"Sola Scriptura" [= "Somente as Escrituras"] , "Assim diz o Senhor", "Está Escrito"

É a Bíblia verdadeiramente a autoridade final em todas as questões de fé e de moral?

É "Sola Scriptura" um conceito bíblico, ou é um conceito inventado pelo homem?



"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;" (João 10:27)




O
termo "Sola Scriptura", ou "somente a Bíblia", é uma frase curta que representa uma simples verdade, a saber, que existe e possuímos somente uma revelação especial de Deus e ela constitui as Escrituras (a Bíblia, a Palavra escrita). As Escrituras declaram este conceito repetida e enfaticamente. A exata frase "está escrito" significa que a Bíblia é exclusiva e totalmente transcrita de Deus [cada e todas as palavras da Bíblia, e só dela, são rigorosamente de Deus, perfeitas, perfeitamente ditadas por Deus ou por Ele perfeitamente escolhidas no vocabulário do escritor e assopradas na mente deste, perfeitamente registradas, e perfeitamente preservadas], a Bíblia não resulta de nenhum "disse me disse" [de palavras imprecisas, de rumor falivelmente transmitido e falivelmente registrado por falíveis homens]. O mandamento para crer o que está escrito significa crer somente na pura Palavra de Deus. O que está em julgamento de vida ou morte, perante o Deus Todo Santidade, é [o crermos, obedecermos e defendermos] a Sua verdade incorruptível [a Bíblia].

No último mandamento na Bíblia, Deus resolutamente nos diz para não adicionarmos nem subtrairmos da Sua Palavra.

"18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro." (Apocalipse 22:18-19)

A Sua Palavra é absolutamente suficiente em si própria. (Salmos 119:160) ["A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre."]

A mensagem bíblica assoprada por Deus é revelação em forma escrita (2Timóteo 3:15-16) [15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;]. A reivindicação bíblica é que aquilo que Deus tem inspirado é a Sua palavra que foi escrita (2Pedro 1:20-21) [20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.]. Quando o Senhor Jesus Cristo disse : "A Escritura não pode ser anulada" (João 10:35), Ele estava falando da Palavra de Deus escrita. Os eventos, ações, mandamentos e verdades de Deus nos são dadas em forma proposicional, isto é, em forma de sentenças lógicas escritas. A declaração de Deus nas Escrituras é que ela, e somente ela, é a autoridade final em todas as questões de fé e moral.

Portanto, existe somente uma fonte escrita provinda de Deus. Para o povo de Deus nas igrejas, existe somente uma base para conhecer a verdade.



Afirmado por Jesus Cristo 

O próprio Senhor Jesus Cristo, em pessoa, identificou a verdade como sendo a Palavra escrita. Na Sua oração como Sumo Sacerdote, Ele disse: "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." [João 17:17]. Isto foi consistente com as declarações através de todo o Velho Testamento, nas quais o Espírito Santo continuamente proclama que a declaração vinda de Deus é a verdade, como, por exemplo, em  (Salmos 119:142), "a tua lei é a verdade." Não há nenhuma outra fonte (a não ser, somente, as Escrituras) à qual uma tal declaração se aplique. Somente aquela fonte, as Santas Escrituras, é que são o padrão do crente quanto ao que é a verdade.

No Novo Testamento, é a Palavra escrita de Deus, somente ela, à qual o Senhor Jesus Cristo e Seus apóstolos se referem como sendo a autoridade final. Na tentação, três vezes o Senhor Jesus resistiu a Satanás, dizendo: "Está escrito", como, por exemplo, em Mateus 4:4, "Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Ao declarar "Está escrito" o Senhor usou exatamente a mesma frase que é usada quarenta e seis vezes na Santa Bíblia. A persistência da frase repetida enfatiza a sua importância. A total aceitação da autoridade do Velho Testamento, pelo Senhor, é evidente em Suas palavras encontradas em Mateus 5:17-18:

"17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido."


Outras fontes de autoridade são condenadas

As pessoas freqüentemente tentam dar às tradições humanas maior autoridade do que à Palavra de Deus. Isto foi verdade com respeito aos judeus do dia de Jesus. Ao refutar os erros dos Saduceus, as Escrituras registram o Senhor dizendo:  "... Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mateus 22:29). Jesus Cristo continuamente castigou e repreendeu os Fariseus porque colocavam suas tradições no mesmo nível da Palavra de Deus - assim corrompendo a base da verdade através de tomarem as suas tradições como equivalentes à Palavra de Deus. Por isto, Jesus declarou-lhes, em Marcos 7:13, "Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas."
Uma vez que somente as Escrituras são inspiradas, somente elas são a suprema autoridade e somente elas são o juiz final,que faz o julgamento final da Tradição.


A Palavra do Senhor traz um mandamento, ordena, em Provérbios 30:5-6:

"5 Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. 6 Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso."

Deus ordena que nós não devemos adicionar à Sua Palavra: este mandamento mostra, enfaticamente, que é a Palavra de Deus, e somente ela, que é pura e incontaminada.

Alinhada juntamente com os Provérbios [30:5-6], a forte e clara declaração do Senhor em Isaías 8:20 é: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles." A verdade é esta: uma vez que, somente a palavra de Deus escrita é inspirada, ela é a única regra de fé. Não pode ser de outra forma.


Como é que a Escritura deve ser acuradamente interpretada?

O princípio de "somente a Escritura" é básico para a acurada interpretação da Escritura. Salmos 36:9 explana: "Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.." A verdade de Deus é vista sob a luz da verdade de Deus. O apóstolo Paulo disse a mesma coisa, "As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais." (1Coríntios 2:13). É precisamente naquela luz na qual a verdade de Deus se abriga, que a Sua verdade é vista.(Compare João 3:18-21; 2Coríntios 4:3-7).

O apóstolo Pedro declara, sob a inspiração do Espírito Santo: "20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (2Pedro 1:20-21). Portanto, logicamente, Pedro deixa muito claro que, para se manter a pureza da Santa Palavra escrita de Deus, a fonte de interpretação tem de ser a mesma fonte pura que originou as próprias Escrituras.

As Escrituras só podem ser corretamente entendidas à luz das Escrituras, uma vez que somente elas são incorrompidas. É somente com a luz do Espírito Santo que as Escrituras podem ser corretamente compreendidas. O Espírito Santo faz com que aqueles que são do Senhor [isto é, os salvos] entendam as Escrituras (João 14:16-17, 26) [... 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. ...26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.] Uma vez que o Espírito faz isto através das Escrituras, obviamente o faz de acordo com o princípio de que as próprias Escrituras são a infalível regra de interpretação de sua própria verdade "... E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade." (1João 5:6)

Se você deseja ser fiel a Deus nesta importante questão, siga a Sua instrução, "Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras" (Provérbios 1:23). Se você está anelando pela verdade, e tem a atitude de  Salmos 51:17 (isto é, mantém "um coração quebrantado e contrito"), o Senhor Deus não o irá desprezar. Ele revelará as fundações básicas sobre as quais o Senhor Jesus Cristo e os apóstolos se apoiaram e se ergueram de pé.


É "Somente as Escrituras" adequada, ou precisamos de algo mais que "Somente as Escrituras?"

A total suficiência das Escrituras é declarada pelo apóstolo Paulo,

"16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (2 Timóteo 3:16-17).


Para termos a autoridade e verdade finais, tudo que necessitamos é das Escrituras.

E que tal a alegação de que não é possível andarmos pelo princípio de Sola Scriptura?

Numa tentativa de justificar tradições como sendo de autoridade igual ou superior à das Escrituras, freqüentemente se tem [erroneamente] apelado para o último versículo no evangelho de João,

"Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém." (João 21:25).


Naturalmente, houve muitas ações e declarações do Senhor não registradas nas Escrituras. Mas isto não faz que a Escritura seja menos o registro autoritativo que o Santo Deus tem dado ao seu povo. Nós não temos sequer uma sentença que é autoritativamente provinda do Senhor, fora daquilo que está na Palavra escrita.  Apelar para uma tradição para obter autoridade, quando o Santo Deus não a deu, é fútil, inútil. A idéia de que, de algum modo, os dizeres e eventos provindos do Senhor têm sido registrados através da tradição, é, simplesmente, não verdadeira.

Uma outra tentativa de justificar tradição é a declaração que a igreja primitiva não teve o Novo Testamento. O apóstolo Pedro fala a respeito dos escritos do apóstolo Paulo quando declara,

"15 E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição." (2Pedro 3:15-16) 


Pedro também declarou que estava escrevendo para que os crentes pudessem relembrar o que ele tinha dito. Portanto ele escreveu "Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade." (2 Pedro 1:12)

Desde os primeiros dias do Cristianismo, uma parte substancial do Novo Testamento estava disponível. Sob a inspiração do Senhor, o apóstolo Paulo ordenou que suas cartas fossem lidas em outras igrejas além daquelas para as quais elas foram enviadas. Isto, claramente, mostra que a palavra escrita de Deus estava sendo circulada mesmo enquanto os apóstolos viviam. O Senhor ordenou crer que o que está escrito tem sempre sido algo que os crentes podem obedecer e, na realidade, obedecem. Neste assunto, devemos ter a humildade ordenada nas Escrituras para não pensarmos acima daquilo que está escrito. "... para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." (1Coríntios 4:6)



Verdade, a Palavra de Deus, e nosso amor por Ele

O Senhor traz o tópico da verdade, tendo por objetivo fortalecer nosso amor a Si. Isto, novamente, enfatiza sua importância. "23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. 24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou." (João 14:23-24), e, novamente, "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." (Mateus 24:35).

O próprio Senhor encarava somente as Escrituras como autoritativas. Seus apóstolos, idem. O Senhor e Seus apóstolos confirmaram a exata mensagem do Velho Testamento. "A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices." (Salmos 19:7).  O crente deve ser fiel aos mandamentos e exemplos do Senhor, retendo e agarrando-se somente ao que está escrito: "A Tua Palavra é a verdade."






Autor: Richard M. Bennett, Berean Beacon Ministries
Tradutora: Valdenira Nunes de M. Silva, ago.2002. [colchetes assinalam suas explanações]

Copyright 1999, Eden Communications, All Rights Reserved - except as noted on the "Usage and Copyright" page that grants ChristianAnswers.Net users generous rights for putting this page to work in their homes, personal witnessing, churches and schools.




(retorne a http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.