APOIO AMOROSO: Necessidade Fundamental Na Vida Do Meu Filho

(Estudo baseado no livro de Gary Smally "A Chave Para O Coração Do Seu Filho") Estudo 3

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22:6)










Resumo:

1- Dedicação Incondicional
2- Encontros Marcados
3- Disponibilidade
4- Ternura no Tratamento
5- Contato Visual Freqüente
6- Ouvindo Para Compreender
7- Toque Significativo


1- Dedicação Incondicional

* Você quer o bem futuro do seu filho?
* Você acha difícil começar, agora, e dizer a seu filho jovem que o ama?
* Você acha que já nestas alturas não há mais jeito e é impossível mudar o seu filho rebelde?

Saiba então uma coisa:
"Um dos meios mais importantes de expressar calor e apoio amoroso aos nossos filhos é fazer o propósito [em seu coração] de uma dedicação incondicional a eles para toda a vida."

Procure fazer bem e da melhor maneira possível a tarefa que o Senhor colocou em suas mãos: criar o seu filho de modo a torná-lo uma pessoa boa, amorosa, responsável e temente a Deus.

Todos os dias diga a seu filho (criança, adolescente, ou até mesmo já casado) que O AMA. Este amor que ele recebe de você vai ser, com certeza, derramado sobre os filhos deles, seus netos.

Não amemos nosso filho somente quando ele está agindo de maneira correta, amemo-lo independente do que ele fizer - e isto devemos dizer a ele.
Não transformemos nosso filho em um adulto rebelde, infeliz, fora da lei, somente porque não tivemos tempo de amá-lo, não sacrificamos o nosso "precioso" tempo com ele.

Vejam o testemunho deste jovem - fruto de um pai ausente e que nunca dizia que o amava:
"Você devia ter vergonha de si mesmo, desgraçando o nome de sua família, causando a seus pais uma grande angústia e embaraço. Seu pai é um cidadão íntegro nesta comunidade. Tenho pessoalmente trabalhado em numerosas comunidades com ele e conheço sua dedicação a esta cidade. Considero seu pai como um amigo pessoal e chegado, e é com grande tristeza que pronuncio sobre você hoje a sentença por seu crime.
Com a cabeça curvada em óbvia atitude de desconforto, o jovem ouvia o juiz. Então, ante que a sentença fosse pronunciada, perguntou se podia falar: 'Meritíssimo, não quero, de modo nenhum, ser desrespeitoso, ou apresentar escusas por meu comportamento. Mas tenho grande inveja do senhor. O senhor vê, ouve muitos dias em que eu quis ser o melhor amigo de meu pai. Muitas foram as vezes em que eu precisei da ajuda dele em meus deveres escolares, em algumas situações de maus namoros e em alguns dos tempos difíceis que passei como adolescente. Mas meu pai não estava em casa, provavelmente em algumas daquelas comunidades com o senhor, ou jogando golfe. Sempre senti que outras coisas eram mais importantes para ele do que eu. Não quero dizer isto de modo desrespeitoso mas eu verdadeiramente gostaria de ter conhecido meu pai como o senhor o conheceu.'"
Vejam agora a decisão do juiz:
"Atônito com as palavras do rapaz, o juiz o pôs numa condicional e ordenou que o rapaz e seu pai passassem tempos juntos toda semana, para conhecer-se. O pai ficou humilhado pela sentença, reconhecendo sua falta de dedicação ao filho, mas isto os fez conhecer melhor o filho, o que se tornou o ponto chave na vida do jovem."
-----------------------------------------------------------------------------------------

2- Encontros Marcados

Se você soubesse a importância que tem para a vida dos seus filhos "encontros" ou passeios, onde estarão presentes ambos os pais, você nunca diria não a eles.
É através destes encontros ou passeios que podemos demonstrar o nosso amor por eles. Passeios de bicicleta, piqueniques juntos, passeios a cachoeiras, uma caminhada na praia finalizando com uma deliciosa água de côco, uma noite de brincadeiras, etc...... tudo isto vai fazer seu filho se sentir amado. Nestes momentos podemos conversar mais com eles, dar boas risadas... e isto é muito bom para o espírito deles.


Vejam que bonito exemplo dado pelo autor de "A Chave Para O Coração Do Seu Filho" Gary Smalley:
"Numa certa noite de verão, estávamos em nosso trailer, viajando de Portland, no Oregon, para Chicago.Eram cerca de 10 horas da noite e todos dormiam. Eu havia planejado parar num camping por volta das 11, mas Kari, que tinha uns 13 anos na ocasião, acordou e veio até a frente e se sentou ao meu lado. Ela levantou o assunto de namoro e casamento e acabamos nos envolvendo numa conversação das mais significativas sobre as conseqüências do envolvimento sexual antes do casamento. Não tínhamos de ir a parte alguma. Não havia telefone para nos interromper. De forma alguma poderíamos ter planejado encontro mais significativo do que este. Não precisávamos parar para comer, e ela estava, é claro, altamente interessada na conversa. Ficamos acordados até às duas da manhã, quando todos os outros dormiam."

Devemos saber o seguinte: Quando deixamos de fazer alguma coisa para dedicarmos o nosso tempo aos nossos filhos, eles vão entender que são muito importantes para nós e vão saber que nós os amamos.
Não sei porque privamos nossos filhos de ouvir de nós: "Filho, nós o amamos e você é muito importante para mim!"

Se você fizer uma auto-análise, vai descobrir em que categoria você se enquadra observando a seguinte tabela:

 

FRIA - nunca digo que amo meu filho nem que ele é MORNA - raramente digo que amo meu filho e que QUENTE - digo diariamente ao meu filho que o amo e que ele é muito importante para mim.
importante para mim. ele é muito importante para mim.  

----------------------------------------------------------------------------------------

3- Disponibilidade

A mãe que realmente ama o seu filho não dedica tempo a ele somente nestes encontros ou passeios, mas está pronta para, a qualquer momento, ajudá-lo, ouvi-lo e orientá-lo na sua necessidade.
Quando nossos filhos chegam até nós pedindo ajuda com um trabalho da escola, com um problema que está tendo com um amigo ou um qualquer outro tipo de ajuda, devemos ter cuidado com o que respondemos. Se você, por exemplo, diz: "Agora não, estou muito ocupada!", com certeza eles vão observar o que estamos fazendo e comparar a importância que eles têm com aquilo que estamos fazendo. Se você, realmente, não está podendo naquele momento, então prometa a eles que os atenderá dentro de meia hora...

CUIDADO MÃES! Às vezes é melhor deixarmos aquilo que estamos fazendo para então mostrarmos ao nosso filho que ele é mais importante para nós do que aquilo que estamos fazendo.

Como mães devemos avaliar o que é que é mais importante: seu filho ou a sua novela preferida, o seu jornal, a sua revista, o seu jogo de cartas? Certamente, muitas mães iriam responder que o seu filho é muito mais importante mas, na prática, muitas não têm paciência de atender com amor o seu filho quando ele se aproxima.

O filho fica muito mais feliz com a presença do mãe do que saber que ela, ou seu pai, está trabalhando para lhe dar de comer, pagar a escola ou a universidade.
Na verdade, a criança não quer que a sua mãe, ou seu pai, abandone o seu emprego, ou suas atividades para ficar sempre ao seu lado atendendo-a, mas ela precisa sentir que é mais importante para sua mãe do que qualquer outra coisa neste mundo
----------------------------------------------------------------------------------------

4- Ternura no Tratamento.

Nunca trate seu filho com brutalidade, aos gritos e com sermões. Quando a mãe trata o filho assim, ele, no seu subconsciente, ele pensa que não tem valor nenhum pois, se tivesse, não seria tratado de modo tão ríspido.

Posso ser firme com meu filho, exigir normas mas tratá-lo com ternura mostrando a ele o quanto o amo e o quanto ele é importante para mim.

"Se você como pai (mãe) não está acostumado a ser brando e admitir seus erros, será difícil ser humilde. Mas isto pagará dividendos valiosos na vida de seus filhos."

Seu filho é o fruto do tipo mãe que você é (dominadora, negligente, permissiva ou amorosa). Se você é bruta o seu filho, provavelmente, se tornará um adulto bruto e dominador. No entanto, se você é uma mãe amorosa, a sua filha será uma mãe amorosa para a sua neta.

5- Contato Visual Freqüente

Seja uma mãe que fita o seu filho
"Olhos nos olhos é uma forma muito eficiente de comunicar amor a qualquer pessoa."

Se você costuma fitar o seu filho, então você é a mãe que tem mais probabilidade de saber se o seu filho está com o espírito fechado, pois a criança que tem o espírito fechado costuma falar olhando para baixo ou para longe, ou dar as costas para os pais.
Este costume de olho no olho é muito bom também porque a criança que se sente culpada de algo que fez nunca fixa os olhos na mãe.
"A criança pode confessar algum erro apenas por causa de nossa insistência gentil de mantermos os olhos nos olhos."
---------------------------------------------------------------------------------

5- Ouvindo Para Compreender

Outra maneira que podemos usar para demonstrar amor aos nossos filhos e mostrarmos o quanto eles são importantes para nós é ouvi-los com ouvidos compreensivos.

"Ouvir não é algo que sabemos fazer naturalmente."

Como nós adultos temos nossos problemas, interesses e um sem número de coisas que achamos importantes, temos, então, a tendência de não ouvirmos as pessoas em nosso redor. Este é um erro muito grave. Nós temos que nos esforçar para podermos mostrar interesse pelas necessidades dos outros e provarmos que os amamos.

Você quer ser um ouvinte eficiente para o seu filho? Então, siga os seguintes passos:

1- A mãe que é uma boa ouvinte olha nos olhos de seu filho e se desliga daquilo que estava fazendo - lavando a louça, lendo uma revista, assistindo a um programa de televisão, etc.

2- A mãe que é uma boa ouvinte não acha que já sabe o que seu filho está dizendo. Muitas vezes, o que pensamos que ele está dizendo é justamente o contrário. Devemos  ter cuidado, pois "uma das maneiras mais rápidas de fechar o espírito de alguém é acusá-lo de algo que ele realmente não fez intencionalmente."

3- A mãe que é uma boa ouvinte não reage intempestivamente, nem age impulsivamente. Converse com ser filho e depois tome providências.

4- A mãe que é uma boa ouvinte não ridiculariza o que seu filho diz. "Podemos não entender o que estejam dizendo, mas criticar ou ridicularizar uma criança rebaixa seu senso de valor e pode cortar sensivelmente a comunicação."
---------------------------------------------------------------------------------

Se você quer que o seu filho aumente o senso de valor dele e tenha dignidade, então: dedique-se a ele incondicionalmente, marque encontros com ele, seja disponível, tenha ternura no trato, tenha contato visual freqüente e ouça para compreender. Se você é uma mãe que está enquadrada em todos estes itens, então o seu filho vai se sentir valorizado e amado por você.
----------------------------------------------------------------------------------

6- Toque Significativo

Abraçar, beijar, tocar no seu filho é algo muito importante e significativo na vida dele.

Pesquisas nos mostram que crianças cujos pais usam o "toque significativo", crescem mais rápido e mais sadiamente - além de se sentirem muito amadas.

"Ao por minha mão no ombro de um filho meu, estou realmente dizendo: 'Você é importante para mim. Quero ficar algum tempo com você.'" No entanto, se o único toque que uso com meus filhos for bater neles com minhas mãos, com certeza, eles vão se sentir rejeitados.

Vejamos alguns tipos de toque que podemos usar com nosso filho:
a) segurá-lo no colo quando lemos algo para ele;
b) abraçá-lo quando chega da escola;
c) pegar na mão;
d) beijá-lo quando ele vai para a escola, quando vai dormir, ou simplesmente quando ele passa ao nosso lado;
e) passar a mão em seus cabelos
f) etc...

Talvez para você seja difícil tocar em seu filho, uma vez que você veio de um lar onde seus pais nunca usavam deste tipo de carinho. Mas por amor e bem dos seus filhos, você deve empregar todo o seu esforço e agir da maneira que possa demonstrar a ele que você o ama e que ele é uma pessoa muito importante para você.


"Sem o equilíbrio de amor e limites, as crianças não terão a integridade que Deus deseja para elas."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Valdenira Nunes de Menezes Silva


 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




 

Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira