O Anjo do Senhor

 Relação completa de versos com Cristofanias





As referências a "o Anjo do Senhor" (note o artigo definido "o", e não o indefinido "um"; e note a inicial maiúscula em "Anjo") ou a "O Anjo de Deus" (idem), no Velho Testamento, são convenções de grafia para indicar teofanias (aparições de Deus em forma humana) ou, mais técnica e precisamente falando, para indicar cristofanias (aparição do Verbo eterno, a segunda pessoa da Trindade, em forma humana, antes de Sua encarnação, antes de tomar carne no ventre de Maria). A prova disso é que, nesses contextos, tal "Anjo" é diretamente dito ser Deus, ou é dito ter os atributos (ou exercer as ações) prerrogativas, exclusivas, identificatórias de Deus.

Uma vez que nenhuma Bíblia é consistente em sempre usar o artigo definido e a inicial maiúscula em "o Anjo" ou em pronomes a Ele referentes (as Bíblias que chegam mais perto de perfeita consistência neste uso são a King James Bible (The Authorized Version) de 1611, e a Young's Literal Translation. Nenhuma Bíblia impressa em Português coloca "Anjo" com inicial maiúscula em local nenhum, nenhuma é sempre consistente em usar "o" ao invés de "um"), colocaremos abaixo todos os versos em que nós mesmos tomamos uma caneta e fizemos as devidas correções em todas as nossas Bíblias:




 

Versos que provam que o "Anjo do Senhor" e o "Anjo de Deus" são teofanias ou cristofanias.



Gênesis 18
1 Depois apareceu-lhe o SENHOR nas planícies de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no maior calor do dia.
2 E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,
3 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos Teus olhos, rogo-Te que não passes de Teu servo.
4 Rogo-Te, que um pouco de água seja recebido, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore;
5 E trarei um bocado de pão, para que conforteis os vossos corações; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste.
6 E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Toma depressa três medidas de flor de farinha, amassa-a e faze bolos.
7 E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela filha da manada, tenra e boa, e deu-a ao seu moço, que se apressou em prepará-la.
8 E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pôs tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram.
9 E disseram-lhe: Onde está Sara, tua esposa? E ele disse: Ei-la na tenda.
10 E (O SENHOR) disse: Certamente tornarei a ti segundo o tempo da vida; e eis que Sara tua esposa terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.
11 E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.
12 Assim, pois, riu-se Sara dentro de si mesma, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
13 E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
14 Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti, segundo o tempo da vida, e Sara terá um filho.
15 E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E Ele disse: Não digas isso, porque te riste.
16 E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e Abraão ia com eles, acompanhando-os.
17 E disse o SENHOR: Ocultarei Eu a Abraão o que faço,
18 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?
19 Porque Eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, e eles guardarão o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.
20 Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
21 Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o clamor que é vindo até Mim; e se não, sabê-lo-ei.
22 Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR.
23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
25 Longe de Ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de Ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
26 Então disse o SENHOR: Se Eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, por falta desses cinco destruirás toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se Eu achar ali quarenta e cinco.
29 E continuou ainda a falar-Lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.
33 E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.

Gênesis 32:
24 Jacó, porém, ficou só; e ali lutou com ele um Varão, até a aurora subir.
25 E vendo Este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com Ele.
26 E o Varão disse: Deixa-Me ir, porque já a aurora subiu. Porém ele disse: Não Te deixarei ir, se não me abençoares.
27 E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
28 Então o Varão disse: Teu nome não mais será chamado Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
29 E Jacó Lhe perguntou, e disse: Dize-me, peço-Te, o Teu nome. E disse: Por que perguntas pelo Meu nome? E abençoou-o ali.
30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha vida está preservada.
31 E saiu-lhe o sol, quando atravessava Peniel; e manquejava da sua coxa.
32 Por isso os filhos de Israel não comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da coxa, até ao dia de hoje; porquanto o Varão tocara a juntura da coxa de Jacó no nervo encolhido.

Êxodo 3:
2 E apareceu-lhe o Anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
4 E vendo o SENHOR que ele se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

Juízes 6:
11 Então o Anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo ao lado do lagar, para o salvar dos midianitas.
12 Então o Anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
13 Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as Suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
14 Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei Eu?
15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
16 E o SENHOR lhe disse: Porquanto Eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
17 E ele disse: Se agora tenho achado graça aos Teus olhos, dá-me um sinal de que és Tu que falas comigo.
18 Rogo-Te que daqui não Te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante Ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.
19 E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-Lho até debaixo do carvalho, e Lho ofereceu.
20 Porém o Anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez.
21 E o Anjo do SENHOR estendeu a ponta do cajado, que estava na Sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o Anjo do SENHOR desapareceu de seus olhos.
22 Então viu Gideão que era o Anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o Anjo do SENHOR face a face.

Juízes 13:
3 E o Anjo do SENHOR apareceu a esta esposa, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.
4 Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda.
5 Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
6 Então a esposa entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante do Anjo de Deus, terribilíssima; e não Lhe perguntei donde era, nem Ele me disse o Seu nome.
7 Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte.
8 Então Manoá orou ao SENHOR, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-Te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.
9 E Deus ouviu a voz de Manoá; e o Anjo de Deus veio outra vez à esposa, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá.
10 Apressou-se, pois, a esposa, e correu, e noticiou-o a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele Homem que veio a mim o outro dia me apareceu.
11 Então Manoá levantou-se, e seguiu a sua esposa, e foi àquele Homem, e disse-lhe: és Tu aquele Homem que falou a esta esposa? E disse: Eu sou.
12 Então disse Manoá: Cumpram-se as Tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino?
13 E disse o Anjo do SENHOR a Manoá: De tudo quanto Eu disse à esposa guardará ela.
14 De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.
15 Então Manoá disse ao Anjo do SENHOR: Ora deixa que Te detenhamos, e Te preparemos um cabrito.
16 Porém o Anjo do SENHOR disse a Manoá: Ainda que Me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao SENHOR. Porque não sabia Manoá que era o Anjo do SENHOR.
17 E disse Manoá ao Anjo do SENHOR: Qual é o Teu nome, para que, quando se cumprir a Tua palavra, Te honremos?
18 E o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas assim pelo Meu nome, visto que é maravilhoso?
19 Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao SENHOR: e houve-se o Anjo maravilhosamente, observando-O Manoá e sua esposa.
20 E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o Anjo do SENHOR subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua esposa, caíram em terra sobre seus rostos.
21 E nunca mais apareceu o Anjo do SENHOR a Manoá, nem a sua esposa; então compreendeu Manoá que era o Anjo do SENHOR.
22 E disse Manoá à sua esposa: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.

Oséias 12:3-4:
3 No ventre pegou do calcanhar de seu irmão, e na sua força lutou com Deus.
4 Teve poder de lutar contra o Anjo, e agüentou a luta; chorou, e Lhe suplicou; em Betel o Anjo o achou, e ali o Anjo falou conosco,
5 Sim, o SENHOR, o Deus dos Exércitos; o SENHOR é o nome memorial dEle (do Anjo).


*************************************************************


O leitor faria bem se tomasse uma caneta e fizesse as devidas correções (colocasse, nos devidos locais, "Anjo" com inicial maiúscula; ou pronome com inicial maiúscula; ou artigo definido ao invés de indefinido; etc) em sua própria Bíblia (assumo que ela já é a ACF, a única sendo impressa, em Português, que se baseia somente no texto grego e hebraico perfeitamente preservado por Deus: o Textus Receptus, em grego, e o Texto Massorético de Ben Chayyim, em Hebraico).

Eis a relação de todos os versos que achei:

Gênesis 16:7,9,10,11; 22:11,15; 21:17; 31:11;
Êxodo 3:2; 14:19
Números 22:22,23,24,25,26,27,31,32,34,35
Juízes 2:1,4; 5:23; 6:11,12,20,21,22 (2 vezes); 13:3,6,13,15,16,17,18,19,20,21(2 vezes); 6:20; 13:6,9;
2Samuel 24:16 (3 vezes)
1Reis 19:7
2Reis 1:3,15; 19:35
1Crônicas 21:12,15,16,18,30
Salmo 34:7; 35:5,6
Isaías 37:36
Zacarias 1:9,11,12,13,14,19; 2:3; 3:1,3,5,6; 4:1,4,5; 5:2,5,10; 6:4,5; 12:8
Atos 7:30,35,38 (esses 3 versos são Cristofanias mas referem-se a aparições a Moisés. Depois da encarnação, Cristo jamais aparece como o Anjo do Senhor)

(No N.T, têm artigo indefinido, "um anjo do Senhor": Mt 1:20; 2:13,19; 28:2; Lc 1:11; 2:9; At 5:19; 8:26; 12:7; 12:23;    Mt 1:24 tem o artigo definido "o", mas se refere a um dentre as miríades de anjos, conforme o verso 20, portanto "anjo" com inicial minúscula).


Hélio de Menezes Silva, jan.2007