Adoração

Pastor Luis Antonio dos Santos

 

 "E Jesus respondendo disse-lhe ... está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele sevirás" (LUCAS 4:8).

 

I)                 Adoração Falsa

 

A)               Idolatria: Proibida

* ÊXODO 20:4 "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há  em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra".

 

·        LEVÍTICO 26:1 "Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos  a ela; porque Eu sou o Senhor vosso Deus".

 

·        DEUTERONÔMIO 7:25 "As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo;  a prata e o ouro que estão sobre elas não  cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus".

 

·        DEUTERONÔMIO 11:16 "Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos  desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles";

 

·        ISAÍAS 42:8 "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem  não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura".

 

·        1ª JOÃO 5:21 "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos".

 

B)                Características dos ídolos

 

Insensíveis 

DEUTERONÔMIO 4:28 "E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e  pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram."

 

Perecíveis

ISAÍAS 40:20 "O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que  não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover."

 

Impotentes

ISAÍAS 45:20 Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das  nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de  escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.

 

·        JEREMIAS 10:5 "São como o espantalho num pepinal, e não podem falar; necessitam  de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer o mal, nem tampouco têm poder de fazer o  bem."

 

 

 

Indignos de adoração de seres inteligentes

ATOS 17:29 "Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens".

 

Degradantes

ROMANOS 1:22-23  "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis."

 

C)                Sua destruição é profetizada.

 

* ISAÍAS 2:20-21  "Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante  deles se prostrarem. E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror do Senhor, e da glória da sua majestade,  quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra.     

 

·        ISAÍAS 17:8 "E não atentará para os altares, obra das suas mãos, nem olhará  para o que fizeram seus dedos, nem para os bosques, nem para as imagens."

 

*   JEREMIAS 51:47 "Portanto, eis que vêm dias em que farei juízo sobre as  imagens de escultura de Babilônia, e toda a sua terra será  envergonhada, e todos os seus mortos cairão no meio dela."

 

·        ZACARIAS 13:2 "E acontecerá naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espírito da impureza."

 

 

II) Adoração Verdadeira

 

De Deus ordenada

DEUTERONÔMIO 26:10 "E eis que agora eu trouxe as primícias dos frutos da terra que tu,  ó Senhor, me deste. Então as porás perante o Senhor teu Deus, e te inclinarás perante o Senhor teu Deus."

 

1ª CRÔNICAS 16:29 "Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e  vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade".

 

SALMOS 96:9 "Adorai ao Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, toda a terra."

 

MATEUS 4:10 "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."

 

APOCALIPSE 22:9 "E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus."

 

III) Motivo da freqüência na casa do Senhor.

                        

                   Mandamento Divino

DEUTERONÔMIO 12:5 "Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as  vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali  vireis."

 

Bênçãos Pronunciadas

SALMOS 84:4 "Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão  continuamente."

 

Refúgio em tempos de dificuldades

ISAÍAS 37:1 "E aconteceu que, tendo ouvido isso, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, e se cobriu  de saco, e entrou na casa do Senhor."

 

Lugar de instrução

MIQUÉIAS 4:2 "E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do  Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus  caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião  sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor."

 

O exemplo dos apóstolos

LUCAS 24:52-53 "E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus."

 

O exemplo de  Cristo

LUCAS 4:16 "E chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler."

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org/ )


Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.