ENSINANDO MEU FILHO A AMAR A DEUS

 

Valdenira Nunes de Menezes Silva



 

"... Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento..." (Lucas 10:27).




A Bíblia me diz em Eclesiastes 3:1,8 que ... "Tudo tem o seu tempo determinado ..." até mesmo o "tempo de amar ..."
Lembro do dia em que descobri maravilhada o quanto o Senhor Deus me amava! Ele me amava tanto que não mediu esforços para enviar o Seu Filho unigênito para morrer por mim, uma grande pecadora ...
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
E, neste dia, comecei também a amá-Lo de todo o meu coração. Como mãe sei que, neste mundo, não existe ninguém (somente Deus em primeiro lugar e depois meu marido) que eu ame mais do que meus filhos. O amor que tenho por eles é tão grande que jamais pensaria em entregá-los para morrer por uma pessoa. Somente Deus, que nos ama "de tal maneira" foi capaz de fazer este sacrifício. E é vendo este tão grande amor de Deus que sinto vontade de falar dEle a meus filhos. Independente desta minha vontade de falar do Pai a meus filhos, sei que tenho que falar dEle porque é Ele mesmo que me diz que devo ensinar a Sua Palavra e Seus mandamentos a eles. A sementinha que eu plantar em seus corações, um dia, irá germinar, crescer, florescer e transformá-lo num homem fiel e dedicado a Deus.

1-
Começando A Falar De Deus Através Da Música

Muitas mães não sabem o tempo exato que elas devem começar a falar de Deus a seus filhos. Falar de Deus deve sempre ser um prazer para todas nós que somos mulheres que amam ao Senhor. Não existe um dia, nem uma hora marcada para fazermos isto. A partir do momento que eu começar a ninar meu filho para fazê-lo dormir, então ... é quando devo começar a falar do amor de Deus através de hinos ou corinhos bons que, realmente, O louvem e O glorifiquem. Cantemos para nosso bebêzinho ...
"Finda-se este dia que meu Pai me deu;
Sombras vespertinas cobrem já o céu.
Ó Jesus bendito, se comigo está
Eu não temo a noite, vou dormir em paz"
(Hino 556 do CC).

Ou ...

"A graça de Deus me resgatou
Da morte e da perdição.
Agora, eu tenho paz,
Sim, paz no coração
Porque Cristo me salvou"
(Corinho).

Amada irmã, jamais cantemos para nosso filhinho ...

"Boi, boi, boi,
Boi da cara preta,
Vem pegar nenê
Que tem medo de careta!"

Ah, quantas de nós já cantamos esta tão assustadora musiquinha popular para nosso bebê! Não somente esta mas muitas outras que só acrescentaram medo ao coração do nosso filho e fizeram-no dormir rapidinho.
Devo, então, cantar para ele hinos que falem de Deus, do Seu amor, do quanto Ele cuida de nós, do quanto Ele Se sacrificou por nós... Devo cantar assim para que ele conheça Deus e comece a amá-Lo.

2- Continuando A Falar De Deus Através Da Palavra

Para ensinar meu filho a amar a Deus, devo fazer como aquela jovem mãe citada por Elizabeth George em seu livro "Mãe Segundo O Coração De Deus"...
"Eis um comovente exemplo de uma mãe com coração para ensinar a Palavra de Deus a seu filho 'desde o berço'... Eu ouvi a respeito ... de uma adolescente solteira grávida que se tornou cristã ... A grávida - perdoada e agradecida a Deus por ser mãe - começou a memorizar versículos bíblicos para a sua própria alma ... e, depois começou a pensar no bebê a partir da visão bíblica. Assim, ela começou a recitar os versículos para a sua barriga e para a pequena pessoa que estava lá.
Quando seu aniversário chegou, essa adolescente (que estava se tornando uma mulher segundo o coração de Deus) pediu e recebeu permissão do hospital, em que teria o bebê, para levar seus versículos memorizados para a sala de parto. Por que ela pediu isso? Porque ela queria que o primeiro som que seu bebê ouvisse fosse a Palavra de Deus. Ela queria segurar o bebê recém-nascido nos braços e ler - ensinar - em voz alta a Palavra de Deus desde o primeiro minuto, o primeiro dia, que ela falasse a primeira palavra para aquela pequena vida."

Realmente, é isto que devo fazer ... memorizar versículos da Bíblia para a minha própria alma (só posso ensinar a meu filho aquilo que tenho em meu coração) e, depois, começar a ensiná-los a meu filho a fim de que ele possa conhecer a Deus e amá-Lo.
Além deste tão lindo exemplo de como devo começar a falar de Deus a meu filho, o que mais poderei fazer para continuar incutindo a Palavra do Senhor no coração dele?
É a própria Bíblia que me ensina e me orienta como devo fazer...

1- "Assentado em tua casa" ... nos devocionais diários, falando do amor de Deus por nós...
     a) ao mandar, Jesus, Seu filho para morrer no nosso lugar e fazer a nossa reconciliação com Deus Pai (João 3:16);
     b) ao abrir o Mar Vermelho para salvar o Seu povo da escravidão do Egito (Exôdo 14:21-22);
     c) ao livrar todo o primogênito dos judeus quando o anjo passou pelas casas dos egípcios matando todo o primeiro filho (Exôdo 12:26-27).

2- "Andando pelo caminho" ... no carro a caminho da escola ... na praia ... no supermercado ... no zoológico ... Falar de Deus quando estou junto do meu filho deve ser algo prazeroso. Falar de Deus a ele deve sempre ser um privilégio. E, sabe de uma coisa? Com o passar dos anos, aprendi que, como mãe, eu tenho que ser uma pessoa que influencia o desenvolvimento de fé dele. O filho gosta de imitar o pai ou a mãe ...
* Se eu amo ler a Bíblia, ele vai também gostar de lê-la;
* Se ele sempre me vê orando, ele vai gostar de orar;
* Se ele me vê obedecendo aos mandamentos do Senhor, ele vai querer obedecer.

Amada irmã, o que seus filhos estão aprendendo sobre Deus quando olham para você?
O que você acha do ditado popular ... "As crianças aprendem mais com o que você faz do que com o que você diz"?
O nosso testemunho diário, diante de nossos filhos, é muito importante! Portanto, cuidemos do nosso caminhar com o Senhor, aceitemos de coração a Sua Palavra escondendo-as no mais íntimo da nossa alma!

3- "... e deitando-me e levantando-me". Quando a Bíblia me diz que devo falar de Deus a meu filho "... deitando-me e levantando-me", isto significa que devo falar dEle SEMPRE.
Quando, então, meu filho amar a Deus, com certeza, ele ficará feliz ao ouvir falar ...

a- de Jesus em vez de Heman;
b- de Davi em vez de Superman;
c- de Sansão em vez de Hécules;

Ou ...

a- de Rebeca em vez de Cinderela;
b- de Raquel em vez de Branca de Neve;
c- de Rute em vez de Pocahontas.

Irmã, faça seu filho(a) amar a Deus e Sua Palavra. Afaste dele estas historinhas que o mundo oferece e que irão influenciá-lo para o mal.

3- Ensinando Meu Filho A Orar

O Senhor me diz que devo orar sempre, e nunca desfalecer" (Lucas 18:1).

Se o Senhor me diz que devo orar sempre, por que não aproveitar alguns momentos para orar com meu filho? Posso ensiná-lo a orar ...

a- na hora das refeições ...
"Pai, obrigada pela comida que colocaste em nossa mesa. Que ela nunca falte, Senhor!
Em nome de Jesus, amém!"

b- ao deitar ...
"Senhor Deus, obrigada por este dia tão bom que Tu me deste! Abençoa Papai, Mamãe e meus irmãozinhos.
Em nome de Jesus, amém!"

c- ao levantar ...
"Oh Senhor, obrigada pelo sono tão bom que Tu me deste! Abençoa este dia! Que eu faça sempre a Tua vontade!
Em nome de Jesus, amém!"

São orações simples que vão transformá-lo (a) em um homem dedicado ao Senhor, em um homem de oração.

Oro com meu filho para que ele conheça a Deus e, diariamente, se comunique com Ele, fortalecendo, assim, o seu relacionamento com o Pai.
Que através da minha vida de oração, ele possa ver o quanto é importante para mim estes momentos com o Senhor.
Que ele possa ver em mim uma mulher que ama a Deus, que ama a Sua Palavra e que ama ter bons momentos de comunhão com Ele.
Que um dia, lá na frente, eu possa ver aquele bebezinho transformado em um homem fiel e dedicado ao Senhor ... amando-O de "todo o seu coração, de toda a sua alma" (Deuteronômio 11:13).
Amém, Senhor!
-----------------------------------------------------------------------

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org/ )


Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/