JOANA - A QUE DESCEU DO PODER PARA SERVIR AO SENHOR

Valdenira Nunes de Menezes Silva

 

"E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com Ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que O serviam com seus bens" (Lucas 8:1-3).





Como é bom estudarmos sobre as mulheres da Bíblia e aprendermos delas lições preciosas para a nossa vida.
Mulheres que foram privilegiadas por estarem juntas a Ele, o próprio Deus, aprenderem dEle, serem curadas por Ele e andarem, diariamente, com Ele. Não somos deste tempo bíblico mas, como mulheres de Deus que amam ao Senhor, podemos também, assim como elas, vivermos aos pés do nosso Salvador, aprendendo dEle, sendo curadas por Ele e tendo, diariamente, a companhia dEle. Nós não podemos vê-Lo como elas O viam mas sabemos que Ele está conosco, diariamente. e nunca nos abandona.
Ele deixou registrado em Sua Palavra histórias de mulheres que nos inspiram a seguir seus passos a fim de agradá-Lo. Dentre tantas podemos destacar ...

Isabel - que teve o privilégio de ser mãe em idade já bem avançada. A Bíblia nos diz que ela andava "sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (Lucas 1:6). É assim que devo ser diante do Senhor ...justa aos olhos dEle, andando conforme a Sua Palavra.

Maria - que teve o privilégio de ser escolhida, dentre tantas mulheres, para ser a mãe de Jesus. Apesar de ser uma jovem já comprometida, não teve dúvidas em aceitar com coragem, mas com humildade, o perfeito plano de Deus para a sua vida. Ela disse: "... Eis aqui a serva do Senhor ..." (Lucas 1:38). É assim que devo ser quando o Senhor me convidar para servi-Lo. Ao ouvir o Seu chamado devo dizer: "Eis-me aqui, Senhor, usa a Tua serva!"

Finalmente, vamos conhecer uma outra mulher que nos deixou um exemplo de humildade, amou o Senhor e teve a alegria de servi-Lo e ser curada por Ele. Seu nome é Joana. Ela era uma mulher muito rica, casada com Cuza, gerente das várias propriedades de Herodes.
Se ela vivesse nos dias de hoje, certamente, teria seu nome na coluna social dos jornais da cidade, pois vivia junto às pessoas que faziam parte da corte de Herodes. Mas, apesar de seu ciclo social ser diferente do de Isabel e do de Maria, ela teve sua vida transformada depois que conheceu o verdadeiro Rei dos reis, Jesus o seu Senhor e Salvador. Ela pôde ver que aquelas pessoas ricas que ela conhecia eram, na verdade pobres e estas irmãs pobres que ela conheceu, na verdade eram ricas.

Joana foi testemunha da morte de João, o batista. Ela viu, diante de si, a cabeça de um homem que morrera por falar a verdade e mostrar o pecado de Herodes que vivia com Herodias, esposa do seu irmão Filipe.
Ela, depois deste assassinato, temeu pela vida de Jesus e de seus seguidores. Mas, mesmo temendo esta perseguição, ela não deixou de segui- Lo, nem de servi-Lo com seus bens.

Assim como Joana, como posso seguir a Jesus e servi-Lo com meus bens?
Antes de tudo, tenho que me sentar aos Seus pés e aprender com Ele a Sua Palavra. Ler os Seus ensinamentos é um bálsamo para a minha e uma canção suave para os meus ouvidos ...
"Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:18).

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a Minha palavra, e crê nAquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida"
(João 5:24).

Enquanto aprendo a Sua Palavra, assim como Joana, ao caminhar com Ele, estava aprendendo, tenho que falar às almas perdidas do Seu plano maravilhoso de salvação e do Seu grande amor por nós morrendo no nosso lugar e tomando sobre Si todos os nossos pecados. Custou a Sua vida mas Ele não mediu esforços porque Ele sempre nos amou e continua amando para todo o sempre e por toda a eternidade.
Posso servi-Lo também usando o dom ou dons que Ele me deu mas tenho que servi-Lo sempre com prontidão, responsabilidade e, acima de tudo, com muito amor.

Estejamos sempre prontas para servir ao Senhor não apenas com o nosso tempo, dons, amor pela obra mas com nossos bens. Façamos como Joana que não mediu esforços para descer das alturas de onde ela se encontrava para servir ao seu Senhor e Salvador, não apenas seguindo-O mas também usando os seus bens.

"Senhor, não me deixe viver repousando em pastos verdejantes mas que, até bem velhinha, eu possa estar sendo usada por Ti. Amém!"

Observando Joana, vemos que ela foi uma grande mulher de Deus. Assim como ela, gostaria de ter um espírito forte, corajoso, lutador e completamente diferente do espírito de Nicodemos que, apesar de admirar Jesus, O procurou nas caladas da noite. Medo de ser reconhecido? Certamente.
Joana era uma mulher rica, seu marido servia a Herodes mas ela não se importou de ser reconhecida como uma seguidora de Jesus. Ela seguia a Jesus abertamente, sem nada temer. Que exista sempre em mim este mesmo espírito forte e cheio de coragem de Joana!
Não sabemos muita coisa sobre ela mas a Bíblia nos diz que ela foi curada por Jesus de alguma enfermidade física ou espiritual.
"...
e os doze iam com Ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e enfermidades ... E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes" (Lucas 8:1-2).

Não sabemos ao certo se ela estava na crucificação de Jesus mas sabemos que ela estava sempre ao lado das mulheres que O seguiam. Foi, justamente, na ressurreição de Cristo que ela, juntamente com Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, correu para anunciar aos discípulos e apóstolos que o seu Senhor havia ressuscitado.
Quando imagino Joana, uma mulher rica, simples e com o coração voltado para o Senhor, numa época de muitas perseguições, correndo para avisar que Jesus ressuscitara, penso em mim e no que estou fazendo ...

1- Estou, assim como ela, correndo para anunciar ao mundo perdido as boas novas do Evangelho?
2- Tenho pressa em meu coração de falar de Cristo aos perdidos ... ao meu pai ... ao meu marido ... ao meu filho?

Joana era uma mulher fiel ao marido mas era também fiel a Jesus. Apesar de sua alta condição social (vivendo junto a pessoas ricas e poderosas), ela preferiu fazer parte do círculo de seguidores de Jesus (pessoas pobres e rejeitadas pela classe alta).

 Na vida de Joana existiram muitas coisas que a deixaram agradecida a Deus ...

1- Ela foi bem aceita por Jesus e pelas pessoas que O seguiam (ela deve ter recebido o amor daqueles que eram verdadeiros crentes em Jesus).;
2- Ela foi curada por Jesus e viu nesta cura, as mãos do próprio Deus agindo em sua vida.
3- Ela recebeu o maior e mais desejado presente que qualquer mulher gostaria de receber: o presente de fazer parte do grupo de mulheres que primeiro viu Jesus ressuscitado.
4- Ela pôde ajudar Jesus. e não media esforços para ajudá-Lo com seu trabalho e seus bens.
Ela amava tanto ajudar Jesus que depois da Sua morte, ela planejou cuidar dEle preparando especiarias e ungüentos juntamente com outras mulheres.
Ah, como nós mulheres de Deus deveríamos ter este mesmo espírito de ajudar com nosso trabalho e bens!
5-Ela foi curada por Jesus (Lucas 8:1-3. É este mesmo Jesus que a curou que  nos cura nos dias de hoje. Ele cura no dia e hora escolhidos por Ele. Não é o homem que tem poder de marcar o dia ou hora das curas milagrosas que vemos espalhadas por aí mas Ele, somente Ele, tem esse poder, pois só Ele é Deus onipotente. É Ele quem decide se ...

a) está dentro do Seu perfeito plano para a minha vida ser curada ou ...
b) ser levada para sempre para a mansão celestial que Ele está preparando para mim.

Sigamos, então, os passos desta grande mulher de Deus que não se importou em descer do seu poder e ser uma discípula fiel de Jesus. Sejamos como ela sempre pronta para o serviço do Senhor.

"Ó Deus, coloca em meu coração o desejo ardente de Te servir, de aprender de Ti e de repousar nas Tuas decisões para a minha vida.
Que eu tenha o coração e as mãos abertas para o Teu serviço, assim como Joana.
Que cada passo que eu der seja sempre para a Tua honra e glória.
Amém!"

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org/ )


Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/