TEMA: JESUS – QUEM É ESSE HOMEM ?



 




HÁ MUITOS CRISTOS NESTE MUNDO, PARA CADA INTERESSE, OBJETIVO OU PROJETO. UM EXEMPLO É O DAS BELAS ARTES, DE VÁRIOS TAMANHOS E FORMAS.  ESSES CRISTOS SÃO FEITOS, MOLDADOS, INVENTADOS, GERALMENTE TRISTES E DESFIGURADOS, OBRA DAS MÃOS DOS HOMENS, FEITA PARA ESCOLAS, CRIADAS PELO PRÓPRIO HOMEM, BUSCANDO EXIBIÇÃO E EXPRESSÃO DOS SEUS CRISTOS  PARA OUTROS, POR DIVERSOS MOTIVOS: APRECIAR, CRITICAR OU MATAR CURIOSIDADES, MAS A VISÃO DOS CRIADORES É A EXALTAÇÃO PESSOAL DO TALENTO DE SUA INVENCIONICE.   VERDADEIRAMENTE É UM CRISTO DESPIDO DE AUTORIDADE, SEM DIGNIDADE NEM ATRIBUTOS, E SEM EXPRESSÃO. OUTRO BOM EXEMPLO É O CRISTO LITERÁRIO; DO ESTILO DE UM LIVRO QUE CONDUZ A FAMA, NA SUA PROSA, DO VERSO, DA FORMA, FRUTO DE UM PRETEXTO QUE SERVE DE TEXTO DENTRO DE UM CONTEXTO ANTIBÍBLICO, E QUE LEVA O SEU AUTOR A SER MAIS APLAUDIDO, LIDO, PROCURADO E A SE TORNAR MAIS RICO.    TAMBÉM HÁ O CRISTO DAS CANTORIAS, FABRICADO COMO PRODUTO DE CONSUMO, DETURPADO, IRREVERENTEMENTE TRATADO E MALTRATADO, NOVAMENTE ESCARNECIDO E CRUCIFICADO; E É ESSE TIPO DE CRISTO QUE ESTOURA NA MÍDIA E CIRCULA AOS MILHÕES COMO MERCADORIAS PARA TODOS FATURAREM.  NÃO POSSO ESQUECER DO CRISTO DO CINEMA E DO TEATRO, UM CRISTO ENSINADO, MARTIRIZADO, CRIADO PARA HIGIENE MENTAL, LAZER DOS SEUS TELESPECTADORES. EXPRESSÃO DO QUE DENOMINA SER “ARTE MODERNA” QUE FAZ A CARICATURA DO MAIOR PERSONALIDADE DA HISTÓRIA.  

SALIENTAMOS TAMBÉM, O CRISTO DO CRUCIFIXO, FEITO PARA REALÇAR A APARÊNCIA, OU SIMPLES DECORAÇÃO; PODE SER DE MADEIRA, PEDRA OU METAL E SERVE PARA PRESENTEAR ALGUÉM, QUE CONSIDERAMOS, ÀS VEZES, BEM MAIS QUE O CRISTO; REALÇAR O PEITO DO RAPAZ DECENTE, A MULHER “RELIGIOSA”, EMBORA  MUITOS LHES PRESTEM CULTO ELE NÃO OUVE, NÃO VÊ, NEM SOM ALGUM SAI DE SUA GARGANTA.   TÊM TAMBÉM O CRISTO DOS TEÓLOGOS, DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PORQUE “A LETRA É MORTA” E OS SEUS ERUDITOS, HOMENS NATURAIS, NÃO PODEM ENTENDER PORQUE NÃO SABEM DISCERNI-LO ESPIRITUALMENTE. UM CRISTO ACEITO APENAS INTELECTUALMENTE, CRIADO PARA ANÁLISE, DISCUSSÃO, DISSECAMENTO, DEBATE – NÃO TRANSFORMA, NÃO SALVA, NÃO CURA, NEM LIBERTA.   ESSES CRISTOS, PARA OS SEUS SEGUIDORES, AINDA ESTÁ CONSERVADO NUMA TUMBA DURA E VAZIA – CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO.  UM CRISTO QUE NÃO VIVE, PORTANTO NÃO REINA, UMA VEZ QUE SEUS ADORADORES LAMENTAVELMENTE AINDA DORMEM, SEM DESPERTAR PARA CONTEMPLAR A GLÓRIA DO ÚNICO E VERDADEIRO CRISTO.  TODO ESTE POVO CARECE DE ALGUÉM QUE SE DISPONHA A OBEDECER AO CHAMADO DO VERDADEIRO CRISTO E DIZER: “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM!’’, ALGUÉM QUE JÁ EXPERIMENTOU O NOVO NASCIMENTO DO CRISTO QUE É O UNIGÊNITO FILHO DE DEUS QUE FOI ENCARNADO, SOFREU, FOI CONDENADO A MORTE E SEPULTADO POR CAUSA DOS PECADOS DA HUMANIDADE.  ESTE CRISTO NÃO FOI PRESO NA SEPULTURA ESCURA, ELE RESSUSCITOU, SUBIU AOS CÉUS E REINA A DESTRA DO PAI.  UM CRISTO RESPEITADO, ADORADO, ADMIRADO, CULTUADO E ENSINADO POR UM  POVO SEPARADO POR DEUS PORQUE TEVE SENSIBILIDADE DE, NO  ESPÍRITO OUVIR SUA VOZ E ATENDER AO CHAMADO. ESTE CRISTO QUE VIVE E REINA PARA TODO SEMPRE,  POIS É O PRINCÍPIO E O FIM, SE REVELA EM SUA PALAVRA A TODOS QUE, ABRINDO O CORAÇÃO, DESEJE CONHECER O TESOURO, E COM OS OLHOS VER O VERDADEIRO VALOR DESTA RIQUEZA QUE É JESUS, SÓ ENTÃO ENTENDERÃO QUEM ELE É :





EM GÊNESIS - ELE É O DESCENDENTE DA MULHER (3:15) E O CORDEIRO (22:8)

EM ÊXODO - É O CORDEIRO PASCOAL (12: 5-11,14)

EM LEVÍTICO - É O SACRIFÍCIO EXPIATÓRIO (9:7, 17:11)

EM NÚMEROS - É A ROCHA FERIDA (20:7-11) simbolicamente.           

EM DEUTERONÔMIO - É O PROFETA VINDOURO (18: 15,18)

EM JOSUÉ - O NOSSO CAPITÃO (VENCEDOR) - este livro oferece muitos aspectos da admirável vida de Josué como o escolhido de Deus para completar a missão de Moisés. Josué sig. “Yavé é salvação”; ele já estava militarmente qualificado para comandar as forças israelitas. Um excelente capitão, cujas qualidades apontam para Jesus.

EM JUÍZES - É O LIBERTADOR (3:9)

EM RUTE - É O PARENTE DIVINO (4) vv.14 - este livro mostra, através do amor altruísta (sentimento de quem põe o interesse alheio acima do seu próprio) e do cumprimento da lei de Deus (Rute veio a ser bisavó do rei Davi) que em paralelo com o N.T. revela que transtornos humanos na verdade dão oportunidade a Deus de realizar seus grandes propósitos redentores. Rute como partícipe da linhagem de Davi e de Jesus (Boaz como aquele que resgatado) fornece-nos um belo modelo de Cristo, na medida em que era um parente de sangue, tinha os recursos com que comprar a herança que fora  perdida, e estava disposto a resgatar. 

EM REIS E CRÔNICAS - O REI PROMETIDO

EM ESTER - A PROVIDÊNCIA DE DEUS _ a soberania e providência do Senhor são evidentes em toda a narrativa, e esta expressão nós vemos em Cristo que advoga a causa do seu povo por amor, para que sejam salvos; semelhantemente a pessoa de Ester o fez com seu povo.

EM JÓ - É O NOSSO REDENTOR (19:25)

EM SALMOS - É O NOSSO PASTOR (23)

EM PROVÉRBIOS - É A NOSSA SABEDORIA _ a sabedoria de provérbios tem sua expressão em Jesus Cristo “a pessoa maior que Salomão”, que para nós foi feito por Deus sabedoria e em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

EM ECLESIASTES - O ALVO VERDADEIRO este livro foi escrito por Salomão no final de sua vida; onde divisa o verdadeiro alvo da vida somente quando olha “para além do sol”, para Deus e termina mandando os jovens se lembrarem do Senhor na juventude, para não chegarem à idade avançada com amargos, lamentos e triste incumbência de prestar conta a Deus por uma vida desperdiçada.

EM CANTARES - É O NOSSO AMADO este livro retrata, como amantes que, separados anseiam pela sua reunião, assim a noiva (igreja) anseia pela chegada do seu noivo (Jesus).

NOS PROFETAS EM GERAL - É O MESSIAS PROMETIDO

EM ISAÍAS - É O NOSSO CONSELHEIRO, É O PAI DA ETERNIDADE, É DEUS FORTE, É ADMIRÁVEL (9:6)

EM MIQUÉIAS – É O ETERNO

NOS EVANGELHOS DE MATEUS, MARCOS, LUCAS, E JOÃO - É O FILHO DE DEUS (Mateus16:16), É ONIPOTENTE (Mateus 28:18);  É SALVADOR DO MUNDO (Lucas2:11); É A NOSSA JUSTIÇA (18:7); EM JOÃO ELE É O ENVIADO (17:3), É O DOADOR DA VIDA (14:6), É ONISCIENTE (1:48),  É A PORTA (10:9), É A NOSSA GARANTIA (14:13), É O FILHO DO ALTÍSSIMO (10:30);A VERDADE (16:16), O PÃO DA VIDA (6:35), O BOM PASTOR (10:11), A VIDEIRA VERDADEIRA (15:1), A LUZ DO MUNDO (8:12), O CAMINHO A VERDADE E A VIDA (6:35), É O “ANTES DE ABRAÃO SER EU SOU” (8:58), A RESSURREIÇÃO E A VIDA(11:25), É AQUELE QUE TESTIFICA DE SI MESMO(8:18), O QUE VEIO DE CIMA(8:23);...

EM ATOS - É O CRISTO RESSURGIDO E PODEROSO; INFINITAMENTE BOM E SANTO (Atos 3:14)

EM ROMANOS - É O ÚNICO E SÁBIO (16: 27)

EM CORÍNTIOS - É A NOSSA SANTIFICAÇÃO (1:30)

EM EFÉSIOS - É A NOSSA PAZ (2:14)

EM COLOSSENSES - É PRIMOGÊNITO DENTRE OS MORTOS (1:16), É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS (1:16)

EM  TIMÓTEO - É O ÚNICO MEDIADOR (I  2:5); É A ETERNA GLÓRIA (II  2:10)

EM HEBREUS - É O SUMO SACERDOTE (8:1), É MISERICORDIOSO (5:1), É SUPERIOR AOS ANJOS (1:4), SEPARADO DO PECADO (7:26), É A NOSSA FORÇA (11:3), É O SANTO, E SEM MÁCULA (7:26)

EM PEDRO - É A ESTRELA DA ALVA (II 1:9); É A PEDRA ANGULAR (I epístola 2:5), O CORDEIRO SEM MÁCULA (I epístola 1:19)

NAS EPÍSTOLAS EM GERAL -
É A CABEÇA E O CENTRO DA IGREJA

(EM I JOÃO_ É O VERDADEIRO E A VIDA ETERNA (5:20), É O NOSSO ADVOGADO (2:1))

EM APOCALIPSE - É O ALFA E O ÔMEGA (1:8), É O REI DOS REIS, SENHOR DOS SENHORES (19:16), É O SOBERANO DOS REIS DA TERRA (1:15), ELE É O FIEL E TESTEMUNHA (1:5), É O TODO PODEROSO (5:12).    JESUS É A NOSSA BANDEIRA. TODOS QUE O CONHECEM DESCOBREM A VERDADEIRA LUZ QUE ILUMINA O MUNDO (João 8:12). ELE É O LÍRIO DOS VALES (Cantares 2:2), A ESTRELA DA MANHÃ (Apocalipse 22:16), A LÂMPADA PARA OS NOSSOS PÉS (Salmos 119:105), É O SENHOR E TUDO EM NOSSAS VIDAS.

ESTE É O TESOURO MAIOR QUE DEVE SER ABERTO A TODOS QUE  AINDA  NÃO  O RECEBEU, NEM O CONFESSOU COMO ÚNICO E SUFICIENTE SENHOR DE SUAS VIDAS. PHILLIP SCHAFF (celebre historiador) FALOU A RESPEITO DE CRISTO: “ESTE JESUS DE NAZARÉ SEM DINHEIRO NEM ARMAS, CONQUISTOU MAIS MILHÕES DO QUE ALEXANDRE, CÉSAR E NAPOLEÃO. SEM CIÊNCIA NEM ESTUDOS, ELE LANÇOU MAIS LUZ SOBRE AS COISAS HUMANAS E AS COISAS DIVINAS DO QUE TODOS OS FILÓSOFOS E TODOS E TODOS OS SÁBIOS. SEM A ELOQÜÊNCIA DAS ESCOLAS FILOSÓFICAS, ELE FALOU PALAVRAS DE VIDA TAIS COMO NUNCA ANTES NEM DEPOIS FORAM FALADAS, AS QUAIS PRODUZIRAM EFEITOS INALCANÇÁVEIS POR ORADORES OU POETAS. SEM ESCREVER UMA ÚNICA LINHA, ELE COLOCOU MAIS CANETAS EM MOVIMENTO E PROPORCIONOU TEMAS PARA MAIS SERMÕES, DISCURSOS, DEBATES, LIVROS ERUDITOS, OBRA DE ARTES E CANÇÕES DE LOUVOR DO QUE A HOSTE INTEIRA DOS GRANDES HOMENS DA ANTIGUIDADE E DOS NOSSOS DIAS”.  ELE VIVE NAS PALAVRAS QUE PROFERIU, NOS ENSINOS QUE DEIXOU, NOS ATOS QUE PRATICOU, NAS OBRAS QUE REALIZOU.  ELE ESTÁ BEM VIVO, TENHO ABSOLUTA CERTEZA, O MEU CRISTO VIVE EM MIM!  ESTE CRISTO UMA ORDENANÇA NOS DEIXOU: “IDE, FAZEI DISCÍPULOS...” (Mt 28:19), E QUER OUVIR DE NÓS: “SEJA FEITA A SUA VONTADE EM MIM!” - ESSA É A DOUTRINA ESSENCIAL, É A NOSSA ESPERANÇA PRECIOSA PARA NOSSA FÉ E PAZ PERMANENTE; DOUTRINA ESSA QUE TEM SIDO ALVO DOS CONSTANTES ATAQUES POR PARTE DE TODAS AS FALSAS SEITAS E RELIGIÕES, FALSOS MESTRES E PREGADORES.  NÃO ENTENDEM QUE O PAI ETERNO O GEROU EM UMA GERAÇÃO ETERNA, PORTANTO, EM SENTIDO ALGUM O PAI EXISTIU ANTES DO FILHO NA GERAÇÃO ETERNA. EM JOÃO - 10:30 JESUS DISSE: “EU E O PAI SOMOS UM” - (UM) GÊNERO NEUTRO, QUE NA GRAMÁTICA GREGA ORIGINAL, SE REFERE A UMA SÓ SUBSTÂNCIA, ASSIM SENDO A RELAÇÃO ENTRE CRISTO E O PAI É UM ARGUMENTO INABALÁVEL A FAVOR DA DIVINDADE DE CRISTO: ELE É UMA PESSOA IGUAL AO PAI (COLOSSENSES 2:9)... “NELE HABITA CORPORALMENTE TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE EM OUTRAS PALAVRAS, CRISTO FILHO UNIGÊNITO DE DEUS É COMO SEU PAI NA SUA NATUREZA ESSENCIAL, SENDO, PORTANTO, POSSUIDOR DA DIVINDADE, JUNTAMENTE COM O ESPÍRITO SANTO, CO-ETERNOS E IGUAIS NO SEU PODER E GLÓRIA; COMO TAMBÉM PARTICIPANTE DA MESMA NATUREZA OU SUBSTÂNCIA” - (HEBREUS 1:3), VER TAMBÉM (II TIM 1:9-10).

ALMEJAMOS, COMO IGREJA DE JESUS CRISTO, E QUE RESULTE EM SALVAÇÃO POR MEIO DA FÉ, FRUTO DA GRAÇA DE DEUS E PARA SUA GLÓRIA.

 

(HÁ TRECHOS ADAPTADOS DE AUTORES DESCONHECIDOS)

PESQUISADORA : KLÊNEA COSTA.
         






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )