Passo 65:

De proximo de Jerusalem aa estrada para Emaus









1. [3a aparicao], aos discipulos de Emaus

[>>>>>>>>>> em torno das 17:30 h ?]

O primeiro desses 2 discípulos foi CLÉOPAS = Clopas (v. 17,18) (= Alfeu, o pai do apóstolo Tiago, Mt 10:3).

Quanto ao segundo discípulo, alguns pensam ter sido LUCAS (que teria omitido seu próprio nome por modéstia);
outros pensam ter sido PEDRO (de modo que aquelas que consideramos 3a. e 4a. aparição de Jesus após Sua ressurreição são 1 só e mesma aparição), mas versos 24, 33 e 34 apontam contra isso;
também é possível que a palavra "discípulo", neste capítulo, é usada em sentido amplo e abrangendo todos os crentes (homens e mulheres) dedicados ao Senhor e a segui-lO, não o sentido restrito aos 70 varões pelo Cristo escolhidos e enviados em missão e recebendo dons exclusivos, portanto é mais natural se entender que o segundo discípulo aqui referido seja a esposa de Cléopas, MARIA (irmã de Maria que foi a mãe de Jesus, Jo 19:25), a qual voltava de ter assistido a crucificação 3 dias antes (Jo 19:25), não se sabendo se Cléopas também assistiu a crucificação, ou somente foi buscar sua esposa em Jerusalém.
Mas, à luz da nota de 1Co 9:5, tendemos mais a pensar que foi um dos 70 discípulos conhecido somente pelo nome de CEFAS (não o apóstolo Pedro, que entre os de fala grega era conhecido somente por Pedro, sendo conhecido como Cefas somente entre os da Palestina), que depois tornou-se eminente pregador em Corinto e cidades vizinhas.



Luc 24:13-15  ¶ E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalem sessenta estadios, cujo nome era Emaus. 14  E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. 15  E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)


(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.