Passo 62:

Do seio da terra ao jardim da ressurreicao







1. Cristo ressuscita NOTA [1][51]

[>>>>>>>>>> em torno das 5:00 do domingo? NOTA [1][52] ]

Versos: ver todos os versos alistados adiante, neste mesmo Passo 62.

[!!!!!!!!!! Cumpriu-se Sal 16:10: “Pois nao deixaras a minha alma no inferno, nem permitiras que o teu Santo veja corrupcao.”]

Note que a remocao da pedra nao era necessitada por Cristo (Seu corpo glorificado podia atravessar e cremos que atravessou a porta/montanha, invisivelmente).
A remocao da pedra foi somente para beneficio dos homens (os soldados, as Marias, Salome, Joana, as demais mulheres, Pedro, Joao, etc.) poderem ver, e crer.


2. Cristo atravessa tiras sem desfaze-las; dobra lenco; atravessa a rocha

Nunca foi dito que nem os soldados nem ninguem viram Cristo saindo pela porta do sepulcro depois de aberta, somente eh dito que viram o sepulcro ja vazio. Pelas condicoes especiais descritas, e pelas palavras usadas na Bíblia para o evento 10, cremos que o corpo glorificado do Cristo miraculosamente atravessou o involucro de tiras embalsamantes (como faria aas paredes e portas para falar com os apostolos), sem desfazer-desarrumar-descosturar-cortar-rasgar as tiras. Note que Joao e Pedro creram numa ressurreição sem precedentes ao observarem (Joa 20:8) as tiras de pano! Havia algo de milagroso no modo em que as tiras de pano estavam: cremos que o involucro de tiras de pano abundantemente embebidas de mirra e aloes estava “murcho” mas ainda com a arrumacao original impecavel, como se o corpo tivesse “evaporado”, provando que houvera ressurreicao miraculosa e sem precedentes, nao homens roubando o corpo:

Joa 20:4-8  E os dois corriam juntos, mas o outro discipulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. 5  E, abaixando-se, viu no chao AS TIRAS-DE-PANO {othonia 3608 N-APN}; todavia nao entrou. 6  Chegou, pois, Simao Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chao AS TIRAS-DE-PANO {othonia 3608 N-APN}, 7  E que o lenco {soudarion = “lenco-guardanapo” 4676 N-ASN}, que tinha estado sobre a sua cabeca, nao estava com AS TIRAS-DE-PANO {othoniwn = 3608 N-GPN}, mas enrolado num lugar aa parte. 8  Entao entrou tambem o outro discipulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e VIU, E CREU.      (!!!)

Parece tambem ter havido algo de muito especial na maneira do lenco-guardanapo ter sido enrolado num lugar aa parte (Cristo nao era preguicoso, relaxado, desarrumado!): sera que a maneira de enrolar o lenco-guardanapo era tipica somente de Cristo, era-lhe exclusiva e inconfundivel, e os dois discipulos reconheceram tudo isto como uma assinatura de Cristo, dizendo-lhes “Ressuscitei, estou vivo, sou Eu!” Não lembro bem e posso estar atrapalhando alguns detalhes, mas já li de alguém que se considerava perito historiador dos costumes antigos dos judeus, que, quando o amo se levantava da mesa sem a presença do servo copeiro, deixava o guardanapo arrumado e bem ordeiramente enrolado de certo modo se quisesse sinalizar “espere, logo voltarei para continuar minha ceia”, e deixava ao contrário se quisesse sinalizar “terminei, não voltarei mais.” Seja como for, algo na cena provocou enorme impacto nos 2 apóstolos e fez João crer, logo ao ver.

Ah, irmaos, Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!

3. Duas Marias + Salome + outras dirigem-se ao sepulcro para continuar o embalsamamento

[>>>>>>>>>> mas so chegarao em torno das 06:00 do domingo]

Mar 16:1-3  ¶ E, passado o sabado, Maria Madalena, e Maria, mae de Tiago NOTA [1][53], e Salome, compraram aromas para irem ungi-lo. 2  E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manha cedo, ao nascer do sol. 3  E diziam umas aas outras: Quem nos revolvera a pedra da porta do sepulcro?
(= Mat 28:1)

Luc 23:55-24:1  E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galileia, seguiram tambem e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. 56  E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sabado repousaram, conforme o mandamento. 1 ¶ E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.

Luc 24:10  E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mae de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apostolos.


4. Terremoto. Anjo remove e se senta sobre a pedra-porta

Mat 28:2-3  E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do ceu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. 3  E o seu aspecto era como um relampago, e as suas vestes brancas como neve.


5. Pelotao desmaia de terror!

Mat 28:4  E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos


6. As mulheres veem a pedra removida

Mar 16:4  E, olhando, viram que ja a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.

Joa 20:1  E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.



7. Maria (ex-endemoninhada, de Magdala) corre e conta aos apostolos

Joa 20:2  Correu, pois, e foi a Simao Pedro, e ao outro discipulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e nao sabemos onde o puseram.

8 Maria (mae de Jesus) e Salome, entram, vem o vazio e dois anjos, um exorta-as

Mar 16:5-7  E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado aa direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. 6  Ele, porem, disse-lhes: Nao vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; ja ressuscitou, nao esta aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. 7  Mas ide, dizei a seus discipulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vos para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse. [note o carinho especial para restaurar o caido (Pedro)!]

Mat 28:5-7  Mas o anjo, respondendo, disse aas mulheres: Nao tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. 6  Ele nao esta aqui, porque ja ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. 7  Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discipulos que ja ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vos para a Galileia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.

Luc 24:4-8  E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. 5  E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chao, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? 6  Nao esta aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galileia, 7  Dizendo: Convem que o Filho do homem seja entregue nas maos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. 8  E lembraram-se das suas palavras.


9. Maria (mae de Jesus) e Salome correm intentando contar aos apostolos

Mat 28:8  E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anuncia-lo aos seus discipulos.  (= Mar 16:8) (mistura de sentimentos!)


10. Pedro e Joao chegam ao sepulcro, entram, vem, creem, saem

Joa 20:3-10  Entao Pedro saiu com o outro discipulo, e foram ao sepulcro. 4  E os dois corriam juntos, mas o outro discipulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. 5  E, abaixando-se, viu no chao AS TIRAS DE PANO {othonia, no plural}; todavia nao entrou. 6  Chegou, pois, Simao Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chao AS TIRAS DE PANO {othonia, no plural}, 7  E que o lenco, que tinha estado sobre a sua cabeca, nao estava com os lencois {othonion, no plural}, mas enrolado num lugar aa parte. 8  Entao entrou tambem o outro discipulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e VIU, E CREU. 9  Porque ainda nao sabiam a Escritura, que era necessario que ressuscitasse dentre os mortos. 10  Tornaram, pois, os discipulos para casa. (= Luc 24:12)

Ver comentarios sobre “tiras de pano”, “lenco-guarnapo e “viu e creu”, em (2), acima.


11. [1a aparicao], a Maria (ex - endemoninhada), que voltara ao sepulcro e chorava

Joa 20:11-17  ¶ E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. 12  E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um aa cabeceira e outro aos pes. 13  E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e nao sei onde o puseram. 14  E, tendo dito isto, voltou-se para tras, e viu Jesus em pe, mas nao sabia que era Jesus. 15  Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelao, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. 16  Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre). 17  Disse-lhe Jesus: Nao me SEGURES, porque ainda nao subi para meu Pai, mas vai para meus irmaos NOTA [1][54], e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.. (= Mar 16:9) (ARC 1948 tinha “toques”; ACF tem “detenhas”; “segures” eh melhor porque reune as ideias de reter figurativamente e de reter por agarrar com as maos).







[1][51] Suprema importancia da ressurreicao do Cristo:
1Co 15:12-19  ¶ Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vos que nao ha ressurreicao de mortos? 13  E, se nao ha ressurreicao de mortos, tambem Cristo nao ressuscitou. 14  E, se Cristo nao ressuscitou, logo eh va a nossa pregacao, e tambem eh va a vossa fe. 15  E assim somos tambem considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porem, nao ressuscitou, se, na verdade, os mortos nao ressuscitam. 16  Porque, se os mortos nao ressuscitam, tambem Cristo nao ressuscitou. 17  E, se Cristo nao ressuscitou, eh va a vossa fe, e ainda permaneceis nos vossos pecados. 18  E tambem os que dormiram em Cristo estao perdidos. 19  Se esperamos em Cristo so nesta vida, somos os mais miseraveis de todos os homens.

Todo o cristianismo se firma ou desmorona com a ressurreicao corporal do Cristo (!). Se o cristianismo pudesse ter um simbolo (e nao o pode), ele nao seria o madeiro, mas sim o sepulcro vazio! A ressurreicao eh vital, para aplicacao da salvacao provida pela morte do Cristo. A ressurreicao:
- Declara que o Cristo eh sobre todos, e eh cabeca das igrejas Ef 1:20-22;
- Abriu caminho para o Espirito Santo Jo 1:33; At 1:5; 2:32-33; 11:15-17;
- Abriu caminho para os dons de Deus Ef 4:7-13;
- Declara que o Cristo tera o reino e trara arrependimento e remissao At 5:31;
- Aperfeicoa Rm 5:8-10.
- Demonstrou o infinito poder de Deus At 2:24 (este mesmo poder continua disponivel aos ja salvos Ef 1:19-20!).

Quem negar a ressurreicao corporal, literal de Cristo eh forcado a 6 horriveis conclusoes:
- toda pregacao do evangelho tem sido, eh, e sempre sera completamente inutil;
- toda a fe passada, presente e futura, eh louca e inutil;
- todos os pregadores sao os maiores loucos ou mentirosos;
- todos os crentes vivos estao ainda nos seus pecados, indo para o inferno, os crentes mortos ja estando la;
- todos os crentes mortos estao sofrendo no inferno, para sempre;
- a razao e proposito da propria vida estao para sempre destruidos.


[1][52] Se a contagem do tempo do estar no Seio da Terra comecou ao por do sol (ou aa meia-noite, etc.), entao tambem a ressurreicao ocorreu ao por do sol (ou aa meia-noite, etc.), exatamente 72 h depois.
Parece-nos que a conclusao de nao ter havido dias e noites fracionarios (mesmo que somando inteiros 3 dias e 3 noites) casa melhor com a promessa de  “Pois, como Jonas esteve tres dias e tres noites no ventre da baleia, assim estara o Filho do homem tres dias e tres noites no seio da terra”. (Mateus 12:40).
Note, tambem, que a sequencia comeca com dias e nao noites, eh “tres dias e tres noites” e nao “tres noites e tres dias”.
EH mais plausivel que o fechamento e a ressurreicao tenham ocorrido exatamente ao nascer do sol da quinta-feira e do domingo, respectivamente.



[1][53] “Maria, mae de Tiago e de Jose” eh a mae de Jesus, compare com Mateus 13:55; Mar 6:3. Onde quer que, apos a morte de Jesus,  vemos alguem que pode ser a Sua mae, ela sempre tem outros filhos: Mat 27:56 (v. 61 esta neste contexto!); Mar 15:40; Luc 24:10; Ato 1:14!...

[1][54] Oh, notemos a progressiva intimidade entre Cristo e seus discipulos: aa medida que estes aprendem e crescem, sao chamados de servos (joa 13:13), de amigos (Joa 15:15) e de meus irmaos (Joa 20:17)! Onde estamos voce e eu?




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.