Passo 61:

Do sepulcro ao seio da terra








1. Cristo desce ao seio da terra.

[>>>>>>>>>> Inicio = quinta-feira de manha NOTA [1][46]]

A. Duração da estada de Cristo no seio da terra:

3 dias literais (nascer a pôr de sol) + 3 noites literais (pôr a nascer de sol) = 72:00 h.

- Mat 12:40  Pois, como Jonas esteve tres dias e tres noites no ventre da baleia, assim estara o Filho do homem tres dias e tres noites no seio da terra. (= Mat 16:4; Luc 11:30)


B. Localizacao do seio da terra: o centro da terra,

harmonizando-se com Efe 4:9 “  ... tinha descido aas partes mais baixas da terra?”. Note que, se alguem pudesse descer verticalmente dentro da terra, iria descendo cada vez mais baixo, ate que chegasse ao centro - dai em diante, se prosseguisse, estaria subindo. Portanto o centro eh o unico local denominavel de a parte mais baixa da terra.


C. Uma das finalidades da estada: Pregar aos espiritos em prisao


1Pe 3:18-20  Porque tambem Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espirito; 19  No qual tambem foi, e pregou NOTA [2][47] aos espiritos em prisao; 20  Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noe, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto eh, oito) almas se salvaram pela agua;




2. Sacerdotes e fariseus pedem pelotao para guardar o sepulcro.

Mat 27:62-64  E no dia seguinte, que eh o dia depois da Preparacao, reuniram-se os principes dos sacerdotes e os fariseus em casa de Pilatos, 63  Dizendo: Senhor, lembramo-nos de que aquele enganador, vivendo ainda, disse: Depois de tres dias ressuscitarei NOTA [3][48]. 64  Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com seguranca ate ao terceiro dia, nao se de o caso que os seus discipulos vao de noite, e o furtem, e digam ao povo: Ressuscitou dentre os mortos; e assim o ultimo erro sera pior do que o primeiro.



3. Pilatos concede o pelotao

Mat 27:65  E disse-lhes Pilatos: Tendes a guarda; ide, guardai-o como entenderdes. NOTA [4][49]



4. Soldados e judeus lacram e guardam o sepulcro.

Mat 27:66  E, indo eles, seguraram o sepulcro com a guarda, selando a pedra.

[Fraude foi tornada impossivel, inverossimil NOTA [5][50]! O Diabo e os seus trabalham para Deus, sem o saberem!]











Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)


(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



[1][46] Esta quinta-feira eh um sabado mas nao eh um setimo dia da semana: EH um Sabbath por ser, para a grande maioria dos judeus, o 15o dia do mes de Nissan (1o dia da Festa dos Azimos, com total cessacao dos trabalhos).


[2][47] Cristo “pregou” no sentido de declarar, proclamar o que ja esta decidido, nao de oferecer uma “2a chance, apos a morte”, nao ha a menor brecha para isto em toda a Biblia (ver Luc 16:26,29,31; Heb 9:27, etc.).

Uma vez que o Hades, entao, tinha dois compartimentos com homens (agora so tem um, dos perdidos) e um compartimento com um subgrupo dos demonios, ha tres interpretacoes sobre aonde exatamente Cristo foi:
a) Ao Seio de Abraao (o mesmo que Paraiso, ou Eden) proclamar aos salvos do VT o equivalente a “Venci! Exultai, remi a todos vos, ireis eternamente para o ceu e presenca minha e de Deus, pois crestes enquanto vivieis!”.
- Bem, eh seguro que Cristo esteve no Seio de Abraao, pois afirmou “hoje estaras comigo no Paraiso” (Luc 23:43), afirmou “Pai, em tuas maos entrego o meu espirito” (Luc 23:46), e Efe 4:8-9 ensina que Cristo foi ao Paraiso quando este ainda estava no CENTRO da terra, e depois, uma vez que o debito tinha sido efetivamente pago, trasladou o Paraiso para o 3o ceu “... Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, .... 9  Ora, isto—ele subiu—que eh, senao que tambem antes tinha descido aas partes mais baixas da terra?
- Mas NADA ha na Biblia levando a esta interpretacao (a) que Cristo PREGOU aos ja salvos. Observemos: Os espiritos salvos, que estavam no Paraiso, NAO sao os daqueles que foram rebeldes nos dias de Noe, aos quais se refere 1Pe 3:19, e aos quais eh dito que Cristo pregou!

b) Ao Inferno, proclamar aos perdidos do VT o equivalente a “Venci! Chorai, todos vos ireis eternamente para o Lago de Fogo, pois descrestes enquanto vivieis!”. Inferno eh o local de sofrimento terrivel e consciente de todos os homens perdidos, mas somente ate serem lancados no Lago de Fogo, para la eternamente sofrerem terrivel e conscientemente.
- Bem, 1Pe 3:19-20 NAO se refere a todos os perdidos do VT, mas sim, somente, “aos espiritos em prisao; 20  Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noe, enquanto se preparava a arca ...”.
- Ah, aa luz do fato de que Deus nao tem longanimidade para com demonios, que tal mudar esta interpretacao (b) para “Ao Inferno, proclamar aaqueles homens, entre os perdidos do VT, que foram rebeldes aa pregacao de Noe?
- Bem, nao vemos nenhum indicio na Biblia, nem nenhuma razao, para que Deus tenha diferenciado tanto assim entre este grupo de perdidos (os homens que se rebelaram contra a mensagem de Noe) e os demais perdidos do VT, desde Caim, o 1o Lameque, Ninrode, os perdidos de Sodoma e Gomorra, Farao, Balaao, Absalao, Roboao, Acabe, Jezabel, Etioco Epifanio, etc.? (Ha pecados maiores e piores? Ver Luc 11:32.). Nao vemos subdivisoes para os perdidos que estao no Inferno.

c) Ao Tartaro; proclamar ao subgrupo de demonios ja ali presos (por terem deixado a sua propria habitacao), o equivalente a “Venci! Chorai, ireis eternamente para o Lago de Fogo!” Tartaro eh o local de sofrimento terrivel e consciente somente daquele subgrupo de demonios, ate serem lancados no Lago de Fogo para eternamente sofrerem terrivel e conscientemente.
- Bem, eh seguro que ha o Tartaro e ha este subgrupo de demonios que ja esta ali preso, ver 1 Pe 3:18-20 (acima), Jud 1:6ss (E aos anjos que nao guardaram o seu principado, mas deixaram a sua propria habitacao, reservou na escuridao e em prisoes eternas ate ao juizo daquele grande dia;) e 2Pe 2:4ss (Porque, se Deus nao perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lancado no TARTARO, os entregou aas cadeias da escuridao, ficando reservados para o juizo;)
- Portanto eh altamente provavel, embora nao seguro, que a palavra “espiritos” em “pregou aos espiritos” (1Pe 3:19, acima) se refira aaquele subgrupo de demonios.



[3][48] - Os discipulos nao entenderam as profecias feitas por Cristo, de que ressuscitaria, mas os assassinos entenderam, mesmo sem crer!
- Os lideres religiosos, assassinos do Autor da Vida, violaram o Sabbath (da quinta-feira, o primeiro dia da Festa dos Azimos), “em prol do Deus amado!”! Que piedade, que santinhos, e que hipocrisia!...


[4][49] Por “guarda” (“koustodia”) Pilatos se refere aa guarnicao que ja era encarregada da seguranca do Templo. Talvez a guarnicao total tivesse 150 a 1000 soldados permanentes? Talvez metade deles foi montar guarda a metros do sepulcro, em turnos, sempre ficando 1/3 em pe com couracas e armas em punho, 2/3 podendo descansar ou dormir?


[5][50] Antes dos sacerdotes + fariseus + soldados LACRAREM a pedra-porta e montarem rigorosa guarda, tem que ter se certificado de que tudo estava certo: o corpo certo estava no local certo e nas condicoes certas!
- “Selando a pedra” deve significar que puseram correntes de ferro, cadeados, selos de cera derretida com marcas inimitaveis, assinaturas, etc.



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.