Passo 74:

Aparicoes de Cristo pos ascensao







 

1. [12a aparicao], a Estevao, no seu apedrejamento

Ato 7:55-60  Mas ele, estando cheio do Espirito Santo, fixando os olhos no ceu, viu a gloria de Deus, e Jesus, que estava aa direita de Deus; 56  E disse: Eis que vejo os ceus abertos, e o Filho do homem, que esta em pe aa mao direita de Deus. 57  Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unanimes contra ele. 58  E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pes de um jovem chamado Saulo. 59  E apedrejaram a Estevao que em invocacao dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espirito. 60  E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, nao lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.


2. [13a aparicao], a Paulo, na sua conversao

Ato 9:3-8  E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do ceu. 4  E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5  E ele disse: Quem es, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro eh para ti recalcitrar contra os aguilhoes. 6  E ele, tremendo e atonito, disse: Senhor, que queres que eu faca? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e la te sera dito o que te convem fazer. 7  E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas nao vendo ninguem. 8  E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, nao via a ninguem. E, guiando-o pela mao, o conduziram a Damasco [=9:17; 22:6-11,14-15; 1Co 9:1; 15:8].

Ato 16:12-19  ¶ Sobre o que, indo entao a Damasco, com poder e comissao dos principais dos sacerdotes, 13  Ao meio-dia, oh rei, vi no caminho uma luz do ceu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo. 14  E, caindo nos todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em lingua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te eh recalcitrar contra os aguilhoes. 15  E disse eu: Quem es, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 16  Mas levanta-te e poe-te sobre teus pes, porque te apareci por isto, para te por por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda; 17  Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio, 18  Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres aa luz, e do poder de Satanas a Deus; a fim de que recebam a remissao de pecados, e heranca entre os que sao santificados pela fe em mim. 19  Por isso, oh rei Agripa, nao fui desobediente aa visao celestial.


3. [14a aparicao], a Paulo, em Corinto

Ato 18:9-10  E disse o Senhor em visao a Paulo: Nao temas, mas fala, e nao te cales; 10  Porque eu sou contigo, e ninguem lancara mao de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.


4. [15a aparicao], a Paulo, no Templo

Atos 22:17-21  E aconteceu que, tornando eu para Jerusalem, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim. 18  E vi aquele que me dizia: Da-te pressa e sai apressadamente de Jerusalem; porque nao receberao o teu testemunho acerca de mim. 19  E eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu lancava na prisao e acoitava nas sinagogas os que criam em ti. 20  E quando o sangue de Estevao, tua testemunha, se derramava, tambem eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as capas dos que o matavam. 21  E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe.


5. [16a aparicao], a Paulo, em Jerusalem

Atos 23:11  E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem animo; porque, como de mim testificaste em Jerusalem, assim importa que testifiques tambem em Roma.


6. [17a aparicao], a Paulo, em outra visao

2 Corintios 12:1-4  ¶ Em verdade que nao convem gloriar-me; mas passarei aas visoes e revelacoes do Senhor. 2  Conheco um homem em Cristo que ha catorze anos (se no corpo, nao sei, se fora do corpo, nao sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro ceu. 3  E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, nao sei; Deus o sabe) 4  Foi arrebatado ao paraiso; e ouviu palavras inefaveis, que ao homem nao eh licito falar.


7. [18a aparicao], a Joao, em Patmos, varias visoes no Apocalipse

Apocalipse 1:9-20  ¶ Eu, Joao, que tambem sou vosso irmao, e companheiro na aflicao, e no reino, e paciencia de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo. 10  Eu fui [arrebatado] no Espirito no dia do Senhor, e ouvi detras de mim uma grande voz, como de trombeta, 11  Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o que ves, escreve-o num livro, e envia-o aas sete igrejas que estao na Asia: a Efeso, e a Esmirna, e a Pergamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadelfia, e a Laodiceia. 12  E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete casticais de ouro; 13  E no meio dos sete casticais um semelhante ao Filho do homem, vestido ate aos pes de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. 14  E a sua cabeca e cabelos eram brancos como la branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; 15  E os seus pes, semelhantes a latao reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas aguas. 16  E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saia uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua forca resplandece. 17  E eu, quando vi, cai a seus pes como morto; e ele pos sobre mim a sua destra, dizendo-me: Nao temas; Eu sou o primeiro e o ultimo; 18  E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amem. E tenho as chaves da morte e do inferno. 19  Escreve as coisas que tens visto, e as que sao, e as que depois destas hao de acontecer; 20  O misterio das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete casticais de ouro. As sete estrelas sao os anjos das sete igrejas, e os sete casticais, que viste, sao as sete igrejas.






*************************************************************************







Adaptado por Helio, 2001, de Willmington’s Guide to the Bible, e de notas de Scofield.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.