A DISCIPLINA USADA NO MEU FILHO, DARÁ DESCANSO E DELÍCIAS À MINHA ALMA




Prov. 23:13 Não retires o castigo- instrutivo da criança; pois se a fustigares com a varetinha  {* NOTA NO FINAL}  (do castigo- instrutivo), não por isso  morrerá. (Bíblia LTT)

Prov. 23:14 Tu a fustigarás com a varetinha {* NOTA NO FINAL}  (do castigo- instrutivo), e livrarás a sua alma do inferno. (Bíblia LTT)



Nós, como filhas de Deus, sabemos que Ele nos disciplina naqueles momentos que erramos. E Ele nos castiga para o nosso bem, para nos ensinar a andar de acordo com os Seus planos perfeitos e amorosos para a nossa vida.
Como filhas de Deus, queremos, em tudo, agradá-Lo e obedecê-Lo. 

Educar os nossos filhos nos caminhos do Senhor é uma decisão que eu e você, que desejamos agradá-Lo e obedecê-Lo, devemos tomar. Deus deve ser o modelo de Pai que devemos seguir.

Lendo a Palavra de Deus fomos, pouco a pouco, nos convencendo de que disciplinar a criança significa amá-la, querer o seu bem e dirigi-la pelos caminhos do Senhor.

Provérbios 22:6 nos diz: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."

Provérbios 29:15 ainda nos diz:
Prov. 29:15 A varetinha {* NOTA NO FINAL}  (do castigo- instrutivo)  e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma , envergonha a sua mãe. (Bíblia LTT)

E ainda Provérbios 29:17 : "Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma."

Muitas mães, influenciadas pelas filosofias do mundo, não crêem ser necessário usar a varetinha
{* NOTA NO FINAL} (a disciplina) para disciplinar a criança. Mas quem sou eu, ou quem é você para julgar o que Deus, claramente, na Sua Palavra, nos manda fazer? Se Deus diz que usar a varetinha {* NOTA NO FINAL}  (a disciplina) é bom para o nosso filho, não há dúvida de que é assim que devemos fazer.

Mas como é usar a varetinha
{* NOTA NO FINAL}?

A varetinha {* NOTA NO FINAL}:
1- Não é para deixar marcas;
2- Não é para ser usada com ira;
3- Não é para ser usada sem antes explicar o porquê da disciplina;
Mas:
4- É para ser usada com a finalidade de criar o filho na admoestação do Senhor;
5- É para ser usada para dar descanso e delícias a sua alma.

1- Não é para deixar marcas.

A mãe que, realmente, ama o filho, disciplina-o porque o ama.
Se o ama, faz o que o Senhor manda na Sua Palavra: "...
pois se a fustigares com a varetinha  {* NOTA NO FINAL}  (do castigo- instrutivo), não por isso  morrerá. (Bíblia LTT) (Prov. 23:13b, Bíblia LTT)
Se o ama, tem que ter cuidado ao disciplinar com a varetinha
{* NOTA NO FINAL}, pois existe uma diferença entre disciplinar com a varetinha {* NOTA NO FINAL} e espancar.

Disciplinar = educar de maneira justa, cuidando da dignidade da criança.
Espancar   = abusar da criança, fechar o seu espírito deixando marcas com prejuízos permanentes.

2- Não é para ser usada com ira.

A mãe que, realmente, ama o filho, nunca o disciplina quando está irada.
Se o ama tem que ser sábia para discipliná-lo, somente, quando estiver calma.
Se você é daquelas mães que costumam gritar, puxar os cabelos, não tem auto-controle, então, ore... ore...ore e peça a Deus que mude o seu coração e lhe dê sabedoria para agir corretamente. Você pode até pensar: "Você não conhece meu filho! Ele tira qualquer uma do sério! Não há como não ficar histérica!" Apesar de todas estas suas afirmações, você deve dar graças a Deus porque Ele diz em Sua Palavra que Ele pode mudar o coração do rei e, com certeza, Ele pode também mudar o seu e o meu. Nosso Deus não é maravilhoso? Veja o que diz Provérbios 21:1: "Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor, que o inclina a todo o Seu querer." Agora, só cabe a nós colocarmos os joelhos no chão, entregarmos o nosso coração ao Senhor e implorarmos a ele misericórdia, não é verdade?

Converse com seu filho, diga a ele que não vai discipliná-lo naquele momento mas vai deixar para mais tarde. E, por favor, mães, cumpram o que prometeram, senão seus filhos não mais confiarão em vocês!

A Bíblia é riquíssima em conselhos. Ela ainda nos diz em Efésios 6:4: "E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor."

"Gritar e demonstrar raiva pode somente esmagar o espírito de seu filho, mas a disciplina amorosa moldará o seu caráter" (Jaime Kemp). E, moldar o caráter do nosso filho, através de uma disciplina amorosa, é tudo que uma mãe que ama seu filho deseja para ele.

Irmãs, lembrem-se que andar equilibrando em muros, correr em vez de andar, meter o dedo no bolo de aniversário, tudo isto é próprio de criança. Cabe a nós mães não querermos que ela aja como nós adultos agimos. Temos que perceber quando aquilo que ela está fazendo é teimosia ou algo próprio de criança. Deixemos que ela seja criança!

3- Não é para ser usada sem, antes, explicar o porquê da disciplina.

A mãe que, realmente, ama o filho, nunca usa a varetinha
{* NOTA NO FINAL} sem, antes, mostrar a ele o porquê da disciplina.

Muitos filhos são disciplinados achando que não mereciam, pois acham que nada fizeram. Para eles, sua mãe é injusta.

Lembro-me, quando era criança, minha mãe ouviu dois irmãos meus brigando - e olhe que era uma briga feia! Ela correu para a varanda onde todos nós estávamos e pegou minha irmã e deu-lhe uma boa surra. Coitada da minha irmã! Ela, assim como eu, só estava assistindo tudo. Vejam aí este exemplo. Se minha mãe, tivesse, primeiramente, perguntado quem estava brigando, com certeza teria evitado esta injustiça e a disciplina teria sido aplicada nas pessoas que realmente estavam precisando.

Quando vamos disciplinar nosso filho, é importante que mostremos a ele o seu erro e o convençamos da necessidade da disciplina. Não devemos nos esquecer, no entanto, de dizer que fazemos isto porque o amamos.
"O que é melhor, alguns momentos de dor e lágrimas na infância ou muitos anos de sofrimento e dor durante a vida?" (Jaime Kemp)

4- É para ser usada a fim de criá-lo na admoestação do Senhor.

A mãe que, realmente, ama o filho, usa a varetinha
{* NOTA NO FINAL} a fim de que ele seja admoestado nos caminhos do Senhor.

Quando a mãe usa a varetinha
{* NOTA NO FINAL}, ela a usa porque ama o seu filho e ele sabe que isto é verdadeiro. Se ele sabe que ela o ama, com certeza, ele confia nela e sabe que ela é uma mulher sábia que anda com o Senhor. Ele a vê orando, lendo a Bíblia e isto é um exemplo para a sua vida.
A mãe sábia e que ama o seu filho não só cuida do bem material do filho mas cuida também do bem espiritual. Deus colocou a salvação dele em suas mãos. Cabe a ela falar de Jesus, do que Ele fez por ele e por toda a humanidade na cruz do Calvário e mostrar a ele que ele é um pecador e que ele necessita aceitar Jesus em sua vida.
Veja o que Moisés disse aos judeus, em Deuteronômio 6:1-9, quanto à criação de nossos filhos:
"Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas."

Façamos como o Senhor nos ordenou: Falemos de Deus a nossos filhos quando estivermos assentados em nossa casa, ao deitar e ao levantar, pois a alma do nosso filho foi colocada em nossas mãos por nosso Deus. Falemos de Jesus e deixemos o Espírito Santo agir em suas vidas.

5- É para ser usada para dar descanso e delícias à nossa alma.

A mãe que, realmente, ama o filho, usa a varetinha
{* NOTA NO FINAL} (disciplina) como manda a Bíblia e terá descanso e delícias em sua vida. Cremos nisto porque a Palavra de Deus nos diz em Provérbios 29:15-17: "15 A varetinha {* NOTA NO FINAL}  (do castigo- instrutivo)  e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma , envergonha a sua mãe. (Bíblia LTT)... 17 Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma (ACF).

Notem que a criança que é castigada na hora que merece adquire sabedoria. Ela aprende que errou, reconhece o seu erro - para isso é necessário conversar com ela e explicar-lhe o porquê da punição - e, no futuro, agradecerá a seus pais os ensinamentos que aprendeu.

Vejam o que acontece a estes dois tipos de educação:
* O filho entregue a si mesmo envergonha a sua mãe.
* O filho disciplinado com a varetinha
{* NOTA NO FINAL} (disciplina) trará descanso e delícias à alma de sua mãe.

Em Hebreus 12:6 a Bíblia nos diz: "Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho."

Se amamos nossos filhos sigamos, então, o exemplo do nosso Deus e obedeçamos tudo aquilo que Ele nos manda fazer para o bem do nosso filho.

Finalmente, irmãs, dentre tantos e tantos ensinamentos relativos à educação de nossos filhos, não esqueçamos daquele que é de máxima importância para a vida espiritual do nosso filho: Falemos, sem nos cansar, do sacrifício que Cristo fez no nosso lugar para nos salvar e nos dar a vida eterna.

Falemos do Senhor:

* "Andando pelo caminho" - lendo com os filhos  trecho bíblicos, ouvindo e cantando hinos e corinhos de ensinamentos baseados na Bíblia, fazendo brincadeiras com perguntas e respostas bíblicas (por exemplo, quando estamos viajando).

* "Ao nos deitar" - lendo para nossos filhos historinhas, orando e falando do amor do Pai ao enviar Seu Filho para morrer no nosso lugar...

* "Ao nos levantar" - orando e agradecendo a Deus por mais um dia de vida que Ele nos dá, ...

Irmãs, Deus nos ensina como educar nossos filhos a fim de que não só vivamos ao lado dEle por toda uma eternidade mas também nossos filhos . E, além de nos ensinar como educá-lo, Ele nos faz uma promessa: "Educa a criança no caminho em que dever andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Pro 22:6)

Sejamos obreiras obedientes e cumpridoras da Palavra, mulheres virtuosas! Que nossos filhos e marido possam dizer de nós o que Provérbios 31:28 diz: "Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva."




https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRY6dEuKSlgBQQpOzM79dBWPF7GDHUdc95MBv-XAcekzQqMAKFY

www.Plantzafrica.com  

{* NOTA "Varetinha": obviamente, neste contexto de amor dos pais e do amor de Deus, não pode ser uma varona de 2m constituída de PESADA e DURA MADEIRA e de diâmetro na ordem de 5cm (ela poderia facilmente matar, aleijar ou desfigurar), nem mesmo qualquer diâmetro menor, posto que sua dureza, peso e inflexibilidade poderiam causar cruéis ferimentos e marcas permanentes, no corpo e na alma. Entendo que "varetinha" se refira a um pequeno pedaço de uma fininha ponta de vime ou junco (ou cipozinho), portanto muito LEVE e muito TENRA e muito FLEXÍVEL, com na ordem de 2 a 4 mm de diâmetro e 20 a 25 cm de comprimento. Usada:

(a) raramente e com MUITA MODERAÇÃO e BRANDA SABEDORIA;
(b) somente quando houver extrema insolência na rebeldia/desobediência em direção a comportamentos que poderão se tornar muito perigosos para a criança, seus próximos e a sociedade;
(c) somente em crianças e não em filhos quase adultos;
(d) somente quando a raiva dos pais tiver passado;
(e) somente em atitude de amor e com lágrimas nos olhos dos pais.

Por exemplo, suponha um menino de 4 anos que ainda não aprendeu a controlar sua ira e que, sempre que briga com outro, tenta feri-lo o mais mortalmente que puder, usando qualquer coisa cortante ou pontiaguda que descubra. Ele pode ganhar muito se a admoestação verbal (amorosa e sábia) dos pais, e outras sábias medidas (inclusive sugeridas por conselheiros especializados nesse tipo de problemas), for reforçada com 1 ou 2 golpes sem exagero de forças, usando um pedaço de varetinha de uma pequena pipa. Melhor recuperá-lo com isso do que deixá-lo alimentar sua agressividade incontrolada até ser tarde demais e ele virar um adulto e, sob explosões de ira, andar matando pessoas e arruinando sua própria vida. Valdenira N.M. Silva




-------------------------
Valdenira Nunes de Menezes Silva

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org/ )


Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.