BÍBLIA - A PALAVRA DE DEUS






"Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus."
(Provérbios 2:4-5)



A Bíblia, apesar de ter sido escrita por vários homens, foi inspirada pelo Espírito Santo de Deus. Ela deve ser, na minha vida, o livro que mais devo gostar de ler, pois ela é a Palavra de Deus. Além de ser o livro da minha vida ela é o meu melhor conselheiro, está sempre comigo nos bons e maus momentos da vida.

Meu Testemunho

Quando criança, eu nunca lia a Bíblia, pois eu descendia de uma família espírita e, como todo mundo sabe, uma pessoa que é  espírita dificilmente ler a Bíblia e quando o faz, apenas abre-a ao acaso e ler versículos que nunca tocam o coração.

Minha avó era uma médium de renome na minha cidade e eu cria nela cegamente. Sabia que ela, quando recebia os espíritos em sessões mediúnicas, não estava mentindo, por isso eu cria nela e no Espiritismo. Hoje, sei que ela, realmente, recebia os espíritos mas só que não eram os espíritos do meu avô, nem do meu tio que já haviam falecido mas sim espíritos demoníacos que a usavam como um instrumento em suas mãos para nos enganar.
Eu sempre quis conversar com o meu guia, aquele espírito que deveria "cuidar de mim" mas ele nunca vinha e eu ficava triste, pois os guias de todos os meus irmãos vinham (através de minha avó) e conversavam com eles. Hoje, sei que Deus estava cuidando de mim e não permitiu que isto acontecesse.

Já casada, apesar de amar a Deus, não tinha tempo para Ele, pois, com 4 filhos, tudo era muito complicado. Hoje, aprendi que quando não ouvimos a Deus com amor, Ele, porque nos ama, nos chama pela dor. E foi assim que aconteceu comigo.

Depois de uma gravidez de risco, depois de muito sofrimento com crises renais durante os nove meses, dei à luz um lindo bebê de quase 5k. Com menos de um dia de vida, Deus o levou. Nestes momentos de dor e desespero, lembrei-me que havia um Deus e, chorando, orei.

Depois de algum tempo, Deus vendo que aquele golpe ainda não tinha sido o bastante para eu e meu marido nos voltarmos para Ele, então, mandou doenças nos filhos que nos deixaram prostrados.
Finalmente, eu e meu esposo decidimos "abraçar uma religião" e não mais lutarmos contra Deus. Nesta época, tínhamos em nosso poder uma "Bíblia católica". E foi justamente nesta Bíblia que um missionário americano nos mostrou o caminho da salvação e hoje, eu meu esposo e meus filhos somos salvos pela obra feita por Jesus Cristo na cruz do Calvário, no nosso lugar.
-----------------------------------------------------------

Quando nós descobrimos que a verdade sobre o nosso Salvador Jesus Cristo está na Bíblia, que as verdades de Deus estão neste tão importante livro, devemos ser mulheres que amam tanto a Palavra de Deus que nos tornamos viciadas nela. E este é um vício que eu quero ter, é um vício delicioso, um amor, uma paixão pela Palavra do nosso Deus.

A Bíblia é, realmente, um livro que nos transforma, que nos dá conhecimento e sabedoria.


O TESOURO DA PALAVRA DE DEUS

Provérbios 2:6 diz: "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento."

E os versículos 4-5 dizem: "Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus."


Vejam que é Salomão, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, que diz que "a Palavra de Deus é verdadeiramente um tesouro."

Mas por que, então, considerarmos a Palavra de Deus como um tesouro?
Por dois motivos:
1- Porque a Bíblia vem de Deus;
2- Porque a Bíblia faz você crescer na semelhança com Cristo.

1- A Bíblia vem de Deus
De acordo com 2Ti 3:16 a própria Bíblia diz que "Toda a Escritura é divinamente inspirada..." Isto significa que Deus usou pessoas para transmitir tudo o que Ele queria nos dizer. Nela existe, então, uma sólida sabedoria para toda a nossa vida. Ela nunca muda, é sempre verdadeira, pois é a Palavra de Deus.

"Na Bíblia, você e eu temos orientação para todas as nossas necessidades, para todos os assuntos, para todos os dias e para sempre."

E você, irmã, como vê a sua Bíblia?
Como a Palavra de Deus?
Você a lê todos os dias?
Você ama e lê a Palavra de Deus ou a acha um tanto quanto enfadonha?

Se você não tem lido a sua Bíblia, ou se, ultimamente, você anda desencorajada para lê-la, então, apanhe a sua Bíblia e leia-a para não fazer a vontade do inimigo de nossas almas, que nos quer ver derrotadas e sem ler a Palavra do nosso Deus.

Irmã, mergulhe de corpo e alma "na Palavra de Deus. E ore enquanto você lê. Comprometa-se novamente com o seu crescimento espiritual, com a sua beleza interior, com a prática de ler a sua Bíblia. A Palavra de Deus irá fazer toda a diferença do mundo... em todas as áreas da sua vida e em todas as suas necessidades."

2 - A Bíblia faz você crescer na semelhança com Cristo
Vejam que versículo maravilhoso encontrado em 2Co 3:18: "Mas todos nós com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."

Você não quer crescer na semelhança com Cristo?
Eu quero e por isso leio e releio a Palavra de Deus, diariamente, a fim de que possa ter Cristo como modelo em minha vida.
Sei que jamais serei semelhante a Cristo mas procurarei sempre tê-Lo como modelo e colocarei a Seus pés toda a minha pequenez. E orarei para que Ele me ajude a fazer o que é certo e procurarei sempre agradá-Lo em tudo que eu fizer.

Elizabeth George nos diz que "o simples hábito de ler a sua Bíblia é tão gratificante e transformador que você desejará fazer isso por toda a sua vida... o que representará uma vida de crescimento espiritual, crescimento em Cristo e na beleza da semelhança com Ele, e crescimento em sabedoria."

Irmã, o que é necessário fazer para que eu e você nos convençamos da importância de lermos a Bíblia para nos tornarmos mulheres sábias, virtuosas, belas aos olhos de Deus e segundo o Seu coração?

Os mineiros escavam procurando ouro, prata e pedras preciosas e nós, filhas de Deus, devemos fazer como eles ao esmiuçar a Palavra de Deus procurando tesouros escondidos nela. Podemos também fazer como os bereanos como nos mostra Atos 17:11 que diz: "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."
A riqueza espiritual que existe na Bíblia deve ser procurada como se procura um tesouro raro. E, logo que o achamos, devemos encravá-lo em nosso coração.

Descobrindo o Tesouro da Sabedoria de Deus

Podemos traçar o mapa deste tão precioso tesouro (a Bíblia). Sigamos alguns passos e, então, veremos quão maravilhosa e quão preciosa, mais do que o ouro, a prata e as pedras preciosas, é a Palavra de Deus.

Passo 1 - LEIA-A.
Comece lendo todo o Novo Testamento, ou leia Provérbios ou qualquer outro livro da Bíblia que, em seu coração, você tem vontade de ler.
Não deixe passar nem um só dia sem ler a Palavra de Deus.
Vença o inimigo, derrube-o e leia a Bíblia mesmo se não estiver com vontade.
"Não faça do seu tempo com a Bíblia um sacrifício. Apenas pegue a sua xícara de café, chá ou chocolate quente, sente-se, abra a sua Bíblia e leia. Ou leve-a ao consultório médico, ao cabeleireiro, ao parque, ou leia-a no avião... [leia]... a Palavra de Deus, onde quer que você esteja."

Passo 2 - ESTUDE-A.
Quando lemos e relemos a Bíblia começamos a fazer perguntas a nós mesmas sobre certas passagens. Ao lermos sobre as vidas de mulheres da Bíblia, muitas vezes, nos perguntamos: "Mas o que será que isso quer dizer?" Algumas vezes é necessário lermos alguns livros sobre, por exemplo, Provérbios, livros que falam das vidas das mulheres bíblicas. Comece aos poucos a ler estes livros mas dê primazia à Bíblia.

Passo 3 - OUÇA-A.
Não apenas leia a Bíblia, mas também a estude e ouça-a. Pessoas habilitadas na Palavra de Deus, pastores, professores... podem nos ajudar a abrir os olhos e os ouvido do nosso entendimento. Tenha prazer em ir aos cultos e fuja das distrações, conversas que a estão fazendo desviar do que se está ensinando. Não converse, não se levante, não saia do ambiente onde se está explanando a Palavra de Deus. Satanás é esperto e perito em distrair as pessoas para não aprenderem e nem ficarem firmes na Palavra.
Não falte aos cultos, nem às aulas da Escola Dominical, pois é aí onde você pode crescer espiritualmente.
Hebreus 10:25 diz: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns..."

Passo 4 - MEMORIZE-A.
Há algumas mulheres que dizem que não conseguem decorar versículos mas se até uma criança de três anos consegue fazer isto por que, então, eu ou você não podemos?
A Bíblia diz no Salmo 119:11: "Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti."

Passo 5 - DEVORE-A.
    Leiamos os versículos seguintes e vejamos quão importante é para a nossa vida não só ler, não só estudar, não só ouvir, não só memorizar mas também devorar a Palavra de Deus para ter uma vida espiritual saudável e madura:

*Salmo 19:10 diz que a Palavra de Deus é mais doce "do que o mel e o licor dos favos."

*
Sobre a Palavra de Deus, Jeremias 15:16 diz: "Achando-se as Tuas palavras, logo as comi, e a Tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração."

*
Jó 23:12 fala sobre como ele guardou a Palavra de Deus: "Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção."

A Palavra de Deus trabalha em nossas vidas a partir do nosso ser interior, indo depois para o nosso exterior.

Ao ler a Palavra de Deus quero que ela fique encravada no meu coração, para tê-la sempre comigo  aonde quer que eu vá. Que eu grave em meu coração tudo o que Deus quer eu faça, que eu pense, que eu procure.

Que o meu caminhar diário, lendo a Palavra de Deus, orando sem cessar, obedecendo aos Seus mandamentos e olhando para a eternidade, sejam feitos do fundo do meu coração e do modo que agrade Ele. Amém!
------------------------------------------------------





Valdenira Nunes de Menezes Silva
(Estudo parcialmente baseado no livro de Elizabeth George "A Sabedoria de Deus na Vida da Mulher")


 

 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




 

Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira


 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.