Como Consultar Sua Bíblia Por PALAVRAS-CHAVE.

Como Crescer em Fazer EXEGESES, Somente Ajudado Pelo Espírito Santo.




Faça download gratuito de um programa tipo "Bible software" (tal como em http://www.onlinebible.org/ ou http://www.bibliaonline.com.br/ ) e, também, dos módulos (os textos) de todas as Bíblias que puder (recomendo pelo menos a KJV-1611, a ACF-2007, Berry's IGNT (Interlinear Greek-English New Testament), TR's tais como os de Scrivener e de Stephen-1550, com números de Strong e com análise sintática [parsing] e morfológica. Outros bons módulos são YLT (Young's Literal Translation) e RVG (Reina-Valera-Gomez). Se houver disponível, também faça download de todas as Almeida's 1693, 1751, 1819, 1884, TBS-1948, IBB-1948).

Quer dentro de seu computador, ou online via internet (acessando, por exemplo, em http://www.bibliaonline.com.br/), para os seus estudos bíblicos diários e/ou preparação de sermões ou estudos da EBD: 


a) Se você quiser encontrar todos os versículos com PALAVRAS SOLTAS das quais você lembra, faça uma pesquisa tal como
      Jemima
que significa
      "ache todos os versículos que contenham a palavra Jemima"
e você receberá a resposta Jó 42:14.
- Outro exemplo: a consulta
      glorie não obras vem
significa
      "ache todos os versículos que contenham, em qualquer posição e ordem, as palavras soltas glorie não obras vem",
e você receberá a resposta Ef 2:9;
- Exemplo mais sofisticado: a consulta
      Jesus | Cristo & Senhor ~Deus @2 Damasco
significa
      "ache todos os versículos que contenham, em qualquer posição, as palavras Jesus OU Cristo, E também a palavra Senhor, mas NÃO a palavra Deus, e a palavra Damasco esteja não mais que NO INTERVALO ENTRE 2 versículos antes ou depois". A resposta será At 9:5,17,27,29; 22:8,10; 2Co 11:32.


b) Se você quiser encontrar todos os versículos com UMA SÓ PALAVRA com suas possíveis VARIAÇÕES por declinação ou conjugação, tal como a palavra casamento (ou algo muito parecido), faça uma pesquisa tal como
      casamento*
que significa
      "ache todas todos os versículos que contenham palavra que comece por casamento, talvez seguida por quaisquer caracteres: casamento, casamentos, etc."


c) Se você quiser encontrar (para um profundo estudo somente calcado na Bíblia e independente dos erros dos comentaristas humanos, portanto falhos) todos os versículos referentes a um CONJUNTO DE PALAVRAS SOLTAS, CADA UMA COM SUAS POSSÍVEIS VARIAÇÕES, por exemplo referentes ao casamento, faça uma consulta tal como
      casam* | casar* | casou | despos*
que significa
      "ache todas todos os versículos que contenham alguma das palavras soltas, em qualquer posição ou ordem, que comecem por casam ou casar ou casou ou despos, seguidas por quaisquer caracteres, isto é, as palavras casam, casamento, casamentos, casar, casaram, casarão, desposar, desposou, desposará, etc."
De longe, este é o MELHOR método para estudarmos a Bíblia, prepararmos sermões, etc. Sem nenhum outro auxílio (além de total dependência no Espírito Santo, claro; e de bons dicionários, claro (de Português e, talvez, de Inglês, Grego e Hebraico)).

c´) Se você quiser encontrar (para um ainda mais profundo estudo somente calcado na Bíblia e independente dos erros dos comentaristas humanos, portanto falhos) todos os versículos referentes a um  CONJUNTO DE PALAVRAS SOLTAS, CADA UMA COM SUAS POSSÍVEIS VARIAÇÕES, em GREGO ou em HEBRAICO, por exemplo referentes aos pontos em comum e pontos diferentes entre fornicação (4202 porneia), fornicar (4203 porneuo), adultério (3430 moicheia) e adulterar (3431 moicheuo), então, sobre a IGNT ou Scrivener ou Stephen-1551 ou KJV-1611, faça uma consulta tal como
      4202 | 4203 | 3430 | 3431
que significa
      "ache todas todos os versículos que contenham, em qualquer posição ou ordem,  alguma das palavras soltas gregas porneia ou porneuo ou moicheia ou moicheuo, com suas declinações e conjugações"
Isto dá trabalho e toma tempo, mas quem, diariamente ou usualmente, exercita-se seguindo este método, ficará muitíssimo mais alimentado e mais firmado na sã doutrina do que quem é preguiçoso e somente come alimento pré-digerido por comentaristas e expositores, todos eles falhos.
De longe, este é o MELHOR método para estudarmos a Bíblia, prepararmos sermões, etc. Sem nenhum outro auxílio (além de total dependência no Espírito Santo, claro; e de bons dicionários, claro (de Português e, talvez, de Inglês, Grego e Hebraico)).

d) Se você quiser encontrar todos os versículos com UMA EXATA FRASE (seqüência de exatas palavras numa exata ordem), tal como a pesquisa pela frase
      Jesus, Filho ... Deus
      na faixa que vai de Romanos até Judas
que significa
      "na faixa de livros especificados, ache todas todos os versículos que contenham a frase constituída pelas exatas palavras 'Jesus', seguida de vírgula ',', seguida de 'Filho', seguida de qualquer coisa, seguida de 'Deus'."
A resposta será Heb 4:14.





Tudo isto é muitíssimo mais poderoso que qualquer "concordância" em papel!!! Com um bom software para a Bíblia conseguimos muito mais fácil e rapidamente fazer tudo que faríamos com uma concordância em papel, e fazemos muitas coisas que jamais ou somente com muita dificuldade faríamos somente com ela. Hoje, não devemos gastar dinheiro nem espaço físico com concordâncias em papel.

Repetimos, não há nada que poderíamos enfatizar mais que isto:

Sim, você mesmo pesquisar toda a Bíblia pelos métodos acima descritos, dá trabalho e toma tempo.

Mas quem, diariamente ou usualmente, exercita-se seguindo estes métodos, ficará muitíssimo mais alimentado e mais firmado na sã doutrina do que quem é preguiçoso e somente come alimento pré-digerido por comentaristas e expositores, todos eles falhos.

De longe, estes são os MELHORES métodos para estudarmos a Bíblia, prepararmos sermões, etc. Sem nenhum outro auxílio (além de total dependência no Espírito Santo, claro; e de bons dicionários, claro [de Português e, talvez, de Inglês, Grego e Hebraico]).








Hélio de Menezes Silva, maio.2009.






Retorne a   http://solascriptura-tt.org