Profecias, a Bíblia, e Jesus





Como você responde a argumentação de alguém de que a Bíblia não é inspirada? Existe algum meio de provar a inspiração ou, ao menos, inteligentemente apresentar evidências sobre a sua inspiração? A resposta é "Sim!" Uma das melhores maneiras de provar a sua inspiração é examinar as profecias. Existem muitos livros religiosos no mundo que dizem muitas coisas boas. Mas, somente a Bíblia está repleta de profecias -- tanto já cumpridas, como ainda por se cumprir. A Bíblia nunca errou no passado, e não errará no futuro. Isto sustenta a sua inspiração por Deus (2 Tm. 3:16) 16) Toda- e- cada Escritura [é] dada- por- assopro- de- Deus e proveitosa para doutrinação, para reprovação, para correição, para [paternal]- instrução- até- por- castigos (aquela [que é] em justiça). Desde que Deus é o criador de todas as coisas (Is 44:24) 24) Assim diz o SENHOR, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu [sou] o SENHOR que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por Mim mesmo; então ele é também o criador do tempo. Tudo está debaixo do Seu controle. Somente Deus, então, sabe ao certo o que acontecerá no futuro, nosso futuro.

Profecias cumpridas são uma forte evidência de que Deus é o autor da Bíblia porque, quando você olha a probabilidade matemática de uma profecia ser totalmente cumprida, você rapidamente vê um projeto, um propósito e uma mão guiando os fatos por trás da Bíblia. Se pelo menos uma [só]  profecia houvesse falhado, então nós saberíamos que Deus não é verdadeiramente Deus, por que o criador de todas as coisas, inclusive do tempo, não poderia errar em predizer o futuro.
Dt 18:22 diz, "22) Quando o [tal] profeta falar em nome do SENHOR, e essa [tal] palavra não se cumprir, nem suceder [assim]; esta [é] palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.    ".
Isaías 46:9-10 diz, "9) Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que Eu [sou] Deus, e não [] outro Deus, não [] outro semelhante a Mim.    10) Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as [coisas] que [ainda] não sucederam; que digo: O Meu conselho permanecerá de pé, e farei toda a Minha vontade.    "

Uma abordagem que se pode usar com um incrédulo é abrir no Salmo 22 e ler os versículos 12-18.
12) Muitos touros Me cercaram; fortes [touros] de Basã Me rodearam.    13) Abriram contra Mim suas bocas, [como] um leão que despedaça e que ruge.    14) Como água Me derramei, e todos os Meus ossos estão fora de suas juntas; o Meu coração [é] como cera, derreteu-se no meio das Minhas entranhas.    15) A Minha força se secou como um caco, e a língua se adere às Minhas mandíbulas e Me trouxeste para dentro do pó da morte.    16) Pois Me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores Me cercou, TRASPASSARAM AS MINHAS MÃOS E OS MEUS PÉS.    17) Poderia contar todos os Meus ossos; eles veem [e] Me contemplam.    18) Repartem entre si as Minhas vestes, e lançam sortes por causa da  Minha roupa

Esta é uma descrição detalhada da crucificação -- 1000 anos antes de Jesus ter nascido! Depois de ler a seção, pergunte a ele sobre o que esta passagem está falando. Ele dirá: "A crucificação de Jesus." Então, responda algo como: "Você está certo. Esta passagem fala acerca da crucificação. Mas, foi escrita 1000 anos antes de Jesus nascer. E, acima de tudo, a morte por crucificação ainda não havia sido inventada. Como você acha que uma coisa assim poderia ter acontecido?" Depois de uma breve conversa, você pode mostrar a ele (ou ela) algumas outras profecias como: onde o lugar do nascimento de Jesus foi indicado muito tempo antes (Mq 5:2), que Ele nasceria de uma mulher virgem (Is 7:14), que Ele seria perfurado e transpassado de um lado [esquerdo?] ao outro [direito?] (Zc 12:10), etc.

Nasceria da Semente de Mulher

Gênesis 3:15, "15) E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e O  SEMENTE DELA; Este  te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar dEle  ."
Mateus 1:20, "20) Estas coisas, porém, [] havendo ele deliberado, eis que um anjo de [o] Senhor, em um sonho, lhe apareceu, dizendo: "José, filho de Davi, que tu não temas receber Maria, [a] tua esposa, porque Aquele nela havendo sido gerado, proveniente- de- dentro- de [o] Espírito Santo ele é ;"

Nasceria de uma Virgem 

Isaías 7:14, "14) Portanto, o Senhor mesmo vos dará um SINAL: Eis que uma VIRGEM conceberá, e dará à luz [um] filho, e chamará o Seu nome Emanuel.    ."
Mateus 1:18, 25, "18) Ora, de Jesus Cristo, o nascimento foi assim: quando  [] havendo sido desposada Sua mãe (Maria) com José, antes de se ajuntarem, foi ela achada tendo [filho] n[o] [seu] ventre, proveniente- de- dentro- de [o] Espírito Santo.    25) E não a conheceu  até que ela deu à luz o filho dela, o primeiro- nascido; e chamou o nome dEle [de] JESUS.    "

Filho de Deus 

Salmo 2:7, "7) Proclamarei o decreto: o SENHOR Me disse: 'o Filho Meu Tu és; Eu, hoje, Te tenho gerado.  '.."
Mateus 3:17, "17) E eis uma voz proveniente- de- dentro- dos céus, dizendo: "Este [Varão] é o Meu Filho, o amado, em Quem [Me] comprazi."   

Semente de Abraão 

Gênesis 22:18, "18) E em tua Semente serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à Minha voz."."
Mateus 1:1, "1) Grande- livro- rolo d[a] geração de Jesus Cristo, [o] Filho de Davi, [o] Filho de Abraão:."

Filho de Isaque 

Gênesis 21:12, "12) Porém Deus disse a Abraão: "Não te pareça penoso aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua Semente.    "
Lucas 3:23-34, "23) E Ele mesmo, o Jesus, [tendo] cerca de trinta anos [quando] começando sendo, como era suposto, um filho de José, era de o Heli, ... [Filho] de Jacó, [filho] de Isaque, [filho] de Abraão, [filho] de Terá, [filho] de Nacor,    "

Casa de Davi 

Jeremias 23:5, "5) Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo  justo; e [Este], [sendo o] Rei, reinará e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra."
Lucas 3:23-31, "23) E Ele mesmo, o Jesus, [tendo] cerca de trinta anos [quando] começando sendo, como era suposto, um filho de José, era de o Heli,    ...    31) [Filho] de Meleá, [filho] de Menan, [filho] de Matatá, [filho] de Natã, [filho] de Davi,    "

Nasceria em Belém 

Miquéias 5:2 "2) E tu, Belém Efrata, [posto] que pequena entre os milhares de Judá, [todavia] de ti Me sairá O que governará em Israel, e Cujas saídas [são] desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.    "
Mateus 2:1, "1) Ora, havendo Jesus sido nascido em Belém da Judeia n[os] dias de Herodes (o rei), eis que [uns] sábios provenientes- de- junto- d[o] oriente vieram a Jerusalém,   "
 

Ele seria um Profeta 

Deuteronômio 18:18, "18) [Eis] lhes suscitarei um Profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, e porei as Minhas palavras na sua boca, e Ele lhes falará tudo o que Eu Lhe ordenar.    "
Mateus 21:11 "11) E os homens- em- multidões diziam: "Este [Varão] é Jesus, O Profeta , Aquele [que é] proveniente- de- junto- de Nazaré da Galileia."    ."

Ele seria um Sacerdote


Sl 110:4 Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: Tu [és] um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. LTT
Hb 3:1
Por isso, ó irmãos santos , d[o] chamamento celestial participantes, atentamente- considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Cristo Jesus,  LTT
Hb 5:5-6
 5 Deste modo, até mesmo o Cristo não a Si mesmo glorificou para ser feito sumo sacerdote, mas [O glorificou] Aquele Lhe havendo dito: "[o] Filho Meu és *Tu*; *Eu*, hoje, Te tenho gerado ."  6 Como também, em outro [lugar], Ele diz: "*Tu* [és o] sacerdote para o sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." LTT

Ele seria o Rei de todo Israel

Salmo 2:6, "*Eu*, porém, ungi  o Meu Rei sobre o Meu santo monte de Sião.    "
Mateus 27:37, "E sobrepuseram mais alta que a Sua cabeça a Sua acusação tendo sido escrita: "ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS."   

Ele seria Juiz 

Isaías 33:22, "22) Porque o SENHOR [é] o nosso Juiz; o SENHOR [é] o nosso Legislador; o SENHOR [é] o nosso Rei, Ele nos salvará.   ."

Ele deveria ser precedido por um Mensageiro

Isaías 40:3, "Voz do que clama no deserto: "Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo uma estrada elevada para nosso Deus.    "
Mateus 3:1-2, "1) Ora, naqueles dias, vem João, o submersor, pregando no deserto da Judeia,    2) E dizendo: "Arrependei-vos, porque tem chegado vizinho o reinar dos céuS."    '"

Seria rejeitado pelo Seu próprio povo


Is 53:3 Era desprezado, e O mais rejeitado entre os homens, Varão de dores, e experimentado nos sofrimentos  ; e, como Um de Quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dEle caso algum.  LTT

Jo 7:5 (Porque nem [mesmo] os Seus irmãos criam para dentro dEle). LTT

Jo 7:48 [Porventura] algum homem proveniente- de- entre os chefes  creu para dentro dEle? Ou proveniente- de- entre os fariseus?  LTT

Seu lado seria perfurado 

Zc 12:10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para Mim  , a Quem elas  traspassaram; e eles  prantearão por Ele, como quem pranteia por [seu] filho unigênito; e chorarão amargamente por Ele, como se chora amargamente por [seu] primogênito.  LTT-ComNota
Jo 19:34
Contudo, um [] dos soldados, com uma lança, já havia traspassado o lado dEle, e imediatamente saiu sangue e água. LTT

Crucificação 

Sl 22:1 ‹Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Aijelete Hashahar› Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste? [Por que estás tão] distante do ajudar-Me, [e das] palavras do Meu bramido? LTT

Sl 22:11-18  11 Não Te alongues de Mim, pois a angústia [está] perto, e não [] quem ajude. 12 Muitos touros Me cercaram; fortes [touros] de Basã Me rodearam. 13 Abriram contra Mim suas bocas, [como] um leão que despedaça e que ruge. 14 Como água Me derramei, e todos os Meus ossos estão fora de suas juntas; o Meu coração [é] como cera, derreteu-se no meio das Minhas entranhas. 15 A Minha força se secou como um caco, e a língua se adere às Minhas mandíbulas e Me trouxeste para dentro do pó da morte. 16 Pois Me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores Me cercou, traspassaram as Minhas mãos e os Meus pés. 17 Poderia contar todos os Meus ossos; eles veem [e] Me contemplam. 18 Repartem entre si as Minhas vestes, e lançam sortes por causa da  Minha roupa.  LTT

Lc 23:33 E, quando chegaram sobre o lugar havendo sido chamado de Calvário, ali O crucificaram, e aos malfeitores. Em verdade, [crucificaram] aquele à direita, e aquele [outro] à esquerda. LTT

Jo 19:33 Mas, havendo eles vindo a Jesus, [então], quando O viram já tendo estado morto, não quebraram as pernas dEle, LTT

Jo 19:23-24  23 Os soldados, pois, tão logo crucificaram Jesus, tomaram as vestes dEle e fizeram quatro partes [delas], para cada soldado uma parte. [E] também [tomaram] a [Sua] túnica. Mas a túnica era sem costura, desde o alto tecida como um todo .  24 Disseram, pois, uns para os outros: "Que não a rasguemos, mas lancemos sortes  concernente a ela, [para ver] de quem ela será." A fim de que a Escritura fosse cumprida, aquela dizendo: "Repartiram as Minhas vestes entre si e, por causa da  Minha vestidura, lançaram [uma] sorte  ". Portanto, em verdade, os soldados fizeram estas coisas.  LTT





A Possibilidade Matemática de Jesus Cumprir Todas as Profecias


"A seguintes probabilidades foram calculadas por Peter Stoner em Science Speaks (A Ciência Fala) (Moody Press, 1963) que [esclarece que] coincidências estão fora da ciência da probabilidade. Stoner diz que, usando a moderna ciência da probabilidade em referência a oito profecias, 'nós encontramos que a chance de um único homem ter vivido antes da presente época e ter cumprido plenamente todas as oitos profecias é de 1 em 1017 (10 elevados à potência 17). [isto é, 1 seguido de 17 zeros]." Isso seria apenas 1 [caso favorável] em 100,000,000,000,000,000 [cem quatrilhões possibilidades]. Para ajudar a compreender esta estonteante probabilidade, Stoner ilustra isto supondo que "se nós tivéssemos 1017 moedas de 0,50 dólar e então espalhássemos pelo território do Texas, cobriríamos toda a face do estado em uma altura de cerca de 70 cm.

Agora marque uma somente dessas moedas e agite-a juntamente com toda a massa de moedas sobre todo o estado. Pegue um homem e diga que ele poderá ficar com tudo aquilo, desde que ele diga onde está a moeda marcada e nos mostre ela. Que chance ele teria de acertar na primeira? Esta é a mesma chance que os profetas tinham de escrever oito profecias e elas se cumprirem [literalmente] em um único homem [Jesus]." 

[Depois disso,] Stoner considerou [não somente 8, mas]  48 profecias e disse: "nós encontramos que a chance de um único homem [por mera coincidência] cumprir totalmente todas as 48 profecias será de 1 em 10157 [isto é, 1 seguido de 79 zeros], ou seja, 1 [caso favorável] em

100,000,000,000,000,000,000,000,000,
000,000,000,000,000,000,000,000,000,
000,000,000,000,000,000,000,000,000,
000,000,000,000,000,000,000,000,000,
000,000,000,000,000,000,000,000,000,
000,000,000,000,000,000,000 [casos desfavoráveis].

Ora, número estimado de elétrons no universo [é muitíssimo, muitíssimo menor que isso, pois] está em torno de ["apenas"] 1079 [1 seguido de 79 zeros]! Isto é uma [irrefutável] evidência de que Jesus não cumpriu as profecias por mero acidente. 


Esta informação foi extraída do livro Evidência que Exige um Veredito de Josh McDowell.


Matthew Slick
Trad: Vinicios Torres
http://www.ichtus.com.br



(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.