Passo 55:

Da casa de Anas ao palacio de Caifas







Foi em total desrespeito aas leis e praticas juridicas que Jesus foi julgado tanto pelos judeus como, depois, pelos gentios romanos. Aqui comeca o julgamento pelos judeus. NOTA  [15]


1. Soldados levam Cristo, maniatado, ao palacio de Caifas

[>>>>>>>>>> talvez comecando em torno das 2:45 h?]

Joa 18:24  E Anas TINHA-O MANDADO NOTA  [16], maniatado, ao sumo sacerdote Caifas.

Mateus 26:57  E os que prenderam a Jesus o conduziram aa casa do sumo sacerdote Caifas, onde os escribas e os anciaos estavam reunidos
(=.Mar 14:53; Luc 22:54)


2. Pedro e Joao seguem Cristo, mas de longe.

Mat 26:58  E Pedro o seguiu de longe, ate ao patio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados, para ver o fim. (= Mar 14:54; Luc 22:54)

Joa 18:15-16  E Simao Pedro e outro discipulo seguiam a Jesus. E este discipulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote. 16  E Pedro estava da parte de fora, aa porta. Saiu entao o outro discipulo que era conhecido do sumo sacerdote, e falou aa porteira, levando Pedro para dentro.



3. Interrogado por Caifas; repreende irrespondivelmente

[>>>>>>>>>> talvez comecando em torno das 3:00 h?]

Joao 18:19-21  E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discipulos e da sua doutrina. 20  Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto. 21  Para que me perguntas a mim? Pergunta aos que ouviram o que eh que lhes ensinei; eis que eles sabem o que eu lhes tenho dito.


4. Esbofeteado; repreende irrespondivelmente

Joa 18:22-23  E, tendo dito isto, um dos servidores que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote? 23  Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, da testemunho do mal; e, se bem, por que me feres?


5. Pedro nega seu Senhor

Nao podemos nem queremos ser dogmaticos, mas parece-nos que Cristo profetizou que Pedro negaria seu Senhor seis vezes, e assim se cumpriu. Note como parecem tao diferentes os seis eventos abaixo, nao sabemos como reconcilia-los em tres. Nem como conciliar Joa 13:38 (mesmo evento de Luc 22:34) com Mar 14:30 (mesmo evento que Mat 26:34), senao assim:

3 vezes antes do galo cantar sequer a 1a vez (cumprindo Joa 13:38 ”... NAO cantara o galo enquanto nao me tiveres negado tres vezes.” (ver mesmo evento em Luc 22:34)):

1a Negacao: Joa 18:17  Entao a porteira disse a Pedro: Nao es tu tambem dos discipulos deste homem? Disse ele: Nao sou.

2a Negacao: Joa 18:18,25   Ora, estavam ali os servos e os servidores, que tinham feito brasas, e se aquentavam, porque fazia frio; e com eles estava Pedro, aquentando-se tambem.  25  E Simao Pedro estava ali, e aquentava-se. Disseram-lhe, pois [as pessoas ao seu redor]: Nao es tambem tu um dos seus discipulos? Ele negou, e disse: Nao sou.

3a Negacao: Mar 14:66-68¶ E, estando Pedro embaixo, no atrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote; 67  E, vendo a Pedro, que se estava aquentando, olhou para ele, e disse: Tu tambem estavas com Jesus Nazareno. 68  Mas ele negou-o, dizendo: Nao o conheco, nem sei o que dizes. E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou.(TC amputa “e o galo cantou”) (= Luc 22:54-57)

Mais 3 vezes ate o galo cantar 2a  vez (cumpriu-se Mar 14:30 “... hoje, nesta noite, antes que o galo cante DUAS vezes, tres vezes me negaras”.) (ver mesmo evento em Mat 26:34)):

4a Negacao: Mat 26:69-70 ¶ Ora, Pedro estava assentado fora, no patio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu tambem estavas com Jesus, o galileu. 70  Mas ele negou diante de todos, dizendo: Nao sei o que dizes. (2a vez que a criada, a mesma de Mar 14:66, aborda Pedro) (=Mar 14:69-70a).

5a Negacao: Mat 26:71-72  E, saindo para o vestibulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este tambem estava com Jesus, o Nazareno. 72  E ele negou outra vez com juramento: Nao conheco tal homem. (= Luc 22:58, que  parece se referir a um homem seguindo o exemplo desta outra criada)

6a Negacao: Mar 14:70b – 72a .. E pouco depois os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente tu es um deles, porque es tambem galileu, e tua fala eh semelhante. 71  E ele comecou a praguejar, e a jurar: Nao conheco esse homem de quem falais. 72-a  E o galo cantou SEGUNDA vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante DUAS vezes, tres vezes me negaras. E, retirando-se dali, chorou [Mateus supre o adverbio “amargamente”]. (= Mat 26:73-75 (Pedro ainda falava quando este 2o canto de galo soou!)

6a Negacao (continuacao):  Joa 18:26  E um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Nao te vi eu no horto com ele? 27  E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.


6 Cristo volta-se e fita Pedro com tristeza e misericordia

Luc 22:61-62  E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negaras tres vezes. 62  E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente. (= Mat 26:75; Mar 14:72).

Nao foi a visao do proprio pecado que fez Pedro chorar amargamente, mas sim a visao do Salvador contra quem pecou!)


7. Caifas e Sinedrio tentam falso testemunho, falham. Deturpam palavras de Cristo, falham.

[>>>>>>>>>> talvez comecando em torno das 4:00h?]

Mar 14:55-59  E os principais dos sacerdotes e todo o concilio BUSCAVAM algum testemunho contra Jesus, para o matar, e nao o achavam. 56  Porque muitos testificavam falsamente contra ele, mas os testemunhos nao eram coerentes. 57  E, levantando-se alguns, testificaram falsamente contra ele, dizendo: 58  Nos ouvimos-lhe dizer: Eu derrubarei este templo, construido por maos de homens, e em tres dias edificarei outro, nao feito por maos de homens. 59  E nem assim o seu testemunho era coerente. (= Mat 26:59-61)


8. Caifas pressiona Cristo. So bem depois este responde e adverte.

Mat 26:62-64  E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Nao respondes coisa alguma ao que estes depoem contra ti? 63  Jesus, porem, guardava silencio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu es o Cristo, o Filho de Deus. 64  Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porem, que vereis em breve o Filho do homem assentado aa direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do ceu (=Mar 14:60-62).

Lucas 22:66-70  E logo que foi dia ajuntaram-se os anciaos do povo, e os principais dos sacerdotes e os escribas, e o conduziram ao seu concilio, e lhe perguntaram: 67  Es tu o Cristo? Dize-no-lo. Ele replicou: Se vo-lo disser, nao o crereis; 68  E tambem, se vos perguntar, nao me respondereis, nem me soltareis. 69  Desde agora o Filho do homem se assentara aa direita do poder de Deus. 70  E disseram todos: Logo, es tu o Filho de Deus? E ele lhes disse: Vos dizeis que eu sou.



9. Caifas rasga roupas, violando Lv 21:10

Mat 26:65  Entao o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfemia. (=Mar14:63; Luc26:71)

Lev 21:10  E o sumo sacerdote entre seus irmaos, sobre cuja cabeca foi derramado o azeite da uncao, e que for consagrado para vestir as vestes,
nao descobrira a sua cabeca nem rasgara as suas vestes;



10. Caifas e os seus condenam aa morte e afligem Cristo, de 7 modos.

Mat 26:66-68  Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: EH reu de morte. 67  Entao cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam, 68  Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem eh o que te bateu? (=Mar 14:64-65)

Lucas 22:63-65  ¶ E os homens que detinham Jesus zombavam dele, ferindo-o. 64  E, vendando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem eh que te feriu? 65  E outras muitas coisas diziam contra ele, blasfemando.

[!!!!!!!!!! Cumpriu-se chicoteado e cuspido, de Isa 50:6; Cumpriu-se tambem em Mat 26:27 e 27:26 (cuspido e acoitado),30 (batido com cana)]


11. Sinedrio condena Cristo formalmente.

Mat 27:1-2 ¶ E, chegando a manha, todos os principes dos sacerdotes, e os anciaos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem; 2  E maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Poncio Pilatos. (= Mar 15:1; Luc 22:66-23:1)


12. Judas se suicida

Mat 27:3-10  3  Entao Judas, o que o traira, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos principes dos sacerdotes e aos anciaos, 4  Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porem, disseram: Que nos importa? Isso eh contigo. 5  E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. 6  E os principes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Nao eh licito coloca-las no cofre das ofertas, porque sao preco de sangue. 7  E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros. 8  Por isso foi chamado aquele campo, ate ao dia de hoje, Campo de Sangue. 9  Entao se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias NOTA [17]: Tomaram as trinta moedas de prata, preco do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram, 10  E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor determinou.

Ato 1:16-20  Homens irmaos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espirito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; 17  Porque foi contado conosco e alcancou sorte neste ministerio. 18  Ora, este adquiriu um campo com o galardao da iniquidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram NOTA [18]. 19  E foi notorio a todos os que habitam em Jerusalem; de maneira que na sua propria lingua esse campo se chama Aceldama, isto eh, Campo de Sangue. 20  Porque no livro dos Salmos esta escrito: Fique deserta a sua habitacao, E nao haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado.


 [!!!!!!!!! Cumpriu-se o preco ser usado para comprar um campo de oleiro, de Jer 18:1-4; 19:1-4; Zac 11:12-13; Compare Mat 27:9-10; Ato 1:16-20)






[15] “Foram dois os sistemas legais que condenaram Cristo: o Judaico e o Romano, exatamente os dois que embasam a moderna Ciencia Juridica. A prisao e os procedimentos sob a supervisao de Anas, Caifas e o Sinedrio foram sob a lei judaica; aqueles sob Pilatos e Herodes foram sob a lei romana.

O julgamento judaico foi ilegal em varios particulares:

1. O juiz nao foi imparcial e nao protegeu o acusado. Nao ha evidencia de que o quorum de vinte e tres juizes tomou parte na prisao. E eles [os juizes] foram hostis (Mat 26:62-63).
2. A prisao foi ilegal porque foi feita sem nenhuma acusacao formal.
3. Em julgamentos de crimes todas as sessoes tinham que ser comecadas e conduzidas somente durante o dia. Sessoes noturnas eram ilegais.
4. Um veredicto “culpado” nao podia ser tomado no mesmo dia da conclusao do “interrogatorio + exame de provas + argumentacao” [com um advogado defendendo contra os acusadores]. O veredicto tinha que ser dado no dia seguinte.
5. Procurar [forcando, a todo custo] testemunho hostil era ilegal (Mat 26:59; Mar 14:56; Joa 11:53).
6. Nenhum acusado podia ser condenado com base em evidencias suas [isto eh, produzidas por ele mesmo], todavia os acusadores procuraram obter respostas e admissoes por parte de Cristo, para condena-lo (Mat 26:63-66; Joa 18:19).
7. Nenhuma evidencia legal valida foi apresentada contra Cristo.


[Quanto ao julgamento romano:] Depois que Pilatos declarou Cristo inocente (Mat 27:24), seus atos subsequentes foram todos eles [totalmente] contrarios aa letra e ao espirito da lei Romana.”
(The New Scofield Bible, pag 1042).

[16] ACF traduz o aoristo como “mandou-o”; mas, aa luz do contexto, a KJV traduz melhor, para “tinha-o mandado”. Seja como for, v. 24 eh parentetico e se refere a algo anterior a v. 19: o sumo sacerdote era Caifas e nao Anas. Portanto, v. 19 se refere a Caifas, no seu palacio, e v. 24 se refere ao verso 13. Repitamo-nos:
- V. 13-14 - Cristo foi levado primeiramente aa casa de Anas e a Biblia nao narra o que passou la. Anas deve ter imediatamente se juntado ao malevolo grupo, liderando-o e introduzindo-o no palacio de Caifas, seu genro, que era o sumo sacerdote.
- V. 15-18 – Pedro e Joao seguem, de longe; entram no palacio de Caifas; Pedro nega Cristo.
- V. 19-23 – Caifas interroga, Jesus responde, eh esbofeteado.
- V. 24 (parentetico e referindo-se ao que tinha se passado atras, no verso 13): foi Anas que tinha mandado Cristo, manietado, a Caifas.
- V. 25-27 – Pedro nega Cristo.

[17] Nao ha aqui nenhuma contradicao, nenhuma falha na inspiracao e preservacao absolutamente perfeitas, verbal (de cada palavra, cada perninha de cada letra). Nenhuma falha na interpretacao literal-gramatical-historica: Mat 27:9 nao registra que Jeremias ESCREVEU (tinta sobre papiro ou pergaminho), mas sim que VATICINARA (palavras pronunciadas)!!! Jeremias falou as palavras, mas nao as registrou na Biblia (o livro de Jeremias foi escrito no ano 605 antes de Cristo). Zacarias (ministerio desde 520 a 480 anos antes de Cristo) as falou e registrou.

[18] Judas deve ter se enforcado com uma corda presa a algo, provavelmente uma arvore, aa beira de um precipicio. Depois de morrer enforcado, algo se rompeu ou um no escorregou e se desfez, o corpo de Judas caiu no precipicio, rebentou pelo meio, todo seu intestino e entranhas se derramaram.




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.