A BELEZA EXTERIOR QUE AGRADA A DEUS


(Aula 1)
 

 

--------------------------------------------------------------------------------------
RESUMO:

I - Introdução - 1Ti 2:9; Gên 3:21; Deu 22:5

II - O Que O Mundo Pensa Da Moda
    * Literatura de Cordel
    * A Moda Calvin Klein e o Mundo Anti-Cristão da Moda Moderna
-------------------------------------------------------------------------------------------

I - Introdução

A Bíblia nos exorta a agradar a Deus através do nosso vestir.

1Timóteo 2:9 diz: "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia..."

Gênesis 3:21 diz: "E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de pele, e os vestiu."

Deuteronômio 22:5 diz: "Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher."


"Existem centenas ou mesmo milhares de mulheres no Brasil e pelo mundo afora que amam a Deus de todo o coração, mas que sentem uma fisgada de desconforto e culpa quando lêem estas passagens." Elas não sabem se estão sendo carnais e estão falhando na sua espiritualidade. Numa era em que seus maridos ou namorados estão cercados de mulheres que combatem a celulite, a gordura, as rugas e os cabelos brancos como inimigos mortais e na qual a humanidade valoriza intensamente a aparência física, elas não conseguem evitar arrepios ao pensar nas terríveis conseqüências de deixar de lado os próprios esforços em prol de uma aparência agradável.
A mulher crente pode e deve cuidar de si mesma, pois como filhas de Deus, templo do Espírito Santo, tenho obrigação de cuidar do meu corpo (ginástica, vestindo-me o melhor possível, cuidando da saúde) para poder servir ao Senhor com coragem e ânimo e me tornar uma mulher bonita a Seus olhos e aos olhos do meu marido.

A beleza exterior é importante e necessária, no entanto, um lado que nós mulheres crentes, muitas vezes, desprezamos é o da beleza interior conseguida através da leitura diária da Palavra de Deus, da leitura de livros cujas doutrinas são bíblicas, muita oração, comunhão com o Senhor e obediência à Sua Palavra.

A BELEZA EXTERIOR, UM DIA, SE ACABA MAS A BELEZA INTERIOR CRESCE A CADA DIA QUE PASSA.

Vejamos qual é a área (ou áreas) em que as mulheres crentes, que dizem amar ao Senhor, andam se conformando com o mundo: VESTUÁRIO.


 
II - O QUE O MUNDO PENSA DA MODA?


* Literatura de Cordel

Para muitos a moda é escândalo. Vejamos alguns versos que nos mostram que até os ímpios se escandalizam com a moda de hoje em dia:

"De certo tempo prá cá,
A mulher passou na frente;
Tomando o lugar do homem,
Fazendo coisa indecente.
A tempos desprezou
A saia que lhe tocou
E tomou as calças da gente."
(José Pacheco)
========================*

"... ainda se vai ver coisa
Do diabo se admirar.
Eu digo e ninguém se ofenda;
Já vi homem fazer renda
E mulher em cavalo se escanchar."
(Antônio Batista Guedes)
==============================*

"Mundo velho desgraçado,
Teu povo precisa um freio,
Esse costume tão feio,
De uma moça semi-nua,
Andar mostrando na rua
O suvaco, a perna e o seio.
(João Martins de Athayde)
===============================*

A professora Martine Kuns (da UFC) diz o seguinte sobre os efeitos da moda sensual:
"Nesses primeiros versos de Bataclan Moderno, João Martins de Athayde censurava com todo vigor o desfile das moças imorais:

"A roupa ligada ao couro e com as carnes balançando. Toda essa intimidade... exposta aos olhos da piratagem, faz estremecer os mortos, envergonha os vivos, mata pai e marido. Hoje, de ponto a ponto do país, é um desabrochar de coxa e de 'virginal capela' entregue ao deus-dará. Meretrizes e donzelas (bruxas todas elas) mergulharam o planeta na depravação e luxúria. O chifrudo floresce, devassidão impera. O capeta já caiu em campo, faltou vir a besta fera. Esta já está se vestindo."


* Estilo Calvin Klein e a Moda Moderna

De acordo com a revista Veja de 05 de novembro de 1986, a moda moderna não mostra um nu direto, explícito, mas "mostra um nu indireto, sugestivo, que desperta desejos e fantasias sensuais."



I) A Moda Calvin Klein E O Mundo Anti-Cristão da Moda Moderna:

1) A moda moderna tem uma obsessão pela sensualidade e pelo erotismo pecaminoso e imoral.

2) Sua metodologia consiste em se aproveitar desonestamente do imaginário humano, através de uma linguagem sugestiva que desperta fantasias e desejos eróticos.

3) Tende a confundir e encobrir as diferenças saudáveis entre homem e mulher.

4) Exige que se empurre continuamente o limite do que é aceitável para a frente, ou seja, é tirada a fronteira entre o moral e o imoral.

5) Tira a diferença visual entre mulher honesta e mulher meretriz e imoral.

6) Aproveita-se, desonestamente, da vaidade feminina em querer ser elogiada e notada, nem que seja pela nudez de suas vestes; Assim, transformando a mulher num objeto sexual, sem valor e descartável.

7) Aproveita-se, desonestamente, da fraqueza masculina em relação às roupas indecentes das mulheres, fazendo com que muitos homens tropecem e alguns, com poucos princípios de conduta, se degenerem numa vida depravada.

8) A moda mundana está relacionada com a desagregação social e o caos geral na sociedade, sendo a grande promotora do adultério, do incesto, do estupro, da pornografia e da prostituição.

9) A moda mundana coloca o lucro acima da ética, da virtude e da decência.

10) A moda mundana é voltada para a exaltação do homem e para o desprezo para com Deus e Suas leis; Faz o crente escandalizar o seu bom testemunho perante o descrente, roubando o respeito, a dignidade e o direito de evangelizar.

Que Deus coloque em nossos corações a vontade de sermos fiéis a Ele e que possamos dar bom testemunho ao mundo através do nosso vestir.
Se há entre nós aquelas que não têm mais a visão do que é moral e vêem naquilo que é realmente imoral, uma coisa simples e natural, peçamos a Deus que mude seus corações e nos livre de nos acostumarmos com a imoralidade que é, na verdade, uma afronta ao Senhor e às Suas leis.



Valdenira N. de M. Silva



(
Estudo baseado em trabalho sobre o vestuário da mulher crente da autoria do Pastor Laerton [IBR Emanuel de Fortaleza])

 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




 

Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.