ENSINANDO MEU FILHO A ORAR

Valdenira Nunes de Menezes Silva






"... orar sempre e nunca desfalecer" (Lucas 18:1).

"Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17).





Como nova convertida aprendi a importância e o privilégio de orar, diariamente, ao Senhor. A Palavra de Deus, a cada dia, me mostrava que eu devia ...
1- orar sempre ...
"Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17);

2- orar, orar e orar e nunca desistir, desanimar ...
"... orar sempre e nunca desfalecer" (Lucas 18:1);

3- orar confiando que a resposta de Deus era sempre a melhor para a minha vida ...
"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?" (Mateus 7:11);

4- pedir a Deus para me ensinar a orar ...
"Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos" (Lucas 11:16).

Com tudo isto guardado em meu coração, senti a necessidade de ensinar meu filho a orar, pois "as crianças que são realmente felizes são aquelas que nascem de pais que oram."

No dicionário de Português de Aurélio Buarque de Holanda, ele diz que oração é uma súplica religiosa, reza, prece, mas a oração é muito mais do que isso. Ela é uma "experiência preciosa de comunhão e adoração" (Warren Wiersbe).

Mãe, ensine a seu filho que orar é um dos maiores privilégios que nós, como crentes, temos. Ensine seu filho a orar mas ore, você mesma, por ele. Ore ...
a- antes mesmo dele nascer;
b- durante toda a vida dele;
c- até antes de você ou ele partir para a eternidade.

Que eu e você, amada mãe, possamos ser mulheres de oração. Que possamos dar a nossos filhos um exemplo de vida a ser seguida - uma vida de oração.

"Senhor, ajuda-me a transformar-me em uma mulher de oração!
Ensina-me a orar! Ensina-me a saber como ensinar meu filho a orar!
Faze-me sempre lembrar de Te louvar assim como o rei Davi quando dizia ...
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor! "
Que eu nunca me esqueça de agradecer as respostas que Tu dás às minhas orações, mesmo que não sejam aquelas que eu estava esperando.
Senhor, cuida da vida de oração do meu filho. Que ele possa, a cada dia, amadurecer e se achegar mais a Ti.
É no nome de Jesus que Te peço tudo isto ... Amém!

Mãe, ensine seu filho a orar! Ensine a ele como Deus poderá responder às suas orações. Diga-lhe que Ele poderá dizer ...
>
SIM, filho, eu vou te dar o que estás pedindo!
> NÃO, filho, o que tu pedes não é o melhor para ti.
> ESPERE ! (lembre, mãe, que os horários de Deus são diferentes dos nossos).

* Ensine a seu filho que Deus, muitas vezes, lhe diz NÃO ou ESPERE porque Ele tem algo melhor para a vida dele.
* Ensine-o que, muitas vezes, Deus não responde as suas orações porque ele mesmo levanta barreiras entre ele e o Senhor.
* Ensine-o também que Deus não reponde a oração que está fora da vontade dEle.

Deus não ouve o pedido dele quando ...

1- ele abraça, acaricia, não acha nada demais aquele pecado que Deus abomina ...se apossar do  brinquedo do amiguinho (quando criança) ... namorar descrente (quando jovem) ... olhar para a mulher do próximo (quando adulto) ...
Veja o que diz a Palavra de Deus em 1 João 1:6 ... "Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade."
Se estamos guardando um pecado em nosso coração, então Deus não ouve a nossa oração.
Seu filho tem que saber que antes dele fazer qualquer pedido ao Senhor, ele tem que se arrepender de seus pecados e confessá-los a Deus. Tem que haver este período de purificação, de limpeza da alma e do espírito.
Você lembra, amada mãe, que no Velho Testamento somente o sumo sacerdote podia entrar no lugar santo do Tabernáculo? Ele tinha que se purificar, lavar as mãos e os pés para poder queimar o incenso que representava as orações do povo. Mas, graça ao sacrifício que o Senhor Jesus fez por nós "... o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo ..." (Mateus 27:51) e, hoje, nós mesmas chegamos até o trono de Deus levando nossos agradecimentos e pedidos através da nossa oração. Então, antes de entrarmos na presença do Deus Altíssimo, procuremos nos purificar e afastar de nós o pecado que serve de muralha, de muro de separação entre nós e Deus. Ensine isto a seu filh0!

2-
ele deixa o "ego" tomar conta da sua vida.
A Bíblia diz em Tiago 4:2-3 ... "Cobiçais e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."
Ensine-o que o que o povo fala ao dizer ... "Eu, eu, eu e ... depois os outros" não deve fazer parte da vida dele, pois Deus não abençoa aquele que só pensa em si mesmo. A oração do justo deve ser voltada para fazer a vontade de Deus e não a sua.
Ensine-o a ter um coração agradecido ... "Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-Lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus. Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz" (Colossenses 1:10-12).

3- ele é o pivô das brigas familiares.
Confusão, briga, discórdia são pecados que impedem que a oração chegue até Deus.
Ensine-o que Deus quer que nosso lar seja harmonioso e caminhe no centro da vontade dEle.
Ore junto com seu filho pedindo a Deus que mude o coração dele. Mostre-lhe a passagem bíblica que diz que quando há discórdia no lar Deus não ouve a oração.
"Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento ... para que não sejam impedidas as vossas orações" (1 Pedro 3:7).

4- ele é uma pessoa que não se interessa pela Palavra de Deus.
Mostre-lhe as seguintes passagens  bíblicas ...

"Se vós estiverdes em Mim, e as Minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito" (João 15:7).

"O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável" (Provérbios 28:9).

Ensine seu filho a amar a Bíblia, a amar a Deus e as orações dele poderão ser respondidas.

Mãe, alerte seu filho mostrando-lhe vários versículos bíblicos que falam sobre oração ...

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta,  ora a teu Pai, que vê em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente" (Mateus 6:6).

"Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava" (Lucas 5:16).

"E aconteceu que, estando Ele a orar num certo lugar, quando acabou, Lhe disse um dos Seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar ..." (Lucas 11:1).

"Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 5:20).

Amada mãe, veja o quão importante é a oração. Ensine seu filho a orar e mostre a ele o privilégio de poder chegar até a presença do Pai que é Santo, Amoroso, Todo Poderoso e que o ama.
-------------------------------------------------------

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org/ )


Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/