Passo 60:

Do madeiro ao sepulcro







1. O corpo de Cristo eh descido do madeiro e eh envolvido num lencol NOTA [40]


 Mar 15:46-A  O qual [Jose] comprara um lencol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele ... (= Mat 27:59).


2. Jose cuidadosamente leva o corpo para dentro do sepulcro NOTA [41]

Mat 27:60-A  E o pos no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha,... [= Mar 15:47B]

[!!!!!!!!!! Cumpriu-se “E puseram a sua sepultura com os impios, e com o rico na sua morte ...”, Isaias 53:9]


3. Jose e Nicodemos enrolam o corpo de Cristo em tiras de pano, com cerca de 45kg de composto mirra-aloes NOTA [42]

Joa 19:39-40  E foi tambem Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arrateis de um composto de mirra e aloes.  40  Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lencois {oyonioiv = TIRAS DE PANO 3608 N-DPN} com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparacao para o sepulcro NOTA [43].


4. O sepulcro eh fechado por enorme pedra-porta. NOTA [44]

[>>>>>>>>>> em torno de pouco antes das 06:00 da quinta-feira? EH aqui que comecam a ser contados os 3 dias e 3 noites = 72:00h ?]

Mat 27:60-B  ... e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se (=Mar 15:46C)


5. Duas Marias acompanhavam tudo

Mar 15:47  E Maria Madalena e Maria, mae de Jose , observavam onde o punham (= Mat 27:61) NOTA [45]






[40] “Sindon” = lencol fino. Veremos, oportunamente, que este “sindon” so foi usado temporariamente, so para transporte, e que Cristo foi enrolado com longuissimas tiras de pano (“othonion”). Provavelmente Jose comprou o lencol (“sindon”) de quem o arrebatou do discipulo que teve que fugir despido em Mar 14:51-52.

[41] O sepulcro era novo e nunca tinha sido usado.
- Muito nao usual: Ninguem prepara seu proprio sepulcro antecipadamente; O sepulcro foi escavado dentro de pura rocha! A 40 km da casa de Jose! E em local horrivel, proximo do local de execucao dos piores criminosos!
- Entendemos que Jose nao fez este sepulcro para si, mas para o Messias em que cria. Jose deve ter entendido e crido as profecias da morte e ressurreicao do Messias, inclusive a de Isa 53:9, deve ter preparado o sepulcro exclusivamente para ser usado por Cristo naqueles tres dias!


[42] A cabeca de Cristo foi coberta com lenco-guardanapo (soudarion) (Joa 20:7).
- As “tiras de pano” e o “lenco-guardanapo” todos estavam profusamente embebidos com especiarias (mirra e aloes):
- Cem arrateis sao cerca de 45 kg. O peso do unguento de mirra e aloes deve corresponder aa metade do peso do corpo vivo. Portanto, o corpo de Cristo deve pesar cerca de 90 kg. Sendo 100% Deus e 100% homem-perfeito, cremos que era naturalmente alto, grande, e musculoso. Isto harmoniza-se com o ter sido carpinteiro e incansavel andarilho.

[43] Os judeus com recursos financeiros embalsamavam os corpos dos seus mortos. Este costume e sua tecnologia devem ter sido absorvidos durante o cativeiro sob os egipcios, lembremos das mumias destes.

[44] So algum tempo depois os principes dos sacerdotes + fariseus + soldados LACRAM a pedra-porta e montam guarda. Antes de faze-lo, tem que ter se certificado de que tudo estava certo: o corpo certo estava no local certo e nas condicoes certas!

[45] “A outra Maria” eh “a mae de Tiago e de Jose”, portanto eh a mae de Cristo, aa luz de Mateus 13:55 e Mar 6:3. Onde quer que, apos a morte de Jesus,  vemos alguem que pode ser a Sua mae, ela sempre tem outros filhos: Mat 27:56 (v. 61 esta neste contexto!); Mar 15:40; Luc 24:10; Ato 1:14!...

 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.