Como Conduzir-se Durante A Pregação

 

Por David Cloud

Versão estendida em 12 de maio de 2016

(Publicado pela primeira vez em 26 de junho de 2002)

 

 

“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade”.  (1 Timóteo 3:15-ACF) [1]

 

 

1. SENTE-SE RESPEITOSA E ATENTAMENTE

 

Tais coisas como apoiar-se em seus cotovelos com a cabeça para baixo e mascar chicletes enviam sinais de que você não está interessado naquilo que o pregador está dizendo[2]. Lembre-se de que os outros estão te observando e sendo influenciados por você. Sua atitude e sua postura corporal afetam o pregador, aqueles que se sentam em torno de você, e toda a atmosfera do culto.

 

Os jovens não devem ser autorizados a sentarem-se juntos a menos que tenham uma mentalidade espiritual e estejam seriamente buscando ao Senhor, porque senão eles vão distrair um ao outro, bem como a outros. Temos muitos jovens de mentalidade espiritual em nossa igreja que se sentam juntos e encorajam uns aos outros a ouvir com atenção e a tomar notas a partir da pregação, mas quando os jovens estão apenas na igreja porque eles são forçados a estar e não têm um coração voltado para a verdade, eles não devem ser autorizados a sentarem-se juntos. Isto ocorre por causa deles, para o bem dos outros jovens que são influenciados por seu exemplo, e para o bem de toda a congregação.

 

Um leitor escreveu sobre adolescentes que se sentam juntos e jogam vídeo durante o culto. “Como apenas um joga, os rapazes em ambos os lados oobservam até que seja sua vez”.

 

Isso é uma coisa triste, e alguém pode imaginar saber onde estão os pais. E por que o pastor não põe um fim a isso? Os adultos podem ter medo de “perdê-los”, mas eles já os “perderam”. Seus corpos ainda podem estar na igreja, mas seus corações estão solidamente no mundo, por isso, pelo menos, os adultos podem quebrar essa trama diabólica e tornar o culto propício aos outros ouvirem a Palavra de Deus, sem a distração destes rapazes tolos e seus jogos de vídeo game. E quem sabe, se essa trama fosse quebrada e esses adolescentes fossem obrigados a sentarem-se calmamente durante a pregação, Deus levasse alguns dos seus corações e se arrependerem do seu desrespeito às coisas santas e nasceriam de novo, antes que seja tarde demais.

 

 

2. NÃO DISTRAIA OUTROS

 

Exemplos de coisas que distraem os outros são falar e escrever notas por trás e entre as pessoas, mensagens de texto de celular, jogar vídeo game (acredite ou não, isto está sendo feito em muitas igrejas), fazer barulho (por exemplo, estralando os dedos), piqueniques nos bancos (comer e beber, distribuindo doces e goma), brincar com bebês, crianças intimidando e sendo deselegantescom as pessoas por trás delas, crianças correndo por trás, pela frente e passando por baixo dos bancos quando a congregação está de pé para cantar. Os pais precisam estar cientes do que seus filhos estão fazendo e ter certeza de que eles não estão distraindo alguém.

 

Outro exemplo é o de deixar o culto para ir ao banheiro. Os pais devem se certificar de que seus filhos não desenvolvam este hábito perturbador. A criança aprende rapidamente que ela pode controlar a mãe, pedindo para ir ao banheiro após o culto ter se iniciado. É um caso muito comum que ocorre de crianças treinarem seus pais. Esta prática é extremamente desonrosa paracom a Palavra de Deus que está sendo pregada. Há tempo de sobra para ir ao banheiro antes e depois dos cultos. Claro que, se um bebê está envolvido ou se um indivíduo tem um problema médico ou de saúde no qual ele ou ela necessita deixar o culto, trata-se de um assunto completamente diferente. Mas essa pessoa deve se sentar-se nos últimos bancos e sair calmamente, sem chamar atenção.

 

Um leitor escreveu: “Algumas famílias espalham pelo banco um montes de doces e outras guloseimas, pegajosas e de outras formas, e as crianças se empanturram. Então, é claro, não é muito antes de seus pais ou avós levar cada criança, uma de cada vez, repetidas vezes ao banheiro para lavar as mãos pegajosas, etc. E não, eles não se sentam nos últimos bancos”.

 

 

3. OUÇA BEM

 

OUÇA AO PREGADOR COM ESPÍRITO DE COMPAIXÃO. Deus usa todos os tipos de homens e nem todos são poderosos, oradores fascinantes. Parece que Paulo não era um deles (II Cor. 10:10). Jonathan Edwards pregou um dos mais famosos de sermões, “Pecadores nas Mãos de um Deus Irado”, mas Edwards não era um grande orador. Na verdade ele simplesmente lia o sermão. O pregador que foi fundamental na conversão de Charles Spurgeon não era um orador poderoso. Spurgeon descreveu-o como um pregador muito simples e desinteressante, mas quão grandemente Deus o usou! Lembre-se de que Deus pode usar homens fracos. Um exemplo é o de Salomão. Ele tinha enormes problemas, mas Deus o usou para escrever três livros importantes da Bíblia, incluindo o livro de Provérbios, que é o livro da sabedoria. Nossos olhos devem estar em Deus e não sobre o pregador. Ouça o pregador como você gostaria que as pessoas ouvissem você. Evite uma atitude crítica.

 

OUÇA EM ESPÍRITO DE ORAÇÃO. Nada de significativo é realizado estando separado da oração (Rm. 12:12; Ef. 6:18; Col. 4:2; I Tessalonicenses 5:17). Ore por você. Ore pelo pregador. Ore pelos outros que estão ouvindo.

 

OUÇA COM ATENÇÃO. Ouça como se Jesus Cristo estivesse falando. I Pedro 4:11 diz que o pregador deve ser o oráculo de Deus[3], o que significa Seu porta-voz. Se você ouvir atentamente e buscar algo do Senhor, você pode ser edificado até mesmo por uma mensagem aparentemente entediante. Veja também Lucas 8:18; Apocalipse 2: 7, 11, 17, 29; 3: 6, 13, 22. Mentes preguiçosas não aprendem e nem crescem. Não deixe sua mente vagar por, e para, outras coisas. Não faça outra coisa quando você deveria estar ouvindo a pregação. Eu tenho visto pessoas lendo romances na igreja! Muito frequentemente elas folheiam o hinário ou suas Bíblias, ou ficam teclando no celular, ou fazem outras coisas tais como essas. Você não vai absorver[4]nada da pregação, se você não ouvir atentamente.

 

OUÇA COM UM CORAÇÃO ABERTO E SUBMISSO. O convite de Deus é estendido ao longo da mensagem e não apenas no final. Deixe Deus falar com você, corrigi-lo, repreendê-lo e exortá-lo. Não pense que a pregação é para outra pessoa. Não dê desculpas para seus pecados e falhas.

 

OUÇA COM FÉ (Heb. 4: 1-2). A Palavra de Deus é ineficaz a menos que seja “misturada com a fé”. Alguns ouvem a pregação como uma forma de entretenimento. Eles se divertem, mas eles não acreditam que ela é suficiente para mudar a forma como eles vivem. Era assim que os judeus estavam ouvindo o profeta Ezequiel:

 

“E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.” (Ez. 33: 31-32).

 

OUÇA COM DISCERNIMENTO. A Bíblia nos adverte que não devemos colocar nossa confiança no homem (Jer. 17: 5). Devemos cuidadosamente testar toda pregação, pela palavra de Deus (Atos 17:11; I Cor 14:29; I Tessalonicenses 5:21).

 

OUÇA CUIDADOSAMENTE (2 Tim. 2:15). Tenha papel e caneta prontos para que você possa capturar algo da mensagem. Escreva algumas coisas em sua Bíblia (coisas importantes, como referências cruzadas, definições, pensamentos importantes, que Deus está dizendo a você através da mensagem). A propósito, você deve ter sua própria Bíblia, em vez de apenas ficar olhando para a de outra pessoa, ou junto com ela. Tome nota dos pontos importantes. Anote algumas coisas para estudar mais tarde, coisas a verificar mais tarde, e coisas para compartilhar com os outros. Isso irá ajudá-lo a lembrar do que é pregado.

 

 

4. TRATE O CONVITE SÉRIAMENTE

 

Responda ao convite[5] como Senhor o conduzir, e ore pelos outros.

É importante para ficar quieto até que a última oração seja concluída. Algumas pessoas são tão espiritualmente insensíveis que elas começam a preparar-se para sair durante o convite ou durante a última oração, se embaralhando ao redor, dobrando papéis, fechando o zíper de suas Bíblias, colocando suas jaquetas, procurando e chacoalhando as chaves em suasbolsas, etc. Isto é muito perturbador para aqueles a quem o Senhor pode estar ministrando.

 

 

 

Tradução e adaptação do texto de David Cloud, How to Conduct Yourself During Preaching, por Pr Miguel Maciel. Maio, 2016. Revisão da Tradução OO.

 

 



[1] Ênfase do Tradutor: Na KJV 1611 foi traduzido “how thou oughtest to behave thyself”. O verbo grego anastrepho aqui aplica-se a “comportar-se” ou “conduzir-se”. Logo a Palavra de DEUS nos instrui que há uma maneira conveniente de se comportar na casa de DEUS, a igreja local.

[2] Nota do Tradutor: Não é incomum vermos pessoas de certa forma tão “relaxadas” e “displicentes” durante o culto que chegam a pôr os pés nos bancos da frente, abrindo os braços para se apoiarem, como se estivessem no sofá da sala em suas próprias casas, sendo tão inconvenientes quanto desonrosas com o lugar e com Aquele a Quem este lugar pertence.

[3] NT: Na KJV foi traduzido: “let him speak as the oracles of God”, que para a ACF está traduzido: “fale segundo as palavras de Deus”. O pregador é aquele que “repete com fidelidade” aquilo que DEUS disse nas Sagradas Escrituras, não acrescentando o que ela não disse e nem retirando o que ela disse. O pregador é, portanto, “oráculo de DEUS”, ou seja, deve permanecer falando “segundo as Palavras de DEUS” e não conforme suas próprias ou de outros (falsos profetas e mestres).

[4] NT: Nem aprender, nem aproveitar, nem receber, nem entender, nem crescer e amadurecer, etc.

[5] NT.: Não se trata aqui dos “apelos emocionais” por decisões vazias, ao som de músicas gospelemotivas e místicas. Ou mesmo à condução dos visitantes “pelos braços para frente” a fim de se ajoelharem e “receberem suas bênçãos”, etc. Mas, trata-se do momento em que o sermão está sendo concluído, antes da última oração do pregador, quando o pregador alerta séria e amorosamente para que o que foi dito não deixe de ser avaliado cuidadosa e atentamente na mente e no coração dos ouvintes, tanto para edificação dos salvos, quanto para o arrependimento e a conversão dos perdidos.

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.