Defende a tradução da Bíblia KJV em Fp 2v5-11, fazendo a si mesmo de nenhuma reputação, trata da kenosis ou esvaziamento de Jesus Cristo, traduções e versões, Filipenses
(Fp 2:5-11)
Hélio, cerca 1998
Fp 2:5-11 (tradução pessoal): 5 De_sorte_que haja em vós este
sentimento que há também em Cristo Jesus, 6 o qual, sendo em a forma de Deus,
não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas fez a
si mesmo de nenhuma reputação, a forma de servo havendo tomado, havendo sido
feito na semelhança de homens; 8 e, na figura havendo sido achado como um
homem, humilhou-se a si mesmo havendo se tornado obediente até a morte, morte
mesmo de uma cruz. 9 Por isso, também Deus altamente lhe exaltou, e lhe deu
um nome que é sobre todo nome; 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo o
joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 e toda a
língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus o Pai.
a. Cristo deixou a glória do céu.
Jo 17:5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti
mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
2Co 8:9 Porque já sabeis a graça de nosso Senhor
Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua
pobreza enriquecêsseis.
b. "Fez a si mesmo de nenhuma reputação": A excelente
"Almeida Corrigida e Revisada, Fiel ...", traduz kenoo por
"esvaziou", mas isto pode levar a doutrinas errôneas (ver c.a e c.b,
abaixo), porisso devemos preferir o que os dedicados crentes-e-eruditos
ponderadamente traduziram na King James Bible: "fez a si mesmo de nenhuma
reputação". Note como isto casa com a explicação do próprio texto: Cristo
não se importou com sua reputação, mas "esvaziou-se a si próprio"
apenas no sentido de se fazer de nenhuma fama ao tomar a forma de servo!!! Há
artigos de grandes eruditos em Grego justificando esta tradução. Lembre que o
Texto Grego não tem vírgulas, e releia Fp 2:7.
- Mesmo que a tradução fosse "esvaziou-se a si mesmo", notemos que:
b.a. - Há grave erro no ensino que: "Cristo, enquanto aqui na terra,
voluntariamente despiu-se, ficou sem seus atributos relativos de divindade
(onisciência, onipotência, onipresença), enquanto retendo seus atributos
imanentes (santidade, amor, verdade)". Os argumentos contrários a esta
teoria são:
- Isto implicaria que Cristo, enquanto aqui na terra, ficou algo menos que
pleno, real Deus. Mas nem por 1 segundo Cristo foi (nem é, ou será) sequer 1 mm
menos que 100% Deus! Jo 1:1; 2Co 4:4; Cl 1:15; 2:9; He 1:3. Ver também 3.7
- "A Divindade do Filho", no nosso curso de Cristologia.
João 1:1: "No princípio era o Verbo, e o Verbo
estava com Deus, e o Verbo era Deus."
2Co 4:4: "Nos quais o deus deste século cegou
os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do
evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus."
Cl 1:15: "O qual é imagem do Deus invisível, o
primogênito de toda a criação;"
Cl 2:9: "Porque nele habita corporalmente toda
a plenitude da divindade;"
Heb 1:3: "O qual, sendo o resplendor da sua
glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela
palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos
pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;"
b.b. Há erro, mesmo que menos grave, no ensino que: "Cristo, mesmo
nunca deixando de ser 100% Deus, nunca chegando a ter 1 mm a menos de nenhum
dos seus atributos de divindade, voluntariamente deixou, aqui na terra, de exercer,
usar alguns desses atributos: Onipresença Jo 11:14-15. Onisciência Mc 13:32; Lc
8:45-46. Onipotência Lc 5:19-20." Os defensores desta teoria alegam os
versos:
Jo 11:14-15: "Então Jesus disse-lhes
claramente: Lázaro está morto; (15) E folgo, por amor de vós, de que eu lá não
estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele."
Mc 13:32: "Mas daquele dia e hora nenhum homem
sabe, nem mesmo os anjos que estão no céu, nem mesmo o Filho,
senão o Pai."
Lc 8:45-46: "E disse Jesus: Quem é que me
tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a
multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? (46) E disse
Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude."
Lc 5:19-20: "E, não achando por onde o
pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as
telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus. (20) E, vendo ele a
fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados."
Mas os argumentos contrários a esta teoria são:
- Isto poderia ser possível para onipresença e onipotência, mas é impossível
que se decida não saber o que já se sabe!!!
- Lc 8:45-46 é apenas antropomorfismo, Cristo rebaixando-se a falar em termos
das limitações dos homens (como Deus perguntando a Adão "onde estás?"
Gn 3:9, etc.).
Gn 3:9: "E chamou o SENHOR Deus a Adão, e
disse-lhe: Onde estás?"
- Em Mc 13:32 ("Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que
estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.") o contexto é Filho do homem,
Cristo como o homem perfeito, representando a humanidade.
b.c. A posição correta é que, como representante perfeito da humanidade e pelo
ângulo da sua natureza humana perfeita, Cristo podia dizer que não era
onisciente, não sabia do dia e da hora. Mas, na realidade, sua pessoa integral
sempre foi e é e será onisciente, Cristo sempre soube qual será aquele dia e
hora, pois sua inseparável e indesligável natureza divina é onisciente (ver
3.7.Onisciência, no nosso curso de Cristologia). Analogia: um diplomata pode ao
mesmo tempo saber de algo (como pessoa total) e não sabê-la (na qualidade de
porta-voz do País)!
Ilustração: Um rei mandou que Seu jovem filho único servisse à população
como se fosse servo, anonimamente, sem nenhum reconhecimento, sem nenhuma
glória. Um certo dia, disse-lhe em privado:
"Ó filho: na tua qualidade de futuro herdeiro meu, e não na tua
qualidade de servo, tu bem sabes que desde muito tempo planejamos e decidimos
que começarás a reinar daqui a exatamente 7 anos. Mas prestes bem atenção: É
somente na tua qualidade de meu filho (e herdeiro e futuro rei) que sabes
disto. Na tua qualidade de servo nada sabes, e nada dirás. É melhor que meus
súditos fiéis não saibam da data, para não se acomodarem durante 6 anos, 11
meses e 29 dias, e somente se aprontarem e trabalharem bem no último dia. É
melhor que, nos momentos de infortúnio, eles sempre tenham a bendita esperança
de que logo voltarás e lhe darás alívio. É melhor que se aprontem a cada dia e
o vivam no doce anelo de ser o da tua coroação. E é melhor que os súditos
infiéis e que serão punidos não saibam da data, a cada dia temam perguntando-se
se será o do julgamento deles, com isso talvez alguns se refreiem e mesmo se
arrependam e deixem seus maus caminhos e passem a ser súditos fiéis."
No dia seguinte, alguém perguntou ao jovem e incógnito futuro rei, não
reconhecido, se ele sabia o dia em que o filho do rei começaria a reinar, e ele
respondeu: "Na minha qualidade de servo,
nada fui comunicado oficialmente, nada sei."
Ele não está mentindo, pois, realmente, sabe da data apenas na sua qualidade de
filho do rei, não na sua presente qualidade de
servo. Hélio.
Illustration: A king asked his young, only-begotten son to serve the people
like a servant, anonymously, without being recognized, without any glory. The
son obeyed and came to serve and not to be served. One day, the king told him
in private: "Son, in your quality of my
future heir, but not in your current quality of my servant, you know very well
that since long time ago we planed and decided that you will start to reign
exactly 7 years counting from today. But pay close attention: It is only in
your quality of being my son (and heir and future king) that you know that
date. In your current quality of being my humble servant you know nothing of
that date, and nothing shall you speak about it. On one hand, it's better that
my faithful subjects do not know the date, in order that they will not to
accommodate themselves for 6 years, 11 months and 29 days, and just get ready
and work well in the last day. It is better that, in times of misfortune, they
always have the blessed hope that you will return soon and you will give them
relief. It is better that, at each day, they make themselves ready and live in
the sweet expectation and yearning that they are in the day of your coronation.
And, on the other hand, it is better that my subjects that are infidels and
that will be punished, they do not know the date, in this way the daily fear
wondering if it can be the day of their judgement and punhisment, perhaps will
make some to refraim and even repent and stop their evil ways and become my
loyal subjects." The next day, someone
asked the young and unknown future king (not yet recognized) if he knew the day
that the king's son will begin to reign, and he
replied: "As far as I am a servant
-- that is, with respect to my humble position of a servant -- nothing was
officially announced to me, I know nothing and I can reveal nothing about that
date." He is not lying, because, really,
he knows the date only in his quality of the son of the king who will inherit
the kingdom, not in his current quality of being just his humble
servant. Hélio.
c. "Sendo em a forma de Deus" não quer dizer que Deus Pai tem uma
forma física (a mesma que Cristo também tinha, mesmo antes da encarnação). Quer
dizer que o Verbo tinha a natureza permanente, essencial, interna, verdadeira e
total de Deus o Pai.
d. "Não teve por usurpação o ser igual a Deus" pode ser traduzido
"não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar."
Cristo não considerou a manifestação da sua divindade no céu como um tesouro a
que devia se agarrar e reter a todo custo. Na sua encarnação ele não se
preocupou em reter nada dessa manifestação.
e. "Havendo sido feito na semelhança de homens" (Ver Jo 1:14; Rm 1:3;
Gl 4:4; He 2:14,17) e "a forma de servo havendo tomado" (Ver Is 42:1;
49:5-7; Mt 20:28) Este fato absolutamente estonteante não pode ser mesmo
remotamente apreendido pela mente humana: o infinito e santo Criador se fez
semelhante às suas criaturas finitas e pecadoras (todavia sem ser contaminado
pelo pecado)!!! E. além disso, se fez um humilde servo!!! Oh, o amor de Deus!
Is 11:1 diz "... brotará um rebento do trono de Jessé...", não diz
"do Rei Daví", mas "de Jessé", um pobre camponês!
João 1:14: "E o Verbo se fez carne, e habitou
entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de
graça e de verdade."
Rom 1:3: "Acerca de seu Filho, que nasceu da
descendência de Davi segundo a carne,"
Gal 4:4: "Mas, vindo a plenitude dos tempos,
Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,"
Heb 2:14,17: "E, visto como os filhos
participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para
que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o
diabo;" (17) "Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos
irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus,
para expiar os pecados do povo."
Isa 42:1: "Eis aqui o meu servo, a quem
sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre
ele; ele trará justiça aos gentios."
Isa 49:5-7: "E agora diz o SENHOR, que me
formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém
Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do SENHOR serei glorificado, e
o meu Deus será a minha força. (6) Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo,
para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de
Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à
extremidade da terra. (7) Assim diz o SENHOR, o Redentor de Israel, o seu
Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os
reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se
inclinarão, por amor do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, que te
escolheu."
Mat 20:28: "Bem como o Filho do homem não veio
para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de
muitos."
f. "Humilhou-se a si mesmo..." O Verbo eterno se pôs na posição de
Filho, de Servo, submeteu-se à autoridade, limitou-se, humilhou-se.. . Como He
5:8 ("... aprendeu a obediência...") + Mt 26:39,42 ("...
todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres...") e 1Pe 2:21-24
contrastam com Lúcifer em Is 14:13-14 ("...Eu subirei ao céu; acima das
estrelas de Deus exaltarei o meu trono... e serei semelhante ao Altíssimo...)!
g. Cristo "se fez obediente até a morte"!!! Mt 26:39; Jo 10:18; He
5:8; 12:2.
Mat 26:39: E, indo um pouco mais para diante,
prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe
de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
João 10:18: Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim
mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este
mandamento recebi de meu Pai.
Heb 5:8: Ainda que era Filho, aprendeu a
obediência, por aquilo que padeceu.
Heb 12:2: Olhando para Jesus, autor e consumador da
fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a
afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
h. Cristo morreu "morte mesmo de uma cruz", a pior, a mais degradante
morte, física e judicialmente. Ver Sl 22:1,6-8,11-18; Is 53:2-12; Gl 3:13.
Sal 22:1: Deus meu, Deus meu, por que me
desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?
Sal 22:6-8: Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio
dos homens e desprezado do povo. (7) Todos os que me vêem zombam de mim,
estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: (8) Confiou no SENHOR, que o
livre; livre-o, pois nele tem prazer.
Sl 22:11-18: Não te alongues de mim, pois a
angústia está perto, e não há quem ajude. (12) Muitos touros me cercaram;
fortes touros de Basã me rodearam. (13) Abriram contra mim suas bocas, como um
leão que despedaça e que ruge. (14) Como água me derramei, e todos os meus
ossos se desconjun-taram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das
minhas entranhas. (15) A minha força se secou como um caco, e a língua se me
pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. (16) Pois me rodearam cães; o
ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. (17)
Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. (18) Repartem
entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.
Isaias 53:2-12 (2) Porque foi subindo como renovo
perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e,
olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
(3) Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e
experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto,
era desprezado, e não fizemos dele caso algum. (4) Verdadeiramente ele tomou
sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o
reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. (5) Mas ele foi ferido por
causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o
castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos
sarados. (6) Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava
pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
(7) Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi
levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim
ele não abriu a sua boca. (8) Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará
o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela
transgressão do meu povo ele foi atingido. (9) E puseram a sua sepultura com os
ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve
engano na sua boca. (10) Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar;
quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade,
prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. (11)
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu
conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades
deles levará sobre si. (12) Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os
poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e
foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e
intercedeu pelos transgressores.
Gal 3:13: Cristo nos resgatou da maldição da lei,
fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for
pendurado no madeiro;
i. "Por isso, também Deus altamente lhe exaltou" Is 52:13; Jo
17:1; At 2:33; He 2:9.
Isa 52:13: Eis que o meu servo procederá com
prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.
João 17:1: Jesus falou assim e, levantando seus
olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que
também o teu Filho te glorifique a ti;
Atos 2:33: De sorte que, exaltado pela destra de
Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que
vós agora vedes e ouvis.
Heb 2:9: Vemos, porém, coroado de glória e de honra
aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão
da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
j. O Pai "lhe deu um nome que é sobre todo nome", isto é, Cristo
tem a suprema posição de autoridade não só por ser o Criador e Deus, mas também
por ter se humilhado e ter obedecido até a morte, morte de cruz, assim sendo o
Salvador e Senhor. Ef 1:20-21; He 1:4.
Efe 1:20-21: Que manifestou em Cristo,
ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de
todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se
nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
Heb 1:4: Feito tanto mais excelente do que os
anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
k. Cristo será universalmente reconhecido como Senhor, por todos!!! Is
45:23; Rm 10:9-10; Ap 5:13; 7:9-12; 14:6-7.
Isa 45:23: Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da
minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se
dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.
Rom 10:9-10: A saber: Se com a tua boca confessares
ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os
mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a
boca se faz confissão para a salvação.
Apo 5:13: E ouvi toda a criatura que está no céu, e
na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles
há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas
ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
Ap 7:9-12: Depois destas coisas olhei, e eis aqui
uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e
povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando
vestes brancas e com palmas nas suas mãos; E clamavam com grande voz, dizendo:
Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. E todos os
anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e
prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, Dizendo:
Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e
força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.
Apo 14:6-7: E vi outro anjo voar pelo meio do céu,
e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a
toda a nação, e tribo, e língua, e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus,
e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o
céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Como? "ao nome de Jesus se dobre todo o joelho ... e toda a língua
confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus o Pai."
Por quem? "os que estão nos céus" [os anjos e os salvos, no 3o. céu,
e os demônios, no 2o.], "e na terra" [homens viventes, tanto salvos
como perdidos], e debaixo da terra, [os perdidos, no inferno].
CONCLUSÃO: Verdadeiramente crer e confessar a Cristo como Senhor, ainda nesta
vida, garante salvação eterna; mas esperar até a próxima vida resultará em
condenação eterna! A suprema questão não é se o homem reconhecerá Cristo como
Senhor, mas sim onde o fará!
(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / Bibliologia-Cristologia)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.