A BELEZA EXTERIOR QUE AGRADA A DEUS


(Aula 3)


(Estudo baseado em um trabalho sobre o vestuário da mulher crente da autoria do Pastor Laerton (IBR Emanuel de Fortaleza)



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RESUMO (Continuação):

*Vestuário no Novo Testamento

*Características das "Vestes de Prostitutas", ou segundo a moda mundana

*Características das "Vestes dos Santos"

V - Advertências Divinas Quanto Ao Vestuário

VI - Conclusão

--------------------------------------------------------------------------------------------

*Vestuário no Novo Testamento

1) Para Deus, nudez é pecado e vai contra o que Ele ensina na Sua Palavra. Tanto no Velho como no Novo Testamento, a finalidade de Deus é cobrir a nudez do homem, tanto no sentido literal como no sentido figurado (Gên 3:21;  Apo 3:4,18; 16:15).

2) Da mesma maneira que o Senhor cobrirá a nossa alma com um corpo glorificado, Ele não quer que sejamos encontrados em nudez.
"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus." (2Co 5:1-3)

3) Deus quer que nós, Seus filhos, até mesmo detestemos a roupa contaminada pelo pecado, ou seja, que provoca o pecado.
"E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne." (Judas 23)


* Características das "Vestes de Prostitutas", ou segundo a moda mundana
"E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração (Pro 7:10).

1) Feitas para descobrir a nudez (Eze 16:35-36).

2) Acende o fogo da sensualidade (Pro 6:27,9).

3) Destinadas a despertar o pecado da justiça (Pro 6:25; Mat 5:27-28).

    a) O abrasamento da sensualidade fora do casamento, não é permitido ao crente (1Co 7:9).
    b) A sensualidade só é permitida dentro do casamento (João 2:1-2; 1Ti 5:14; Heb 13:4; Pro 5:18-23)
    c) A impureza sexual afasta a pessoa da comunhão com irmãos (1Coríntios 5:11)  e do próprio reino de Deus (1Cor 6:9-10).

4) É extravagante, imoral, provocante, sensual... (Apo 17:1,4).

5) É tal qual Laodicéia, igreja infiel e prostituta, repreendida por Cristo por mostrar a VERGONHA da sua NUDEZ. E, além disso se gloriar nisto (Apo 3:18).


* Características das "Vestes dos Santos"

1)
Elas, simbolicamente, caracterizam a "JUSTIÇA" (Apo 19:8)

2)
Elas "não são contaminadas", nem caracterizadas pelo pecado (Apo 3:4-5).

3) Elas são vestes que "mostram a atitude de temor e santidade" com os que esperam a volta de Cristo (Apo 16:15).

4) Elas são caracterizadas pela MODÉSTIA, TEMOR A DEUS E SIMPLICIDADE, evitando o LUXO EXCESSIVO E EXIBICIONISTA (1Ti 2:9-10;

5)  Elas nunca DEFRAUDAM  o próximo, nem lhe servem de tropeço. São roupas que não desnudam a mulher, nem deixam à mostra partes do corpo que podem provocar os homens (1Te 4:3-8).

* Nós mulheres não devemos provocar o Senhor desobedecendo à Sua Palavra, pois Gálatas 6:7-8 diz:
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção."
(Leiamos também Isaías 3:16-24)

6) Elas não são CONFORMADAS À MODA erótica e imoral de estilistas ímpios. A mulher crente que teme ao Senhor jamais deveria usar roupas apertadas, transparentes, decotadas, cavadas, lascadas ou que coloquem em evidência, ou chamem a atenção, as partes do seu corpo que possam provocar um descrente ou, até mesmo, um irmão crente (Rom 12:1-2).

7)
Elas não são UNISSEX. A roupa que a mulher crente veste jamais seu marido vestiria, pois é um tipo de roupa genuinamente feminina (Deu 22:5)


V. Advertências Divinas Quanto Ao Vestuário

1-
O juízo divino começa sempre pela casa de Deus (1Pe 4:170). Se Deus é nosso Pai (Joã 1:12), então Ele, com certeza, vai nos castigar se estivermos erradas. Qual é o pai que não castiga seu filho quando ele está errado? Castigamos nossos filhos porque queremos o bem futuro dele. Da mesma maneira Deus faz conosco, Seus filhos. Ele castiga porque nos ama;

2-
Em 2Co 5:10, a Bíblia nos diz que cada um de nós vai receber "segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal." Se nós nos vestimos com vestes provocantes, vamos dar conta a Deus daquilo que decidimos vestir;

3-
Não devemos amar o mundo, suas paixões e obras (moda) (1Jo 2:14; 1Pe 1:14; Efé 5:11);

4-
A nossa preocupação, como mulheres, é procurar realçar, destacar a beleza interior que é eterna enquanto a beleza exterior não dura muito e é, em si mesma, vazia (1Pe 3:3; 1Sa 16:7);

5-
O templo da igreja de Deus é lugar santo e de encontro com Ele. Nós, Seus adoradores, devemos nos vestir de modo a agradar o nosso Pai Celestial e não de modo a agradar ao mundo ímpio. Nosso vestuário deve ser caracterizado pela SANTIDADE, porque Deus é um Deus Santo (Exô 3:2-6; 28:2; 29:29; Isa 1:12-13; 2Co 11:30).

Conclusão

Concluindo o nosso estudo, vejamos quais são os princípios do vestuário cristão:

I - Respeito -
Minhas vestes devem inspirar respeito e devem mostrar ao mundo que sou uma filha de Deus (Fip 4:9);

II - Modéstia
- Minhas vestes devem ser modestas, sem luxo e sem nudez (1Ti 2:9);

III - Diferença
- Minhas vestes devem ser, completamente, diferentes das do meu marido. Devo evitar roupa unissex (Mat 5:13-16);

IV - Não defraudante - Minhas vestes não devem escandalizar nem fazer tropeçar o próximo (Luc 17:1-2);

V - Boa mordomia do corpo como templo do Espírito Santo
- Minhas vestes devem mostrar que não descuido do meu modo de vestir, pois sou o templo do Espírito Santo (1Co 3:16-17);

VI - Bom testemunho
- Minhas vestes devem mostrar ao mundo que eu, realmente, sou uma nova criatura, sou diferente, sou uma filha de Deus (Heb 11:2,39-40; Apo 6:6-9);

VII - Glorificar a Deus
- Minhas vestes devem se enquadrar em 1Co 10:31-33 que diz: "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar." Amém!





Valdenira Nunes de M. Silva



 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




 

Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.