Passo 67A:

De Pedro ao cenaculo, no 1o domingo pos ressurreicao







 

1. [5a aparicao], a 10 dos 11 apostolos (1a vez; Tome ausente.)

[>>>>>>>>>> noite entre domingo da ressurreicao e segunda-feira. Local = cenaculo, em Jerusalem]

Mar 16:14  Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados aa mesa, e lancou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coracao, por nao haverem crido nos que o tinham visto ja ressuscitado.

Luc 24:35-45  E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pao. 36 ¶ E falando eles [Cleopas e o outro discipulo de Emaus] destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. 37  E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espirito. 38  E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos coracoes? 39  Vede as minhas maos e os meus pes, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espirito nao tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. 40  E, dizendo isto, mostrou-lhes as maos e os pes. 41  E, nao o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? 42  Entao eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; 43  O que ele tomou, e comeu diante deles. 44  E disse-lhes: Sao estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moises, e nos profetas e nos Salmos. 45  Entao abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
NOTA [58]

 Joa 20:19-23  Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discipulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pos-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. 20  E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas maos e o lado. De sorte que os discipulos se alegraram, vendo o Senhor. 21  Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, tambem eu vos envio a vos. 22  E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espirito Santo. 23  AAqueles a quem perdoardes os pecados lhes sao perdoados; e aaqueles a quem os retiverdes lhes sao retidos.


2. Tome nao cre

Joa 20:24-25  Ora, Tome, um dos doze, chamado Didimo, nao estava com eles quando veio Jesus. 25  Disseram-lhe, pois, os outros discipulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu nao vir o sinal dos cravos em suas maos, e nao puser o dedo no lugar dos cravos, e nao puser a minha mao no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.






[58] Em Luc 23:49, Cristo ordenou aos apostolos que nao se ausentaram de Jerusalem. Portanto v. 49 eh depois dos passos 69 (Mar da Galileia) e 70 (Monte Tabor) e imediatamente antes do 71 (ascensao, nos arredores de Jerusalem). Mas v. 36 eh no passo 67-A (no cenaculo de Jerusalem, apos Emaus). Portanto, entre v. 36 e v. 49 tem que haver uma mudanca de cenario e tempo. Os pontos mais plausiveis desta mudanca sao os dos versos 44 e 46. Este ultimo parece melhor.




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.