Passo 54:

Do Getsemani aa casa de Anas







Foi em total desrespeito aas leis e praticas juridicas que Jesus foi julgado tanto pelos judeus como, depois, pelos gentios romanos. Aqui comeca o julgamento pelos judeus. NOTA [14]

1. Cristo, manietado eh levado aa casa de Anas

[>>>>>>>>>> talvez comecando em torno das 2:30h?]

Joa 18:12-14  Entao a coorte, e o tribuno, e os servos dos judeus prenderam a Jesus e o maniataram. 13 ¶ E conduziram-no primeiramente a Anas, por ser sogro de Caifas, que era o sumo sacerdote daquele ano. 14  Ora, Caifas era quem tinha aconselhado aos judeus que convinha que um homem morresse pelo povo.

54 ¶ Entao, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. (Lucas 22:31-54)





[14] “Foram dois os sistemas legais que condenaram Cristo: o Judaico e o Romano, exatamente os dois que embasam a moderna Ciencia Juridica. A prisao e os procedimentos sob a supervisao de Anas, Caifas e o Sinedrio foram sob a lei judaica; aqueles sob Pilatos e Herodes foram sob a lei romana.

O julgamento judaico foi ilegal em varios particulares:

1. O juiz nao foi imparcial e nao protegeu o acusado. Nao ha evidencia de que o quorum de vinte e tres juizes tomou parte na prisao. E eles [os juizes] foram hostis (Mat 26:62-63).
2. A prisao foi ilegal porque foi feita sem nenhuma acusacao formal.
3. Em julgamentos de crimes todas as sessoes tinham que ser comecadas e conduzidas somente durante o dia. Sessoes noturnas eram ilegais.
4. Um veredicto “culpado” nao podia ser tomado no mesmo dia da conclusao do “interrogatorio + exame de provas + argumentacao” [com um advogado defendendo contra os acusadores]. O veredicto tinha que ser dado no dia seguinte.
5. Procurar [forcando, a todo custo] testemunho hostil era ilegal (Mat 26:59; Mar 14:56; Joa 11:53).
6. Nenhum acusado podia ser condenado com base em evidencias suas [isto eh, produzidas por ele mesmo], todavia os acusadores procuraram obter respostas e admissoes por parte de Cristo, para condena-lo (Mat 26:63-66; Joa 18:19).
7. Nenhuma evidencia legal valida foi apresentada contra Cristo.


[Quanto ao julgamento romano:] Depois que Pilatos declarou Cristo inocente (Mat 27:24), seus atos subsequentes foram todos eles [totalmente] contrarios aa letra e ao espirito da lei Romana.”
(The New Scofield Bible, pag 1042).




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.