Passo 52-A (no caminho de Cristo, da gloria ate a gloria):

De algum ponto ao cenaculo (da Ceia)
(parte 4/4)





17.14. Intimidade

(Notemos a progressiva intimidade, se crescermos no conhecimento + amor + servico ao Senhor: servos -> amigos -> discipulos -> irmaos!)

Vos me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. (Joao 13:13)

Ja vos nao chamarei SERVOS, porque o servo nao sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado AMIGOS, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. (Joao 15:15)

25  Disse-vos isto por parabolas; chega, porem, a hora em que nao vos falarei mais por parabolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. 26  Naquele dia pedireis em meu nome, e nao vos digo que eu rogarei por vos ao Pai; 27  Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vos me amastes, e crestes que sai de Deus. 28 ¶ Sai do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. 29  Disseram-lhe os seus DISCIPULOS: Eis que agora falas abertamente, e nao dizes parabola alguma. 30  Agora conhecemos que sabes tudo, e nao precisas de que alguem te interrogue. Por isso cremos que saiste de Deus. (Joao 16:25-30)

 Disse-lhe Jesus: Nao me detenhas, porque ainda nao subi para meu Pai, mas vai para meus IRMAOS, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. (Joao 20:17)

17.15. Escolhidos, frutos, atendimento

Nao me escolhestes vos a mim, mas eu vos escolhi a vos, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneca; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. (Joao 15:16)

17.16. Odiados, perseguidos

18 ¶ Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vos, me odiou a mim. 19  Se vos fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque nao sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso eh que o mundo vos odeia. 20  Lembrai-vos da palavra que vos disse: Nao eh o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, tambem vos perseguirao a vos; se guardaram a minha palavra, tambem guardarao a vossa. 21  Mas tudo isto vos farao por causa do meu nome, porque nao conhecem aquele que me enviou (Joao 15:18-21)

1 ¶ Tenho-vos dito estas coisas para que vos nao escandalizeis. 2  Expulsar-vos-ao das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidara fazer um servico a Deus.(Joao 16:1-2)

17.17. Testemunhas

26 ¶ Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espirito de verdade, que procede do Pai, ele testificara de mim. 27  E vos tambem testificareis, pois estivestes comigo desde o principio. (Joao 15:26-27)

17.18. Dispersao temporaria

32  Eis que chega a hora, e ja se aproxima, em que vos sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis so; mas nao estou so, porque o Pai esta comigo. (Joao 16:32)

17.19. Oracao intercessoria e sumo-sacerdotal

1 ¶ Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao ceu, disse: Pai, eh chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que tambem o teu Filho te glorifique a ti; 2  Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que de a vida eterna a todos quantos lhe deste. 3  E a vida eterna eh esta: que te conhecam, a ti so, por unico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 4  Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. 5  E agora glorifica-me tu, o Pai, junto de ti mesmo, com aquela gloria que tinha contigo antes que o mundo existisse. 6 ¶ Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. 7  Agora ja tem conhecido que tudo quanto me deste provem de ti; 8  Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e tem verdadeiramente conhecido que sai de ti, e creram que me enviaste. 9  Eu rogo por eles; nao rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque sao teus. 10  E todas as minhas coisas sao tuas, e as tuas coisas sao minhas; e nisso sou glorificado. 11 ¶ E eu ja nao estou mais no mundo, mas eles estao no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nos. 12  Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senao o filho da perdicao, para que a Escritura se cumprisse. 13  Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. 14  Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque nao sao do mundo, assim como eu nao sou do mundo. 15  Nao peco que os tires do mundo, mas que os livres do mal. 16  Nao sao do mundo, como eu do mundo nao sou. 17 ¶ Santifica-os na tua verdade; a tua palavra eh a verdade. 18  Assim como tu me enviaste ao mundo, tambem eu os enviei ao mundo. 19  E por eles me santifico a mim mesmo, para que tambem eles sejam santificados na verdade. 20 ¶ E nao rogo somente por estes, mas tambem por aqueles que pela sua palavra hao de crer em mim; 21  Para que todos sejam um, como tu, o Pai, o es em mim, e eu em ti; que tambem eles sejam um em nos, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22  E eu dei-lhes a gloria que a mim me deste, para que sejam um, como nos somos um. 23  Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheca que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. 24 ¶ Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, tambem eles estejam comigo, para que vejam a minha gloria que me deste; porque tu me amaste antes da fundacao do mundo. 25  Pai justo, o mundo nao te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. 26  E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja. (Joao 17:1-26)



18. Provisionamento; as duas espadas

Luc 22:35-38  E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.    (36) Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como tambem o alforje; e, o que nao tem espada, venda a sua capa e compre-a;    (37) Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que esta escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que esta escrito de mim tera cumprimento.    (38) E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta.


19. Hino

Mat 26:30-A  E, tendo cantado o hino, sairam para o Monte das Oliveiras. (= Mar 14:26-A) NOTA [11]




[11] Este hino foi a parte (Salmos 115-118) ainda nao cantada do Hallel do Egito, ou foi o Grande Hallel (Salmo 136). Notemos alguns desses versos:

- Os cordeis da morte me cercaram, e angustias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. (Salmos 116:3)
- Tomarei o calice da salvacao, e invocarei o nome do SENHOR. (Salmos 116:13)
- 22  A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeca da esquina. 23  Da parte do SENHOR se fez isto; maravilhoso eh aos nossos olhos. 24  Este eh o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. (Salmos 118:22-24)
- Bendito aquele que vem em nome do SENHOR; nos vos bendizemos desde a casa do SENHOR. (Salmos 118:26)

 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.