 5:29 Obedeçam a Deus, não aos homens.
Rm 13:1-4, 1Pe 2:13-15 Obedeçam às leis dos homens (isto é, ao governo). Isto é a vontade de Deus.

Por que isso é tão difícil de entender? Regra 1: Obedeça a Deus. Regra 2: Obedeça ao governo. Regra 3: Se os dois conflitam, obedeça a Deus.

At 9:7 Os que estavam presentes na conversão de Paulo ouviram a voz [de Jesus, que lhe falava], mas não viram ninguém.
Os varões, porém, [que estavam] viajando com ele, tinham parado emudecidos: em verdade, ouvindo o [barulho] de {NOTA} a voz, mas a nenhum homem vendo.
At 22:9 Eles viram uma luz, mas não ouviram uma voz.
E aqueles estando juntamente- comigo viram, em verdade, a luz, e se tornaram muito atemorizados; mas a voz não entenderam dAquele [que estava] me falando.


Daniel 10:7 relata uma situação idêntica. Por causa da intensidade da luz do céu, os companheiros [de Daniel e de Paulo] são derrubados, ouvem um grande barulho e ficam aterrorizados. No entanto, apenas o indivíduo no epicentro entende a voz, e tem a visão ofuscante total de QUEM está falando.
[
{NOTA} Hélio: At 9:7 não contradiz At 22:9: em At 9:7, os genitivos "tes phones" "o da voz", em "ouvindo, em verdade, o [?] da voz" implica que ouviram só o barulho, o som indistinguível das palavras, sem distingui-las. Em At 22:9, os acusativos em "ten phonen", e em "a voz", partes de "mas a voz não ouviram" [dAquele que falava a mim], implicam que os acompanhantes de Saulo não ouviram (no sentido de que "entenderam") a "voz" [isto é, as "palavras"], mas Paulo as entendeu. ]

Atos 9:7 Os presentes na conversão de Paulo pararam de pé.
Atos 26:14 Eles caíram por terra.

Paulo e seus companheiros caíram ao chão quando lhes apareceu a luz brilhante (Atos 26:14 e Atos 9:4). No final do evento, ambos se levantaram (Atos 9:7-8).

Acts 9:19-28 Pouco depois de sua conversão, Paulo foi a Damasco, depois a Jerusalém, onde foi apresentado aos apóstolos por Barnabé, e ali passou algum tempo com eles (entrando e saindo em Jerusalém).
Gl 1:15-20 Ele fez a viagem três anos depois, então viu apenas Pedro e Tiago.

Pedro e Tiago são os apóstolos que são mencionados em At 9:27. Atos não menciona a estada de três anos de Paul no deserto árabe. Talvez isso tenha acontecido depois dele [Paulo] deixar Damasco no versículo 25, mas antes de chegar a Jerusalém no versículo 26 [Hélio crê assim]. O mais provável é que os acontecimentos descritos no verso 23 "depois de muitos dias" ocorreram depois que ele retornou do deserto a Damasco. Note que, em At 22, quando Paulo relata esses eventos, ele também omite os três anos na Arábia, mas lhe é dito no versículo 21 para ir aos gentios. Isto encaixa bem com os eventos de Gl 1:21.
[Hélio:
At 9:23 ¶ Quando, porém, eram cumpridos muitos dias , tomaram conselho entre si os judeus, para matá-lo: 3 anos. Comp. Gl 1:18.
]

Atos 9:23 O governador tentou apoderar-se de Paulo.
2Co 11:32 Foram os judeus que tentaram apoderar-se de Paulo.

Ambos estavam atrás de Paulo.

Atos 10:34, Rm 2:11 Deus não mostra parcialidade. Ele trata a todos de igual modo.
Rm 9:11-13 Deus odiou Esaú e amou Jacó antes do nascimento de ambos.
Atos 10:34, Rm 2:11 Deus não mostra parcialidade. Ele trata todos de igual modo [quanto oportunidades de crer para salvação eterna].
Rm 9:18 Deus tem misericórdia de quem Ele quiser, etc.

Rm 9 trata de Deus tendo a presciência dos eventos. Embora isso seja difícil para o homem finito compreender totalmente, é apenas razoável que seria um desafio [impossível] para nós entendermos um Deus infinito completamente. O fato de que Deus sabe como vamos agir antes que o façamos, e, portanto, pode chegar a uma conclusão de antemão, não é uma contradição. É apenas um conceito difícil de pensarmos.

Atos 16:6 O Espírito Santo proibiu [Paulo] pregar na Ásia.
Atos 19:8-10 Paulo prega na Ásia de qualquer maneira.

Como isso é suposto ser uma contradição? O Espírito proibiu-o naquele tempo particular [mas não depois]. No entanto, mesmo se Paulo tivesse procedido em violação do Espírito, isso não seria uma contradição, mas meramente um ato de desobediência.

Atos 20:35 cita Jesus como tendo dito: "Mais abençoado é dar do que receber":
[Em] todas [estas] coisas mostrei eu a vós que, assim trabalhando, [nos] é necessário sustentar aqueles [que estão] sendo fracos, e recordar as palavras de o Senhor Jesus, as quais Ele mesmo disse: 'Muito mais bem-aventurada coisa é dar do que receber'."
(Nenhuma declaração desse tipo, feita por Jesus, é encontrada em [qualquer] outra parte da Bíblia.)

E daí? Jesus [fez e] disse muitas coisas que não estão registradas nos Evangelhos. Esta é uma delas. (Ver João 21:25.)

Rm 2:12 Todos os que pecaram sem a lei perecerão sem a lei.
Rm 4:15 onde não há lei, não há transgressão (pecado).

Isto é [tentar tratar] maçãs e laranjas [como se fossem iguais]. Rm 2:12 está contrastando os judeus (que tinham a lei) em contraste com os gentios (que não tinham a lei) e concluindo que ambos são igualmente culpados diante de Deus. (Observe o versículo 11.) Rm 4:15 está apresentando uma hipótese: "Se não tivéssemos lei, então não seríamos pecadores". No entanto, existe [sim] uma lei [a começar em nossa consciência Rm 2:15] e, portanto, todos são pecadores. (Ver também Rm 7:9.)

Rm 2:13 Os que praticam a lei serão justificados.
Rm 3:20, Gl 3:11 Eles não serão justificados.

Seja cuidadoso [, Zathras]! Você cita erroneamente Rm 3:20 e Gl 3:11. Se alguém pudesse guardar toda a lei, seria capaz de defender a sua [própria] justiça pela lei. No entanto, [guardar toda a lei] é impossível. Essa é a coisa enfatizada em Gálatas 3:10. Portanto, ninguém pode ganhar esse caso judicial [isto é, ninguém pode comparecer diante do Juiz e afirmar "nunca, nem mesmo por 1 segundo, violei nem mesmo uma vírgula da Lei. Nem por ação, nem por palavra, nem por pensamento", e isto ser verdade, e ele, por si mesmo, merecer ir para o céu].

Rm 2:15 A lei está escrita no [nosso] coração. A consciência ensina [a diferenciar] o certo do errado.
1Jo 2:27 A unção por Jesus ensina [a diferenciar] o certo do errado.

Várias coisas dão direção [para diferenciarmos o] que é certo do que é errado.

Rm 4:9 A fé foi contada a Abraão como justiça.
Tg 2:21 Abraão foi justificado pelas obras (que aperfeiçoaram a sua fé).

Esta mesma objeção é respondida acima [Rm 2:13].

Rm 10:11 (Uma alegada citação do VT): "
Porque DIZ A ESCRITURA: "Todo aquele [que está] crendo nEle não será envergonhado". "
[Mas não há] nenhuma declaração semelhante no VT.)

Leia Is 28:16.   
"Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Eis que Eu assentei em Sião uma Pedra por fundação, uma Pedra já provada, Pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer nEla não se apresse (a fugir)."


Rm 14:21
Bom [é tu] não comer[es] carne, nem beber[es] suco de uva , nem [fazeres qualquer outra coisa] em que o teu irmão tropeça, ou é escandalizado, ou se enfraquece.
Cl 2:16
Não, pois, algum homem vos julgue em [relação ao] comer , ou em [relação ao] beber , ou a respeito de festa , ou lua nova, ou sábadoS,

[Não há] contradição alguma. Romanos afirma que é bom ofender o menor número possível [de crentes sinceros, mas novos ou mal instruídos] nestas áreas. No entanto, em Colossenses, havia falsos mestres que [se concentravam em] pregar tais preferências humanas como um meio [garantidor] de espiritualidade (versículos 17-23). Isso não devia ser tolerado.

1Co 7:8-9 As viúvas não devem se casar (embora seja melhor casar do que ser abrasado).
1Tm 5:14 As viúvas jovens devem se casar, ter filhos, governar o lar, etc.

O comando de Paulo (dado uma única vez) para evitar o casamento, foi específico para aos coríntios e para AQUELE [CURTO] TEMPO por causa da perseguição maciça que vinha a caminho deles. Ele deixa isso muito claro nos versículos 1Co 7:26-29. [
26 Penso, pois, isto bom ser: por causa da grande- aflição  tendo estado presente, que [é] bom para um homem o assim estar:  27 Tens tu sido ligado a uma esposa? Não busques separação. Tens tu sido libertado para- longe- de esposa? Não busques uma esposa. 28 Se, porém, também tu casares, não pecaste. E, se casar a virgem , não pecou. Todavia, aflição na carne terão os tais , e eu vos poupo.  29 Isto, porém, digo, ó irmãos: que o tempo remanescente está tendo sido encurtado. A fim de que [até] mesmo aqueles tendo esposas sejam como se não as tendo ;  LTT]

1Co 8:4 Há somente um Deus.
2Co 4:4 Satanás é deus deste mundo (portanto há pelo menos dois deuses).

Há muitas coisas que os homens adoram como deuses: Satanás, dinheiro, ídolos, estrelas, santos, natureza, etc. Há apenas um Deus verdadeiro e todos esses outros deuses são fraudes. [Analogia:] Quantos imitadores e sósias de Elvis têm havido? Centenas? Quantos Elvis Presley-s existiram? [Somente] um.

1Co 10:33 Paulo diz que ele tenta agradar os homens (para que eles possam ser salvos).
Gl 1:10 Paulo diz que não seria servo de Cristo se tentasse agradar aos homens.

Leia o contexto para entender o que Paulo quer dizer com "agradar os homens" em cada caso. Gl 1:9 fala sobre agradar aos homens pregando um falso evangelho [isso devemos evitar]. 1Co 10:32 fala sobre [não] ser ofensivo. É muito simples: em questões de doutrina, RESISTA FIRME de modo a agradar a Deus [não importa se você desagradar todos os homens]; em matéria de cultura e preferência [cores de tecidos e paredes do prédio da igreja, comidas para seus hóspedes em sua casa, etc,], SEJA FLEXÍVEL para ofender o seu público [sem nenhuma necessidade em pról do são ensino de toda a Bíblia].

2Co 12:16 Paulo diz que usa truques.
1Ts 2:3 Paulo diz que não usa astúcia.

Você está comparando a caracterização de Paulo de seu ministério em duas igrejas diferentes (Isto é [tentar tratar] maçãs e laranjas [como se fossem iguais]). Aliás, "truque" [em 2Co 12:16] é uma tradução pobre do grego: "Sutileza" seria melhor.

Gl 6:2 Cada um às cargas uns dos outros levai.
Gl 6:5 Cada homem à sua própria carga levará- sobre- si.

[Sim,] devemos levar ambas [as cargas]. E daí?

1Ts 2:2 Deus deu a Paulo coragem para continuar seu trabalho.
1Ts 2:17-18 Satanás impediu Paulo [de viajar para rever os tessalonicenses].
(Nota: Quem é mais forte, Satanás ou Deus?)

Quem ganhou a luta? (Ver 2Tm 4:6-8.) Deus permite a Satanás corda suficiente para fazer um monte de danos, mas Deus sempre mantém a outra ponta da trela [estabelece os limites]. No final, Deus triunfará pública e claramente.

1Tm 1:15 Paulo diz que ele é o principal dos pecadores.
1Jo 3:8-10 Quem comete pecado é do Diabo. Filhos de Deus não pecam.

1João não está dizendo que os cristãos são perfeitos sem nenhum pecado sequer (ver 1Jo 1:8-10), mas o contexto (note vs. 6) está falando sobre "permanecer" no pecado. Está discutindo um estilo de vida de pecado. Veja também 1Jo 5:16-18. Em 1Tm 1:15, Paulo discute sua vida antes de vir a Cristo. Naquele tempo, ele certamente era um filho do Diabo!
[Hélio: Cremos que é melhor simplesmente entendermos que a passagem 1Jo 3:8-10 se refere ao NOVO HOMEM que existe em cada crente (mesmo que temporariamente acompanhado do velho homem) e que a passagem também antecipa nosso abençoado ESTADO ESCATOLÓGICO (quando para sempre estaremos livres do homem velho e do pecado). Somente assim há segurança, pois o que é gerado de Deus (o novo homem) não peca nem sequer pode pecar. Esta interpretação se harmoniza com o contexto [1Jo 2:28-3:10] circundando a passagem, que contrasta a nova contra a velha natureza do crente, em uma antecipação escatológica: Quando deixarmos este corpo atual, todos nós, os salvos, literalmente não teremos a menor possibilidade de pecar.
]

1Tm 6:20, 2Tm 2: 14-16, 3:1-7 Não discuta com um incrédulo.
2Jo 1:10-11 Qualquer um que mesmo cumprimenta um incrédulo compartilha de sua obra perversa.
1Pd 3:15 Estejam sempre prontos a responder a qualquer homem quanto à fé de vocês.

Paulo não proíbe discutir com incrédulos, pois ele fez isso o tempo todo (ver At 17:2) [visando que se arrependam e creiam, e, assim, sejam salvos]. A advertência dele é contra debates "[que são] de nenhum proveito" e "conversas vãs", como os fariseus [tanto] gostavam [de fazer]. Você [Zathras] cita completamente distorcido 2 Jo [1:10-11]. [João] está falando a respeito de um falso mestre, não apenas de qualquer incrédulo. Além disso, ele não proíbe uma saudação casual, mas [proíbe] que se deseje a algum deles "[Regozija!] Desejo-te sucesso [na propagação de erros e heresias]!". Um crente não deve desejar a ninguém que tenha sucesso em ensinar heresias falsas e e que conduzem à condenação.

Tg 4:5 (Cita um versículo que é alegado ser da Escritura (VT). [Mas] não é encontrado no VT.) "
Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (ACF)

[Tiago] não necessariamente cita apenas um versículo do VT. Diz simplesmente: as Escrituras dizem que o Espírito de Deus tem ciúmes de nós. Na verdade, as Escrituras fazem isso: Ex 20:5; 34:14, Js 24:19, Naum 1:2, e muitos mais.
Ex 20:5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque Eu, o SENHOR teu Deus, [sou] Deus zeloso, que faço visita sobre os filhos a iniquidade dos seus pais, até à terceira e à quarta [geração] daqueles que Me odeiam. LTT
Ex 34:14 Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR [é] Zeloso; [é] [um] Deus zeloso. LTT
Js 24:19 Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto Ele [é] Deus santo, [é] Deus zeloso, [que] não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. LTT
Na 1:2 "O SENHOR [é] Deus zeloso e vingador; o SENHOR [é] vingador e cheio de furor  ; o SENHOR toma vingança contra os Seus adversários, e guarda [a ira] contra os Seus inimigos.  LTT

Ap 8:7 Toda a erva [verde] da terra é queimada, e então ...
Ap 9:4 Um exército de gafanhotos, que está prestes a ser solto sobre a terra, é instruído para não prejudicar a erva.

Embora não possamos ter certeza de quanto tempo decorrerá entre esses comandos, é provável que um bom tempo. Grama queimada pode se recuperar bastante rapidamente. O mandamento em Ap 9:4 equilibra julgamento com misericórdia, já que a erva provavelmente estava apenas se recuperando [os gafanhotos não comendo a erva que está brotando e crescendo, mas ferindo e matando apenas homens dentre os descrentes, deixam espaço para a erva dar seu grão e alimentar os homens que foram convertidos durante a Tribulação.]
[Se somente a parte aérea de muitos tipos de gramíneas for queimada, sem afetar as raízes, e se chover bastante, em poucos dias tudo rebrotará, em alguns meses poderá haver razoável colheita]
[Note que Ap 8:7 somente se refere à erva VERDE.
"Na maioria de partes da terra a grama não é verde o ano redondo, mas é seasonal. A queima de toda a grama que é verde durante uma estação particular deixaria o restante intocado até que sua estação da dormência acabe" (Simcox).]

… … …

Fonte:
http://www.genesispark.com/essays/contradictions/answered/
Texto: Dave Woetzel.
Tradução: partes 1 a 8: Cristiano Quaresma da Silva;
                 partes 9 e 10: Hélio de Menezes Silva.


 





Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.