A Esposa Que Nenhum Marido Gostaria De Ter


Valdenira Nunes de Menezes Silva





Não se desvie para os caminhos dela o teu coração, e não te deixes perder nas suas veredas. Porque a muitos feridos derrubou; e são muitíssimos os que por causa dela foram mortos. A sua casa é caminho do inferno que desce para as câmaras da morte” (Provérbios 7:25-27).

Como a mãe do rei Lemuel, que o orientou a se casar com a mulher dos sonhos de qualquer mãe, eu desejo também para meu filho que ele encontre uma esposa que tenha as mesmas características da mulher virtuosa, a fim de que ele seja feliz e viva com ela até que a morte os separe!

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis” (Provérbios 31:10).

Como mãe, eu tenho a obrigação de mostrar a meu filho o tipo de mulher que Deus irá aprovar e abençoar para que ele seja feliz. Ao orientá-lo, aprendo que eu mesma tenho que ter estes mesmos atributos da mulher virtuosa para fazer a felicidade do meu marido e ser um exemplo para meu filho. Então, como tem que ser esta mulher? Quais são as suas características?

* Ela tem que ser uma mulher virtuosa cujo valor excede ao de rubis;
* Tem que ser mulher valorosa em quem o marido pode confiar;
* Tem que ter um bom coração;
* Tem que ser uma mulher trabalhadora que não mede esforços para ajudar seu marido e que não come o pão da preguiça;
* Tem o dom de ajudar àqueles que são pobres e necessitados;
* Tem a capacidade de ser atenta às necessidades do marido e dos filhos;
* Tem o poder de falar com sabedoria trazendo alegria para seu marido e filhos;
* Tem o privilégio de ser admirada pelos filhos que a chamam de bem-aventurada e seu marido a louva e a acha a mais excelente das mulheres;
* Tem o temor do Senhor em sua vida.

A mulher que tem esses atributos é a que eu desejo para meu filho. Mas, assim como Sansão, muitos caem nos laços ou armadilhas da mulher estranha que usa “
palavras muito suaves e [persuadem] com as lisonjas dos seus lábios” (Provérbios 7:21). É, exatamente, essa a esposa que nenhum homem gostaria de ter.

Há na Bíblia, várias mulheres que possuíam características que não agradavam a Deus e que não devem ser abraçadas pelo homem que está procurando uma esposa que ...
1- agrade ao Senhor;
2- irá ser a mulher de toda a sua vida.

Dentre as mulheres más que a Palavra de Deus nos apresenta, vamos destacar apenas duas... Dalila e Jezabel.

Dalila – A Que Traiu A Confiança Do Seu Esposo Por Dinheiro


Dalila atraiu Sansão com a sua beleza, charme e, provavelmente, com palavras lisonjeiras.
Sansão era um homem de Deus, escolhido para ser juiz em Israel, filho de pais israelitas. Ele tinha grande força física mas era, moralmente, muito fraco. Não resistiu à beleza de Dalila, uma mulher ímpia que não tinha o Senhor em sua vida.
Assim como Judas que traiu Jesus para receber 30 peças de prata, Dalila traiu Sansão por causa da sua ambição por 1.100 peças de prata.

Que lição, então, posso aprender desta triste história e transmitir para meu filho para que ele possa se prevenir e se livrar das mãos de uma mulher interesseira, malvada e que leva o casamento para “as câmaras da morte”? Ele tem que saber que, no amor, no casamento, beleza não é a parte mais importante. Palavras lisonjeiras não vão dar a ele a felicidade que toda a pessoa precisa. O exterior de uma mulher não deve estar em primeiro lugar na vida dele, pois em 1Pedro 3:3-4 o próprio Deus diz... “
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus”.

Mãe, não oriente nem aconselhe seu filho, somente, agora quando ele é já um jovem [quase adulto], pois, assim como Sansão, ele não irá ouvi-la. Comece cedo quando ele ainda é criança. Oriente, ensine e mostre a ele qual é a vontade de Deus em sua vida. Agindo assim, ele vai aprender a não cair nas armadilhas de uma mulher má. Além disso, ele vai estar preparado para, no futuro, saber escolher a esposa que está nos planos de Deus para a sua vida. Junto com seu filho, você pode decorar 2Coríntios 6:14...
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”

Que o Senhor lhe dê sabedoria para ensinar os Seus caminhos a seu filho e que ele tenha uma vida dedicada a Deus com discernimento para fazer uma escolha certa dentro dos padrões bíblicos.

Dalila é o tipo de mulher que nenhum homem gostaria de ter como esposa.



Jezabel – A Rainha Perversa Que Casou Com Acabe, Rei De Israel

A Bíblia não relata em que tipo de armadilha caiu o rei Acabe para se apaixonar e se casar com esta mulher que amava outros deuses e cuja maldade fazia parte da sua vida.
Como uma filha de Deus que deseja orientar seu filho na escolha de uma esposa que vai fazê-lo feliz, devo me lembrar das ordens de Deus que Ele deixou em Sua Palavra através do seu servo Moisés...
Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso que visita a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que Me odeiam” (Êxodo 20:3-5).

Ah, irmã, como filhas de Deus devemos educar os nossos filhos da mesma maneira que a Bíblia nos ensina, ou seja, “
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
Conhecendo, desde criança, a Palavra de Deus, é mais fácil ele saber como se desviar dessa mulher que não vai lhe dar alegria mas, somente, tristeza.

Jezabel era uma mulher autoritária e má. A intenção do seu coração era matar todos aqueles que adoravam ao Senhor Deus de Israel. O seu deus era Baal. No culto a esse deus, era costume eles queimarem criancinhas como sacrifício. Era um ritual cheio de perversidade.
A influência dessa mulher na vida do rei Acabe era tanta que ele, que fazia parte do povo judeu – povo escolhido por Deus – chegou a adorar a deuses e até mesmo a fazer ídolos. Ele fez
“... o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele...” (1Reis 16:30).
Na verdade, quem reinava e aterrorizava todo o povo não era o rei Acabe mas Jezabel. Ela chegou mesmo a aterrorizar Elias, o profeta de Deus e a ameaçá-lo com estas palavras... “
Assim me faça os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles” (1Reis 19:2).
Ela ameaçou matar o profeta de Deus mas sabemos que “
Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31). Só o Senhor foi Quem pode livrar Elias das mãos dessa mulher má e autoritária.
Mãe, oriente seu filho para não cair nas garras de uma mulher como essa. Que você e ele possam ver na Palavra de Deus que “
Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons” (Mateus 7:16-18).

Baseados nestes versículos do livro de Mateus e comparando-os com a vida de Jezabel, podemos ver a concretização do que diz a Palavra de Deus, pois...
“Seu próprio pai fora um assassino. Seu filho mais velho foi um adorador devoto de Baal. Sua filha foi uma assassina. Seu segundo filho foi tão corrupto quanto ela. Sua família continuou com perversidade pelo menos até a terceira geração. Jezabel e seus filhos foram frutos de uma árvore corrupta” (Eunice Faith Priddy).

Qual o homem, em sua sã consciência, que gostaria de ter Jezabel como sua esposa? Nenhum, não é mesmo?

Existem muitas Jezabéis espalhadas por este mundo. Cuidado, mãe! Não deixe seu filho cair nas garras de uma mulher assim. Procure semear na sua vida e na vida do seu filho uma boa semente para, lá adiante, você e ele colherem bons frutos.

Ore muito, irmã, para que esta mulher, que nenhum homem gostaria de ter como esposa, não reine na casa do seu filho e dos seus netos.
Ore para que o Senhor o livre de influências do inimigo de nossas almas e dê a ele sabedoria para saber escolher a esposa que Ele (Deus), já de antemão, escolheu para ele.
Que sua oração como mãe possa ser...

“Senhor, eduquei o meu filho em Teus caminhos. Eduquei da maneira que Tu me ensinaste na Tua Palavra. Agora, Senhor, eu o entrego em Tuas mãos a fim de que o Teu perfeito plano que preparaste para a vida dele se torne real em sua vida.
Oh, Senhor! Eu amo meu filho com aquele amor que Tu me ensinaste!
Afasta dele essa mulher que nenhum homem gostaria de ter como esposa.
Coloca, Pai, diante dele, aquela que Tu já escolheste para Teu filho.
Humildemente, te peço, Senhor, tudo isso no nome de Jesus! Amém!



 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ DoCoracaoDeValdenira/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.