Jesus é Jeová

Gregory Koukl
 

divider

"HÁ UM SÓ DEUS" 1 Cor 8:6
“Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” (1Co 8:6 BRP)

 

divider

Este quadro comparativo demonstra que Jesus e o Deus do Velho Testamento são um só e o mesmo. Esta demonstração é feita mostrando que exatamente os mesmos títulos aplicados a Jeová no Velho Testamento são aplicados a Jesus no Novo Testamento
 


JEOVÁ É . . . . . . . . . JEOVÁ É JESUS,
[na qualidade de ...]
JESUS  É . . . . . . . . . . .


 

 Gên 1:1
“No princípio criou Deus os céus e a terra.”

O CRIADOR

 João 1:1-3
“1 ¶ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

 Jó 33:4
O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.”

 Col 1:12-17
“... 15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”

 Isa 40:28
“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.”

 Heb 1:8-12
“8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. ... 10 E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. 11 Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.”

 

 Isa 41:4
“Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.”

 O PRIMEIRO
 &
 O ÚLTIMO

Apo 1:17
“E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pós sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;”

Isa 44:6
“Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.”

 Apo 2:8
“E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:”

Isa 48:12
“Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.”

Apo 22:13
Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.”

 

 Êxo 3:13-14
“13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”

O "EU SOU"

 João 8:24, 58; 13:19
“Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados.”

“Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU.”

“Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que EU SOU.”

 

Gên 18:25
“Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?

 O JUIZ

2 Tim 4:1
“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,”

Sal 96:13
“Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade.”

2 Cor 5:10 
“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”

Joel 3:12
“Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor.”

Rom 14:10-12
“10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. 11 Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. 12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.”

 

Sal 47
“... 2 Porque o SENHOR Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra....

 

 O REI

Mat 2:1-6
“... 2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? ...6 E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.”

Isa 44:6-8
“6 Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, .... 8 ... Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.”

João 19:21
“Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.”

Jer 10:10
“Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.”

1 Tim 6:13-16
“... 15 A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; 16 Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.”

 

 Sal 27:1
“Salmo de Davi O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?”

  A LUZ

  João 1:9
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.”

 Isa 60:20
“Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o SENHOR será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.”

 João 8:12
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

 

Sal 106:21
“Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera grandezas no Egito,”

 O SALVADOR

João 4:42
“E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.”

Isa 43:3, 11
“Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.... Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.

Atos 4:10-12
“... 12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

Isa 45:21-23
“21 ... Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. 22 Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. 23 Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.”

1 João 4:14
“E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.”

 

Sal 23
“1 ¶ Salmo de Davi O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. 2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. 3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. 4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. ...”

 O PASTOR

João 10:11
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”

Sal 100:3
“Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.”

Heb 13:20
“Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,”

Isa 40:11
Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.”

1 Ped 5:4
“E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.”



 

Traduzido por Hélio de M. Silva

©1998 Gregory Koukl. Reprodução permitida somente para uso não comercial.

Para maiores informações contate "Stand to Reason", 1438 East 33rd St., Signal Hill, CA 90755
(800) 2-REASON (562) 595-7333 www.str.org





Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.