BELEZA DA MULHER QUE AGRADA A DEUS

Valdenira Nunes de Menezes Silva




"Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei..." (Jeremias 1:5)

"Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade..." (Colossenses 2:9-10)



I- INTRODUÇÃO

Todos os dias, nos meus momentos de comunhão com o Senhor, devo agradecê-Lo e louvá-Lo "porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito" (Salmo 139:14). O meu rosto, os meus braços, os meus cabelos... foram feitos pelo Senhor da maneira que Ele quis fazer. E eu, como filha que ama ao Pai, só tenho que agradecê-Lo dizendo:

 "Obrigada, Pai, por ter-me criado do jeito que sou - perfeita a Teus olhos. Que, com a Tua ajuda, eu consiga transformar o meu interior a fim de que eu possa, realmente, ser bela a Teus olhos. Que eu possa ler mais a Tua Palavra, meditar nela e orar. Transforma-me numa mulher de bom coração, de palavras doces e suaves nos lábios, que encoraja, tem compaixão, é prestativa, ajudadora e fiel em tudo. Que Tu passes para mim a verdadeira beleza que vem de Ti e que ela permaneça em mim até o dia em que quiseres me levar para a mansão celestial que estás preparando para mim, junto a Ti, por toda a eternidade. Amém!"

É natural que nós, que somos o templo do Espírito Santo, nos preocupemos em cuidar do nosso corpo. Devemos fazer exercícios, nos alimentar de maneira correta, enfim, ter um corpo saudável. Porém existe uma preocupação com o corpo que não é saudável: a obsessão com a aparência.

Deus, em Sua Palavra, fala sobre a aparência e beleza que agradam a Ele.

II- DICAS QUE DEVEM SER SEGUIDAS POR NÓS - MULHERES DE DEUS

1) "A verdadeira beleza é a interior" - Que nós mulheres abramos os nossos olhos para ver o que é, realmente, ser bela aos olhos de Deus.
Que Ele nos mostre qual é o tipo de beleza que Ele quer que tenhamos.
Que Ele possa transformar meu coração e minha vida para que eu possa me tornar bela a Seus olhos.

Sabemos que Deus está interessado na minha beleza interior e não no meu exterior.
O conceito de beleza de Deus é, completamente, diferente do meu, pois é Ele mesmo que me diz em Isaías 55:8-9 que: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Deus pensa de modo diferente do meu.
Ele, sendo o nosso Criador, nos fez belas a Seus olhos.
Mas como foi que Ele nos fez?

a) Ele mudou o nosso interior - Antes de aceitarmos Cristo como nosso Salvador pessoal, estávamos mortas, separadas dEle por causa dos nossos pecados. Mas, a partir do momento que nós nos reconhecemos pecadoras, caminhando para o inferno literal, e aceitamos o sangue que Ele verteu no nosso lugar, tornamo-nos vivas juntamente com Ele.
Agora, somos Sua obra-prima!
Efésios 2:10 nos diz: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."
Somos, então, lindas e belas aos olhos do nosso Deus.

b) Ele nos transformou em uma nova criatura - Nós não somos mais aquelas que éramos antes de aceitarmos Cristo como Salvador.
A Bíblia em 2 Coríntios 5:17 nos diz: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
Agora, já não mais estamos olhando para trás, porque tudo se fez novo. Agora, nós olhamos com outros olhos e nosso alvo é  a eternidade e não as coisas aqui da terra.
Somos, então, belas aos olhos de Deus.
E (sabe de uma coisa irmãs?) "tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação" (2 Coríntios 5:18-19).
Somos, então, lindas e belas aos olhos do nosso Deus.

c) Fomos criados de um modo assombroso e maravilhoso  (Salmo 139:14) - Eu e você somos obra de Deus. Somos perfeitas a Seus olhos. Não existe nada mais belo aos olhos do nosso Deus do que a mulher que zela, que cuida do seu interior dando o melhor do seu tempo lendo a Palavra de Deus; dando o melhor do seu tempo memorizando versículos da Palavra de Deus; dando o melhor do seu tempo orando ao Senhor, tendo comunhão com o seu Criador.
Deus nos conhece e conhece o desejo do nosso coração que deve ser: tornar-se bela a Seus olhos.
Que Ele possa ser o Lapidador do nosso coração, transformando-o numa fina jóia em Suas mãos.

Irmãs, não reclamemos da nossa aparência exterior, antes nos preocupemos em trabalhar o interior para agradar ao nosso Deus, pois fomos feitos à Sua imagem e semelhança e foi Ele o oleiro que nos transformou em vasos raros e preciosos, colocando em nós o selo da Sua aprovação.
Quem sou eu, ou quem é você para reclamarmos de Deus?
Precisamos nos conscientizar de que somos lindas e belas aos Seus olhos.

2- "A verdadeira beleza é realçada pelo crescimento espiritual" - Assim como o exercício físico é importante para o nosso corpo, o ler e o reler a Bíblia, diariamente; o conversar diário com o Senhor (através da oração), o memorizar versículos da Palavra de Deus, o obedecer ao que Ele nos diz na Sua Palavra fazem bem ao nosso espírito. Agindo assim, eu cresço espiritualmente e me torno bela interiormente.
O crescimento espiritual é, realmente, muito bom para o nosso espírito.
Provérbios 31:25 diz que "a força e a honra são seu vestido..."

A mulher cujo interior é belo, é jóia rara, deixa transparecer, através da sua vida, um brilho raro que é visto por todas as pessoas. É algo que vem do seu interior e é mostrado no exterior.

"Como alguém já expressou, é o 'tratamento de beleza' da devoção e da profunda espiritualidade que as ajuda - e a nós - a se tornarem verdadeiramente adoráveis. É a beleza da 'paciência, da bondade e da alegria' com o caráter 'suave, modesto que ilumina a face, e que não podem ser imitados pelo melhor produto cosmético ou pela jóia mais rara do mundo'."

Ter beleza interior é tudo que nós mulheres devemos almejar em nossa vida.

3- "A verdadeira beleza é uma questão do coração." - Vejamos dois versículos da Palavra de Deus que podem nos orientar nesta área.
"Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor, que o inclina e a todo o seu querer." (Provérbios 21:1)

"O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração, no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus." (1 Pedro 3:3-4)

O primeiro versículo diz que o coração do rei está na mão do Senhor e que Ele pode mudá-lo. O meu e o seu também estão. Há esperança para nós que queremos, a todo custo, mudar o exterior. O mundo ensina que ser bela é ter o corpo sarado e ser magra tipo manequim. Muitas de nós, mesmo mulheres de Deus, crentes, queremos entrar "na onda" de cirurgias plásticas, para tirar os excessos; de lipoaspiração, também para jogar para bem longe de nós as gordurinhas extras; de botox, para nos deixar mais jovens; de....desagradando ao nosso Criador, dizer: "Ah, Deus, o Senhor deu umas erradinhas e estou tentando Lhe dar uma mãozinha para ficar com uma aparência mais bonita, mais jovem e mais perfeita!"
Irmã, Deus nos fez, exatamente, do jeito que tínhamos que ser. Com certeza, se tivéssemos nascido com um corpo de manequim, alta, de rosto perfeito, estaríamos em um patamar diferente do que estamos agora. Provavelmente, não estaríamos necessitando de Deus, seríamos auto-suficientes - porém perdidas, sem direção, caminhando para o inferno eterno preparado para o diabo, seus anjos e aqueles que escolheram segui-lo.

"Obrigada, Senhor, porque me criastes do jeito que sou!"

O segundo versículo, na verdade, não nos está proibindo de cuidarmos do nosso exterior. Apenas, devemos valorizar mais o interior e termos o cuidado de não ficarmos obcecadas com nossa aparência exterior.
Cuidado, irmã! Quando estamos nos achando feias exteriormente, provavelmente, isto é o reflexo do que existe no nosso interior.

Como aprendemos que o Senhor olha para o coração, então procuremos descobrir o que é precioso a Seus olhos.

A Bíblia nos ensina, em várias passagens, como nos tornar belas interiormente, portanto sigamos estes sábios conselhos, a fim de que atinjamos o alvo que irá agradar a nosso Deus e Pai:

* Revistamo-nos do novo homem (Efésios 4:24).
* Sejamos mulheres de coração bom, misericordioso e perdoador (Efésios 4:32).
* Sejamos mulheres santas, humildes, mansas e longânimes (Colossenses 3:12).
* Sejamos mulheres de espírito manso e quieto (1 Pedro 3:4).

Resumindo: Tenhamos em nosso coração todas as características do fruto do Espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (Gálatas 5:22).
Que possamos afastar de nossos corações a inquietação e a preocupação com a nossa aparência exterior. Que Deus possa colocar em seu lugar a certeza de que somos uma obra dEle, uma nova criatura, uma mulher criada de modo perfeito e maravilhoso.
Que nos transformemos em mulheres virtuosas, boas, doces, amáveis, encorajadoras, pacientes, cheias de compaixão e prestativas.
Que a cada dia, possamos honrar ao Senhor e agradecê-Lo pelo que somos e pelo que Ele irá fazer por nossa vida , transformando-nos em "uma mulher segundo o Seu coração" e
"bela a Seus olhos".
-------------------------------------
Valdenira Nunes de Menezes Silva




DE UM MODO MARAVILHOSO FUI FEITA

Valdenira Nunes de Menezes Silva

 

(Segunda aula)


"Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada" (Provérbios 31:30).



I - Introdução

Já aprendemos que a beleza que, realmente, tem valor aos olhos de Deus, é a beleza interior que "é realçada pelo crescimento espiritual e é uma questão do coração".
Mas, apesar de nos esforçarmos para agradar ao Senhor procurando ter um interior belo a Seus olhos, não podemos ignorar que existe também a beleza exterior que tem que ser cuidada.

II - DICAS QUE DEVEM SER SEGUIDAS POR NÓS - MULHERES DE DEUS  (continuação)

4) "A beleza é também exterior." - Como filhas do Rei também devemos observar o nosso exterior, sabendo que ele é um reflexo do que existe dentro de nós. Só poderá existir uma beleza exterior que agrade a Deus e aos homens se o interior for belo aos olhos de Deus.

Mas o que diz a Palavra de Deus a respeito deste assunto? Que atributos devo ter para agradá-Lo?

* Modéstia - Esta é uma qualidade que uma mulher de Deus deve ter não só no seu vestir, como no falar, como, também, no comportamento.

Certo estudioso disse: "Uma aparência respeitável e honrosa reflete uma mulher de vida interior temente a Deus."

O vestir de uma mulher de Deus, reflete o que ela tem em sua alma, em sua mente e em seu coração.
1 Timóteo 2:9 nos diz "que do mesmo modo as mulheres se ataviem em trajes honestos, com pudor e modéstia..." (o grifo no versículo é meu).
Se eu quero agradar a Deus, devo me vestir de modo adequado, com aparência respeitável, sem me sentir bem porque estou, por exemplo, mostrando um pedacinho da minha barriga sarada (ou não), igual às "mulheres modernas". Devo me vestir com decência. É assim que Deus quer que seja o nosso exterior.

* Propriedade
- Provérbios 31:30 diz: "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada."
Se eu quero agradar ao Senhor, se desejo ser louvada, tenho que temê-Lo, obedecê-lo.
Quando em 1 Timóteo Ele diz que devemos nos ataviar com pudor e modéstia, significa que devemos fazer exatamente como Ele diz, pois aí nós temos uma ordem a ser obedecida.
Podemos dizer, então, que: Propriedade é igual a pudor + modéstia. É isto que temos que ter no nosso exterior.

* Moderação - A mulher que ama ao Senhor e quer agradá-Lo deve ser vestir moderadamente.
Vejamos o que disse o pastor Dr John MacArthur em parte de um de seus estudos sobre o vestuário da mulher:

"Como uma mulher deve discernir a linha entre o vestuário adequado e o vestuário para ser o centro das atenções? A resposta começa com a intenção do coração. Uma mulher deve examinar os motivos e objetivos do modo como se veste. Sua intenção é mostrar a graça e a beleza de sua feminilidade? É mostrar seu amor e devoção a seu marido e sua bondade para com ele? É revelar um coração humilde devotado à adoração a Deus? Ou é chamar a atenção para si própria, e ostentar sua riqueza e beleza? Ou pior, tentar seduzir os homens sexualmente? Uma mulher que prioriza a adoração a Deus considerará cuidadosamente o modo como está vestida, porque seu coração ditará seu guarda-roupa e a sua aparência."

Quando você se arrumar para sair, olhe no espelho e faça a você mesma as seguintes perguntas:
* Esta roupa que estou usando honra ao Senhor?
* Será que vou atrair olhares masculinos com esta roupa que estou usando?
* Esta minha roupa não é luxuosa ou espalhafatosa demais?
* Será que não estou exagerando com tantas jóias?

III - CONSELHOS PRÁTICOS DE BELEZA

Sabemos que para Deus o que realmente é importante é o nosso interior e que o exterior é o reflexo do que temos interiormente. No entanto, como somos representantes do Senhor aqui na Terra, é necessário também que cuidemos do nosso exterior.
Vejamos alguns passos que devemos seguir a fim de que o mundo nos veja como mulheres belas aos olhos de Deus e belas aos olhos do nosso marido:

a) Relativos ao vestuário - Ao estudarmos a Palavra de Deus, vemos que algumas mulheres do Velho Testamento se adornavam para seus maridos. Dentre tantas, podemos destacar:

. A rainha Ester que se vestiu com trajes reais (Ester 5:1).
. A mulher virtuosa que se vestiu de seda e de púrpura (Provérbios 31:22).
. A amada de Cantares de Salomão que usava colares no pescoço, enfeites de ouro e recebeu elogios do seu amado (Cantares 1:10-11).

Não existe nada de errado em se adornar para agradar ao marido ou se tornar bonita para ele. Devemos evitar os exageros que desviam a atenção para o que realmente é importante: o seu rosto, o seu vestir discreto, a sua limpeza. O mais importante é você "ser um pouco mais discreta que os outros" e não parecer um pouco pior. Você pode ser elegante sem exagero.

Você, no seu modo de vestir e de se adornar, está procurando agradar a Deus ou aos homens?
Você espera a aprovação dos outros ou a aprovação de Deus com relação ao seu vestuário?

Mateus 5:16 nos diz: "Assim resplandeça a vossa luz diante do homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."

b) Relativos ao arrumar-se - É fundamental que nós mulheres nos esforcemos para termos uma aparência agradável porque, afinal de contas, somos filhas do Rei.

Você, quando se levanta pela manhã, pensa em lavar o rosto, arrumar os cabelos, colocar uma roupa limpa, sem manchas, engomada, sem mau odor? Você faz tudo isto para ficar linda para seu marido, para seus filhos?
Você se arruma quando vai buscar seus filhos na escola? Faça com que eles sintam orgulho de você e não vergonha (por causa do seu desmantelo).

Arrume-se! Vista-se bem! Com certeza, seu marido e seus filhos se orgulharão de você.

c) Relativos ao asseio pessoal - É muitíssimo importante esta área de nossa vida.
No livro de Provérbios 27:9, a Bíblia nos diz: "O óleo e o perfume alegram o coração." O cheirinho de sabonete e de perfume são agradáveis e revela que alguém dedicou parte do seu tempo para se arrumar.

d) Relativos à melhoria - Somente o nosso orar diário ao Senhor, a nossa leitura bíblica diária, o nosso constante obedecer a Deus, a nossa decisão de colocá-Lo em primeiro lugar em nossa vida é que fazem com que a beleza do nosso Deus brilhe através de nós e que haja uma melhoria em nossa beleza exterior.

Não sejamos, irmãs, mulheres fúteis cujas belezas exteriores ultrapassam o que deveriam existir em seus interiores.
Que nosso coração esteja adornado com a beleza de Cristo e que não nos esqueçamos de Provérbios 31:30 que diz: "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada." Amém!
------------------------------------------
(Estudo parcialmente baseado no livro "A Sabedoria de Deus na Vida da Mulher" de Elizabeth George)

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org/ )


Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/