Diferença Entre Ser Membro da Família de Deus e Ser Membro da Igreja




Pr. Anízio Gomes, 2016



Nós vamos estudar um pouco para responder de maneira simples uma pergunta a respeito de Reino [de Deus], da Família [de Deus], e da Igreja [de Deus]. Nós iremos nos limitar de forma breve e simples a falar sobre a Família e a Igreja; não estaremos entrando na questão do Reino, mas especificamente, de maneira bem sucinta, no que diz respeito à Família de Deus e à Igreja de Deus.

Inicialmente, vamos abrir as nossas Bíblias para Ef 2.19 (Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus). Existe uma ideia, de modo geral, de que todo ser humano crente pertence à Igreja; todas aquelas pessoas que se converteram adentram, de imediato, a Igreja de Deus; e isso não é verdade. Quando alguém nasce de novo, ele não se torna membro da Igreja de Deus, ele se torna membro da Família de Deus.

Vamos até ao evangelho de João capítulo primeiro e leiamos o que está escrito nos versículos 12 e 13 (Jo 1:12-13 12Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.) Ou seja, o homem pecador, ao ser convertido a Deus pelo Espírito Santo de Deus crendo em Jesus, ele se torna filho de Deus. Bom, filho pertence à Família; todo crente pertence à Família de Deus; mas nem todo crente pertence à Igreja de Deus. Um exemplo de um crente que nunca jamais chegou a pertencer à Igreja de Deus foi aquele irmão que, convertido, morreu ao lado de Cristo. Cristo disse que [naquele mesmo dia] ele estaria no Paraíso, mas ele não foi membro da Igreja de Jesus. Então a Família de Deus é composto pelos filhos de Deus; e eu posso dizer então que todos os crentes são filhos de Deus. Desde o primeiro crente, lá do Velho Testamento, até o último a se converter, até o último a crer no Senhor, que todos eles fazem parte da Família de Deus, que eles são filhos de Deus. Agora, uns deles fizeram parte da Igreja de Deus e ou outros não.

Qual é o elemento divisor de águas para que alguém adentre ou fique fora da Igreja? Lembrando que o que coloca você no céu não é a membresia na Igreja, quem coloca você no céu é a filiação a Deus. Quando você creu em Jesus, você se tornou filho de Deus, herdeiro de Deus; a Igreja não te coloca no céu, a membresia na Igreja não leva você ao céu: o que leva ao céu é o fato de ser filho de Deus, de pertencer à Família de Deus.

Um contraexemplo, o contrário daquele ladrão convertido na cruz, [não é] o ladrão que morreu ao lado de Cristo mas não se converteu; porque ao lado de Cristo morreu um convertido e um não convertido. Mas eu não falo desse, eu falo de um ladrão que era MEMBRO da Igreja, mas que não era filho de Deus; falo de Judas, ele era membro da Igreja, exerceu cargo de confiança da Igreja, foi tesoureiro da Igreja, mas não era filho de Deus.

Judas foi membro da Igreja, [mas morreu como] perdido [, não faz parte da Família de Deus];
O ladrão morrendo ao lado de Cristo, convertido, não [foi] membro da igreja, mas [foi] salvo; faz parte da Família de Deus.

Mas, como havia dito antes de dar esse contra exemplo em relação a Judas, vamos ao elemento que define a entrada do salvo na Igreja do Senhor Jesus Cristo. Atos 2.41 (De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas). Bom, meus amados irmãos, batismo, o batismo BÍBLICO, coloca o crente na membresia da Igreja. Mas, preste atenção, qualquer pessoa pode se batizar? Não. Apenas as pessoas que recebem de bom grado a Palavra de Deus. Quem recebeu a Palavra de Deus de bom grado entrou na Família de Deus, logo pode ser batizado e, por meio do batismo, tornar-se membro da Igreja de Deus. Este versículo de Atos 2.41, é de fundamental importância para vida do crente batista, "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas", tornaram-se membros da Igreja do Senhor quase três mil pessoas, agregaram-se [foram adicionados] a algo já existente, agregaram-se [foram adicionados] a algo que já existia; os universalistas [isto é, os que creem no mito da Igreja Universal, invisível e difusa, agora e aqui, sobre a terra], eles têm o hábito de dizer que em Atos começou a igreja; mas a Igreja não foi iniciada em Atos 2, [pois ali] foram agregadas [adicionadas] almas que, arrependidas, creram no Senhor e foram [depois disso e por causa disso] batizadas; então, aqueles que foram batizados por já terem crido no Senhor, [pelo batismo] adentram a Igreja de Cristo.

Estabeleçamos aqui duas coisas importantes.
[Primeira:] o que alguém precisa fazer para se tornar membro da Família de Deus? Crer em Jesus como seu único e Todo Suficiente Salvador, torna-se filho de Deus. Filho, família.
[Segunda:] O que alguém precisa fazer para se tornar membro da Igreja de Deus? Precisa ser biblicamente batizado pela Igreja de Cristo. Agora, para ser biblicamente batizado, obviamente que ele precisa ser uma pessoa salva. Então eu entro na Família de Deus pela fé em Jesus e eu entro na Igreja de Deus pelo batismo bíblico.

Nós temos uma definição para a Família de Deus: aqueles que são nascidos de Deus por crerem em Jesus ou aqueles aos quais Deus os conduziu até Cristo fazendo-os crer em Cristo e tornando-os Filhos de Deus, estes fazem parte da Família de Deus. Muitos desses obedecem pelo batismo e passam a fazer parte da Igreja de Deus. Logo, Família de Deus e Igreja de Deus são coisas distintas.

[E temos] outra definição: A Igreja de Deus é a assembleia de pessoas salvas biblicamente batizadas. Essa é a Igreja de Deus, que aqui na terra é o corpo de Cristo e a plenitude dAquele que cumpre tudo em todos.

O capítulo primeiro de Efésios, nos versículos 22 e 23, diz: (Ef 1:22-23 22E sujeitou todas [as coisas] a seus pés, e sobre todas [as coisas] o constituiu como cabeça da igreja, 23Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.). A Igreja de Cristo é o corpo de Cristo. Logo, uma Igreja de Cristo é um corpo local e tão somente local de pessoas salvas, biblicamente batizadas, organizadas de forma legítima em Igreja de Cristo sob a autoridade certa; a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Ou seja, apenas uma Igreja de Cristo tem autoridade para iniciar outra Igreja de Cristo. Assim sendo, podemos dizer que uma Igreja de Cristo é uma igreja do batismo bíblico, logo uma Igreja Batista Bíblica.

Pr. Anízio Gomes.

Transcrição feita por Ademilton Machado a partir de áudio. O que está entre colchetes [] foi acrescentado por Hélio, como explicações adicionais.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.