Caros irmãos:



Desde cerca de 1522, TODAS as igrejas "protestantes" de CADA UMA das nações do mundo só conheciam e usavam UMA SÓ Bíblia, aquela traduzida do Texto Tradicional (Hebraico-Aramaico e Grego) para a língua daquela nação, quando a Reforma a ela chegou plenamente. Em Português, as únicas representantes fiéis da Almeida 1681/1753 são a ACF - Almeida Corrigida Fiel, e a ARC - Almeida Revista e Corrigida (particularmente até a edição 1948).


Em 1880-81, Westcott e Hort lançaram o Texto Crítico e a primeira Bíblia "Protestante" nele baseado, a English Revised Version, mesmo que ela não foi nada popular entre os pastores "comuns", só despertando interesse dos veneradores da erudição (a história repetiu-se no Brasil, com a Tradução Brasileira, 1917). Somente na década de 1950, com a New American Standard Version (no Brasil, com a Almeida Revista e Atualizada, na década de 1960) é que Bíblias baseadas em algum tipo de Texto Crítico pouco a pouco começaram realmente a se popularizar. Esta popularidade paulatinamente aumentou, nos Estados Unidos, com a NIV - New International Version, na década de 1980 (no Brasil, tememos muito que o mesmo ocorra com a NVI - Nova Versão Internacional, lançada em 2001). (Os principais TC's descendentes das teorias de Westcott-Hort são os da UBS-United Bible Societies, e os de Nestlé-Aland.) 


Indiscutivelmente, todas as Bíblias Alexandrinas (basicamente baseadas em apenas 2 dos 5255 manuscritos ainda existentes), são substancialmente diferentes das Bíblias da Reforma e descendem, em altíssimo grau, das teorias textuais de Westcott e Hort.


Portanto, Westcott e Hort são os verdadeiros pais de todas as Bíblias Alexandrinas, em todas as línguas.


Por isso, é muito importante investigarmos as crenças desses dois homens. Para isto, nada melhor do que examinar suas próprias palavras, as palavras emitidas por suas próprias bocas e escritas por suas próprias mãos. Fizemos isto e ficamos estarrecidos, chocados.


Segue uma super-pequena amostra do que encontramos.


Deus nos abençoe ricamente, à medida que nos esforçamos para melhor conhecer a Ele e Sua Palavra, obedecê-Lo, amá-Lo, e serví-Lo.


HÉLIO de Menezes Silva.


PS - Visite e estude regularmente, bookmark, recomende a seus amigos, e ponha links para http://solascriptura-tt.org  - 700 estudos em 20 áreas da teologia

*************************************************************************************


Palavras das próprias bocas de Westcott e Hort, os verdadeiros pais de todas as Bíblias Alexandrinas, nos chocam pelas heresias!




"Existem, eu temo, ainda mais sérias diferenças entre nós [contra os evangélicos] a respeito do assunto da autoridade, especialmente o da autoridade da Bíblia." 

"O livro que mais me cativou é Darwin. ... é um livro do qual se é orgulhoso de ser contemporâneo... Meu sentimento é forte, de que a teoria
[de Darwin] é irrespondível. Assim sendo, ela abrirá um novo período."

"Ninguém hoje em dia, eu suponho, acredita, por exemplo, que os primeiros 3 capítulos de Gênesis apresentem uma história literal - Eu nunca poderei entender como alguém, lendo-os com os olhos abertos, poderia pensar que eles o façam
[isto é, apresentem uma história, literal]." 

"Nenhum estado tal como 'Éden' ... jamais existiu ... a queda de Adão não diferiu em nenhum grau da queda de cada um dos seus descendentes."

"Pense naquele vil
[nojento, repulsivo, depravado, sem valor algum] 'Texto Recebido' ".

"E atrás da tela havia, em tamanho real, uma 'Pietá'
[isto é, uma estátua da Virgem, condoendo-se de um Cristo morto, no seu colo]... Se eu estivesse sozinho eu poderia ter ficado AJOELHADO ali por horas." 

"Adoração a Maria e adoração a Jesus têm muito em comum nas suas causas e nos seus resultados."

"Eu sou um sacerdotalista ferrenho."

"Protestantismo é apenas parentético e temporário." 

"A pura visão Romanista me parece mais próxima (e mais provável de levar) à verdade, do que a
[visão] evangélica..." 

"Não ousemos abandonar os sacramentos
[Romanistas], ou Deus nos abandonará."

"... a popular doutrina da substituição
[a morte vicária de Cristo expiando por nossos pecados, em nosso lugar] é uma farsa imoral, grave ... nada poderia ser mais não escritural ... uma heresia quase universal."

O MAIS ESTARRECEDOR DE TUDO É QUE WESTCOTT E HORT FORAM MEMBROS ATIVOS DE UM CENTRO ESPÍRITA, INVOCAVAM DEMÔNIOS!!!!!


********************************************

Cheque tudo, se quiser! Maiores detalhes em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ADuplaDinamicaWestcottEHort-Pedro.htm , em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/WestcottHortFromOwnMouthes-JesusIL.htm , e na bibliografia destes dois artigos.

(Observação: tudo, acima, que está entre colchetes e em outra cor, foi adicionado por mim, como explicação).

Hélio de Menezes Silva




[Por que os "altos escalões" dos seminários, da AIBREB - Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil, e associações estaduais (APIBRE, AIBRECE, etc.) das Igrejas Batistas Regulares, ao invés de estudarem + agradecerem + aprofundarem + divulgarem alertas como este, os temem tanto e tentam a todo custo proibir que se os façam ante todos os membros de suas igrejas batistas regulares?!?! Hélio, 2011]




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).


(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-Traducoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.