O CHAMADO PARA O
MINISTÉRIO
Pr. José Láerton
TEXTO: Hebreus 5:4 - “Ninguém, pois, toma
esta honra para si mesmo, senão quando chamado por
Deus, como aconteceu com Arão.”
TESE:
- Todo cristão capaz de pregar e disseminar o
evangelho deve fazê-lo;
- Pregar o evangelho é tanto um direito como
um dever para todo verdadeiro cristão;
- Há, porém um chamado específico para o
ministério de ensinar, pastorear e liderar a
igreja de Deus, e esta honra ninguém toma para
si mesmo, senão quando é chamado.
INTRODUÇÃO:
- As palavras usadas na Bíblia para chamada:
No V.T. a palavra hebraica, arq [qara] e no N.T.
a palavra grega kalew [Kaleo], tinham os
seguintes significados:
- Dar nome a uma coisa ou a uma pessoa (Gn
48:16; At 11:26)
- O ato de convidar ou solicitar (Ex 2:7)
- Nomear para algum ofício (Ex 31:2)
- Criar, produzir coisas mediante o poder da
palavra, ou por um ato da vontade (Rm 4:17; Ez
36:29)
- Convidar alguém a assumir um dever, mediante
a palavra, ou através do poder impulsionador do
Espirito Santo (Is 22:12; Pv 1:24; Mt 22;14)
- Convite feito aos pecadores para o estado de
graça, por meio da pregação do evangelho. (Rm
8:28; II Tm 1:9)
- Primeira questão sobre o ministério: Você
foi realmente chamado para pregar o evangelho em
tempo integral?
- Os que não são chamados por Deus para o
exercício do pastorado ou ministério missionário
farão grande males se quiserem entrar no
ministério apenas por vaidade.
I – A NATUREZA DISTINTIVA DO MINISTÉRIO DE TEMPO
INTEGRAL
- Todo cristão verdadeiro é chamado a pregar o
evangelho (I Pe 2:9), pois todo crente é
batizado no Espírito Santo e dele recebeu
capacidade para testemunhar (At 1:8)
- Cristo é o Senhor da Seara e da obra, ele
coloca cada um em sua função especifica, dando o
dom certo para cumprir cada função na sua igreja
(Mt 9:38; Ef 4:11-16)
Mt 9:38 – “Rogai, pois, ao Senhor da seara que
mande trabalhadores para a sua seara.”
- Homens e mulheres recebem um chamado a
servir no ministério em uma área específica e
cada um procure ser fiel naquilo em que foi
chamado.
- As mulheres foram proibidas
expressamente de ensinarem publicamente na
igreja (I Tm 2:12; I Co 14:34) à Seu ministério
de ensino é com crianças e outras senhoras (Pv
31:26; Tt 3:3-5)
- Os homens que têm capacidade para
pregar, devem pregar sempre que lhe surgir
oportunidade. – Porém, este é um chamado para
pregar ocasionalmente, diferente do
chamado do ministro que deve viver da
pregação, sendo esta a sua obra máxima,
exclusiva e prioritária.
1 Co 9:14 – “Assim ordenou também o Senhor aos
que pregam o evangelho que vivam do evangelho;”
- Este é um estudo para aqueles que pregam e
vivem do Evangelho, tendo sido chamados e
separadosde todas as obras secularespara
se consagrarem exclusivamente ao ministério da
Palavra.
à O ministro do evangelho (Pastor ou missionário)
têm o dever de dar tempo integral e exclusivo para o
ministério da Palavra, para poder desempenhar bem o
seu ministério, e é isso que Deus exige dele.
II Tm 2:4 “Nenhum soldado em serviço se
envolve em negócios desta vida, porque o seu
objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.”
At 6:2 – “Então, os doze convocaram a
comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável
que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às
mesas.”
- Por isso Deus também exige das igrejas
que cumpram com o seu papel de suprir amorosa e
corretamente as necessidade do ministro,
aquele a quem Deus chamou para servi-los de modo
exclusivo e abnegado.
I Co 9:11 – “Se nós vos semeamos as coisas
espirituais, será muito recolhermos de vós bens
materiais?”
I Tm 5:17-18 – “Devem ser considerados
merecedores de dobrados honorários os presbíteros
que presidem bem, com especialidade os que se
afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura
declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E
ainda: O trabalhador é digno do seu salário. “
- São a estes homem que Deus coloca um do mais
pesados encargo que existem na terra, e diz
através de Pedro:
I Pe 5:2 – “Apascentai o rebanho de Deus, que
está entre vós, tendo cuidado dele “
- Spurgeon, um dos maiores pregadores e
pastores Batista, se referindo a obra do
ministério disse:
“Ora, nem todos de uma igreja podem
superintender ou governar; alguns têm que ser
dirigidos ou governados. E cremos que o Espírito
Santo designa na igreja de Deus alguns para agirem
como superintendentes, e outros para se submeterem á
vigilância de outros, para o seu próprio bem. Nem
todos são chamados para trabalhar na palavra e na
doutrina, ou para serem presbíteros, ou para
exercerem o cargo de bispo. Tampouco devem todos
aspirar a essas obras, uma vez que em parte nenhuma
os dons necessários são prometidos a todos. Mas
aqueles que como o apostolo (Paulo), crêem que
receberam “este ministério” [II Co 4:1], devem
dedicar-se a essa importantes ocupações. “
- Sobre a insensatez de querer ser um pastor
ou missionário sem ser chamado ou ter a certeza
do chamado divino, Spurgeon diz:
“Homem nenhum deve intrometer-se no rebanho
como pastor; deve Ter os olhos postos no Sumo
Pastor, e esperar Seu sinal e Sua ordem. Antes que
um assuma a posição de embaixador de Deus, deve
esperar pelo chamamento do alto. Se não o fizer, mas
se se lançar às pressas ao cargo sagrado, o Senhor
dirá dele e de outros semelhantes: “Eu não os
enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito
nenhum a este povo, diz o Senhor” ( Jr.23:32)
II – O QUE O V.T. DIZ SOBRE A CHAMADA DIVINA
- Os profetas [ministros do V.T.] todos baseavam
seu ministério na especifica chamada divina:
- A chamada de Isaías: “A quem enviarei, e
quem há de ir por nós...Eis-me aqui, envia-me a
mim “ (Is 6:8)
- A chamada de Jeremias: “Assim veio a mim
a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te
formasse no ventre te conheci, e antes que
saísses da madre, te santifiquei...Então disse
eu: Ah Senhor Jeová! Eis que não falar; porque
sou uma criança. Mas o Senhor me disse: Não
digas: eu sou uma criança; porque aonde quer que
eu te enviar, irás, e tudo o quanto de mandar
dirás...“ (Jr 1:4-10)
- A chamada de Ezequiel: “E disse-me: Filho
do homem, põe-te em pé, e falarei contigo... em
te enviou aos filhos de Israel, ás nações
rebeldes que se rebelaram contra mim, até este
mesmo dia... Filho do homem dizei-lhe a minhas
palavras“ (Ez 2:1-3; 3:1-4)
- Os pregadores do N.T. devem está tão certos
de sua vocação e chamada celestial assim como
estavam os profetas do V.T.
III – O QUE O N.T. DIZ SOBRE A CHAMADA DIVINA
- Ninguém pense que a chamada dos ministros
atuais são pura ilusão ou imaginação deles para
a peculiar obra de ensino e direção da igreja.
- NOMES DADOS AOS MINISTROS QUE REQUEREM UMA
VOCAÇÃO ANTERIOR
- Embaixadores em nome de Cristo – Um
embaixador só passa a existir depois do chamado
do governo que ele representa, e se tentar fazer
isto sem o devido chamado ficará no ridículo (II
Co 5:18-19)
- Dispenseiros dos mistérios de Cristo – Um
dispenseiro é alguém que toma conta da
propriedade de alguém, e se quiser tomar conta
da propriedade de alguém sem a devida chamada
desagradará a dono da mesma (I Co 4:1).
à Por isso deve haver chamada [autorização] antes
de alguém poder tornar-se legítimo bispo,
“dispenseiro da casa de Deus”(Tt. 1:7)
- Anjo que significa mensageiro – E como os
homens poderão ser arautos de Cristo, senão por
sua eleição e ordenação?
- ERA REQUERIDO DO MINISTRO QUE DESSE PROVA DE
QUE ERA UM CHAMADO
- Não se dizer ministro (pastor ou missionário)
tem de provar isto:
- Titorecebeu a exigência de só reconhecer
como ministros aqueles que dessem provas de seu
chamado
Tt 1:5 - “...constituísses presbíteros,
conforme te prescrevi: alguém que seja
irrepreensível..”
- A Timóteo foi exigido que não se
precipitasse a reconhecer alguém como ministro
sem que antes houvesse provas de sua chamada
I Tm 5:22 – “A ninguém imponhas
precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de
pecados de outrem.”
- Deus é soberano e decide o vaso que quer
utilizar. à não escolhe qualquer vaso, ele mesmo
descreve o tipo de vaso escolhido por ele:
II Tm 2:21 - “vaso para honra, santificado e
idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a
boa obra”
- O chamado de Paulo é um exemplo de como Deus
escolhe os vaso que usa.
At. 9:15 - “Este é para mim uma vaso
escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios.”
- A escolha é de Deus, é Ele quem determina o
papel de cada um na sua obra ou Seara,
Ef 4:11 – “E ele mesmo concedeu uns para
apóstolos, outros para profetas, outros para
evangelistas e outros para pastores e mestres,”
- Ninguém determina para si mesmo se vai ou
não ser um pastor à Deus é quem chama e
constitui pastores dando-os a suas igrejas.
At 20:28 - “Atendei por vós e por todo o
rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu
bispos [pastores], para pastoreardes a igreja de
Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.”
- O verdadeiro ministério deve vir de deus e
não da parte dos homens – Cada pastor ou
missionário deve poder dizer como Paulo:
Gl 1:1 – “Paulo, apóstolo, não da parte de
homens, nem por intermédio de homem algum, mas por
Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou
dentre os mortos,”
- Que cada pastor ou missionário possa ver a
si mesmo como uma dádiva de Deus para a sua
igreja:
Jr 3:15 – "Dar-vos-ei pastores segundo o meu
coração, que vos apascentem com conhecimento e com
inteligência . ”
IV – SINAIS QUE AJUDAM A IDENTIFICAR A CHAMADA
DIVINA
à Multidões tem errado quanto a chamada para o
ministério, isso pode ser observado no número de
pessoas que entram para o ministério pastoral ou
missionário e fracassam e também do número de
igrejas que tem sofrido a ação danosas de falsos
pastores ou de pastores que se enganaram quanto a
chamada e trouxeram grandes prejuízos a obra de
Deus.
à É preciso ter certeza da chamada de Deus, antes
de se aventurar em tão importante e exigente obra.
De fato, a bíblia a tem como a obra mais excelente,
porém a que exigirá a maior responsabilidade, e que
atrairá os maiores perigos.
- UM DESEJO INTENSO E ABSORVENTE DE REALIZAR A
OBRA.
à “Para se constatar um verdadeiro chamamento
para o ministério é preciso que haja:
- Uma irresistível, incomtrolável, ardente e
violenta sede de contar aos outros o que Deus
fez por nossas almas.
- ALLEINE – Grande conquistador de almas,
alguém disse dele:
“ele tinha infinita e insaciável avidez pela
conversão de almas”.
c) Spurgeon disse: “Não entre no ministério se
puder passar sem ele “ – “...A Palavra de
Deus deve se um fogo em nossos ossos, do contrário,
se nos aventurarmos ao ministério, seremos infelizes
nisso, seremos incapazes de suportar as diversas
formas de abnegação que lhe são próprias, e
prestaremos pouco serviço àqueles aos quais
ministramos”
- Este desejo deve ser resultado de reflexão.
à Não deve ser um impulso repentino e
irrefletido;
- Este deve ser continuo, incondicional – que
resista as tentadoras ofertas de riquezas e vida
fácil, as provações e mil armadilhas que o
inimigo é capaz de armar.
- Deve ser um desejo totalmente desinteressado
– Visando só a glória de Deus;
- Deve ser um desejo imorredouro e crescente–
Deve ser de natureza tal que permaneça conosco
apesar de qualquer coisa;
- DEVE HAVER APTIDÃO PARA ENSINAR E CERTA
MEDIDA DE OUTRAS QUALIDADES NECESSÁRIAS AO
OFÍCIO PÚBLICO.
- O ministro só pode segurar-se e fortificar-se
na graça (força) que lhe foi dada na sua chamada e
se não tem essa chamada do alto, não tem em que
segurar-se (II Tm 2:1; II Ts 1:7-8)
- Ninguém deve considerar-se chamado para
pregar enquanto não provar que pode falar em
público
- Algumas pessoas simplesmente não têm o dom
de ensinar e de pregar. Pode-se se melhorar
muito estudando homilética para ser um pregador
ocasional, mas se tornar um pregador sem –tem o
dom de ensinar e pregar é querer desafiar o bom
senso.
- Há várias coisas que desabilitam alguém para
pregar em público: Falta de voz, gagueira, voz
fina e fanhosa, medo e pavor do público, mente
que não consegue racionar de modo organizado,
falta de coragem para dizer a verdade, etc...
- Sua personalidade deve ter algumas
características indispensáveis:
- Inteligência e Piedade;
- Maneiras gentis e qualidade amáveis;
- Coragem e firmeza;
- Dons para administrar a obra;
- Deve ser um conselheiro e pai
- Deve ter todas as características de I Tm
3:2-7; Tt 1:6-9)
- É preciso que o aspirante veja realizar-se
certo número de conversões sob seus esforços
à Ou poderá concluir que cometeu um engano -
- Daí poderá retornar pelo melhor caminho que
encontrar.
- Como um obreiro cristão comum pode continuar
trabalhando em seu ministério que esteja tendo
sucesso ou não;
- Como ministro não poderá Ter certeza de sua
chamada enquanto não puder ver os frutos de seu
trabalho não puder ver os frutos de seu
trabalho.
- É necessário que a sua pregação seja
aceitável pelo povo de deus que segue a sã
doutrina
CONCLUSÃO
- O Pregador Bíblico Vocacionado é :
- É alguém que tem o chamado interior
da parte do Espírito Santo e o chamadoou
reconhecimento exterior da igreja, e que foi
devidamente consagrado para proclamar o
evangelho; (At 13:2-4);
- Como Pastor (Administra, Edifica e Equipa o
Rebanho):
- Ele é constituído Bispo(administrador),
Presbítero(conselheiro), Pastor (mestre) pelo
Espírito Santo para pastorear a igreja de Deus.
(At 20:28; I Pe 5:1-4; Ef 4:11))
- Ele tem uma comissão sublime e de alta
responsabilidade: Pastorear o rebanho de Deus (I
Pe 5:2)
- Ele é o guia do rebanho, e o guia
basicamente através da pregação da Palavra
(Hb 13:7)
- Ele vela pelas almasorientando-as e
alertando-as pela pregaçãoda Palavra (Hb
13:17)
- Em tem um alvo: Uma igreja plenamente
madura servindo de todo coração ao Senhor.
Como pastor ele é um dom de Cristo à igreja,
cuja missão é equipar (preparar) os santos para
o pleno amadurecimento espiritual e para estarem
plenamente capacitados (equipados) para
exercerem o ministério cristão. Ele faz isto
sendo um pastor-mestre, ou seja, um mestre na
pregação da Palavra de Deus. (Ef 4:11-13)
- Como Missionário (fundador de igrejas) e
Evangelista (pregador do evangelho de tempo
integral).
- Ele é um enviado (não é um autônomo, que se
envia a si mesmo)
- Tem um campo permanente, o "mundo", ou mais
especificamente, "cada criatura"
- Primeiramente enviado por Cristo (Jo 20:21)
- "vos envio"
- Em segundo lugar pelo Espírito Santo -
"enviados..."(At 13:2,3)
- Em terceiro lugar pela igreja (At 13:2) -
"separai-me ..."
- Tem um plano do qual não pode fugir - "Ser
testemunha"- At 1:8
- Deve começar onde está e ir continuamente
avançando a medida que Deus abre as portas.
- Tem um alvo: Fundar um igreja missionária
que amadureça o suficiente para se tornar
autônoma que cuide de si mesma e que continue
por si mesma a obra missionária de implantar
novas igrejas.
PR. JOSÉ LAÉRTON
(IBR EMANUEL – 30/abril/99)
Fone: (085) 296-9151
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
(retorne a http://solascriptura-tt.org/
EclesiologiaEBatistas/
retorne a http://
solascriptura-tt.org/
)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.