Do Monte Oliveiras ao Jardim Getsemani







1. Atravessa Cedron, para o Jardim do Getsemani

[>>>>>>>>>> talvez comecando em torno das 00:30 h da quarta-feira?]

Mat 26:36  ¶ Entao chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsemani, e disse a seus discipulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou alem orar.
(= Mar 14:32)

Joa 18:1  Tendo Jesus dito isto, saiu com os seus discipulos para alem do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou e seus discipulos.
 (compare com Davi em 2Sa 15:23,30)



2. Separa-se para orar, levando Pedro, Joao, Tiago

Luc 22:41  E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,

Mar 14:32-34  ¶ E foram a um lugar chamado Getsemani, e disse aos seus discipulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. 33  E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a Joao, e comecou a ter pavor, e a angustiar-se. 34  E disse-lhes: A minha alma esta profundamente triste ate a morte; ficai aqui, e vigiai.
(= Mat 26:37)


3. Primeira oracao

Mat 26:39  E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se eh possivel, passe de mim este calice; todavia, nao seja como eu quero, mas como tu queres.

Mar 14:35-36  E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possivel, passasse dele aquela hora. 36  E disse: Aba, Pai, todas as coisas te sao possiveis; afasta de mim este calice; nao seja, porem, o que eu quero, mas o que tu queres.


4. Discipulos adormecem, sao advertidos

Mat 26:40-41  E, voltando para os seus discipulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Entao nem uma hora pudeste velar comigo? 41  Vigiai e orai, para que nao entreis em tentacao; na verdade, o espirito esta pronto, mas a carne eh fraca. (= Mar 14:37).


5. Segunda oracao, apostolos adormecem2

Mat 26:42-43  E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este calice nao pode passar de mim sem eu o beber, faca-se a tua vontade. 43  E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam pesados. (= Mar 14:39-40 detalha “e nao sabiam o que responder-lhe”)


6. Terceira oracao, suor de sangue, apostolos adormecem3

Mat 26:44-46  E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. 45  Entao chegou junto dos seus discipulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que eh chegada a hora, e o Filho do homem sera entregue nas maos dos pecadores. 46  Levantai-vos, partamos; eis que eh chegado o que me trai. (= Mar 14:41-42)

Luc 22:41B-46  ... orava, 42  Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este calice; todavia nao se faca a minha vontade, mas a tua. 43  E apareceu-lhe um anjo do ceu, que o fortalecia. 44  E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam ate ao chao. 45  E, levantando-se da oracao, veio para os seus discipulos, e achou-os dormindo de tristeza. 46  E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que nao entreis em tentacao.


7. Espadas, varapaus, traicao, beijo

 [>>>>>>>>>> talvez comecando em torno das 02:00 h da quarta-feira?]

Mat 26:47-50 -A  ¶ E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidao com espadas e varapaus, enviada pelos principes dos sacerdotes e pelos anciaos do povo. 48  E o que o traia tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar eh esse; prendei-o. 49  E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saudo, Rabi; e beijou-o. 50  Jesus, porem, lhe disse: Amigo, a que vieste? ...(Mar 14:43-45 detalha “levai-o com seguranca” e “Rabi, Rabi.”)

Luc 22:47 ¶ E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidao; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar. 48  E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem? 49  E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos aa espada?


Joa 18:2-4  E Judas, que o traia, tambem conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se ajuntava ali com os seus discipulos. 3  Tendo, pois, Judas recebido a coorte NOTA [12] e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas. 4  Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?


8. Soldados desmoronam

Joa 18:5-6  Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traia, estava com eles. 6  Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e cairam por terra.


9. O Pastor protege os apostolos

Joa 18:7-9  Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno. 8  Jesus respondeu: Ja vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes; 9  Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi.



10. Soldados prendem

Mat 26:50 -B  ... Entao, aproximando-se eles, lancaram mao de Jesus, e o prenderam. (=Mar 14:46)


11. Espadada. Repreensao a Pedro.

Mat 26:51-54  E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mao, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. 52  Entao Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lancarem mao da espada, aa espada morrerao. 53  Ou pensas tu que eu nao poderia agora orar a meu Pai, e que ele nao me daria mais de doze legioes de anjos? NOTA [13] 54  Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convem que aconteca?  [= Mar 14:47, que detalha “E, tocando-lhe a orelha, o curou”]

Joa 18:10-11  Entao Simao Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco. 11  Mas Jesus disse a Pedro: Poe a tua espada na bainha; nao beberei eu o calice que o Pai me deu?


12. Repreensao aa multidao

Mat 26:55-56 -A  Entao disse Jesus aa multidao: Saistes, como para um salteador, com espadas e varapaus para me prender? Todos os dias me assentava junto de vos, ensinando no templo, e nao me prendestes. 56  Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas ... (= Mar 14:48-49; Luc 22:52-53 detalha “mas esta eh a vossa hora e o poder das trevas”)


13. TODOS discipulos o abandonam

Mat 26:56B  ... Entao, todos os discipulos, deixando-o, fugiram. (= Mar 14:50).


14. Soldados maniatam o Senhor

Joa 18:12  Entao a coorte, e o tribuno, e os servos dos judeus prenderam a Jesus e o maniataram. (= Mat 26:57-A; Luc 22:54-A)


15. Jovem o seguiu, lencol, foi preso, fugiu nu

Mar 14:51-52   E um certo jovem o seguia, envolto em um lencol sobre o corpo nu. E lancaram-lhe a mao. 52  Mas ele, largando o lencol, fugiu nu.





[12] A coorte era 1/10 de uma legiao, portanto tinha 600 soldados.

[13] Compare com o poder demonstrado por apenas um unico anjo de Deus 2Re 19:35.




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.