Profecias provam que Cristo é o Messias, nascimento virginal em Belém ano 32, jumentinho, rejeitado, vendido por 30 moedas, vara na face, mãos e pés perfurados, intenso sofrimento na cruz, fel e vinagre, morte vicária e expiatória propiciatória, nenhum osso partido, ressurreição, crê!


Profecias sobre o Messias, no Tenar


Hélio de M. Silva


(Esboço esquemático para apresentar Cristo a um judeu ortodoxo e sincero)



(Ouça esta passagem bíblica, diga-me de que livro do Novo Testamento você acha que a tirei, e de quem ela está falando:)

. Texto: Isa 52:13-53:12.

13 ¶ Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. 14 Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens. 15 Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão. 1 ¶ Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? 2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. 3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4 ¶ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. 9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. 10 ¶ Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. 12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. (Isaías 52:13-53:12) (Todos as referências são da Almeida Corrigida Fiel, da SBTB, a única Bíblia em português 100% baseada no infalível Texto Tradicional, a Palavra de Deus perfeitamente preservada).
De quem fala esta passagem? ............ Acertou! De Jesus Cristo! Mas ela está em Isaias, confira no Tenar!

. Há dois tipos de profecias sobre o Messias no Tenar (V.T.):

1o) Servo em humildade; cruz; rejeitado.
2o) Rei em glória; trono; 1000 anos de paz para Israel.

. A genealogia do Messias tinha que ser por:
Eva
Abraão
Isaque
Jacó
Judá
Davi
Hoje é impossível provar a genealogia de qualquer judeu; portanto o Messias já veio!

. Dan 9:25-26 – O Messias tinha que vir em 32 D.C.; e antes da destruição do templo em 70 D.C.


25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. (Daniel 9:25-26)
. O Messias teria que ser
Nascido miraculosamente de uma virgem,
Nascido em Belém.

. Entrar em Jerusalém em um jumentinho.

. Rejeitado pelos judeus.

. Zac 11:12-13 – Vendido por $30.


12 Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. 13 O SENHOR, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do SENHOR. (Zecarias 11:12-13)
. Sal 22:14-15 – Intenso sofrimento.


14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. 15 A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. (Salmos 22:14-15)
Is 53:4-6 – Sacrifício vicário.


4 ¶ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. (Isaías 53:4-6)
Miq 5:1 – Ferido com vara na face.


Agora ajunta-te em tropas, ó filha de tropas; pór-se-á cerco contra nós; ferirão com a vara na face ao juiz de Israel. (Miquéias 5:1)
Sal 22:16 – Mãos e pés perfurados.


Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. (Salmos 22:16)
Sal 69:21 – Vinagre e fel para beber.


Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre. (Salmos 69:21)
Is 53:12 – Morto .


Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. (Isaías 53:12)
Sal 34:20 – Nenhum osso partido.


Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra. (Salmos 34:20)
Sal 16:10 – Vencer a morte e degradação.


Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. (Salmos 16:10)
Zac 12:10 – Israel identificará o crucificado (Cristo está prestes a arrebatar os salvos, que com ele virão 7 anos depois, ele será o Rei, reinará sobre toda a Terra).


Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. (Zacarias 12:10)




(retorne à página index de http://solascriptura-tt.org/ Cristologia)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.