Versões Modernas [Alexandria + Equivalência Dinamica] Apoiam Sodomia



Janet Moser,


adaptada por Miguel A. Maciel




O texto a seguir é trecho do livro (formato de apostila): GNOSTICISM, The Doctrinal Foundation of The New Bible Versions, por Janet Moser, THE BIBLE FOR TODAY PRESS
Estou trabalhando na tradução deste livro e peço orações para que eu possa finalizá-lo e receber aval dos editores para divulgação posterior dele de forma completa.

 

O trecho em questão trata da influência da Doutrina Gnóstica de Antropologia sobre as versões modernas, baseadas em criticismo textual (Equivalência Dinâmica). 

 

Aqui são apresentadas alterações na New International Version - NIV (ou NVI - Nova Tradução Internacional, em português). Eu tomei a liberdade de incluir (/ACF) ao lado de KJV (King James Version, 1611).

 

 

Antropologia. Item 5.b.7: O homem perfeito é bi-sexual (Essa é a base para a Sodomia)

 

a) Verdade rejeitada

 

Lev. 18: 22 – Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;

 

II. Ped. 2:6-8 – E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas);

 

b) Doutrina gnóstica

 

“Todo o processo de mundo é necessário para moldar o Homem Perfeito assim o estado original do ANDRÓGINO (masculino e feminino ao mesmo tempo) será restaurado.” (#2, p.548)

 

c) “Escrituras” gnóstica

 

A PARÁFRASE DE SHEM

“Quando ele tiver aparecido, O Shem, sobre a terra, (em) o lugar que será chamado de Sodoma, (então) salvaguardará a iluminação que eu te darei. Pois aqueles cujo coração foi purificado se congregarão a ti, por causa da palavra que tu revelarás. Pois quando apareceres no mundo, a NATUREZA DAS TREVAS AGITAR-SE-Á CONTRA TI, juntamente com os ventos e um demônio, para que possam destruir a iluminação. Mas tu proclamarás rapidamente aos Sodomitas seu ensino universal, pois eles são os seus membros. Pois o demônio na forma humana (Ló) se apartará daquele lugar por minha vontade, já que ele é ignorante. Ele será preservado deste amargo fim. MAS OS SODOMITAS, DE ACORDO COM A VONTADE DA MAJESTADE, MANTERÃO EM EVIDÊNCIA O TESTEMUNHO UNIVERSAL. Eles descansarão com uma consciência pura no local de seu repouso, o qual é o Espírito não gerado. E como essas coisas acontecerão, SODOMA SERÁ QUEIMADA INJUSTAMENTE POR UMA NATUREZA FUNDAMENTAL. Pois o mal não cessará, a fim de que sua majestade possa ser revelada naquele lugar”. (# 12, p.353-354)

 

EVANGELHO DE TOMÉ

Jesus lhes disse: "Quando fizerdes dos dois um e quando fizerdes  o interior como o exterior, o exterior como  o  interior, o acima  como o embaixo e QUANDO FIZERDES  DO  MACHO E  DA  FÊMEA  UMA  SÓ  COISA,  de  forma  que  o  macho não seja mais macho nem a fêmea seja mais fêmea, e quando formardes olhos em lugar  de um olho, uma mão em lugar  de uma mão, um pé em lugar  de um pé e uma imagem  em lugar  de uma  imagem,  então,  entrareis  (no  Reino). (#12, p.129)

 

Simão Pedro disse-lhes: ‘Que Maria saia de nosso meio, pois as mulheres não são dignas da vida’. Jesus disse: ‘Eu mesmo vou guiá-la PARA TORNÁ-LA MACHO, para que ela também possa tornar-se um espírito vivo semelhante a vós machos. PORQUE TODA MULHER QUE SE TORNAR MACHO ENTRARÁ NO REINO DO CÉU’. (#12, p. 128)

 

“Seus discípulos disseram: ‘Quando tu te revelarás a nós e quando te veremos?’ Jesus disse: ‘Quando VOS DESPIRDES sem vos envergonhardes e tomardes vossas vestes e, colocando-as sobre vossos pés, pisardes sobre elas como criancinhas, então (vereis)  o  filho  daquele que vive e não tereis medo’”.(#12, p.130)

 

e) Alterações de Traduções (Equivalência Dinâmica)

 

Deuteronômio 23:17

 

KJV (/ACF) – Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá SODOMITA dentre os filhos de Israel..

 

NIV – Nenhum israelita, homem ou mulher, poderá tornar-se PROSTITUTO CULTUAL.

 

 

 

I Reis 14:24

 

KJV (/ACF) – Havia também SODOMITAS na terra; fizeram conforme a todas as abominações dos povos que o SENHOR tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.

 

NIV – Havia no país até PROSTITUTOS CULTUAIS; o povo se envolvia em todas as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas.

 

 

I Reis 15:12

 

KJV (/ACF) – Porque tirou da terra os SODOMITAS, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram.

 

NIV – Expulsou do país os PROSTITUTOS CULTUAIS e se desfez de todos os ídolos que seu pai havia feito.

 

 

I Reis 22:46

 

KJV – Também expulsou da terra o restante dos SODOMITAS, que ficaram nos dias de seu pai Asa.

 

NIV – Ele livrou o país dos PROSTITUTOS CULTUAIS que restaram depois do reinado do seu pai Asa.

 

 

I Reis 23:7

 

KJV (/ACF)  – Também derrubou as casas dos SODOMITAS que estavam na casa do SENHOR, em que as mulheres teciam casinhas para o ídolo do bosque.

 

NIV – Também derrubou as acomodações dos PROSTITUTOS CULTUAIS, que ficavam no templo do Senhor, onde as mulheres teciam para Aserá.

 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-Traducoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.