... aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu;
cujas alparcas não sou digno de levar; ele [Cristo] vos batizará COM o
Espírito Santo, e com fogo. (Mateus 3:11)
Muitos livros e artigos têm
sido escritos sobre o batismo com o Espírito Santo. A maioria deles toma como
axiomático [isto é, toma como verdade garantida evidente indiscutível e a ser
assumida como ponto de partida para todas as deduções] que a palavra "com", da
maneira como é empregada naqueles textos que eles usam como prova, prova que o
Espírito Santo é o "agente ativo BATIZADOR" [isto é, a personalidade que pratica
a ação de batizar]. Mas [uma pergunta demonstra que o axioma é falso]: uma vez
que João batizou "com" água, por que eles também não defendem que a "água" foi o
"BATIZADOR" e não João???
Consideremos primeiro o que o batismo com o
Espírito Santo NÃO é.
... Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o
Espírito, e impõe a tua mão sobre ele. (Números 27:18)
Então
entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, .... (Ezequiel
2:2)
. . ., e testificaste contra eles pelo teu Espírito, pelo
ministério dos teus profetas; .... (Neemias 9:30)
. . . o Espírito de
Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando ....
(1 Pedro 1:11)
. . . vós sempre resistis ao Espírito Santo;
assim vós sois como vossos pais. (Atos 7:51) (ver Luc 3:22 & Mat
3:16)
. . . O Espírito de verdade, ... mas vós o conheceis, porque
habita convosco, e estará em vós. (João 14:17)
... [Jesus]
assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. (João 20:22)
(antes de Pentecoste). (ver 7:39; 12:16,23)
O recebimento, a vinda, a
presença, a atividade, e a habitação pelo Espírito Santo não foram restritos ao
Novo Testamento. O Espírito Santo, foi recebido, veio, estava presente e ativo
antes mesmo que alguém jamais tivesse sido batizado com o Espírito Santo em
Pentecoste. Portanto, estes [o recebimento, a vinda, a presença, a atividade, e
a habitação] não podem ser o batismo com o Espírito Santo.
E o enchi do Espírito de Deus, ... (Êxodo
31:3)
E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento,
ciência e em todo o lavor, (Êxodo 35:31)
... e [João] será cheio do
Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. (Lucas 1:15)
. . . e
Isabel foi cheia do Espírito Santo. (Lucas 1:41)
... E
Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e ... (Lucas
1:67)
E Jesus, cheio do Espírito Santo, ... foi levado pelo
Espírito ao deserto; (Lucas 4:1)
E não vos embriagueis com vinho, ... mas
enchei-vos do Espírito; (Efésios 5:18)
Os santos do V.T. foram
cheios com o Espírito de Deus. O Espírito do Senhor "caiu sobre" Ezequiel (Eze
11:5) e estava sobre Simão (Luc 2:25). João, Jesus, Isabel e Zacarias foram
cheios com o Espírito, muito antes de Pentecoste. Hoje, cristãos estão ordenados
serem cheios com o Espírito (Efe 5:18), mas nunca foram ordenados serem
batizados com o Espírito. O "encher-se" do Espírito não é o batismo com o
Espírito Santo, tanto quanto o "encher-se" de vinho não é o batismo com vinho.
Os crentes podem ser continuamente "cheios do Espírito Santo" (Ato 6:3-5) mas
nunca estão continuamente em estado de batismo (de nenhum tipo).
E eu, ... vos batizo com água, para o arrependimento; mas ...
ele [Cristo] vos batizará com o Espírito Santo, ... (Mateus
3:11)
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; (Efésios
4:5)
Alguns removem o batismo na água, de 1Cor 12:13 Rom 6:3 e Gal 3:27,
substituindo-o por um batismo místico, a imersão para dentro do corpo de Cristo,
ocorrendo no instante da salvação [o agente é o Espírito Santo e o meio é o
corpo de Cristo]; como Jesus Cristo não batiza santos para dentro de Jesus
Cristo, aquelas pessoas forçam Jesus Cristo a ser o "ELEMENTO OU MEIO DENTRO DO
QUAL A IMERSÃO É FEITA" e forçam o Espírito Santo a ser a "PESSOA AGENTE, QUE
OPERA O BATISMO." Todavia [segundo Mat 3:11], Jesus é a única divina
"PESSOA-AGENTE QUE OPERA O BATISMO," e o Espírito Santo é o único divino
"ELEMENTO OU MEIO DENTRO DO QUAL A IMERSÃO Ë FEITA" (Mat 3:11). Assim, dois
diferentes batismos com o Espírito! Mas não há senão "UM" batismo relevante e
válido, desde Efe 4:5 até agora, fazendo todos os outros batismos inválidos.
Muitos batismos podem ser encontrados nas Escrituras assim como há muitos
deuses, senhores e fés, mas há um só e exclusivo batismo, um só e exclusivo
Deus, um só e exclusivo Senhor e uma só e exclusiva fé.
Os Carismáticos
clamam que foram batizados pelo Espírito Santo, mas não podem produzir o que foi
visto, o que foi ouvido, ou o que foi sentido em Pentecoste. Batistas, que
clamam ser batizados pelo Espírito Santo no instante de sua salvação, não
sentiram, não ouviram, nem viram nada parecido. Eles devem estar clamando um
batismo completamente diferente daquele de Atos 2, um segundo batismo do
Espírito contrário ao "UM BATISMO" de Efé 4:4-5. Escolha qualquer um destes dois
"batismos do Espírito". Ou, senão, escolha o batismo com água!
Nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos
passaram pelo mar. 2 E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no
mar, (1 Coríntios 10:1-2)
... a nuvem cobriu o monte. E a
glória do SENHOR repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu
... chamou a Moisés do meio da nuvem. E o parecer da glória do SENHOR era
como um fogo consumidor ... (Êxodo 24:15-17)
... Assim Moisés acabou
a obra. 34 ¶ Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do
SENHOR encheu o tabernáculo; (Êxodo 40:33-34)
... 13 E ouvi o
ruído das asas dos seres viventes, que tocavam umas nas outras, e o
ruído das rodas defronte deles, e o sonido de um grande estrondo.
(Ezequiel 3:12-13)
Um batismo público na água do mar precedeu a
inauguração pública do tabernáculo escolhido por Deus para benifício dos eleitos
e feito sob Moisés. Após Moisés ter terminado seu trabalho, o Pai cobriu a
congregação com a nuvem e encheu o tabernáculo com a Glória do Senhor (Êxo
16:10; 24:15-17; 40:34-35). A Glória do Senhor também encheu o templo de Salomão
(2Cro 7:1) e Ezequiel (Eze 3:12-13) com fogo visível e barulhos veementes
e impetuosos.
Estes eventos corporataivos não foram o batismo de
Pentecoste com o Espírito Santo (mas estamos chegando perto). Mesmo assim, eles
foram o tipo que prenunciou aquele futuro batismo. Esta inauguração da casa de
Deus, por Ele escolhida para benefício dos Seus eleitos, foi um evento visível,
audível e público [e único na História].
O batismo em água e glória, de Israel, precedeu a inauguração de Cristo, como
o Eleito Comandante, Professor, Guia e Confortador de Sua igreja (Cristo, a casa
de Deus, foi preparado e batizado na água, por João - Mar 13:34; Heb 3:6). Após
João terminar seu trabalho, o Espírito de Deus desceu e encheu Jesus (Luc 4:1).
O batismo na água e no Espírito, tanto de Israel, quanto de Cristo [na
qualidade de] casa de Deus, foram eventos visíveis, audíveis e públicos (Mat
3:16-17; Joã 1:33-34) [e únicos na História].
... ele vos dará outro Consolador, ... O Espírito de
verdade, .... (João 14:16-17)
E eis que sobre vós envio a promessa de
meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais
revestidos de poder. (Lucas 24:49)
E, estando com eles, determinou-lhes
que ... esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
(Atos 1:4)
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis
batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. (Atos
1:5)
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente
e impetuoso, e encheu toda a casa ...E foram vistas por eles línguas
repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E
todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas,
conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos 2:2-4)
Os
batismos públicos feitos na água e no Espírito, de ambos Israel e o Senhor,
precederam a inauguração, em Pentecoste, da casa escolhida por Deus [para
benefício dos Seus eleitos] e já existente, batizada na água e comissionada.
(Atos 1:4,13-15,23; 2:1; Mat 28:19, 20; Luc 24:47-49). Depois de terminar Seu
trabalho, o Senhor inaugurou Sua casa por batiza-la, enche-la e dar-lhe poder,
com o Espírito Santo. Este evento profético foi também a "inauguração" do
Espírito Santo como o Eleito Comandante e Confortador (Ato 1:2), Iluminador,
Guia, Professor, Convidador (Apo 22:17), e o outro Confortador. Tanto João
quanto Jesus tinham profetizado este batismo com o Espírito Santo (Mar 1:8; Luc
3:16; Joã 1:33,34; Luc 24:49).
De modo semelhante, esta inauguração da
Igreja e do Espírito Santo foi visível, audível, e pública (acompanhada por
sinais que jamais seriam repetidos, isto é, um som veemente e impetuoso, e
línguas repartidas, como que de fogo).
Tanto os batismos do Velho
Testamento como os do Novo Testamento, quer batismos na água ou no Espírito,
nunca foram secretos, místicos, nem invisíveis. Eles sempre foram batismos
visíveis, audíveis e públicos. Todos os batismos foram eventos públicos!
Herb Evans (traduzido por Valdenira N. M. Silva)
Todas as
citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC
(até 1948) são as autênticas Bíblia da Reforma (Almeida
1681/1753), são as
únicas que o crente deve usar, pois são fielmente traduzidas somente da Palavra
de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o
Textus Receptus).
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.