Passo 52-A (no caminho de Cristo, da gloria ate a gloria):

De algum ponto ao cenaculo (da Ceia)
(parte 2/4)


6. Cristo, turbado em espirito: “Um de vos me ha de trair”

Mar 14:18  E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vos, que comigo come, ha de trair-me.

Joa 13:21  Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espirito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vos me ha de trair (= Mat 26:21)


7. Apostolos: “Sou eu, Senhor?”

Mat 26:22  E eles, entristecendo-se muito, comecaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, Senhor? (= Mar 14:19)

Joa 13:22  Entao os discipulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.


8. Cristo: “O que poe comigo a mao no prato ... ai daquele ...”

Luc 22:21-23  Mas eis que a mao do que me trai esta comigo aa mesa.    (22) E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que esta determinado; mas ai daquele homem por quem eh traido!    (23) E comecaram a perguntar entre si qual deles seria o que havia de fazer isto.

Mar 14:20-21  Mas ele, respondendo, disse-lhes: Eh um dos doze, que poe comigo a mao no prato.    (21) Na verdade o Filho do homem vai, como dele esta escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem eh traido! Bom seria para o tal homem nao haver nascido.
(= Mat 26:23)


9. Joao: “Quem eh?”

Joa 13:23-25  Ora, um de seus discipulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.    (24) Entao Simao Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.    (25) E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem eh?


10. Cristo, so a Joao: “eh aquele ... bocado molhado”

Joa 13: 26  Jesus respondeu: eh aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simao

(Terminadas duas ceias, a Pascal e a Crista, o que os apostolos estavam comendo eram os RESTOS delas)


11. Satanas entra em Judas

Joa 13:27-A  E, apos o bocado, entrou nele Satanas. ...


12. Judas Iscariotes: “Sou eu, Rabi?”
Mat 26:25-A  E, respondendo Judas, o que o traia, disse: Porventura sou eu, Rabi?


13. Cristo: “Tu o disseste”

Mat 26:25-B  Ele disse: Tu o disseste.


14. Cristo: “... faze-o depressa”

Joa 13:27B-29   ... Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. (28) E nenhum dos que estavam assentados aa mesa compreendeu a que proposito lhe dissera isto.    (29) Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: ‘Compra o que nos eh necessario para a festa’; ou que desse alguma coisa aos pobres.


15. Judas sai

Joa 13:30  E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era ja noite.


16. Apostolos disputam ser o maior

Luc 22:24  E houve tambem entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.