Passo 52-A (no caminho de Cristo, da gloria ate a gloria):

De algum ponto ao cenaculo (da Ceia)
(parte 3/4)


17. Comunhao e ministerio so aos intimos

17.1. [docemente] Repreende ciumes entre os apostolos

Luc 22:25-27  E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que tem autoridade sobre eles sao chamados benfeitores.    (26) Mas nao sereis vos assim; antes o maior entre vos seja como o menor; e quem governa como quem serve.    (27) ... Eu, porem, entre vos sou como aquele que serve

17.2. Revela-lhes que e como reinarao

Luc 22:28-30  E vos sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentacoes.    (29) E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou,    (30) Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.

17.3. Lava-lhes os pes, exemplo de servir

Joa 13:4-17  (4) Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.    (5) Depois deitou agua numa bacia, e comecou a lavar os pes aos discipulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.    (6) Aproximou-se, pois, de Simao Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pes a mim?    (7) Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faco nao o sabes tu agora, mas tu o saberas depois.    (8) Disse-lhe Pedro: Nunca me lavaras os pes. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te nao lavar, nao tens parte comigo.    (9) Disse-lhe Simao Pedro: Senhor, nao so os meus pes, mas tambem as maos e a cabeca.   (10)  Disse-lhe Jesus: Aquele que esta BANHADO {leloumenos} nao necessita de lavar {nipsasthai} senao os pes, pois no mais todo esta limpo. Ora vos estais limpos, mas nao todos. NOTA [7]  (11) Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.    (12)Depois que lhes lavou os pes, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?    (13) Vos me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.    (14) Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pes, vos deveis tambem lavar os pes uns aos outros.    (15) Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, facais vos tambem.    (16)Na verdade, na verdade vos digo que nao eh o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.    (17) Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

17.4. Adverte Pedro 1a vez (das negacoes 1, 2, 3, antes do galo cantar 1a vez)

(A 1a profecia foi feita no cenaculo e se refere a antes do galo ter cantado nenhuma vez. A 2a profecia foi feita a caminho do Getsemani e se refere a depois do galo cantar a 1a vez e antes de cantar a 2a vez)

Luc 22:31-34  Disse tambem o Senhor: Simao, Simao, eis que Satanas vos pediu para vos cirandar como trigo;    (32) Mas eu roguei por ti, para que a tua fe nao desfaleca; e tu, quando te converteres, confirma teus irmaos.   NOTA [8] (33) E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo ate à prisao e à morte.    (34) Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que NAO CANTARA hoje o galo antes que tres vezes negues que me conheces

Joao 13:36-38  Disse-lhe Simao Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou nao podes agora seguir-me, mas depois me seguiras.    (37) Disse-lhe Pedro: Por que nao posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.    (38) Respondeu-lhe Jesus: Tu daras a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que NAO cantara o galo enquanto nao me tiveres negado tres vezes.

17.5. Voltarei; O Caminho

1 ¶ Nao se turbe o vosso coracao; credes em Deus, crede tambem em mim. 2  Na casa de meu Pai ha muitas moradas; se nao fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3  E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vos tambem. 4 ¶ Mesmo vos sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. 5  Disse-lhe Tome: Senhor, nos nao sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? 6  Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguem vem ao Pai, senao por mim. (Joao 14:1-6)

18 ¶ Nao vos deixarei orfaos; voltarei para vos. 19  Ainda um pouco, e o mundo nao me vera mais, mas vos me vereis; porque eu vivo, e vos vivereis. (Joao 14:18-19)

16 ¶ Um pouco, e nao me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai. 17  Entao alguns dos seus discipulos disseram uns aos outros: Que eh isto que nos diz? Um pouco, e nao me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Porquanto vou para o Pai? 18  Diziam, pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Nao sabemos o que diz. 19  Conheceu, pois, Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vos acerca disto que disse: Um pouco, e nao me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis? 20  Na verdade, na verdade vos digo que vos chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrara, e vos estareis tristes, mas a vossa tristeza se convertera em alegria. 21  A mulher, quando esta para dar à luz, sente tristeza, porque eh chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a crianca, ja nao se lembra da aflicao, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. 22  Assim tambem vos agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coracao se alegrara, e a vossa alegria ninguem vo-la tirara. (Joao 16:16-22)

17.6. Ve o Pai

7  Se vos me conhecesseis a mim, tambem conhecerieis a meu Pai; e ja desde agora o conheceis, e o tendes visto. 8  Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. 9  Disse-lhe Jesus: Estou ha tanto tempo convosco, e nao me tendes conhecido, Filipe? Quem me ve a mim ve o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10  Nao cres tu que eu estou no Pai, e que o Pai esta em mim? As palavras que eu vos digo nao as digo de mim mesmo, mas o Pai, que esta em mim, eh quem faz as obras. 11  Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. (Joao 14:7-11)

 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vos em mim, e eu em vos. (Joao 14:20)

17.7. Fara maiores obras

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que cre em mim tambem fara as obras que eu faco, e as fara maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. (Joao 14:12)

17.8. Pedirdes em meu nome

13  E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14  Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. (Joao 14:13-14)

23 ¶ E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo ha de dar. 24  Ate agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. (Joao 16:23-24)

17.9. Obediencia, teste do amor

Se me amais, guardai os meus mandamentos. (Joao 14:15)

21  Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse eh o que me ama; e aquele que me ama sera amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. 22  Disse-lhe Judas (nao o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te has de manifestar a nos, e nao ao mundo? 23  Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguem me ama, guardara a minha palavra, e meu Pai o amara, e viremos para ele, e faremos nele morada. (Joao 14:21-23)

17.10. Consolador prometido

16  E eu rogarei ao Pai, e ele vos dara outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17  O Espirito de verdade, que o mundo nao pode receber, porque nao o ve nem o conhece; mas vos o conheceis, porque habita convosco, e estara em vos. 18 ¶ Nao vos deixarei orfaos; voltarei para vos. 19  Ainda um pouco, e o mundo nao me vera mais, mas vos me vereis; porque eu vivo, e vos vivereis. 20  Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vos em mim, e eu em vos. (Joao 14:16-20)

7 ¶ Todavia digo-vos a verdade, que vos convem que eu va; porque, se eu nao for, o Consolador nao vira a vos; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 8  E, quando ele vier, convencera o mundo do pecado, e da justica e do juizo. 9  Do pecado, porque nao creem em mim; 10  Da justica, porque vou para meu Pai, e nao me vereis mais; 11  E do juizo, porque ja o principe deste mundo esta julgado. 12  Ainda tenho muito que vos dizer, mas vos nao o podeis suportar agora. 13  Mas, quando vier aquele Espirito de verdade, ele vos guiara em toda a verdade; porque nao falara de si mesmo, mas dira tudo o que tiver ouvido, e vos anunciara o que ha de vir. 14  Ele me glorificara, porque ha de receber do que eh meu, e vo-lo ha de anunciar. 15  Tudo quanto o Pai tem eh meu; por isso vos disse que ha de receber do que eh meu e vo-lo ha de anunciar. (Joao 16:7-15)

17.11. Paz

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; nao vo-la dou como o mundo a da. Nao se turbe o vosso coracao, nem se atemorize. (Joao 14:27)

 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflicoes, mas tende bom animo, eu venci o mundo. (Joao 16:33)

17.12. A Videira e os ramos

1 ¶ Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai eh o lavrador. 2  Toda a vara em mim, que nao da FRUTO, a tira; e limpa toda aquela que da fruto, para que de MAIS FRUTO. 3  Vos ja estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. 4  Estai em mim, e eu em vos; como a vara de si mesma nao pode dar fruto, se nao estiver na videira, assim tambem vos, se nao estiverdes em mim. 5  Eu sou a videira, vos as varas; quem esta em mim, e eu nele, esse da MUITO FRUTO; porque sem mim nada podeis fazer. NOTA [9] 6  Se alguem nao estiver em mim, sera lancado fora, como a vara, e secara; e os colhem e lancam no fogo, e ardem. NOTA [10] 7  Se vos estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vos, pedireis tudo o que quiserdes, e vos sera feito. 8  Nisto eh glorificado meu Pai, que deis MUITO FRUTO; e assim sereis meus DISCIPULOS. 9 ¶ Como o Pai me amou, tambem eu vos amei a vos; permanecei no meu amor. 10  Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneco no seu amor. 11  Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneca em vos, e o vosso gozo seja completo. (Joao 15:1-11)

17.13. Novo mandamento

12  O meu mandamento eh este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13  Ninguem tem maior amor do que este, de dar alguem a sua vida pelos seus amigos. 14  Vos sereis meus AMIGOS, se fizerdes o que eu vos mando. (Joao 15:12-14)

Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. (Joao 15:17)


[7] {Nipto} (tambem usado nos versos anteriores) = lavar somente os pes, ou as maos, ou a face. {Louo} = banhar todo o corpo, em ablucao completa. Scofield: “A imagem subjacente eh a de, no Oriente, alguem retornar oriente dos banhos publicos para a sua casa. Seus pes estariam sujos e precisariam ser lavados, mas nao o seu corpo. Similarmente, o crente eh purificado, diante da lei, ‘uma vez por todas’ (Heb 10:1-12), de todos os pecados, mas precisa durante a sua vida terrena diariamente apresentar os seus pecados em confissao ao Pai, para permanecer em comunhao ininterrupta tanto com o Pai como com o Filho (1Jo 1:1-10). O sangue de Cristo pagou e realizou tudo o que a lei exige a respeito da culpa do crente, mas este precisa de constante purificacao da sujeira do pecado. Veja Efe 5:25-27; 1Jo 5:6. Conforme foi tipificado, a ordem da aproximacao à presenca de Deus era, primeiro, o altar de bronze dos sacrificios; depois, a bacia da purificacao (Exo 40:6-7). Veja esta ordem tambem em Exo 30:17-21. Cristo nao tera comunhao com um santo sujo, mas Ele pode e vai purifica-lo.”

[8] Willmington: “O Diabo uma vez pediu permissao a Deus para testar e atormentar outro servo escolhido de Deus: Jo (ver Jo 1-2). Aqui, Satanas aparentemente pediu o mesmo poder sobre Simao Pedro. O apostolo pode ter tido isto tudo em mente quando escreveu concernente ao Diabo e os crentes em uma das suas epistolas (1Pe 5:7-11). Seja como for, deve ser um grande conforto para todos os crentes saberem que o Salvador ressurreto esta, mesmo hoje, neste momento, orando por eles, la da gloria! (Ver Rom 8:34; 1Joa 2:1; Heb 7:25; 9:24).”

[9] Notemos a progressao: fruto, mais fruto, muito fruto. Este fruto inclui: convertidos (o fruto de Rom 1:13) E caracter como o de Cristo (o fruto do Espirito, de Gal 5:22-23), E conduta como a de Cristo (o fruto da justica, de Flp 1:11; Rom 6:21-22)

[10] Aceitemos duas interpretacoes:
a) Os salvos que cometeram o pecado para morte serao mortos (Ato 5:1-11; 1Co 11:27-34; 1Jo 5:16) e suas obras reduzidas a cinzas, salvacao mantida (1Co 3:11-15).
b) Os meros professantes, que podem aparentar ser religiosos mas nunca realmente foram salvos, sao finalmente separados de suas aparentes e superficiais ligacoes com Cristo, a exemplo de Judas Iscariotes (Joa 13:27-30; 17:12).




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.