Maravilhoso Sumário de 1 João 5:7,8, por JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA.

(enviado pelo irmão Alex Vasconcelos)




(I. EPISTOLA UNIVERSAL DE S. JOAÕ // Capitulo V. [ementa])
“1 Prova ainda o Apostolo que o amor de Deus e d’os filhos de Deus sempre ajuntar se devem. 3 E ensina que o amor de Deùs se mostra pelo guardar de seus mandamentos e vencer d’o mundo, o que os regenerados pela fé em Jesus Christo fazem. 6 Prova que esse he o Filho de Deus e Salvador d’o mundo por dous laya* de testemunhos, ´no ceo, d’o d’a Trindade; 8 ´Na terra, d’o d’o Espírito, d’a agoa e d’o sangue; 9 E ensina que esses testemunhos aceitar devemos, ou que d’outra maneira a Deus mentiroso fazemos. 11 Mas que os que os aceitaõ por Jesu Christo a vida eterna tem; 14 Como taõbem a confiança que por suas oraçoens de Deus alcançaráõ, tudo quanto lhes para Salvação necessário he. 16 E isso não somente pera si mesmos, mas taõbem pêra seu irmão, que pera morte naõ peca. 18 Ensinando que os regenerados ´neste pecado naõ cayaõ, porquanto bem e direitamente a Deus, e a seu Filho Jesu Christo, conhécem e e ´nelle estáõ. 21 Finalmente amoesta a os fieis que d’os ídolos se guardem”. (O Novo Testamento Isto he Todos os Livros do Novo Concerto do nosso fiel Senhor e Redemptor Jesu Christo, Traduzido na Lingúa Portúgúesa pelo Reverendo Padre Joaõ Ferreira A D’Almeida Ministro Pregador do SANTO Euangelho nesta cidade de Batávia em Java Mayor... Anno 1693 [página 552, negrito acrescentado]). * DUAS LAIAS!!!



Qualquer jurista ficaria estupefato com a noção jurídica que essa passagem nos traz, a necessária suficiência que nos leva a ter na quantidade, qualidade e ‘localidade’ das testemunhas!





Enviado por Alex Vasconcelos

**********************************


[Tradução por Hélio, para o moderno português brasileiro:

[Verso] 7: por meio de duas categorias de testemunhos ele prova de que esse é o Filho de Deus e [o] Salvador do mundo. [A primeira categoria está ] no ceu, [e é o testemunho] da Trindade; 

[verso] 8: [a segunda categoria está] na terra, [e é o testemunho] do Espírito, da água, e do sangue; 

[verso] 9: e ele ensina que devemos aceitar esses testemunhos, ou, se não o fizermos, estaremos fazendo Deus de mentiroso. 

[verso] 11 Mas que os que os aceitam [os testemunhos] têm a vida eterna por operação de Jesus Cristo;
"]



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.