Como Consultar sua Bíblia por ASSUNTO, TEMA, TÓPICO.

Como Crescer em TEOLOGIA SISTEMÁTICA, Somente Ajudado Pelo Espírito Santo.




1) Vá a biblegateway.com/topical/ e opte por Nave (minha preferência) ou por Torrey;
ou vá a wbsa.logos.com/ (What the Bible Says About...);
ou vá à Thompson's Chain Reference em studylight.org/con/tcr/ .

2) Em inglês, informe o ASSUNTO/ TEMA/ TÓPICO que deseja
      (por exemplo, ambition),
e lhe serão mostrados todos os versos-chave sobre o assunto/ tema/ tópico,
e importantes sugestões sobre tópicos correlatos.

3) Leia TUDO o que a BÍBLIA (só ela) diz sobre o assunto/ tema/ tópico e seus correlatos que lhe interessarem.
Não despreze nenhum verso (as seitas tomam o verso menos claro e explícito sobre um assunto, o deformam, e ignoram as muitas dezenas de versos sobre o mesmo assunto e que destroem sua deformação).
Deixe a Bíblia explicar-se a si mesma em maravilhosa harmonia. Aceite e esforce-se para praticar tudo o que a Bíblia, só ela, ensina.

Lembre, porém, que todos esses autores citados algumas vezes falharam e listaram versos errados que, realmente, nada têm a ver com o assunto. Na maioria dos casos isto ocorreu porque não tinham uma visão dispensacional, nem sempre adequadamente distinguiram entre Israel e as igreja locais, entre a Lei e a graça, nem sempre foram 100% literais mas sim herdeiros de alguns dos métodos alegóricos do romanismo, por tudo isso nem sempre foram idealmente pré-milenaristas, nem pré-tribulacionistas, nem "uma vez realmente salvo, sempre salvo", nem batistas, etc.




Observação: Sempre use o método de interpretação literal- gramatical- histórica:

- Método literal- gramatical- histórico: " Quando o sentido simples da Escritura faz senso comum, não procure nenhum outro sentido; portanto, tome cada palavra no seu significado literal - usual - ordinário - primário, a não ser que os fatos do contexto imediato, estudados à luz de passagens relacionadas e de verdades axiomáticas e fundamentais, claramente indiquem o contrário." (D. L. Cooper). Obviamente, a interpretação literal- gramatical- histórica tem espaço para linguagem figurada- poética ("Eu sou a porta", "os montes ... romperão em cântico ... as árvores ... baterão palmas", etc.), de significado óbvio e indiscutível, só não tem espaço para alegorismo (associar leão à Inglaterra, confundir Israel e a Igreja, etc.). 


Claro, claro, há talvez 0,1% de passagens com sentido poético (Is 55:12 ... os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas)  e com uso de figuras de linguagens (eu sou a porta ... eu sou o caminho ... etc.), mas sempre há um modo (único e evidente pelo contexto imediato e mediato) de interpretá-los de modo que honre o literalismo racional. Talvez um exemplo esclareça melhor:

Se o jornal diz que “a educação é o caminho que o Brasil deve trilhar”, isto é linguagem figurada, mas todos, de modo simples e imediato e honrando o literalismo racional, entendem que “caminho” não é uma rodovia, e que “trilhar” não é com pés físicos literais! Todos entendem que “caminho”, na sentença, significa ação a ser tomada para a salvação do nosso país. Para mim, esta é a interpretação LITERAL racional, literal- óbvia- indiscutível dentro do seu contexto. Não há outra interpretação possível. Ninguém precisa entender diferentemente.
Semelhantemente, onde Cristo diz “Eu sou o caminho ...”, devemos entender que “caminho”, nesta sentença, significa acesso, maneira que habilita para a salvação pessoal do inferno e para a adoção pelo Pai, através fé bíblica e recebimento bíblico do Cristo da Bíblia. Para mim, esta é a interpretação LITERAL racional, literal- óbvia- indiscutível dentro do seu contexto. Não há outra possível. Ninguém precisa entender diferentemente.

Interpretação alegórica é o oposto do acima. Um alegorista dirá “A palavra 'Eu' significa a igreja Fulana, portanto o que Cristo realmente quis dizer é que a igreja Fulana é o único caminho para a salvação; outro alegorista dirá "A expressão 'o caminho' é muito radical, devemos interpretá-la como sendo apenas 'um dos muitos caminhos possíveis', portanto o que Cristo realmente quis dizer é que Ele é um dos muitos caminhos possíveis para o céu, e sabemos que outros caminhos igualmente possíveis são as boas obras, a sinceridade, o esforço sincero, o batismo, o budismo, o islamismo, qualquer religião sinceramente seguida, ou até mesmo o ateísmo bondoso.” Com a interpretação alegórica, o interpretador faz a Bíblia ensinar qualquer coisa que ele quiser. Com interpretação alegórica, vai-se à Bíblia para torcê-la de modo a dizer o que o homem quer, é Deus que tem que se dobrar ao homem e não este a Deus.

Para o literalista, Israel é sempre Israel; para o alegorista_1 Israel significa a Igreja Católica Romana, para o alegorista_2 Israel significa a Igreja verdadeira dos salvos verdadeiros, ... para o alegorista_20 significa qualquer outra coisa.
Para o literalista, as inúmeras promessas da Bíblia de um reino de 1000 anos literais de Cristo fisicamente presente e fisicamente reinando de Israel literal sobre todo o mundo literal, é exatamente isto (reino total e literal, 1000 anos literais, Cristo literalmente presente fisicamente e reinando literalmente, todo o mundo é literal); para o alegorista_1 significa um quase reino, mais ou menos virtual, de duração indefinida, de uma influência benéfica indefinida e não pessoal nem fisicamente presente, cuja influência benéfica se estende gradualmente até alcançar a maior parte da terra, se e à medida que contar com a ajuda das religiões unidas e das ONG's.

 Leia mais sobre tudo isto em Como Estudar e Interpretar a Bíblia - Helio.



 

Hélio de Menezes Silva, maio.2009.





Retorne a   http://solascriptura-tt.org