Passo 63:

Do jardim da ressurreicao ao Pai






Na 1a aparicao (a Maria de Magdala, ex-endemoninhada), Cristo impede que seja SEGURADO (figurativa e , tambem, literalmente, isto eh, com as maos):
Joa 20:17  Disse-lhe Jesus: Nao me SEGURES, porque ainda nao subi para meu Pai, mas vai para meus irmaos, e dize-lhes: subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. (ARC 1948 tinha “toques”; ACF tem “detenhas”; “segures” eh melhor porque reune as ideias de reter figurativamente e de reter por agarrar com as maos).

Na 2a aparicao (a Maria (sua mae) e a Salome), Cristo permite ser SEGURADO (ate mesmo com as maos):
Mat 28:9 E, indo elas a dar as novas aos seus discipulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saudo. E elas, chegando, ABRACARAM os seus pes, e o adoraram.

Esta mudanca (de nao permitir, depois permitir ser segurado) eh entendida aa luz da tipologia do Dia da Expiacao. Lembremos que todos os detalhes REALMENTE importantes, duma tipologia, correspondem PERFEITAMENTE aaquilo tipificado. Para cada sacrificio feito no patio do Tabernaculo/Templo, no Dia da Expiacao, o Sumo Sacerdote tinha que comparecer na presenca de Deus, no Santo dos Santos (onde so ele podia entrar, uma so vez por ano, devidamente purificado) e la apresentava o sangue do sacrificio, aspergia-o sobre o propiciatorio (a tampa da arca), sendo aceito se tudo tivesse sido feito de acordo com o mandamento do Senhor. O Sacerdote nao podia ter contato com ninguem. Estude todo Lev 16:

Lev 16:1-34  ...  14  E tomara do sangue do novilho, e com o seu dedo espargira sobre a face do propiciatorio, para o lado oriental; e perante o propiciatorio espargira sete vezes do sangue com o seu dedo. 15 ¶ Depois degolara o bode, da expiacao, que sera pelo povo, e trara o seu sangue para dentro do veu; e fara com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargira sobre o propiciatorio, e perante a face do propiciatorio. ... 17  E nenhum homem estara na tenda da congregacao {*} quando ele entrar para fazer expiacao no santuario, ate que ele saia, ... 18  ... e tomara do sangue do novilho, e do sangue do bode, e o pora sobre as pontas do altar ao redor. 19  E daquele sangue espargira sobre o altar, com o seu dedo, sete vezes, e o purificara das imundicias dos filhos de Israel, e o santificara. 20 ¶ Havendo, pois, acabado de fazer expiacao pelo santuario, e pela tenda da congregacao, e pelo altar, entao fara chegar o bode vivo. ... 27  Mas o novilho da expiacao, e o bode da expiacao do pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiacao no santuario, serao levados fora do arraial; porem as suas peles, a sua carne, e o seu esterco queimarao com fogo. 28  E aquele que os queimar lavara as suas vestes, e banhara a sua carne em agua; e depois entrara no arraial. ...
{* em nenhuma parte do tabernáculo, nem mesmo nos pátios}


O Sumo Sacerdote, entrando no Santo dos Santos, tipifica Cristo em que ele entrou no 3o ceu, mas Cristo o fez pelo seu proprio sangue:
Heb 9:11-12  Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernaculo, nao feito por maos, isto eh, nao desta criacao, 12  Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu proprio sangue, entrou UMA vez no santuario, havendo efetuado uma eterna redencao.

NOTA [1][55]


CONCLUSAO: Como o Sumo Sacerdote ia ao Santo dos Santos e so depois podia ser aproximado, assim tambem Cristo foi ao 3o ceu e apresentou ao Pai o seu sangue, aspergido sobre si proprio. Somente apos isto a divida do pecado estava oficialmente paga e aceita, e o Senhor pode ser aproximado. Cristo eh nosso celestial Sumo Sacerdote, e Cordeiro-propiciacao, e propiciatorio, e trono de misericordia e graca, no tabernaculo celestial.
 




[1][55] O sangue de Cristo faz com que ele seja tanto o cordeiro imolado, como tambem o Sumo Sacerdote, como, ademais, o trono da graca e misericordia (Heb 2:17; 4:14-16).
- Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmaos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que eh de Deus, para expiar os pecados do povo. (Hebreus 2:17)
- 14  Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos ceus, retenhamos firmemente a nossa confissao. 15  Porque nao temos um sumo sacerdote que nao possa compadecer-se das nossas fraquezas; porem, um que, como nos, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16  Cheguemos, pois, com confianca ao trono da graca, para que possamos alcancar misericordia e achar graca, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:14-16)


O sangue de Cristo faz com que ele seja tanto a propiciacao (aquilo que propicia a Deus, satisfazendo a justica de um Deus SANTO, possibilitando que demonstre 100% de misericordia com 100% de justica), Rom 3:25, 1Jo 2:2; 4:10:
- Ao qual Deus propos para propiciacao pela fe no seu sangue, para demonstrar a sua justica pela remissao dos pecados dantes cometidos, sob a paciencia de Deus; (Romanos 3:25)
- E ele eh a propiciacao pelos nossos pecados, e nao somente pelos nossos, mas tambem pelos de todo o mundo. (1 Joan 2:2)
 Nisto esta o amor, nao em que nos tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nos, e enviou seu Filho para propiciacao pelos nossos pecados. (1 Joan 4:10)


como tambem o propiciatorio (o santissimo local da aspersao do sangue para a propiciacao). Cristo foi tipificado pela cobertura da Arca, Heb 9:5:
E sobre a arca os querubins da gloria, que faziam sombra no propiciatorio; das quais coisas nao falaremos agora particularmente. (Hebreus 9:5)

Propiciacao = expiacao (sangue do inocente cobrindo os pecados do pecador, por satisfazer as exigencias da justica de Deus) + agradar o coracao de Deus (possibilitando que Ele demonstre misericordia juntamente com justica). Expiacao e propiciacao so se tornaram definitivas em Cristo, que tira o pecado do mundo [os que O aceitam].

Para quem nao o aceitar como Sumo Sacerdote; como “Cordeiro de Deus que [sacrificado] tira o pecado do mundo” (= propiciacao); e como “trono de graca e de misericordia” (= propiciatorio), Cristo sera trono de juizo (Apo 20:11-15!):
11 ¶ E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presenca fugiu a terra e o ceu; e nao se achou lugar para eles. 12  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que eh o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13  E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14  E a morte e o inferno foram lancados no lago de fogo. Esta eh a segunda morte. 15  E aquele que nao foi achado escrito no livro da vida foi lancado no lago de fogo. (Apocalipse 20:11-15)


Que fara voce?




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.