O VALOR DA MULHER CRISTÃ


Valdenira Nunes de Menezes Silva





"10 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. 11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. 12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. 28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva." (Provérbios 31:10-12,28)





Nos nossos dias, principalmente entre adolescentes - e talvez até mesmo entre nós adultos - "ter valor" é ser bonita, ter os cabelos longos e bem cuidados, se vestir bem e na moda, usando roupas de marcas famosas, ser alta, magrinha, fazer parte de uma família influente, saber usar "palavras espirituais corretas, na hora certa e com entonação adequada". Ela tem que se destacar tanto que qualquer pessoa, por exemplo, num Shopping Center, a apontaria como uma pessoa de valor e que tem auto-estima.

Mas Deus não pensa assim. Ele me ama e me valoriza independente da minha aparência física; Ele me ama e me valoriza apesar das minhas inseguranças; Ele me ama e me valoriza porque um dia aceitei Seu Filho, Jesus Cristo, como Senhor e Salvador de minha vida e me tornei parte de Sua família. Realmente, Deus me considera uma "mulher de valor".

"A mulher de Deus tem auto-estima. O primeiro ingrediente para uma boa auto-estima é saber que 'eu tenho valor'. A mulher de Deus sabe que é preciosa e tem valor porque Jesus Cristo está em sua vida. Ela entregou sua vida para viver na presença dEle." Além do mais, ela é o templo do Espírito Santo.

E vejam como devemos nos sentir seguras: é o próprio Deus que nos diz em Zacarias 2:8: "... porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho." Existe amor maior do que este? Com certeza, Deus cuida de nós e nos considera "mulheres de valor".

Tente responder em seu coração as seguintes perguntas:

1- Quais são as áreas de sua vida que você sabe que agradam a Deus e que a torna um "mulher de valor"?

2- Que coisas você gostaria que acontecessem em sua vida para transformá-la em uma "mulher de valor"?

3- O que Mateus 10:29-31 lhe diz?
(Ele diz que não devo temer, pois eu tenho muito valor para Ele.)

4- E também o Salmo 17:8 o que lhe diz?
(Que é Ele, o próprio Deus, que me guarda e me esconde debaixo da sombra de Suas asas.)

O mundo olha para as pessoas, sua influência, sua origem, popularidade.
Deus, que é o Deus de honra, de verdade e de valor e que nos criou a Sua imagem e semelhança, me vê como uma "mulher bela aos Seus olhos", como uma "mulher de honra" e como uma "mulher de valor".
--------------------------

Foi Cristo Que Valorizou A Mulher

Eu e você que somos crentes no Senhor Jesus, que um dia O aceitamos como Senhor e Salvador de nossa vida, temos "uma herança de mulheres de Deus, que conheceram Cristo pessoalmente." Na época de Jesus, as mulheres não tinham muito valor. O "valor da mulher" era questionado pelos homens e eles "negavam-lhe respeito e privilégios na política, no casamento, na economia, na educação e na religião.

Com Jesus era diferente. Ele pensava mais no valor da mulher do que no Seu próprio valor.
"As mulheres judias nunca eram ensinadas em público - exceto por Jesus.
Um comerciante judeu nunca daria um troco de volta na mão de uma mulher, com medo de tocá-la e ser contaminado, mas Jesus tocou as mulheres para curá-las.
Em muitas ocasiões, Jesus revelou grandes verdades primeiro às mulheres. A ressurreição, sobre a qual se baseia o Cristianismo, foi revelada primeiro a uma mulher."

Na igreja do primeiro século, as mulheres eram respeitadas e se destacavam no trabalho do Senhor.
--------------------------------------------------------

Mulheres Cristãs De Valor

Maria de Betânia (Lucas 10:38-41)


"38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, O recebeu em sua casa; 39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a Sua palavra. 40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se Te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. 41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada."



Maria, a irmã de Marta e de Lázaro, era uma "mulher de valor". Ela, por saber que Jesus era o próprio Deus, não deixou escapar estes momentos de comunhão com Ele. Ela dedicava a Ele todos os momentos que tinha quando Ele estava em sua casa.

Você gostaria de ter o próprio Deus, pessoalmente, em sua casa?

Como você faria para recebê-Lo? Faria como Marta ou como Maria?

Espero que você e eu, façamos como Maria que:

1- descansava aos pés de Jesus enquanto Marta se preocupava com seus afazeres domésticos;

2- adorava o próprio Deus enquanto Marta estava preocupada em arrumar a casa;
   
3- estava em paz ouvindo, serenamente, o Senhor enquanto Marta estava em pânico crescente;

4- estava sentada aprendendo do Senhor enquanto Marta cozinhava;

5- ouvia atentamente enquanto Marta reclamava;

6- foi elogiada enquanto Marta foi censurada.

E você, que tipo de comportamento tem no seu dia a dia?
Você é como Marta preocupada com coisas materiais?
 (Não tem tempo para seu marido; Não tem tempo para seus filhos, não tem tempo para ler a Bíblia; nem mesmo tem tempo de orar.) Ou é como Maria, amando as coisas espirituais? (Usando de maneira correta as prioridades?)

"Maria tinha o senso de ser (estar) na presença de Alguém que a valorizava. Jesus tornou-se uma prioridade na vida dela."

Irmãs, SER é mais importante do que FAZER.

Você quer ser uma "mulher de valor", uma mulher "bela aos olhos de Deus"? Então:

*
Coloque Deus em primeiro lugar em sua vida;

*Seja uma mulher de oração. Ore por seu marido que, depois de Deus,deve ser a pessoa mais importante de sua vida; ore por seus filhos, seus pais, seus irmãos... Converse com Deus e abra seu coração, derrame o seu espírito aos pés do Senhor;

*Seja uma mulher que lê a Bíblia, diariamente;

*Seja uma mulher que louva ao Senhor de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.

*Finalmente, seja uma "mulher de valor" diante de Deus, do seu marido e dos seus filhos.

Provérbios 31:28 diz: "Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva."
-------------------------------------------------

Lia (Gênesis 29:17)

"Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista."

Lia foi a primeira esposa de Jacó. A segunda foi sua irmã Raquel. Lia não era bonita, nem a esposa preferida. Ela foi destinada a viver à sombra de sua bela irmã que era a mais amada por Jacó.
Além  de ser menos atraente que sua irmã, Lia - cujo nome significa "cansada" ou "enfraquecida por doença" - também tinha um defeito físico. Ela era considerada uma mulher defeituosa, mas amava o Senhor e, aos olhos dEle, ela era uma "mulher de valor".

1 Pedro 3:3-4 nos diz que: "O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus."

Graças a Deus que Ele nos diz em Sua Palavra que a beleza interior é de grande valor diante dEle.

Quer ser, então, "uma mulher de valor"?
Tenha um espírito manso e quieto para que Deus a tenha como uma "mulher preciosa", "uma mulher de valor" diante dEle.

Você quer, realmente, de todo o seu coração ser "uma mulher de valor"? Então:

1- Cultive a beleza de seu coração, procure enfeitá-lo, adorná-lo e seguir os passos de Jesus tendo um caráter piedoso.

2- "Aprimore a beleza de um espírito sereno e gentil. Este é o seu ornamento mais precioso. Deus valoriza a graça de um espírito calmo e tranqüilo e não roupas e jóias caras."

3- Valorize seu interior, pois é somente a Deus que você deve honrar."
    Felizmente a Bíblia nos diz em 1 Samuel 16:7 o seguinte:
"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."

Então, irmãs, se quero ser uma "mulher de valor" aos olhos do Senhor tenho que trabalhar o meu interior dedicando uma parte do meu dia a Deus, conversando com Ele através das minhas orações e Ele conversando comigo através da Bíblia.

*Como crente no Senhor Jesus, posso dizer que tenho "valor" porque Jesus morreu por mim e me perdoou de todos os meus pecados.

*Eu tenho "valor" porque Deus me aceita do jeito que eu sou (gorda, magra, alta, baixa, doente, sadia, com problemas, sem problemas, com defeitos ou sem defeitos).

*Eu tenho "valor" aos olhos de Deus e ainda sou uma "mulher especial".

*Eu tenho "valor" porque de hoje em diante quero ser uma "mulher dedicada a ele", firme na Sua Palavra, que conversa com Ele, diariamente, em meu lugar de refúgio (orando), que obedece, que se submete, que ama o marido sendo sua cooperadora, que ama seus filhos encorajando-os, orientando-os, disciplinando-os e acima de tudo conduzindo-os nos caminhos do Senhor, que transforma a casa em um lar onde o marido e os filhos têm prazer em repousar, que cresce espiritualmente a cada dia, que encoraja e que em tudo só visa agradar a Deus.
---------------------------------------------------

Oração

Senhor Deus, meu Pai, obrigada por Teu tão grande amor enviando Teu único filho, o Teu filho unigênito Jesus, para morrer em meu lugar. Jesus morrer por mim, Senhor, é realmente um ato de amor que me dá a certeza que aos Teus olhos sou uma "mulher de valor".
Obrigada por teres tocado em meu coração e por teres aberto os meus olhos para que eu me tornasse uma "mulher de valor".
Que eu viva, Senhor, de acordo com as Tuas prioridades.
Que eu não só seja dedicada a Ti mas que eu O ame e viva para Ti.
Que eu possa honrar meu marido e instruir meus filhos nos Teus caminhos.
Que eu saiba como transformar a minha casa em lar aconchegante e ornamentada com um coração que Te ama.
Que eu cresça, espiritualmente, a cada dia, lendo a Tua preciosa Palavra e pondo em prática Teus ensinamentos.
Que Tu possas abençoar o meu ministério que tão amorosamente me deste. E, que eu possa, diante de Ti, ser uma "mulher bela aos Teus olhos", uma "mulher de honra", uma "mulher segundo o Teu coração", uma "mulher de valor".

Em nome do Senhor Jesus,
Amém!
-------------------------------------------------------------------------
(Estudo baseado nos livros: "Como Ser Uma Mulher de Deus" (Ginger Gabriel) e "Mulheres Que Amaram a Deus" (Elizabeth George) )
 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org/ )


Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/