CRISTO OU O MUNDO?





   
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rom 12:2)

   
Este estudo vai ser dirigido a crentes que vivem maravilhados com as coisas deste mundo e esquece que ele deve, primeiramente, "buscar o reino de Deus, e a sua justiça" (Mat 6:33a) e não o reino de Satanás que só vai nos trazer males.

   
Há ou houve momentos em nossa vida que nos viramos para as coisas do mundo e esquecemos que somos filhas do Rei, somos filhas do Deus Todo Poderoso que nos criou e salvou. Há momentos que esquecemos que, agora, somos uma nova criatura e que "as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Co 5:17).

   
Da mesma forma que os mártires - aqueles que inspiraram o autor do livro "Rasto de Sangue" - tinham que fazer uma escolha entre suas vidas e a negação de sua fé em Cristo Jesus, nós, quase que diariamente temos também que fazer uma escolha entre Cristo e este mundo ímpio que nos oferece coisas que aos nossos olhos são maravilhosas mas o fim delas é a morte, a condenação e o castigo. E isto vem sobre nós porque nós somos, verdadeiramente, filhos de Deus. A Bíblia nos diz em Heb 12:8 o seguinte: "Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos." (grifo meu)
   
Devemos ter cuidado, pois no início, Deus pode castigar suavemente, depois, se persistirmos, o castigo pode ser maior e se, mesmo assim, continuarmos pecando, Deus pode até tirar a nossa vida e aí nosso corpo pode ser entregue a Satanás mas nossa alma está salva (1Co 5:5), graças a fidelidade do nosso Deus.
 
    "Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus." (1Co 5:5)

    Veja o que aconteceu com estes homens que desobedeceram a Deus:
_______________

    Davi

    Pecado
- Davi, o homem segundo o coração de Deus, pecou quando decidiu não ir para a guerra. Veja o que diz o relato bíblico: "E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista... Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela... E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida." (2Sa 11:2,4,5).

    Castigo - "Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol..." (2Sa 12:10-12). Além de todos estes castigos, ele sofreu uma grande perda - a morte do seu filho com Bate-Seba.
____________________

    Jonas

    Pecado
- Desobediência ao mandado de Deus de ir para Nínive para que eles se arrependessem de seus pecados e se voltassem para Deus. Mas Jonas não obedeceu à ordem do Senhor e procurou fugir. A desobediência de Jonas tem alguma semelhança com a desobediência de alguém que você conhece muito bem? Eu acho que sim, pois este alguém sou EU, é VOCÊ.
Jonas fez, exatamente, aquilo que muitas de nós faríamos: FUGIRÍAMOS!

    Castigo
- "Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe" (Jon 1:17).
---------------------------------------------

   
Veja, agora, o que aconteceu com estes homens que obedeceram ao Senhor:

    Daniel

    Fidelidade
- Ele era fiel a Deus como vemos em Dan 6:4: "Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa."

    Vitória - Veja o livramento de Daniel em Dan 6:11-16,19,23a: "11 Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus. 12 Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. 13 Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti,ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração. 14 Ouvindo então o rei essas palavras, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até ao pôr do sol trabalhou para salvá-lo. 15 Então aqueles homens foram juntos ao rei, e disseram-lhe: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar. 16 Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. 19 Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões. 23a Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova."
-------------------------------------------

    José do Egito

    Fidelidade
- "E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?"

    Vitória - Faraó põe José como governador do Egito (Gên 41:39-42).
--------------------------------------

    E você, o que deseja seguir? Os passos de Davi e Jonas ou os de Daniel e José do Egito?
    O verdadeiro crente deve estar sempre no centro da vontade de Deus, estar sempre em comunhão com o Espírito Santo que nele habita.
    Fazer boas decisões faz aumentar a sua fé nAquele que a salvou e a livrou das chamas do inferno.

    "As coisas do mundo não proporcionam satisfação em longo prazo - somente Deus pode fazê-lo." (Mary Hunt)

    O crente que é fiel a Deus, foge das coisas do mundo e do que ele, constantemente, lhe oferece, pois tudo tem sua origem no inimigo de sua alma - Satanás.
    Sabemos que não podemos fugir do mundo porque vivemos nele e Deus tem um propósito em nossa vida:

    1- Talvez Ele queira que nós evangelizemos criancinhas que um dia aceitarão Jesus como o Salvador delas, porque fomos fiéis e deixamos o Espírito Santo nos usar;

    2- Talvez Ele queira que evangelizemos adultos...

    3- Talvez Ele queira que usemos o nosso dom de exortar ao que está caído, triste, desamparado...

    4- Talvez Ele queira que sejamos conselheiras de jovens, de senhoras...

    5- Talvez Ele queira... bem, há um sem número de dons que eu ou você podemos usar para a honra, a glória e o louvor do nosso Deus e Senhor.

    Que nós nos conscientizemos que bom é servir ao Senhor. Bom é poder trabalhar para Ele e poder ter uma oportunidade de servi-Lo. Bom é poder ajuntar tesouros no céu e, num dia, que nem eu nem você sabemos, somente Deus, podermos colocar nossos galardões a Seus pés como sinal de amor e agradecimento por tudo que Ele fez por nós - Sua morte em nosso lugar, seu cuidado diário, Seu amor e Sua paz.

    Que Deus nos abençoe e nos guie por caminhos diferentes destes que o mundo oferece. Amém!
-----------------------------------------------------------




Valdenira Nunes de Menezes Silva



 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




 

Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.