(Da ceia aas aparicões pos ressurreicao)







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Antes de tudo, estabelecamos algo essencial ao bom entendimento de toda a cronologia:

Cristo morreu numa quarta-feira

(nao na “sexta-feira santa”, dos catolicos)

(Pergunta incômoda que até um menino de 6 ou 7 anos, da escola elementar, pode fazer a sr. padre e sr. pastor: "Ué, se Jesus passou 3 dias e também 3 noites no seio da terra, como ele prometeu, então como pode Ele ter morrido na sexta-feira?! Entre a tardinha da sexta-feira e o amanhecer do domingo, só há 2 noites (a da sexta-feira para o sábado, e a do sábado para o domingo) e nem mais um pedacinho de nenhuma terceira noite nenhuma!")






Mat 12:40: “... Estara o Filho do Homem tres dias e tres noites no seio da terra.”

E absolutamente essencial que entendamos que a palavra “sabbath” so significava “cessacao, repouso dos trabalhos” e podia ser aplicada tanto ao setimo dia da semana (vide Exo 20:8-11) quanto a um outro dia qualquer que Deus tambem tivesse ordenado que fosse de cessacao dos trabalhos. Se nao tivermos isto sempre em mente, vamos nos perder!!!

Analise a cronologia a seguir, e veja como ela se enquadra natural e perfeitamente com toda a Biblia:
-- Cristo morreu cerca de 18h da nossa quarta-feira. (Ora, no calendario oficial o dia 15 de Nissan [ou 1o dia da Festa dos Azimos], que era portanto um Sabbath [dia de santa cessacao, total, de todos os trabalhos], caiu numa quinta-feira, portanto, a quarta-feira pode ser corretamente chamada de vespera do Sabbath).
-- A tumba, apos o longo embalsamamento do corpo de Cristo, foi fechada e lacrada, provavelmente proximo ao raiar o sol da quinta-feira (e exatamente no instante do fechamento da tumba que comecaram os 3 dias e 3 noites profetizados em Mat 12:40). Explicacao: estar no seio da terra pode significar estar totalmente envolto por ela, profundamente sob ela, fechado por ela, a porta fechada; assim, os 3 periodos de 24 horas somente sao contados entre o fechamento da porta e a saida de Jesus ressuscitado); e
-- Cristo ressuscitou 72 horas depois do fechamento da porta, provavelmente proximo ao raiar o sol do domingo; logo apos, retirou-se atravessando a pedra do monte ou da porta; so depois a pedra-porta do tumulo foi removida.

NOTA [1] , NOTA [2] , NOTA [3]; NOTA [4]


[1] Mat 12:40 clara e irresistivelmente demole a teoria de que Cristo morreu numa sexta-feira.
Se Cristo tivesse morrido numa sexta-feira, entao teria ficado no seio da terra somente 2 noites (da sexta para o setimo dia e do setimo dia para o domingo)! Portanto, Cristo teria errado ou mentido ao proferir a profecia acima, e nao poderia ser Deus, uma vez que e impossivel que Deus minta ou erre!

Ah, ouvimos a pergunta do leitor: “Mas voce nao percebe que a morte na quarta-feira se choca com 4 passagens clarissimas da Biblia, ensinando que Cristo morreu numa sexta-feira?!”

--- Mar 15:42-43 ¶ E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparacao, isto e, a vespera do sabado, 43  Chegou Jose de Arimateia, ... foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. (
--- Luc 23:54-56  E era o dia da preparacao, e amanhecia o sabado. 55  E as mulheres ... seguiram tambem e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. 56  ...; e noS [plural] sabadoS [plural] repousaram, conforme o mandamento.
--- Joao 19:31  Os judeus, pois, para que no sabbath nao ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparacao (pois era grande o dia de sabbath), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.

“Nao percebe voce que estes versos ensinam que o dia subseqüente ao da crucificacao foi um setimo dia??? Se o dia seguinte foi um setimo dia, entao nao tem o dia da crucificacao de ter sido uma sexta-feira???...”

Não e não. A palavra “sabbath”, usada em Marcos 15:42, Lucas 23:54,56 e Joao 19:31, somente tinha um sentido literal-gramatical OBRIGATORIO, que e o de “cessacao, repouso dos trabalhos”. Portanto, a palavra “sabbath” podia ser e era usualmente aplicada em dois sentidos: tanto (1) ao setimo dia da semana (vide Exo 20:8-11) quanto (2) a um outro dia qualquer, desde que Deus tambem tivesse ordenado que fosse de cessacao dos trabalhos (no caso em pauta, que e o dia da preparacao ou primeiro dia da Festa dos Asmos, Deus determinara cessacao dos trabalhos, vide Num 28:17-18). A propósito, Luc 23:56 (“E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.”) mostra-nos que as mulheres prepararam as especiarias ANTES de um sabath, ao passo que Mar 16:1 (“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.”) mostra-nos que as mulheres compraram tais especiarias DEPOIS de um sábado, e estes dois fatos só podem ser reconciliados através do fato de aquela semana ter tido dois sabaths.
Ora, uma vez que Mat 12:40 so tem um sentido literal-gramatical possivel (tres dias literais mais 3 noites literais),

FICA DEFINITIVAMENTE DEMOLIDA A TEORIA DA CRUCIFICACAO NA SEXTA-FEIRA.

Portanto, aa luz de Mat 12:40, ja podemos concluir, com toda seguranca, que a crucificacao so pode ter sido numa quarta-feira ou numa quinta-feira. Analisaremos mais estas duas unicas outras possibilidades, nas 3 proximas notas:

[2] A Crucificacao tambem nao foi numa quinta-feira.
Alexander Vasconcelos me escreveu, depois que eu escrevi este artigo:

Hélio,

Olha que coisa interessante:

A contagem horária do dia judaico (na verdade bíblico) começa pelo por do sol ( "houve tarde e manhã", Gn 1 e 2), o que por sinal é muito mais lógico do que nossa contagem!!!

Contudo, o "Sinal de Jonas" versa três DIAS e três noites, nessa ordem!!!

Logo, a contagem do tempo de 72h deve iniciar na parte chamada DIA. Exatamente como nos foi descrito pelo informado Lucas em 23:53, 54.

Para que conheçamos a certeza de que nosso Cristo morreu numa QUARTA-feira. Descartando qualquer possibilidade de ter sido numa quinta-feira!!!

Mas antes eu já havia escrito:
Se o dia de repouso, correspondente ao 1o dia dos Azimos, tivesse caido numa sexta-feira, entao:
As tres noites de Mat 12:40 seriam:

1 - a da quinta-feira para a sexta-feira,
2 - a da sexta-feira para o setimo dia, e
3 - a do setimo dia para o domingo,

E os tres dias (periodos de luz do sol) nao seriam dias completos, mas seriam aproximadamente assim:

1 - finzinho da tarde da sexta-feira (o embalsamamento do corpo do Senhor e o lacramento da pedra [porta do sepulcro] teriam que ter sido feitos antes do anoitecer);
2 - todo o dia (periodo de luz de sol) do setimo dia; e
3 - comecinho do dia (periodo de luz do sol) do domingo.


Isto acarreta dois problemas incontornaveis. O primeiro problema e que Cristo teria ficado sob o seio da terra desde algo depois das 3 h da tarde da quinta feira, ate pouco depois do raiar do sol do domingo, no maximo 62 a 64 horas. O segundo problema, de gravidade irresistivel, e que Joao 20:1 diz que Cristo ja ressuscitara quando ainda era escuro! Assim, nao houve sequer o “3 - comecinho do dia (periodo de luz do sol) do domingo”!

FICA DEFINITIVAMENTE DEMOLIDA A TEORIA DA CRUCIFICACAO NA QUINTA-FEIRA.

[3] A crucificacao foi numa quarta-feira
Repitamo-nos, para maior clareza:

As 3 noites, totalizando 36 horas, podem ter sido:

- a da quinta-feira para a sexta-feira (18 aas 6:00 horas = 12 horas);
- a da sexta-feira para o setimo dia (18 aas 6:00 horas = 12 horas); e
- a do setimo dia para o domingo (18 aas 6:00 horas = 12 horas).

E os 3 dias (periodos de sol), totalizando 36 horas, podem ter sido:

- o da quinta-feira (6 aas 18:00 horas = 12 horas);
- o da sexta-feira (6 aas 18:00 horas = 12 horas); e
- o do setimo dia (6 aas 18:00 horas = 12 horas).


Tudo isto casa com o fato de que, segundo complexos calculos astronomicos (a pascoa dos Saduceus dependia do ciclo lunar) e relacionamentos das mudancas de calendario, cuidadosos estudiosos determinaram que o dia 15 do mes de Nissan do ano 32 (comeco da festa dos Azimos) foi uma quinta-feira. Ora, todo dia 15 de Nissan era um Sabbath (dia santificado para cessacao de trabalhos e repouso, por ser o 1o dia da Festa dos Paes Azimos), de modo que o dia da quarta-feira, sua vespera, podia ser legitimamente chamado de “vespera do Sabbath”. Isto tambem casa com Mat 28:1 “E, no fim doS [note o plural] sabadoS [note o plural], quando ja despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.” As duas Marias so foram ao sepulcro depois de dois Sabbaths: o Sabbath da quinta-feira (15 de Nissan, 1o dia da Festa dos Azimos) e o Sabbath usual do setimo dia da semana (que chamamos de Sabado).

FICA DEFINITIVAMENTE PROVADO QUE A CRUCIFICACAO DE CRISTO FOI NUMA  QUARTA-FEIRA.

[4] Mais algumas observacões em torno da crucificacao numa quarta-feira:
Naquele ano, os saduceus determinaram e a grande maioria do povo seguiu um calendário atrasado em 1 dia, por causa de pequena imprecisão na determinação da exata hora da fase padrão da lua do mês padrão, e por uso de diferentes critérios de arredondamento. Esta discrepância ocorria de vez em quando. Cristo, como Deus onisciente e infalível, seguiu o calendário correto, por isso celebrou a Páscoa 1 dia antes da maioria dos judeus.

Um judeu piedoso podia cuidar de seus mortos nos Sabbaths e dias santificados, inclusive na Pascoa, e mesmo assim nao inflamar a ira do Senhor! Havia uma solucao: Jose e Nicodemos podiam perfeitamente deixar para celebrarem a Pascoa no dia 14 do mes seguinte, sem nenhum problema (ver Num 9:6-11).

Ademais, quando era 14 de Nissan para o povo em geral, ja era 15 de Nissan para Cristo e seus discipulos. Assim, Jose e Nicodemos nao estavam realmente violando nenhuma lei pois, ao cuidarem do corpo de Cristo, ja havia passado o que, para eles e Cristo, fora era o dia 15, o primeiro dia da Festa dos Azimos, um santo Sabbath, dia de cessacao de todos os trabalhos. Quando Jose e Nicodemos tocaram o corpo de Cristo, entao, para Ele (Deus-Filho) e para eles (Jose e Nicodemos) ja era o comeco da noite que comeca 16 de Nissan, o segundo dia da Festa dos Asmos, onde podiam trabalhar.


Em outras palavras:

Calendario seguido por Cristo (e pequena minoria ortodoxa): ↓

Calendario seguido pelos Saduceus e pelo povo em geral: ↓

Calendario nosso: ↓

 

Imolacao do cordeiro para a Pascoa comida por Cristo e seus apostolos (uma pequena minoria ortodoxa tambem comemorou a Pascoa entao, pois seu calendario tambem era 1 dia adiantado do calendario dos Saduceus):

No calendario de Cristo, a imolacao do cordeiro que ele comeu com os apostolos foi entre 14 e 15 do mes de Nissan (o anoitecer entre terca e quarta-feira).

No calendario dos Saduceus, a imolacao do cordeiro que Cristo comeu com os apostolos foi entre 13 e 14 de Nissan (o anoitecer entre terca e quarta-feira).

No nosso calendario, a imolacao do cordeiro que Cristo comeu com os apostolos foi cerca de 18h da terca-feira.

 

Primeiro dia da Festa dos Azimos, segundo o calendario de Cristo e pequena minoria.

No calendario de Cristo, a Sua prisao, julgamento e crucificacao foram num dia 15 de Nissan, o 1o dia da Festa dos Azimos, uma quarta-feira (primeiro a noite, depois o dia), que tambem foi um Sabbath para Cristo e seus apostolos (cessacao de todos trabalhos)

No calendario dos Saduceus, a prisao, julgamento e crucificacao de Cristo foram num dia 14 de Nissan, quarta-feira (primeiro a noite, depois o dia), quando podiam trabalhar fazendo suas “obras”.

No nosso calendario, a prisao, julgamento e crucificacao de Cristo foram desde cerca das 18h da terca-feira ate cerca das 18 h da quarta-feira.

 

Imolacao de Cristo (instante do derramamento de todo o Seu sangue, quando a lanca o traspassou, no madeiro):

No calendario de Cristo, o Seu sangue foi derramado no por de sol entre 15 (quarta-feira) e 16 de Nissan (quinta-feira). Este instante foi o fim de um Sabbath e comeco de um dia de trabalhos.

No calendario dos Saduceus, o sangue de Cristo foi derramado no por de sol entre 14 (quarta-feira) e 15 de Nissan (quinta-feira). Este instante foi o comeco de um Sabbath.

No nosso calendario, o sangue de Cristo foi derramado cerca de 18h da quarta-feira.

 

Primeiro dia da Festa dos Azimos, segundo o calendario dos Saduceus e grande maioria a religiao oficial (periodo desde a imolacao do cordeiro comido pelos Saduceus e grande maioria do povo, ate a imolacao de Cristo):

No calendario de Cristo, o 1o dia da Festa dos Azimos dos Saduceus e da grande maioria do povo foi um dia 16 de Nissan e uma quinta-feira (primeiro a noite, depois o dia), um dia de trabalhos.

No calendario dos Saduceus, o 1o dia da Festa dos Azimos, dos Saduceus, foi um dia 15 de Nissan e uma quinta-feira (primeiro a noite, depois o dia), um Sabbath (dia de cessacao de trabalhos).

No nosso calendario, o 1o dia da Festa dos Azimos, dos Saduceus, foi das 18h da quarta aas 18h da quinta-feira.

 

 

 


Cristo ficou no seio da terra (fechada a porta-pedra do sepulcro):

O dia (6 aas 18h) e a noite (18 h as 6 h) da quinta-feira judaica (Sabbath somente para a religiao oficial)
O dia (6 aas 18h) e a noite (18 h as 6 h) da sexta-feira judaica,
O dia (6 aas 18h) e a noite (18 h as 6 h) do setimo-dia judaico, (Sabbath para todos)
_______________________________________________________
TOTAL = 3 dias de 12 horas + 3 noites de 12 horas = 72 horas


Pergunta: MAS NÃO HÁ VERSOS QUE DIZEM QUE CRISTO RESSUSCITOU DURANTE O TERCEIRO DIA?


Resposta:

1) A EXPRESSÃO "TRÊS DIAS":

1.1. HÁ 2 PASSAGENS QUE SEM DÚVIDAS DIZEM "***DEPOIS*** DE TRÊS DIAS" (isto é que é o fundamental e decisivo!):

Mat 27:63 after <3326 meta> three <5140> days <2250> I will rise again <1453> (5743)

Mar 8:31
after <3326 meta> three <5140> days <2250> rise again <450> (5629)
NOTE QUE É JESUS FALANDO!


1.2. VEJAMOS AS OUTRAS PASSAGENS QUE DIZEM "EM TRÊS DIAS", APARENTEMENTE FICANDO ALGUMA DÚVIDA SE ISTO SIGNIFICA "DENTRO DO PERÍODO DE 3 DIAS COMPLETOS" OU "EXATAMENTE NA COMPLEÇÃO DOS 3 DIAS", OU "PASSADOS PELO MENOS 3 DIAS COMPLETOS"

Mat 26:61; 27:40; Mar 14:58; 15:29; - descrentes falando

Joã 2:19,20 lusate <3089> (5657) ton <3588> {DESTROY} naon <3485> touton <5126> {THIS TEMPLE,} kai <2532> {AND} en <1722> {IN} trisin <5140, dativo> {THREE} hmeraiv <2250> {DAYS} egerw <1453> (5692) {I WILL RAISE UP} auton <846> {IT.} ... ... ... kai <2532> {AND} su <4771> {THOU} en <1722> {IN} trisin <5140, dativo> {THREE} hmeraiv <2250> {DAYS} egereiv <1453> (5692) {WILT RAISE UP} auton <846> {IT?}


Notemos que "en 1722" tem que ser, e já é, traduzido como "depois de", em alguns versos referindo-se a tempo, tais como Luc 3:21 ("depois de todo o povo ser submerso"); Luc 9:36 ("depois de soar esta voz"), Luc 19:15 (E aconteceu, depois do seu voltar, tendo tomado o reino), etc., talvez 1Co 15:52, etc.;
Portanto:

A) à luz dada pelos versos explícitos Mat 27:63 e Mar 8:31;
B) à luz da incontornável exigência de 3 dias e 3 noites (Mat 12:40);
C) à luz das traduções de "en" como "depois de" em alguns versos referindo-se a tempo tais como Luc 3:21; 9:36; 19:15; etc., talvez 1Co 15:52, etc.;
D) à luz do tipo dado em Lázaro ter ressuscitado depois de 3 dias completos, já estando no quanto dia desde que sepultado, Joã 11:17,39,

concluímos que "en 1722" deve ser traduzido "depois de", aqui em Joã 2:19-20. Senão, conflitaria com Mat 27:63 e Mar 8:31.




2) A EXPRESSÃO "TERCEIRO DIA":

Mat 16:21 kai <2532> {AND} th <3588> {THE} trith <5154, dativo> {THIRD} hmera <2250> {DAY} egeryhnai <1453> (5683) {TO BE RAISED.}

Mat 17:23 kai <2532> {AND} th <3588> {THE} trith <5154, dativo> {THIRD} hmera <2250> {DAY} egeryhsetai <1453> (5701) {HE SHALL BE RAISED UP.}

Mat 20:19 kai <2532> {AND} th <3588> {THE} trith <5154> {THIRD, dativo} hmera <2250> {DAY} anasthsetai <450> (5698) {HE WILL RISE AGAIN.}

Mat 27:64 - são descrentes falando

Mar 9:31 th <3588> {ON THE} trith <5154, dativo> {THIRD} hmera <2250> {DAY} anasthsetai <450> (5698) {HE WILL ARISE.}

Mar 10:34 kai <2532> {AND} th <3588> {ON THE} trith <5154, dativo> {THIRD} hmera <2250> {DAY} anasthsetai <450> (5698) {HE WILL RISE AGAIN.}

Luc 9:22 kai <2532> {AND} th <3588> {THE} trith <5154, dativo> {THIRD} hmera <2250> {DAY} egeryhnai <1453> (5683) {TO BE RAISED.}

Luc 13:32 - outro assunto

Luc 18:33 kai <2532> {AND} th <3588> {ON THE} hmera <2250> th <3588> {DAY} trith <5154, dativo> {THIRD} anasthsetai <450> (5698) {HE WILL RISE AGAIN.}

Luc 24:7 kai <2532> {AND} th <3588> {THE} trith <5154> {THIRD, dativo} hmera <2250> {DAY} anasthnai <450> (5629) {TO ARISE.}

Luc 24:21 trithn <5154, ACUSATIVO> {THIRD} tauthn <3778> {THIS} hmeran <2250> {DAY} agei <71> (5719) {BRINGS} shmeron <4594> {TODAY} af <575> ou <3739> {SINCE} tauta <5023> {THESE THINGS} egeneto <1096> (5633) {CAME TO PASS.
A melhor tradução é: "... mas, ainda que juntamente com todas estas coisas, o dia de hoje segue-acompanhando mesmo o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram."

Luc 24:46 kai <2532> {AND} anasthnai <450> (5629) {TO RISE} ek <1537> {FROM AMONG [THE]} nekrwn <3498> {DEAD} th <3588> {THE} trith <5154, dativo> {THIRD} hmera <2250> {DAY;}

João 2:1 - outro assunto

Atos 10:40 touton <5126> o <3588> {THIS ONE} yeov <2316> {GOD} hgeiren <1453> (5656) {RAISED UP} th <3588> {ON THE} trith <5154, dativo> {THIRD} hmera <2250> {DAY,}

Atos 27:19 - outro assunto

1Co 15:4 eghgertai <1453> (5769) {HE WAS RAISED} th <3588> {THE} trith <5154, dativo> {THIRD} hmera <2250> {DAY,}

Notemos que nenhum desses 12 versos explicitamente tem alguma preposição que signifique "em" ou "dentro de" ou "antes do término de", precedendo a expressão "o terceiro dia". Na realidade, esses 12 versos não têm preposição de espécie alguma precedendo a expressão "o terceiro dia", embora "o terceiro" esteja no caso dativo (objeto indireto)!... 
Ora, todos sabemos que o fato de "o terceiro" estar no dativo exige que seja entendido que há uma preposição implícita; mas a incontornável exigência de 3 dias e 3 noites (Mat 12:40), e a luz dada pelos versos explícitos Mat 27:63 e Mar 8:31, e o tipo dado em Lázaro ter ressuscitado já entrado no quarto dia de sepultado, exigem que não entendamos que esta preposição implícita, nos 12 versos acima, é "em" ou "dentro de" ou "antes do término de" (que fariam a Bíblia contradizer frontalmente a si mesma, em relação a Mat 27:63 e Mar 8:31), mas sim entendermos que tal preposição implícita deve ser traduzida exclusivamente para "depois de".

 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



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